26 de junho de 2018

DOIS EX-PRESIDIÁRIOS E UM ANDARILHO SÃO MORTOS EM POUCAS HORAS NO INTERIOR DO RN

Três homens foram assassinados a tiros em Mossoró, município da região Oeste potiguar, na noite desta segunda-feira (25). Os casos foram registrados em diferentes locais da cidade entre às 18h e 22h. Dois ex-presidiários estão entre as vítimas. 




O primeiro caso aconteceu por volta das 18h. Um ex-presidiário, que estava em liberdade há poucos meses, dirigia um carro próximo ao viaduto de acesso ao bairro Santa Delmira, quando foi perseguido e baleado no braço e abdome. Depois disso, o homem identificado como William Pablo da Silva, de 23 anos, perdeu o controle do veículo, bateu em uma árvore e poste e morreu no local. 
 
 
 
 
O segundo assassinato aconteceu no bairro Santo Antônio. O também ex-presidiário Francisco Jairo Ferreira da Rocha estava em uma praça quando foi atingido por vários tiros. Ele chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas morreu a caminho do hospital. De acordo com a Polícia Militar, dois homens foram vistos saindo do local logo após o crime, mas não foram identificados. 




Já por volta das 22h, um homem foi assassinado no bairro Belo Horizonte. Populares ouviram barulho de tiros e acionaram a polícia, que ao chegar no local, encontrou a vítima morta com marcas de três tiros no peito e pescoço. Ele era conhecido como Andarilho e não estava com documentos de identificação. 




 

AÇÃO DA PF IMPEDE ASSALTO DE CARROS-FORTES EM BR NO RN


Policiais federais da Delegacia de Mossoró/RN, juntamente com policiais militares do Comando Tático Rural (COTAR) e apoio dos grupos táticos de Pronta Intervenção (GPI) da Polícia Federal no Rio Grande do Norte e no Ceará, conseguiram evitar na noite desta segunda-feira, (25), um assalto a dois carros-fortes que seguiam de Mossoró com destino a Fortaleza/CE e foram interceptados por criminosos na BR 304, na altura de Aracati/CE.









Cerca de oito homens fortemente armados renderam os vigilantes e chegaram a explodir um dos carros-fortes com dinamite, porém não lograram êxito na retirada dos valores, uma vez que foram confrontados pelas equipes policiais, ocasião em que houve intensa troca de tiros e os suspeitos, embora cercados, se aproveitaram da escuridão no local e conseguiram empreender fuga. Eles adentraram ao matagal e continuam sendo caçados na região. Os vigilantes foram resgatados ilesos.






Durante aquela ação, foram apreendidas e encaminhadas para os procedimentos legais na Delegacia da PF, uma arma de fabricação artesanal, uma espingarda calibre 12, que havia sido tomada dos seguranças e dois veículos.





Esse trabalho conjunto foi resultante de uma investigação iniciada pela Polícia Federal ainda no ano de 2017.

MOTOQUEIRO MORRE ATROPELADO POR AVIÃO NO PA

Um homem morreu após ser atingido pelo trem de pouso de uma aeronave de pequeno porte. O acidente foi na tarde de segunda-feira (26), na comunidade de Crepuruzão, em Itaituba, sudoeste do Pará. De acordo com a Polícia Civil, o homem identificado como Eduardo Taglatine Martins Pedroso, 29 anos, estaria em uma motocicleta quando tentou atravessar a pista de decolagem e foi atingido pela aeronave. 




Ainda segundo a polícia, o motociclista acreditou que conseguiria passar por debaixo do avião no momento da decolagem da aeronave. O corpo de Eduardo foi velado na residência de um amigo da vítima. 





Um boletim de ocorrência foi registrado na Seccional de Itaituba. A polícia ainda não localizou o piloto da aeronave.

“VIVA”! SEGUNDA TURMA DO STF MANDA SOLTAR EX-MINISTRO DO PT, JOSÉ DIRCEU

Por 3 votos a 1, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (26) soltar o ex-ministro José Dirceu. 





Condenado a 30 anos e 9 meses de prisão por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa na Operação Lava Jato, ele já havia começado a cumprir a pena neste ano. 





A proposta de libertar José Dirceu partiu do ministro Dias Toffoli e foi seguida pelos ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. O único a votar contra foi Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF. Celso de Mello estava ausente na sessão e não participou do julgamento. 




Toffoli defendeu a libertação de forma liminar (provisória) porque considera que há "plausibilidade jurídica" em um recurso da defesa apresentado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra a condenação pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), de segunda instância. 





O ministro considerou que a pena de Dirceu pode ser reduzida nas instâncias superiores – o STJ e o próprio STF – e, por isso, propôs a soltura. 




Isso não altera a jurisprudência do STF que permite a execução provisória após condenação em segunda instância, mas cria uma exceção, que pode ser aplicada também a outros casos individualmente. 





A decisão de soltar Dirceu ocorreu mesmo após um pedido de vista de Edson Fachin, que pediu vista (mais tempo para analisar o caso). Toffoli então propôs a soltura em caráter liminar (provisório), a pedido da defesa. 




 






NA ALEMANHA, EMPRESÁRIOS POTIGUARES PARTICIPAM DE DEBATES SOBRE COMÉRCIO

Um grupo de empresários potiguares, liderados pelo presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Amaro Sales, participa desde segunda-feira, 25, do 36º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), em Colônia, na Alemanha. A edição 2019 do mesmo evento acontecerá em Natal em outubro do próximo ano.










Defesa do livre mercado, estreitamento das relações entre Brasil e Alemanha e a necessidade do acordo comercial entre o Mercosul e União Europeia deram o tom dos debates.




O evento reúne empresários, industriais, autoridades governamentais, gestores e pesquisadores dos dois países e é organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias Alemãs (BDI), com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK).




Já na abertura, o presidente da BDI, Dieter Kempf, defendeu o livre mercado globalizado e fez duras críticas à política econômica dos EUA, que tem prejudicado investimentos em todo o mundo.





Já o vice-presidente da CNI, Paulo Tigre, falou da relevância do fluxo comercial entre os dois países e defendeu o fim da legislação de dupla tributação no Brasil, assim como e parcerias para a expansão da malha ferroviária brasileira.





Hoje, a Alemanha é o sétimo principal destino das exportações brasileiras e o quarto maior mercado em importação para o Brasil.


Fonte: Agora RN.

MULHER É PRESA APÓS MATAR A PRÓPRIA MÃE A PAULADAS NO INTERIOR DO RN

Uma mulher de 35 anos foi presa sob suspeita de matar a própria mãe a pauladas na cidade de Governador Dix-Sept Rosado, Oeste potiguar. O assassinato aconteceu na tarde desta segunda-feira (25), após uma discussão entre as duas dentro de casa. 








A vítima foi identificada apenas pelo nome de Luzia. Ela foi levada para o Instituto Técnico-Científico de Perícia, onde será realizada a necrópsia que vai confirmar a causa da morte. 





A filha de Luzia foi presa no local e levada à ala feminina da Penitenciária Agrícola Doutor Mário Negócio. Ela nega as acusações.

VIVALDO CONTINUA A INCENTIVAR CANDIDATURA DO MÉDICO TADEU A PREFEITURA DE CAICÓ

Durante inauguração das obras de adequação do Centro Cultural Adjuto Dias, em Caicó, no último sábado (23) O deputado Vivaldo Costa não poupou nenhum constrangimento ao dispositivo de autoridades formada na solenidade quando foi saudar o médico Judas Tadeu. Vivaldo anunciou o médico como o futuro prefeito da cidade.






 


Tadeu, já foi candidato a prefeito nas últimas eleições e é anunciado, pelo próprio Vivaldo como o seu sucessor político. Mesmo com outros nomes que também sonham como o mesmo posto, o Papa Jerimum disse que daqui a dois anos todos sabem que o seu candidato será o jovem médico. Com a declaração, Vivaldo foi aplaudido.

OPERAÇÃO CONTRA O PCC NO RN E EM MAIS 4 ESTADOS APREENDE 7 HELICÓPTEROS E 5 EMBARCAÇÕES DE LUXO

No início da tarde desta segunda-feira, (25), a Polícia Federal terminou de cumprir os 20 mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 35 mandados de busca e apreensão referentes à Operação Laços de Família, deflagrada com a autorização da 3ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
No Rio Grande do Norte, a operação tinha um dos mandados de prisão a cumprir na zona Norte de Natal, mas não houve sucesso por parte dos policiais federais.
 
 
 
 
 
O nome da operação é referência ao vínculo mirado. O braço do PCC mirado na operação de hoje tinha traços de um clã, de forma assemelhada à máfia, eis que seus principais cabeças eram de um mesmo grupo familiar.
 
 
 
 
Além das prisões, houve cumprimento de 136 mandados de sequestros de veículos terrestres, 7 mandados de sequestro de aeronaves (helicópteros), 5 mandados de sequestro de embarcações de luxo, 25 mandados de sequestro de imóveis. Além disso, também foi decretado o sequestro geral de todos os bens de 38 investigados, em todo o território nacional, inclusive em nome de suas empresas de fachada.
 
 
 
 
A ação se deu, alÉm de no Rio Grande do Norte, no Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Goiás.
 
 
 
 
 
Grandes carregamentos de droga eram remetidos da região fronteiriça para várias regiões do Brasil, geralmente escondidos em caminhões e carretas com cargas aparentemente lícitas, tudo a serviço da criminalidade.
 
 
 
 
Em contrapartida, a organização criminosa recebia joias, veículos de luxo e dinheiro por meio de depósitos em contas bancárias de laranjas e de empresas de fachada, como pagamento das cargas criminosas, que garantiam vida luxuosa e nababesca aos patrões do tráfico internacional de drogas, que incutiam o temor e o silêncio na região pela sua violência e poderio.
 
 
 
 
 
Também eram utilizados helicópteros para transportar joias e dinheiro usados como pagamento do bando, vindos de vários pontos do Brasil.
 
 
 
 
 
Durante a investigação, a PF já tinha conseguido apreender mais de R$ 317 mil em dinheiro; joias avaliadas em mais R$ 81 mil, duas pistolas, 27 toneladas de maconha, duas caminhonetes e 11 veículos de transporte de carga.

FACHIN DECIDE LEVAR AO PLENÁRIO DO STF PEDIDO DE LIBERDADE DE LULA

O ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira (25) levar para julgamento no plenário da Suprema Corte recurso no qual a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva insiste no julgamento de novo pedido de liberdade. 





A defesa de Lula recorreu na tarde desta segunda contra decisão do ministro Fachin que arquivou, na última sexta, pedido de liberdade dele. Nesse pedido, os advogados pediram suspensão dos efeitos da condenação de Lula, ou seja, da prisão e inelegibilidade, até que os tribunais superiores julguem recursos contra a condenação. 





Na decisão de três páginas, o ministro Fachin deu prazo de 15 dias para a Procuradoria Geral da República se manifestar, o que só permitirá julgamento do caso em agosto, depois do recesso do Judiciário, que terá início nesta terça (26). 




Somente quando a Procuradoria se manifestar em relação ao tema, o ministro liberará o processo e pedirá data para julgamento - o que depende do presidente da Corte, Cármen Lúcia. 





Fachin afirmou que enviou o caso inicialmente à Segunda Turma por considerar que se tratava de pedido de efeito suspensivo antes de remessa de juízo sobre cabimento do recurso pelo TRF-4. 





Mas que, como a admissão do recurso foi negado pelo TRF-4, o quadro mudou. E que o novo cenário exige análise do plenário uma vez que trata de requisito constitucional para cabimento de recurso.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...