7 de agosto de 2020

BANDIDOS MORREM APÓS TROCA DE TIROS COM A PM NO RN

Dois bandidos morreram na tarde desta sexta-feira (7) em troca de tiros com policiais militares em Parnamirim, na Grande Natal. Eles estavam em um carro roubado e foram interceptados por homens da Força Tática do 3º Batalhão da PM na BR-304. 

 

 

Os bandidos tentaram fugir pela contramão e atiraram contra a PM. Houve troca de tiros intensa. Atingidos, os criminosos foram levados ao Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, mas não resistiram aos ferimentos e morreram. 

 

 

Duas armas foram apreendidas na oportunidade. Telefones celulares também foram recuperados e estarão à disposição das possíveis vítimas na 1ª Delegacia de Polícia de Parnamirim.

MÉDICO QUE ATUAVA CONTRA COVID-19 MORRE APÓS 13 DIAS INTERNADO NO RN

Um dos profissionais que atuaram na linha de frente contra o coronavírus, em Mossoró, no Oeste potiguar, o médico Raimundo Clodovil Cavalcante da Silva, de 52 anos, faleceu com a doença, na noite desta quinta-feira (6), após passar 13 dias internado. Antes do sepultamento, um cortejo passou por algumas das unidades de saúde onde o psiquiatra trabalhava. Colegas fizeram homenagens a ele.

 

 

Ele foi internado no dia 24 de julho no Hospital Regional Tarcísio Maia. No dia 27, precisou ser intubado. Com obesidade, Clodovil apresentava problemas principalmente no pulmão. Um pouco mais estável, foi transferido para o Hospital Wilson Rosado na última terça-feira (4), mas não resistiu e faleceu nesta quinta (6), às 20h. 

 

 

Antes do sepultamento, o cortejo fúnebre passou em frente à UPA do bairro Santo Antonio, na sede do Samu, no Hospital Psiquiátrico São Camilo, no Hospital Regional Tarcísio Maia e na casa da família, recebendo homenagens de amigos, colegas e familiares, que deixaram mensagens e cantaram. "Somos gratos pelo homem que foi e pelo que continuará sendo para nós", disse uma das colegas. 

 


GOVERNO DA BAHIA NEGOCIA TESTE DE MAIS UMA VACINA NO BRASIL

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou, nesta sexta-feira (07), um acordo com a empresa chinesa Sinopharm para testagem de uma vacina produzida pelos asiáticos na Bahia e nos demais estados do Nordeste.

 

 

De acordo com o governador, as tratativas devem ser concluídas na próxima semana e a expectativa é de que a vacina chegue à Bahia em 30 dias.

 

 

Rui Costa informou que participou de uma teleconferência com o grupo chinês, responsável por desenvolver duas linhas de vacinas contra a Covid-19. O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas e a secretária de Ciência e Tecnologia, Adélia Pinheiro, também participaram da reunião.

 

 

Ainda segundo Rui, se os testes forem aprovados, os lotes da vacina devem ser enviadas em 30 dias. "Seriam em torno de 4 mil pacientes testados por aqui. Essa vacina já foi aplicada em 100 mil chineses e também em outros países".

EMENDA DO DEPUTADO UBALDO FERNANDES CONTEMPLARÁ REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA EM JARDIM DO SERIDÓ

A regularização fundiária no município de Jardim do Seridó contará com aporte de R$ 50 mil. Os recursos são provenientes da emenda parlamentar do deputado estadual Ubaldo Fernandes (PL), que tem na regularização fundiária do Rio Grande do Norte uma de suas principais bandeiras. 

 



"Até 2015, segundo os últimos dados publicados pelo IBGE, o déficit habitacional do RN estava em 115 mil moradias, sendo 70% desse percentual de famílias de baixa renda. Essas pessoas precisam do registro de seus imóveis para usufruir de vantagens que só imóveis regularizados podem ter. Vamos trabalhar para diminuir este déficit, na capital e também no interior", afirma o parlamentar.

 

 



A destinação para Jardim do Seridó atende uma solicitação da vice-prefeita do município, Ana Maria Vilar dos Santos, a Dra. Aninha. "Esses recursos contemplarão 50 casas distribuídas por três conjuntos habitacionais populares de Jardim do Seridó. O processo está adiantado, aguardando que a empresa responsável comece a regularização desses imóveis junto ao cartório", explica a vice-prefeita.

AVIÃO SE PARTE EM DOIS DURANTE POUSO NA ÍNDIA E DEIXA VÁRIOS MORTOS E FERIDOS

Um avião da Air India Express se partiu em dois após derrapar na pista durante o pouso no aeroporto de Calicute, Índia, nesta sexta-feira (7). A aeronave repatriava cidadãos indianos que ficaram presos fora do país por conta da pandemia de coronavírus; há ao menos 17 mortos. 

 

 

 

 

Em um comunicado, a Air India Express detalhou que a aeronave transportava 184 passageiros e 6 tripulantes a bordo do voo IX-1344. A empresa confirmou a morte dos dois pilotos do Boeing 737, os capitães Deepak Sathe e Akhilesh Kumar. Outros quatro membros da tripulação estão em segurança. 

 

 

Segundo o governo indiano, duas equipes desembarcam em Calicute na madrugada deste sábado (8) para investigar as causas do acidente. 

 

 

A aeronave que saiu de Dubai, nos Emirados Árabes, ultrapassou a pista e caiu em um barranco após perder a pista de pouso. Imagens feitas no local mostraram que a fuselagem da aeronave se partiu em dois com o impacto. 

 

 Foto: Stringer/Reuters.

 

JUSTIÇA DO RN NEGA LIMINAR PARA OBRIGAR TESTEMUNHA DE JEOVÁ A RECEBER TRANSFUSÃO DE SANGUE

A Justiça negou pedido liminar de urgência apresentado pelo Estado do Rio Grande do Norte para obrigar um paciente internado em estado grave no Hospital Giselda Trigueiro a receber transfusão de sangue. O homem, com histórico clínico de ser portador do vírus HIV, diabético e, atualmente, diagnosticado com a Covid-19, recusa o procedimento por motivações religiosas - é seguidor da doutrina religiosa Testemunhas de Jeová. 

 

 

Segundo a decisão, houve legitimidade na recusa do paciente de se submeter às transfusões de sangue, "visto que tal procedimento, para ele, implicaria em tratamento degradante, por afronta direta às suas crenças". 

 

 

O Estado ressalta que a transfusão é necessária como forma de resguardar a vida do paciente. Argumenta ainda que, em virtude do atual quadro de saúde, o homem vem apresentando redução significativa do nível de hemoglobina no corpo, e necessita, com urgência, da transfusão sanguínea, sob pena de correr risco de morte em caso de não realização. 

 

 

"Ao menos à primeira vista, entendo que deve preponderar a autonomia da vontade do requerido, pessoa adulta, consciente, em plena condição de exercer seus direitos mais caros. Deve ser obedecido o dever de esclarecimento, ao paciente, acerca dos desdobramentos, dos efeitos e das consequências de sua opção, por intermédio de informações adequadas e detalhadas", destaca a decisão do juiz Bruno Montenegro.

VIVALDO COSTA SUGERE QUE CASTELO DE ENGADY, EM CAICÓ, SEJA RESTAURADO E ENTREGUE A FJA

O deputado Vivaldo Costa (PSD) formalizou pedido, nesta quarta-feira (4), para que o Governo do Estado entregue o Castelo de Engady, em Caicó, para a administração da Fundação José Augusto. O parlamentar requereu também que o espaço seja restaurado, já que está em situação precária.

 

 

 

 

Sendo um dos principais pontos turísticos de Caicó, o Castelo de Engady foi adquirido pelo Governo em 2006 e está em ruínas. Na defesa do seu requerimento, Vivaldo defende que o imóvel deve ser entregue à administração da Fundação José Augusto, para que seja desenvolvido um programa em favor das crianças e adolescentes que residem na periferia de Caicó.

 

 

 

 

Esta não é a primeira vez que Vivaldo apresenta requerimento pedido atenção do Governo do Estado ao espaço. “Construído, há meio século, pelo Monsenhor Antenor Salvino de Araújo, e durante muitos anos foi bastante visitado. Hoje, o prédio pertence ao Governo, mas há quinze anos está com suas portas fechadas, sem desenvolver nenhuma atividade. Então eu gostaria de pedir à governadora que entregue o prédio à Fundação, a fim de que seja realizado um projeto cultural, social e esportivo em favor dos jovens da periferia de Caicó, para que esses adolescentes tenham um local para ocupar suas mentes e evitar a marginalização”, finalizou.



OPERAÇÃO DA PF COMBATE NO RN DESVIOS EM FINANCIAMENTOS DO PRONAF

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, (06), a Operação Chupim destinada a apurar atos de fraude e desvio em financiamentos vinculados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura – PRONAF, além de corrupçãoativa, corrupção passiva e lavagem de capitais. Foram cumpridos 3 mandados judiciais de busca e apreensão nas cidades de Natal e Nova Cruz/RN.

 

 

 

A investigação teve início em razão de apuração interna do Banco do Brasil que identificou atuação irregular do gerente da agência bancária em Canguaretama/RN em cerca de 85 financiamentos do Pronaf, com prejuízo potencial de R$ 2.180.504,34.

 

 

 

De acordo com a investigação policial ficou demonstrada a existência de esquema fraudulento de financiamentos com recursos do Pronaf para o qual concorreram fornecedores de animais, além do próprio gerente.

 

 

 

Ainda segundo as diligências, houve financiamentos fraudulentos em que os mutuários sequer sabiam do negócio realizado, pois eram contratos fictícios sem a efetiva entrega de animais, além de financiamentos com sobrevalorização dos animais negociados. Com relação ao gerente, restou ainda evidenciado que ele se utilizou das contas bancárias de terceiros para movimentar recursos desviados do Pronaf.

 

 

Por fim, há suspeita de pagamento de vantagem indevida a servidor do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER, responsável por elaborar as propostas simplificadas de crédito vinculadas aos financiamentos fraudulentos. As diligências realizadas na presente data têm como finalidade reunir provas dos delitos sob apuração.

 

PRF/RN PRENDE CASAL COM 10 QUILOS DE MACONHA EM BR DO RN

Um casal foi preso na tarde desta quinta-feira (6) com 10 quilos de maconha, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. A droga foi apreendida durante fiscalização da Polícia Rodoviária Federal, no Km 167 da BR-406. 

 

 

Os policiais deram ordem de parada a uma Strada de cor vermelha em frente à unidade operacional de São Gonçalo do Amarante. De acordo com a PRF, o casal que estava no veículo apresentava sinais de nervosismo, o que motivou a fiscalização minuciosa. 

 

 

Ainda segundo a PRF, o casal não revelou a origem da maconha e só teria informado que o destino era a cidade de Ceará-Mirim, onde receberiam telefonema de uma pessoa desconhecida para realizar a entrega. 

 

Foto: Divulgação/PRF. 

 

 

VOCÊS DESTRUÍRAM SUAS FLORESTAS, DIZ GUEDES EM EVENTO COM ESTRANGEIROS

O ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu nesta quinta-feira (6), em videoconferência promovida por um instituto de Chicago (EUA), que os estrangeiros sejam "gentis" com o Brasil porque eles, afirmou, destruíram as próprias florestas.

 

 

Guedes respondia a uma pergunta sobre a preservação da Amazônia, motivada pela preocupação de investidores estrangeiros com a preservação da floresta nativa brasileira.

 

 

"Eu só peço que vocês sejam gentis, pois nós somos muito gentis. Nós entendemos sua preocupação. Tendo vivido tudo o que vocês viveram, vocês querem nos poupar de destruir nossas florestas, como vocês destruíram as de vocês. Vocês querem nos poupar de perseguir índios, nativos. Nós entendemos isso", declarou.

 

 

A videoconferência foi promovida pelo Aspen Institute, um "think tank" (instituição destinada ao debate de ideias) internacional fundado em 1949.

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...