26 de maio de 2016

SEMARPES REALIZA CERIMONIAL DE ENTREGA DOS ‘TÍTULOS DE CONSAGRAÇÃO PÚBLICA’ EM EQUADOR

Numa noite de muitas homenagens, proporcionadas pelo reconhecimento da população de Equador à comerciantes, industriários e profissionais liberais, escolhidos em pesquisa de opinião pública, a SEMARPES realizou o cerimonial de entrega dos títulos de consagração pública aos agraciados. O evento aconteceu na noite desta quarta-feira, (25), quando autoridades locais, comerciantes, industriais e profissionais liberais se confraternizaram.
 
 
Após o cerimonial, que terminou com os agradecimentos dos agraciados, foi servido um coquetel, que teve a animação de um dos melhores seresteiros do Brasil, ‘Crizaldo’, que com sua imponente voz fez o público presente cantar sucessos atuais e antigos.
 
 
A pesquisa que apontou os escolhidos em Equador foi realizada pela SEMARPES – (Seridó Marketing e Pesquisa), empresa séria, genuinamente Seridoense, que chegou ao mercado prestando serviços de qualidade com muita credibilidade e respeito.
Do Blog: Agradecemos à toda sociedade Equadorense, e parabenizamos todos os agraciados. Parabéns!

GOVERNADOR DO RN TIRA 12 DIAS DE LICENÇA DO CARGO; VICE ASSUME

O governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria (PSD) está tirando 12 dias de licença a partir desta quinta-feira (25) para uma viagem em família. O vice-governador Fábio Dantas (PCdoB) assume o cargo até 6 de junho.

ADOLESCENTE É APREENDIDO COM 840 KG DE MACONHA APÓS CAPOTAR CARRO

Um adolescente de 17 anos foi apreendido com 840 quilos de maconha na manhã desta quinta-feira (26), na PR-323, em Umuarama, no noroeste do Paraná.
 
 
 
Carro usado pelo adolescente, apreendido pela polícia (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
 

 
 
 
De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o jovem saiu de Guaíra, na fronteira com o Paraguai, e foi abordado por um equipe policial.
 
Ele tentou fugir e, ao chegar próximo ao aeroporto de Umuarama, perdeu o controle e capotou o carro que conduzia, com placas de Cascavel, ainda segundo a polícia.
 
 
Droga foi comprada na fronteira com o Paraguai, segundo a polícia (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
O rapaz foi apreendido dentro do veículo, junto com a droga. Ele disse à polícia que entregaria em Umuarama. O adolescente e a maconha foram levados para a delegacia da cidade.
 
Fotos: Polícia Militar/Divulgação.

GRAVAÇÃO MOSTRA RENAN ORIENTANDO DEFESA DE DELCÍDIO

Gravação do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, delator da Operação Lava Jato, mostra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), numa conversa no último dia 24 de fevereiro orientando uma pessoa identificada como Wanderberg, suposto representante de Delcídio do Amaral (sem partido-MS), sobre como fazer a defesa do então senador.
 
Delcídio teve o mandato cassado no último dia 10 pela unanimidade dos votos dos senadores presentes. Na época em que foi feita a gravação, o processo de Delcidio ainda estava no Conselho de Ética, e Renan não sabia que Delcidio já era delator da Lava Jato.
 
Renan afirma que é preciso que o presidente do conselho, senador João Alberto Souza (PMDB-MA), peça diligências para não parecer que a investigação estivesse parada. Ainda sugere que Delcídio faça uma carta mostrando humildade e que já pagou o preço pelo que fez.
RENAN: O que que ele (Delcídio) tem que fazer... Fazer uma carta, submeter a várias pessoas, fazer uma coisa humilde... Que já pagou um preço pelo que fez, foi preso tantos dias... Família pagou... A mulher pagou...
WANDEMBERG: Ele (Delcídio) só vai entregar à comissão, fazer essa carta e vai embora.

RENAN: Conselho de ética. Falei agora com o João (João Alberto, presidente do Conselho de Ética). O João, ele fica lá ouvindo os caras... O Conselho de Ética não tem elementos para levar processo adiante. Também é ruim dizer que não vai levar o processo adiante. Então, o Conselho de Ética tem que requerer diligências requisição de peças e enquanto isso não chegar fica lá parado...

WANDEMBERG: (João Alberto) vai colocar em votação e vai ter uma derrota antecipada...
 
Sérgio Machado é apontado por investigadores da Lava Jato como o caixa da cúpula do PMDB. Em troca de uma possível redução de penas na Lava Jato, ele comecou a gravar conversas com Renan Calheiros e com líderes do partido que levaram à assinatura do acordo de delação, validado nesta quarta-feira (25) pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal. Machado ficou na presidência da Transpetro, estatal responsável por processar gás natural e transportar combustível, por 12 anos. Ele chegou ao cargo em 2003, no governo Lula, por indicação política de Renan.
 
Em nota divulgada nesta quinta-feira (26), a assessoria de Renan Calheiros afirma que o presidente do Senado acelerou o processo de cassação de Delcídio e que o processo do ex-petista não ficou parado no Conselho de Ética.
 
"O senador [Renan Calheiros] lembra que acelerou o processo de cassação no plenário às vésperas da votação do impeachment. O desfecho do processo de cassação é conhecido, foi público e a agilização do processo foi destaque em vários jornais. Na fase do Conselho de Ética opinou com um amigo do ex-senador, mas disse que o processo não podia ficar parado, como não ficou", diz o texto da nota.

CONDUTORES JÁ PODEM BAIXAR APLICATIVO DO DETRAN PARA SMARTPHONES

Os usuários do Detran/RN passam agora a contar com uma nova ferramenta que vai facilitar o acesso aos serviços oferecidos pelo Órgão à população. Trata-se de um aplicativo lançado pelo Governo do Estado nessa quarta-feira (26), e desenvolvido pela equipe de tecnologia da informação do Detran. O aplicativo já pode ser baixado gratuitamente para os smartphones que utilizam sistema operacional Android ou IOS.
 
A ferramenta de comunicação possibilita que o usuário tenha acesso rápido às informações de veículos e de CNH. Nesse sentido é possível ter conhecimento de infrações de trânsito em aberto, licenciamento, IPVA, e agendamento de vistoria veicular. Também podem ser efetivadas as solicitações de segunda via de CNH, agendamento de prova para retirada de habilitação, além de identificar os serviços oferecidos e os endereços e contatos das unidades do Detran em todo o Rio Grande do Norte.
 
Para que os usuários consigam verificar as informações relacionadas a veículos automotores é preciso que ele disponha dos dados principais do transporte, como placa e Renavam. Já para consultas de CNH é preciso informa o CPF do cidadão interessado. Outro ponto fornecido pelo aplicativo é que a população pode baixar arquivos com cartilhas informativas de segurança de trânsito e outras informações que vão poder tirar algumas dúvidas do condutor. Os arquivos são disponibilizados no formato PDF.
 
De acordo com o diretor-geral do Detran, Júlio César Câmara, a nova ferramenta tem como meta levar mais comodidade ao usuário, como também diminuir as filas de atendimento ao público formadas nas unidades do Órgão espalhadas pelo Estado. “Quando assumimos a gestão em agosto do ano passado, estabelecemos como principais metas melhorar o atendimento e valorizar o servidor. Entendemos que para isso a solução seria descentralizar os serviços e é dessa maneira que estamos atuando”, explicou.
 
Uma nova função que deve ser inserida no aplicativo, e já vem sendo estudado pela equipe de tecnologia da informação do Detran, é a possibilidade do usuário baixar boletos de taxas e multas, e com isso efetuar os devidos pagamentos. “Nossa equipe está analisando o sistema para oferecer mais esta facilidade ao usuário”, concluiu o diretor.
 
Outras medidas voltadas para a modernização do Detran estão em curso e nos próximos meses devem começar a serem implantadas pelo Governo do Estado. Entre as ações estão o Auto de Infração Eletrônico, que faz com que as multas sejam registradas de imediato no sistema do Órgão, eliminado o talonário em papel; O monitoramento por câmeras das provas práticas de direção veicular, com arquivamento de imagem do veículo e voz dos ocupantes do mesmo; e a Vistoria Veicular Eletrônica, feita por sistema que diminui o tempo médio do serviço, que hoje é realizado manual e dura cerca de 20 minutos, passando para apenas 5 minutos.

TÚNEL DE 30 METROS É ENCONTRADO NESTA MANHÃ DE QUINTA-FEIRA, (26), NO PEREIRÃO EM CAICÓ

Agentes penitenciários com o apoio da polícia militar realizaram na manhã desta quinta-feira, (26), uma revista no presídio Pereirão de Caicó, e o resultado foi a descoberta de um túnel de mais de 30 metros, onde faltava apenas 5 metros para passar dos muros do presídio.

Os agentes suspeitam que os detentos planejavam terminar o túnel nesta noite de quinta para a madrugada de sexta, onde ocorreria uma fuga em massa do presídio.

Só que graças ao excelente trabalho preventivo, o plano dos detentos foi por água abaixo e agora o túnel será fechado.

Fonte: Caicó Digital.

GOVERNADOR VISITA HOSPITAIS E REAFIRMA COMPROMISSO COM EFICIÊNCIA NA SAÚDE

O governador Robinson Faria visitou o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) na manhã desta quarta-feira (25). O Walfredo Gurgel é o maior Hospital do Estado e presta serviço de atendimento de urgência e pronto socorro a vítimas de acidentes.
 
 
 
Robinson Faria esteve nos vários setores como o de politrauma, atendimento clínico e alas de internação e observação.  Acompanhado da secretária estadual da Saúde Pública, Eulália de Albuquerque Alves, Robinson ouviu pacientes, pessoal da área médica e administrativa.

Após a visita, o governador se reuniu com a diretoria do Hospital que explicou as ações administrativas adotadas pela atual gestão para a melhoria da assistência prestada ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as ações estão a criação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), estatísticas de atendimento, utilização da ferramenta Kanban, visitas multidisciplinares e consultorias do Hospital Israelita Albert Einstein.

Estamos aqui no Walfredo Gurgel para ver o seu funcionamento de perto, ouvir pacientes e acompanhantes e tomar medidas que venham melhorar a qualidade do serviço prestado pelo Hospital. O nosso objetivo e o nosso compromisso é oferecer um serviço de saúde de qualidade, que atenda prontamente as necessidades da nossa população”, declarou o governador Robinson Faria.

HOSPITAL INFANTIL MARIA ALICE

No Hospital Infantil Maria Alice Fernandes, no conjunto Parque dos Coqueiros, na zona norte de Natal, Robinson Faria visitou as alas de internação e observação e conversou com mães e crianças internadas. O governador também conheceu a Unidade de Terapia Intensiva – UTI que possui cinco leitos pediátricos e cinco leitos neonatais.

Atualmente há uma deficiência em todo o Rio Grande do Norte, inclusive na rede privada de saúde. O Governo do Estado trabalha para ampliar o número de leitos pediátricos e neonatais na rede pública. “É importante traçar um diagnóstico das necessidades de cada hospital, porque assim podemos definir uma linha de trabalho para alcançar os resultados que desejamos. No Maria Alice, nós já observamos a necessidade de construção de novos leitos de UTI Neonatal e de UTI pediátrica, e vamos trabalhar para alcançar esse objetivo”, afirmou Robinson Faria.
 

INAUGURAÇÃO DE NOVA SEDE EM MOSSORÓ REFORÇA PRESENÇA DO MPF NO RN

A inauguração da nova sede da Procuradoria da República no Município de Mossoró (PRM Mossoró), ocorrida nessa terça-feira (24), reforça a presença do Ministério Público Federal junto à população do Rio Grande do Norte. O novo prédio está localizado na Avenida Jorge Coelho de Andrade, no bairro Costa e Silva, e garante não só melhores condições de funcionamento à instituição, como também maior proximidade com os cidadãos.
 
 

 
A PRM Mossoró atua em 13 municípios e, desde 2006, já funcionava na “Capital do Oeste”, porém em um imóvel alugado. Ao todo, a área de atuação abrange aproximadamente 470 mil pessoas, moradores de Apodi, Areia Branca, Baraúna, Caraúbas, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Janduís, Mossoró, Porto do Mangue, Serra do Mel, Tibau e Upanema.
 
Durante a solenidade de inauguração, o procurador-chefe substituto da PR/RN, Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes, lembrou que, na terra famosa por ter expulsado o bando de Lampião, o MPF precisava de uma melhor estrutura para combater os sabinos, massilons, jararacas e colchetes dos tempos modernos”, referindo-se ao nome de alguns dos mais famosos integrantes do bando que realizou o ataque fracassado a Mossoró, sob o comando do cangaceiro Virgulino Ferreira.
 
Já o secretário-geral do Ministério Público Federal, Lauro Pinto Neto - que veio ao estado especialmente para o evento – destacou a importância de a instituição garantir uma melhor estrutura para atender à demanda crescente da sociedade, que quer ver garantidos seus direitos. Ele lembrou da visita feita há dois anos, ao local, e elogiou a forma como a obra foi desenvolvida.
 
 

 
Dois procuradores da República atuam pelo MPF na PRM Mossoró, Aécio Tarouco e Emanuel Ferreira. Este último agradeceu o apoio dado pelos 28 servidores e estagiários que trabalham na unidade e classificou o novo prédio como um símbolo do fortalecimento do Ministério Público Federal. “Essa nova estrutura traz, ainda, mais responsabilidade para todos nós.

O prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, elogiou a nova sede, inclusive pelo fato de ter sido totalmente adaptada às normas de acessibilidade, e disse esperar que o novo prédio se reflita em um acolhimento ainda melhor para a população. Participaram da solenidade também integrantes da Justiça Federal, da comunidade acadêmica e representantes de diversas outras instituições públicas e privadas.

Com a PRM Mossoró, são cinco as unidades do MPF no Rio Grande do Norte. Em Natal (PR/RN) e ainda as PRMs Caicó, Assu e Pau dos Ferros. Uma sexta deverá ser instalada ainda este ano, em Ceará-Mirim.

VAN ESCOLAR E CARRO BATEM DE FRENTE E 14 PESSOAS FICAM FERIDAS NO INTERIOR DO RN

Um acidente envolvendo uma van escolar e um carro deixou 14 pessoas feridas na noite desta quarta-feira (25) na BR-110, entre Mossoró e Areia Branca, no Oeste potiguar. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, um Celta teria invadido a faixa contrária e batido de frente na van, que transportava alunos de Areia Branca que estudam em uma faculdade de Mossoró. Com a força do impacto, os veículos ficaram destruídos.
 
 
Celta ficou totalmente destruído com a colisão  (Foto: Divulgação/PM)
 
Segundo o inspetor Roberto Cabral, o acidente aconteceu por volta das 22h30 no Km 30 da rodovia. "No Celta, só estava o motorista, que ficou gravemente ferido. Já na van, além do motorista, 12 passageiros se machucaram, entre elas uma criança de 3 anos", confirmou. Os feridos foram socorridos para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró.
 
 
Van transportava alunos de uma faculdade de Mossoró (Foto: Divulgação/PRF)
 
Apesar de o carro ter saído da faixa em que trafegava, Cabral disse que ainda não é possível afirmar o que fez o motorista mudar de pista.
 
 
Foto: Divulgação/PRF.

WILMA RECEBE PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE CAICÓ AO LADO DO DEPUTADO VIVALDO COSTA

Uma das visitas mais aguardadas da série de encontros que estão acontecendo com o pré-candidato a prefeito de Caicó, Tadeu, ao lado do deputado Vivaldo Costa (PROS), foi com a ex-governadora Wilma de Faria. Eles foram recebidos para um bate-papo, na pauta diversos assuntos e claro a sucessão municipal em Caicó.
 
 
 
 
Vivaldo apresentou seu candidato e pediu o apoio da ex-governadora Wilma de Faria. Vivaldo e Wilma sempre caminharam juntos, em diversas campanhas. Ambos tem uma forte ligação política e identificação com o eleitorado seridoense.

ADOLESCENTE É APREENDIDO DUAS HORAS APÓS FUGIR DO CEDUC DE CAICÓ

Um menor infrator conseguiu fugir do CEDUC de Caicó por volta das 17h desta quarta feira (25).

Ele conseguiu pular o muro da Unidade Educacional que fica localizada no bairro Castelo Branco, atravessou a BR 427 e fugiu para o bairro Vila Altiva em sentido ao Rio Seridó que divide o Centro e Zona Leste da Zona Norte.

A Polícia Militar caiu em campo e após algumas rondas conseguiu recapturar o fugitivo cerca de duas horas após a fuga (às 19h). O menor foi localizado nas proximidades de um condomínio na Rua Maria do Céu Linhares (rua do antigo Jardim de Alah) e retornou a unidade.

Fonte: Caic
ó na rota da notícia.

GRAVAÇÕES INDICAM AÇÃO DE POLÍTICOS DO PMDB PARA PREJUDICAR LAVA JATO

Gravações feitas pelo ex-senador e ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, que teve acordo de delação premiada homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), indicam articulações entre ele e políticos do PMDB para prejudicar as investigações da operação Lava Jato.
 
Diálogos gravados por Machado com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e com o ex-presidente da República e ex-senador José Sarney (PMDB-AP) mostram supostas tentativas de assegurar que Machado não fosse preso e de alterar leis para favorecer políticos investigados.
 
Renan e Sarney negam que os diálogos tivessem por finalidade interferir na Lava Jato, que investiga desvio de recursos de contratos da Petrobras.
 
Sérgio Machado era considerado pelos investigadores o caixa da cúpula do PMDB, mas ele afirmou em várias conversas que não havia provas que ligassem nenhum dos líderes do partido ao suposto esquema.
 
Ele pediu ajuda para evitar que novas delações surgissem ou que o juiz Sérgio Moro o pressionasse a falar. Em uma conversa de 10 de março, o ex-presidente José Sarney (PMDB) disse que ajudaria Machado a não ser preso.
 
SARNEY – Isso tem me preocupado muito porque eu sou o único que não estive num negócio desses, sou o único que não estive envolvido em nada. Vou me envolver num negócio desse.
MACHADO – Claro que não, o que acontece é que a gente tem que me ajudar a encontrar a solução. SARNEY – Sem dúvida.
MACHADO – No que depender de mim, nem se preocupe. Agora, eu preciso, se esse p**** me botar preso um ano, dois anos, onde é que vai parar? SARNEY – Isso não vai acontecer. Nós não vamos deixar isso.
 
Um dia depois, numa conversa com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), Sérgio Machado reclama do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e diz que ele trabalha para que Machado seja julgado pelo juiz Sérgio Moro, da Justiça Federal em Curitiba. Renan diz que isso não pode acontecer.
 
MACHADO – O que eu quero conversar contigo... Ele não tem nada de você, nem de mim... O Janot é um filho da **** da maior, da maior. RENAN – Eu sei. Janot e aquele cara da... Força tarefa... MACHADO – Mas o Janot tem certeza que eu sou o caixa de vocês. Então o que ele quer fazer... Não encontrou nada e nem vai encontrar nada. Então, quer me desvincular de você. [...] Ele acha que no Moro, o Moro vai me prender, e aí quebra a resistência, e aí f****. Então, a gente precisa ver. Andei conversando com o presidente Sarney, como a gente encontra uma... Porque, se me jogar lá embaixo, eu tou fo****.
RENAN – Isso não pode acontecer.
 
Em outro trecho das gravações, também em 10 de março, Sérgio Machado sugere que o grupo se aproxime do relator da Lava Jato no Supremo, ministro Teori Zavascki.
 
Sarney cita o nome do ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Cesar Asfor Rocha, como alguém que, segundo Sarney, teria proximidade com Teori, e diz que vai falar com ele sobre isso.
 
MACHADO – Porque realmente, se me jogarem para baixo aí... Teori ninguém consegue conversar.
SARNEY – Você se dá com o Cesar. Cesar Rocha.MACHADO – Hum? SARNEY – Cesar Rocha. MACHADO – Dou, mas o Cesar não tem acesso ao Teori não. Tem? SARNEY – Tem total acesso ao Teori. Muito muito muito muito acesso, muito acesso. Eu preciso falar com Cesar. A única coisa com o Cesar, com o Teori é com o Cesar.
 
Machado também gravou uma conversa em que estavam presentes, juntos, Sarney e Renan, em 11 de março. O tema ainda é como ter acesso ao Teori. Desta vez, por meio do advogado Eduardo Ferrão, que também seria amigo do ministro.
 
SARNEY – O Renan me fez uma lembrança que pode substituir o Cesar. O Ferrão é muito amigo do Teori.
RENAN –
Tem que ser uma coisa confidencial. MACHADO: Só entre nós e o Ferrão.
 
O fato de que Sérgio Machado se viu obrigado a fazer uma delação premiada para escapar da cadeia é indicativo de que não surtiram efeito as tentativas de influenciar Teori Zavascki por meio de Cesar Asfor Rocha e Eduardo Ferrão.
 
As conversas também mostram que houve negociações para alterar leis e tentar prejudicar a Lava Jato como um todo. Com Sérgio Machado, Sarney fala de uma medida provisória sobre acordo de leniência que o governo Dilma Rousseff editou para facilitar que empresas admitam culpa e possam voltar a fazer negócios com o setor público.
 
Depois de protestos do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Ministério Público, a medida provisória foi substituída por um projeto de lei bem mais rigoroso.
 
MACHADO – Outro caminho que tem que ter é a aprovação desse projeto de leniência na Câmara o mais rápido possível, porque aí livra o criminal. Livra tudo.
SARNEY – Tem que lembrar o Renan disso. Para ele aprovar o negócio da leniência.
 
Renan e Sarney conversaram também sobre proibir que pessoas presas façam delações premiadas, ideia que prejudicaria a operação Lava Jato, já que algumas delações foram fechadas por suspeitos presos.
 
SARNEY – O importante agora, se nós pudermos votar, que só pode fazer delação, é só solto. RENAN –  Que só pode solto, que não pode preso. Isso é uma maneira sutil, que toda sociedade compreende que isso é uma tortura.
 
"Outro caminho que tem que ter é a aprovação desse projeto de leniência na Câmara o mais rápido possível, porque aí livra o criminal. Livra tudo. Sérgio Machado, Ex-senador e ex-presidente da Transpetro.
 
Segundo investigadores, as tentativas de mudança na lei das delações premiadas e a medida provisória da leniência faziam parte de um plano para enfraquecer a Lava Jato.
 
Em outra conversa com Sérgio Machado, em que foi discutida a delação de executivos da Odebrecht, o ex-presidente José Sarney cita uma tentativa de acordo geral para barrar a operação.
SARNEY –  A Odebrecht [...] vão abrir, vão contar tudo. Vão livrar a cara do Lula. E vão pegar a Dilma. Porque foi com ele quem tratou diretamente sobre o pagamento do João Santana foi ela. Então eles vão fazer. Porque isso tudo foi muito ruim pra eles. Com isso não tem jeito. Agora precisa se armar. Como vamos fazer com essa situação. A oposição não vai aceitar. Vamos ter que fazer um acordo geral com tudo isso. MACHADO –  Inclusive com o supremo. E disse com o Supremo, com os jornais, com todo mundo. SARNEY  –  Supremo ... Não pode abandonar.

Apesar das conversas para tentar evitar que a Lava Jato chegasse à cúpula do PMDB, Sérgio Machado fechou um acordo de delação premiada fazendo justamente o oposto: entregou a Procuradoria várias gravações como estas, em que compromete os ex-aliados. Ou seja, a tentativa de interferir nas investigações não deu certo.
 
Além de entregar as gravações das conversas, Sérgio Machado já deu depoimentos sobre o envolvimento de políticos no esquema de corrupção na Petrobras. Agora, o procurador poderá pedir abertura de investigações a partir das declarações, o que não tem prazo para acontecer.
 
"Que só pode solto [para fazer delação premiada], que não pode preso. Isso é uma maneira sutil, que toda sociedade compreende que isso é uma tortura." Renan Calheiros, Presidente do Senado.
 
Sem dúvida há gravidade nesses fatos. Mais uma vez revela-se tentativa de comprometer a ação de investigadores e julgadores da operação Lava Jato. Mas o que se revela também é que é uma tentativa que se frustra porque a operação lava jato prossegue de forma ininterrupta e irresistível e irá até o fim. Os avanços devem ser consagrados e não devemos permitir retrocessos. Me refiro à delação premiada e à prisão com condenação em segunda instância”, disse o senador Álvaro Dias (PV-PR). 

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que sempre recebe aqueles que o procuram, e que os diálogos não revelam, nem sugerem, qualquer menção ou tentativa de interferir na Lava Jato. Ele afirmou que o processo de recondução do procurador geral foi feito sem predileções e com a isenção que o cargo de presidente exige.
 
O ex-presidente José Sarney disse ser amigo de Sérgio Machado há muitos anos e afirmou que as conversas que teve com ele foram marcadas pela solidariedade. Segundo ele, muitas vezes procurou dizer palavras que ajudassem a superar as acusações que Machado enfrentava. Sarney disse, ainda, lamentar que conversas privadas tornem-se públicas porque podem ferir outras pessoas.
 
O Instituto Lula declarou que o diálogo citado é fruto de mais um vazamento ilegal e confirma o clima de perseguição contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O instituto afirmou, ainda, que a conversa não traz nada contra o ex-presidente. E voltou a declarar que Lula sempre agiu dentro da lei e que, por isso, não tem nada a temer.
 
A defesa da presidente afastada Dilma Rousseff disse que ela jamais pediu qualquer tipo de favor que afrontasse o princípio da moralidade pública.
 
A defesa de Sérgio Machado voltou a dizer que os autos são sigilosos e que, por isso, não pode se manifestar.
 
O ministro Teori Zavascki não vai comentar o conteúdo dos aúdios.

PREFEITURA DE CAICÓ DIVULGA RELAÇÃO DE HABILITADOS EM PROCESSO SELETIVO

A Prefeitura de Caicó divulgou a relação dos candidatos habilitados na primeira etapa do processo seletivo 001/2016 da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos para os cargos de coveiro, eletricista, vigia do lixão, vigia, motorista, gari, lubrificador de veículos, pedreiro, mestre de obras,  jardineiro, servente de pedreiro, operador de máquinas pesadas, asg, agente de transporte, assistente administrativo, auxiliar administrativo, agente fiscal, engenheiro civil e arquiteto.
 
A relação dos convocados para as entrevistas foi divulgada nesta quarta-feira(25) no site oficial da Prefeitura Municipal de Caicó. O resultado também poderá ser consultado no link http://caico.rn.gov.br/post.php?codigo=2611. As entrevistas com os candidatos selecionados na primeira etapa serão realizadas no dia 27, 30, e 31 de maio de 2016, 01 e 02 de junho de 2016, na Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Caicó, das 08h as 17h, por ordem de chegada.
 
Concluída a seleção, a Comissão Interna de Seleção de Pessoal encaminhará o resultado do processo seletivo para homologação e posterior publicação nos meios de comunicação, até o dia 07 de junho de 2016, até as 16 horas, e ainda afixará na sede da Prefeitura Municipal de Caicó e na sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos.

PRF FAZ SEGUNDA MAIOR APREENSÃO DE MACONHA NESTE ANO

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de 4,2 toneladas de maconha, nas imediações da Ponte Ayrton Senna, em Guaíra, no oeste do Paraná. Segundo a PRF, a droga estava escondida sob de uma carga de aveia. Três pessoas foram presas.
 
 
Droga estava escondida sob carga de aveia (Foto: Divulgação/PRF)
 
O caminhão havia saído de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul e, conforme a polícia, seria levada para São José, na Grande Florianópolis. A ação aconteceu na terça-feira (24).
 
 
Além do motorista e de um acompanhante que estava com ele no caminhão, a polícia conseguiu prender o motorista de outro carro, que estava servindo como batedor. Essa terceira pessoa informava ao motorista do caminhão sobre a existência de bloqueios policiais.
 
Segunda maior apreensão

 Ainda de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, esta foi a segunda maior apreensão da droga realizada pela corporação neste ano no país. O recorde de 2016 foi obtido com a apreensão de 7,5 toneladas de maconha, que estavam escondidas em um caminhão que levava materiais recicláveis. A ação aconteceu em
Registro, no interior de São Paulo.
 
Foto: Divulgação/PRF.

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL APRESENTA PROJETO DE ENFRENTAMENTO ÀS DROGAS NO RN

O Ministério Público do Trabalho (MPT/RN) recebeu, nesta quarta-feira (24), visita de representantes do Ministério Público Estadual (MPRN) para apresentação do projeto Transformando Destinos, destinado ao enfrentamento do uso prejudicial de drogas lícitas e ilícitas no Rio Grande do Norte.
 
 
 
 
O procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis de Lima, e os promotores de Justiça Iara Maria Pinheiro e Carlos Henrique Rodrigues reuniram-se com o procurador-chefe do MPT/RN, Fábio Romero Aragão Cordeiro, e a procuradora regional do Trabalho Ileana Neiva para tratar do assunto.
 
O projeto é uma alternativa ao combate às drogas, enfatizando a prevenção, em municípios estratégicos do Rio Grande do Norte”, explica o procurador-geral Rinaldo Reis.
 
Na ocasião, o procurador apresentou ao MPT/RN projeto de captação de recursos para viabilização e expansão do programa. O objetivo é que o MPT contribua nesse sentido, incluindo o Transformando Destinos entre os beneficiários dos recursos financeiros provindos da atuação do órgão junto à Justiça do Trabalho.
 
O projeto é bastante pertinente e transformador do ponto de vista social. Vamos repassar as informações dessa iniciativa a todos os membros do MPT/RN, para que possam considerar essa importante opção de destinação de recursos obtidos a partir da nossa atuação”, ressaltou o procurador-chefe Fábio Romero.
 
Objetivo - O projeto tem como meta promover uma atuação interinstitucional articulada para o desenvolvimento de ações e estratégias de enfrentamento às drogas e de suas consequências.
 
A iniciativa já possui termos de cooperação firmados com o Governo do Estado e cinco municípios: Natal, Parnamirim, Mossoró, Macau e Parelhas, e também conta com o apoio de instituições como o Tribunal de Justiça (TJRN), a Associação do Ministério Público do RN (Ampern) e empresas privadas, além do Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).
 
Confira a seguir os principais pontos de ação do projeto Transformando Destinos:
 
- Mobilizar a sociedade para assumir suas responsabilidades no enfrentamento às drogas;
 
- Estruturar e ampliar as redes de atenção social e à saúde para melhor acolhimento do dependente químico e suas famílias;
 
- Desencadear ações nas escolas para melhor compreensão de todos acerca dos riscos e danos do uso abusivo de drogas;
 
- Funcionamento efetivo dos Conselhos Municipais de políticas sobre drogas;
 
- Reduzir a oferta de drogas no território dos municípios atendidos.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...