14 de março de 2017

SARGENTO DA PM É ASSASSINADO NO RN

Um sargento da Polícia Militar foi morto a tiros na manhã desta terça-feira (14) na rua Cícero Pinto, no bairro Lagoa Nova, na Zona Sul de Natal. Segundo a própria PM, o crime aconteceu em frente a um mercadinho que havia acabado de ser assaltado. A arma do sargento foi levada. Este é o 6º policial militar assassinado este ano no RN.
 
 
 
 
PM foi morto em frente a um mercadinho no bairro de Lagoa Nova; motocicleta do sargento ficou no chão (Foto: Ediana Miralha/Inter TV Cabugi)
 
 
 
 
 
Sargento Aldo Tavares Irineu era lotado no 4º Batalhão da PM (Foto: Arquivo Pessoal)
A assessoria de comunicação da PM ainda busca informações de como aconteceu a morte do sargento, identificado como Aldo Tavares Irineu, lotado no 4º Batalhão.
 
 
 
 
 
Até o momento, há duas versões. Em uma delas, testemunhas relatam que o PM teria tentado evitar o assalto ao mercadinho. Na segunda, os ladrões teriam tentado tomar a motocicleta do policial para fugirem após o assalto. O PM teria tentado sair do local e os criminosos, então, teriam atirado nele. Pelo menos três disparos atingiram o sargento.
 
 
 
 
Após os tiros, os assaltantes fugiram em um Gol de cor branca. A PM fez buscas pela região, mas até o momento não encontrou os criminosos.
 
 
 
Foto: Filipo Cunha/Inter TV Cabugi. 

LULA DEPÕE EM BRASÍLIA E NEGA TER TENTADO OBSTRUIR A JUSTIÇA

Em depoimento de cerca de uma hora nesta terça-feira (14) à Justiça Federal de Brasília, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou que tenha atuado para obstruir a Operação Lava Jato.
 
 
 
 
 
Ele disse também, em alusão a investigações envolvendo seu nome, que há três anos vem sendo vítima de um "massacre".
 
 
 
 
Lula é um dos sete réus em ação penal que apura suspeita de obstrução dos trabalhos da Lava Jato. O processo, aberto em julho do ano passado, verifica se houve uma tentativa do grupo de convencer o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró a não fechar acordo de delação premiada.
 
 
 
 
 
Segundo as investigações, Lula, o senador cassado Delcídio do Amaral (sem partido-MS), o ex-chefe de gabinete de Delcídio Diogo Ferreira, o banqueiro André Esteves – sócio do BTG Pactual –, o advogado Edson Ribeiro, o pecuarista José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai, teriam tentado impedir que Cerveró revelasse à Justiça detalhes do esquema de corrupção que atuava na Petrobras em troca de uma redução da pena.
 
 
 
 
Esta é a primeira vez que Lula depõe como réu na Lava Jato. Questionado pelo juiz Ricardo Leite se os fatos presentes na denúncia são verdadeiros ou falsos, o ex-presidente respondeu que são falsos.
 
 
 
"Há mais ou menos três anos, doutor, eu tenho sido vítima de uma... eu diria quase que de um massacre. Ou seja, eu acho que todos aqui têm dimensão que um cidadão que foi um presidente da República [...] de repente é pego de surpresa por manchetes de jornais e televisão todo dia, todo santo dia, no café da manhã, no almoço e na janta alguém insinuando 'tal empresário vai prestar uma delação e vai acusar o Lula, tal deputado vai prestar uma delação e vai acusar o Lula. Agora vou prender fulano, agora vão pegar o Lula, prenderam o Bumlai, vai delatar o Lula, prenderam o Delcídio, vai delatar o Lula, prenderam o Papa, vão delatar o Lula'. Estou esperando pacientemente", afirmou o ex-presidente ao juiz.
 
 
 
 
"O senhor sabe o que que é o senhor acordar todo dia achando que a imprensa está na porta de casa porque eu vou ser preso?", completou Lula.
 
 
 
 
 
O ex-presidente também enfatizou que entre pessoas presas na Lava Jato, empresários e políticos, não há ninguém que tenha dado ou recebido dinheiro dele.
 
 
 
 
 
"Eu duvido, antes, durante e depois [do mandato], os que estão presos e os que vão ser presos, que tenha um empresário, um político, que tenha a coragem de dizer que um dia me deu dez reais, que tenha coragem de dizer que Lula deu cinco centavos pra ele."
 
 
 
 
 
Durante o depoimento, Lula afirmou que os fatos apresentados se tratam de “ilações”. Disse também que os governos do PT fizeram com que as instituições no Brasil fossem fortalecidas.
 
 
 
 
 
Me ofende profundamente insinuação de que o PT é organização criminosa”, disse. “A procuradoria não existia, era uma peça de ficção, quando cheguei ao governo”, completou.
 
 
 
 
Lula disse que passou os oito anos de seu governo sem participar de jantares e aniversários para evitar situações com pessoas pedindo favores.
 
 
 
 
 
"Fiquei oito anos no meu mandato, doutor, oito anos sem ir a um jantar, um aniversário, um casamento exatamente para não dar pretexto de aparecer aqueles que vão tomar meu champanhe e pedir um favor e vem tirar fotografia com celular pra depois depois explorar essa fotografia", afirmou o ex-presidente ao juiz.

PADEIRO MORRE COM TIRO NAS COSTAS EM ASSALTO NO RN

Um padeiro de 25 anos foi morto ao levar um tiro nas costas durante um assalto ocorrido nesta segunda-feira, (13) na rua Bahia, no bairro Rosa dos Ventos, em Parnamirim, cidade da Grande Natal. Segundo a Polícia Militar, a motocicleta da vítima foi levada.
 
Ainda de acordo com a polícia, Issac Jerônimo da Silva foi baleado quando chegava ao trabalho. Ele pediu socorro e foi ajudado por moradores, mas não resistiu. 

GOVERNO REALIZA EVENTO PARA COMEMORAR DIA DO ARTESÃO

Para homenagear os artesãos potiguares, o Governo do RN, por meio da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN), realiza neste domingo (19), evento em comemoração pelo Dia do Artesão. Um dia de lazer, confraternização, diversão e cultura para cerca de 400 artesãos.
 
 
 
 
 

 
 
 
 
Nosso papel é de fomentar e valorizar o trabalho dos artesãos do Rio Grande do Norte e nada mais justo do que comemorarmos o dia deles numa grande confraternização para mostrar o quanto eles são importantes para a cultura do nosso estado”, explicou a secretária da Sethas-RN, Julianne Faria.
 
 
 
 
 
 
Como política de valorização do artesanato, o Programa Estadual de Artesanato (Proart) incentiva a participação de artesãos de todo o estado em feiras locais e nacionais, garantindo um espaço para comercializar seus produtos. Os artesãos potiguares, cadastrados no Proart, faturaram, em 2016, cerca de R$ 1,5 milhões na venda de seus produtos nessas feiras.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Também foi encaminhada a Assembleia Legislativa, a Lei do Artesão que torna obrigatório que uma porcentagem dos produtos comercializados nos espaços do Estado, sejam dos artesãos potiguares. Além disso, todo produto artesanal feito no Estado terá sua origem certificada através do selo “Potiguar sou eu”.
 
 
 
 
 
 
O Dia do Artesão será realizado na Cidade de Criança, Av. Rodrigues Alves, s/n, Tirol, das 7h às 16h.  
 
 
 
 
    
Programação:
 
 
07h às 10h - Café da manhã
10h - Ato Ecumênico
11h - Discursos + entrega da premiação para 1º, 2º e 3º lugar da FIART
12h - Desfile de peças artesanais
13h - Almoço + show
14h - Apresentações culturais
16h - Encerramento

JARDIM DO SERIDÓ RECEBERÁ COOPERAÇÃO TÉCNICA DE INSTITUIÇÕES LIGADAS AO PROGRAMA CIDADE INTELIGENTE E HUMANA – PCIH

Nesta segunda-feira, 13 de março, o Prefeito Municipal de Jardim do Seridó, Amazan, ao lado do Presidente Mundial das Cidades Inteligentes, professor Álvaro de Oliveira, da economista Irani Santos e do coordenador executivo do Comitê Gestor Municipal do PCIH, Alexandre Sah, dedicou sua agenda a visitar instituições que manifestaram interesse na cooperação técnica junto ao Governo Municipal no que se refere ao Programa Cidade Inteligente e Humana.
 
 
 
 
 
 
 

MP INVESTIGA PREFEITO DE CIDADE DO RN POR DESVIO DE DINHEIRO

O Ministério Público do Rio Grande do Norte iniciou uma operação na manhã desta terça-feira (14) para investigar desvio de dinheiro público no município de Alto do Rodrigues, no Oeste potiguar. A operação 'Lama nas Ruas' também cumpre mandados em outras três cidades do estado.
 
 
 
 
Em nota, o MP afirmou que foram expedidos 14 mandados de busca e apreensão e 7 de condução coercitiva expedidos (quando a pessoa é levada a depor e depois é liberada) nas cidades de Alto do Rodrigues e Pendências, também na região Oeste, e Natal e Parnamirim, na Grande Natal.
 
 
 
 
 
Segundo o MP, o atual prefeito da cidade, Abelardo Rodrigues, no ano de 2013, firmou contratos de fachada com empresas para pagar despesas com credores de campanha eleitoral, que emprestavam dinheiro a ele.
 
 
 
 
 
Ainda segundo o Ministério, esses pagamentos a agiotas contaram com a intermediação do assessor jurídico da prefeitura, que recebeu parte dos recursos públicos em sua própria conta bancária e realizou os repasses aos credores do prefeito.
 
 
 
 
 
Segundo a investigação, várias empresas contratadas pelo município de Alto do Rodrigues fizeram transferencias para a conta do assessor jurídico em 2013.

PREFEITURA DE JARDIM DO SERIDÓ SEGUE RECUPERANDO RUAS ESBURACADAS PELAS CHUVAS

A prefeitura de Jardim do Seridó segue usando as máquinas disponíveis no município para amenizar os efeitos das chuvas nas ruas sem pavimentação.
 
 
 
 

 
 
 
 
Apesar de ser um paliativo, a população se mostra satisfeita com o trabalho, pois em algumas ruas, nunca foi feito esse tipo de serviço.
 
Eu moro aqui há mais de dez anos, e nunca tinha visto uma máquina passar aqui recuperando minha rua”, comemorou um morador do Bairro Comissão.
 
 
Do Blog: Parabéns!

FUGITIVO DE ALCAÇUZ É RECAPTURADO EM CIDADE DO SERIDÓ POTIGUAR


O foragido do presídio de Alcaçuz, Renato dos Santos, foi recapturado na tarde desta segunda-feira, (13), no Bairro Cruz do Monte, em Parelhas. Renato fugiu na última rebelião no referido presídio.
 
 
Segundo informações, ao perceber a chegada da polícia, o criminoso ainda tentou fugir, mas o cerco estava bem armado, e não teve jeito. Após a prisão, Renato foi encaminhado para a Delegacia local, e posteriormente encaminhado para o presídio de origem.
 
 
 

VELEIRO SEM TRIPULAÇÃO É ENCONTRADO À DERIVA NA COSTA POTIGUAR

Pescadores encontraram um veleiro francês sem tripulação, e à deriva em alto-mar, na costa do Rio Grande do Norte. A embarcação estava localizada em uma área distante cerca de 500 quilômetros do litoral potiguar e foi encontrada na quinta-feira (9).
 
 
 
 
Veleiro estava distante cerca de 150 km da costa potiguar (Foto: G1 RN)
 
 
 
 
Os pescadores que passavam pelo local visualizaram o veleiro e, ao se aproximarem, constataram que não havia ninguém a bordo. Com isso, eles rebocaram a embarcação até o porto da cidade de Areia Branca, que fica a 330 quilômetros de Natal.
 
 
 
 

A Marinha do Brasil informou, através de nota, nesta segunda-feira (13), que o Comando do 3º Distrito Naval tomou conhecimento da situação e apurou que: "No 22 de janeiro de 2017, o Navio Mercante 'NONI', de bandeira das Ilhas Marshall, informou que, ao receber o sinal de socorro do veleiro francês 'Toumai', a cerca de 1000 km da costa do Brasil, resgatou seus 4 tripulantes e seguiu viagem para Nueva Palmira-Uruguai".
 
 
 
 


Ainda de acordo com a nota, a agência da Capitania dos Portos em Areia Branca instaurará Inquérito Administrativo para apurar as causas e responsabilidades pelo ocorrido e adotará os procedimentos previstos pela Diretoria de Portos e Costa no tocante às coisas ou bens perdidos em águas sob jurisdição nacional.
 
 
 
Fonte e Foto: G1/RN.

LULA DEPÕE NO DF PARA EXPLICAR SUSPEITA DE OBSTRUÇÃO DA LAVA JATO

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestará depoimento nesta terça-feira (14) ao juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, para explicar a suspeita de que tentou obstruir as investigações da Operação Lava Jato.
 
 
 
Lula é um dos sete réus da ação penal aberta em julho do ano passado para investigar se houve uma tentativa do grupo de convencer o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró a não fechar acordo de delação premiada.
 
 
 
 
 
Segundo as investigações, Lula, o senador cassado Delcídio do Amaral (sem partido-MS), o ex-chefe de gabinete de Delcídio Diogo Ferreira, o banqueiro André Esteves – sócio do BTG Pactual –, o advogado Edson Ribeiro, o pecuarista José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai, teriam tentado impedir que Cerveró revelasse à Justiça detalhes do esquema de corrupção que atuava na Petrobras em troca de uma redução da pena.
 
 
 
 
 
 
O ex-presidente da República deveria ter sido ouvido pela Justiça Federal de Brasília em fevereiro. Mas o juiz responsável pelo caso adiou o depoimento para esta terça-feira a pedido da defesa de Lula. A mudança foi autorizada em razão da morte da ex-primeira-dama Marisa Letícia.
 
 
 
 
 
Os depoimentos dos outros seis réus da ação penal estão marcados para esta sexta-feira (17), também em Brasília.
 
 
 
 
À época da abertura da ação penal, em julho do ano passado, a defesa do ex-presidente alegou, em nota, que Lula já esclareceu, em depoimento à Procuradoria Geral da República (PGR), que "jamais interferiu ou tentou interferir em depoimentos relativos à Lava Jato".

PREFEITO DE CAMPO REDONDO RECEBE DELEGAÇÃO DE NORUEGUESES NA COMUNIDADE MALHADA VERMELHA

O prefeito de Campo Redondo, Alessandru Alves (PROS), recebeu na tarde desta segunda-feira (13) uma caravana de noruegueses no município. Desde seu primeiro mandato, Alessandru tem construído uma parceria sólida com o empresário Norueguês Janken Fensholte sua esposa Marianne, que dispõe de investimentos no Rio Grande do Norte. O casal trouxe vários amigos que compõe a Associação Internacional Rotary e visitaram a Escola Municipal Sebastião Cosme na Comunidade Malhada Vermelha.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Alessandru ganhou a Bandeira do Rotary Internacional e destacou a amizade e parceria que o grupo tem com a cidade. “Nosso coração se enche de alegria em receber Janker, sua esposa e os amigos noruegueses. Sempre trazem boas notícias e investimentos que tem feito a diferença para os moradores da Malhada Vermelha e o povo camporedondense. Nos garantiram que nos próximos quatro anos a parceria continua. Agradecemos a Eduardo que foi quem primeiro criou este laço de amizade. Conversarei com a Câmara de Vereadores para em abril ser concedido o título de cidadania a Janker e Marianne”, destacou o prefeito.
 
 
 
 
 
 
Em parceria com a prefeitura e a Comunidade Malhada Vermelha, os noruegueses já perfuraram poços tubulares, construíram uma caixa d’água e adquiriram uma ambulância, além de levar uma delegação de jovens atletas para disputarem, por dois anos, a Copa de Futebol da Noruega.

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...