29 de agosto de 2022

PF BASEOU OPERAÇÃO CONTRA EMPRESÁRIOS APENAS EM MATÉRIA DE SITE

A Polícia Federal teria se baseado apenas na matéria do site Metrópoles, que reproduziu as mensagens privadas de empresários, para realizar a operação da semana passada para “dissuadir” atos antidemocráticos. 

 

A informação é do próprio site, que afirma também que uma “representação da PF ao ministro Alexandre de Moraes” lista os motivos para a realização da operação: “esclarecimentos” e “dissuassão desse tipo de conduta”. 

 

A PF realizou uma operação na última semana que tinha como alvo empresários em razão de mensagens em um grupo fechado de Whatsapp, onde opiniões diversas foram emitidas, de vinhos a filmes, mas algumas tratam também de “golpe de estado”. Foi suficiente para justificar a batida policial. 

 

O site replicou a explicação do delegado Fábio Alvarez Shor ao ministro Alexandre de Moraes:

 

“Chegou ao conhecimento da Polícia Federal a notícia de uma orquestração de pessoas socioeconomicamente ativas (empresários de ramos distintos) no sentido de praticar crimes, dentre eles os tipos previstos nos arts. 288 e 359-L do Código Penal. Conforme divulgado em fontes abertas, vários empresários estariam participando de um grupo no aplicativo de mensagens WhatsApp para arquitetar uma ruptura do Estado democrático de direito indicando que “o golpe teria que ter acontecido nos primeiros dias de governo” e para incentivar a prática de ações violentas apoiando que “se for vencedor o lado que defendemos, o sangue das vítimas se tornam [sic] sangue de heróis!”.

 

“Tais fatos, apesar de serem propalados por meio de aplicativos de mensagens, não podem ser desprezados pelo Estado. Como é sabido, mensagens de apoio a atos violentos, ruptura do Estado democrático de direito, ataques ou ameaças contra pessoas politicamente expostas têm um grande potencial de propagação entre os apoiadores mais radicais da ideologia dita conservadora”, diz o delegado.

 

HOMEM BALEADO PELO PRÓPRIO IRMÃO MORRE EM HOSPITAL NO INTERIOR DO RN

Um homem de 50 anos morreu em Mossoró. Nico Antônio Geovan da Costa estava internado no Hospital Tarcísio Maia desde a última segunda (22), quando foi baleado pelo próprio irmão. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade médica.

 

O crime ocorreu no município de Apodi, nas proximidades da casa dos pais dos dois irmãos. De acordo com a Polícia Militar, os irmãos já tinham se desentendido em outras ocasiões.

 

Foram três disparos que atingiram a vítima, sendo um deles no peito. Ele foi socorrido para o hospital municipal e encaminhado para o Tarcísio Maia, onde morreu. As causas para o crime ainda são desconhecidas para a PM.

 

Em uma rede social, o irmão que efetuou os disparos se despediu afirmando que "só Deus pode julgar" e lamentou a morte. "Sempre irei te amar, meu irmão. Que Deus o receba de braços abertos", publicou.

 

O irmão, que não teve sua identidade revelada pela PM, se apresentou no domingo (23) a delegacia de Apodi. A Polícia afirmou que a apresentação voluntária afastou a possibilidade da prisão em flagrante. O atirador segue em liberdade e o caso será investigado pela Polícia Civil.

‘NO DEBATE, A CORRUPÇÃO USA BARBA’, AFIRMA SÉRGIO MORO SOBRE LULA

O ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sérgio Moro afirmou, em suas redes sociais, que “no debate, a corrupção usa barba”, ao comentar a participação do ex-presidente Lula no debate promovido pela Band, na noite deste domingo (28).

 

Moro também observou, no Twitter (ao lado), que Lula “não tem condições morais de participar de um debate sobre corrupção”.

 

Ele fez essa afirmação ao comentar o fato de o ex-presidente do PT não haver respondido às acusações do presidente Jair Bolsonaro (PT) sobre corrupção em seu governo.

 

“Ou ele mente ou ele foge das perguntas”, afirmou o magistrado que comandou a Operação Lava Jato, cujas investigações levaram Lula à prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.

 

Na avaliação de Moro, que conhece em profundidade os processos que condenaram Lula, afirmou que o ex-presidente “está completamente vulnerável a perguntas sobre este tema”.

JUSTIÇA DECRETA PRISÃO DE “CHEIRADOR DE PÓ” QUE BATEU COM CARRO EM MOTO E MATOU JOVEM CASAL NO RN

A Justiça do Rio Grande do Norte decretou prisão preventiva para o homem de 24 anos que atropelou um casal em uma moto e arrastou as vítimas por cerca de 100 metros na madrugada de sábado (27), em Natal. As vítimas morreram.

 

Na audiência de custódia, o suspeito foi indiciado por homicídio simples, segundo a equipe do plantão judiciário. O homem segue hospitalizado até o início da tarde deste domingo (28).

BOLSONARO DIZ QUE ROUBO PETISTA NA PETROBRAS FARIA 60 VEZES A TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, iniciou sua participação no debate da Band, na noite deste domingo, lembrando os anos de corrupção dos governo do seu principal adversário, Lula (PT). 

 

Bolsonaro aproveitou a pergunta que foi solicitado a fazer ao ex-presidente para lembrar que seu governo endividou a Petrobras em mais de R$900 bilhões. 

 

De acordo com o presidente, esse endividamento, “produto da corrupção e dos desmandos do governo Lula na Petrobras”, seria suficiente para realizar 60 vezes a transposição do rio São Francisco.


Em sua pergunta, Bolsonaro questionou Lula sobre o que ele pretende, tentando voltar ao poder, ou seja, promovendo corrupção e desmandos como os que mencionou na Petrobras.

 

Lula demonstrou nervosismo e respondeu duvidando dos números citados pelo presidente, além de listar leis de combate aprovadas pelo Congresso Nacional durante seus governos.

MORRE AOS 51 ANOS ANDERSON LEONARDO, CANTOR DO MOLEJO

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, de 51 anos, do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira (26), 1 ano e meio após um diagnósti...