6 de junho de 2017

TEMER PEDE AO STF MAIS TEMPO PARA RESPONDER ÀS PERGUNTAS DA POLÍCIA FEDERAL

A defesa do presidente Michel Temer pediu nesta terça-feira (6) ao Supremo Tribunal Federal (STF) mais tempo para responder às 82 perguntas formuladas pela Polícia Federal na investigação da qual o presidente é alvo na Operação Lava Jato.
 
 
 
 
O prazo para Temer responder às questões por escrito termina nesta terça, mas os advogados pediram prorrogação até o fim da semana, na sexta (9) ou no sábado (10). Caberá ao relator do caso no STF, ministro Edson Fachin, aceitar ou negar o pedido.
 
 
 
No pedido, a defesa do presidente afirma que é "absolutamente impossível" que o presidente responda aos questionamentos no prazo de 24 horas, estabelecido por Fachin.
 
 
 
 
Também por determinação do ministro, a PF teve 10 dias para enviar a lista com as perguntas a serem respondidas.
 
 
 
Além disso, a defesa considerou “complexa” a tarefa de responder às perguntas, que exigirão um “grande esforço” do presidente em meio ao cumprimento de uma “carregada agenda”, com compromissos marcados que ocupam 15 horas de seu dia.
 
 

SAIBA QUANDO A DOR ABDOMINAL PODE SER SINAL DE APENDICITE

Dor, febre e desconforto gastrointestinal são sintomas comuns de qualquer patologia. Mas, quando associada à dor abdominal na região do estômago, náuseas, vômitos e sensação de estômago cheio, podem ser um alerta para apendicite aguda.

 
 
A inflamação no apêndice cecal, órgão que está localizado no início do intestino grosso, no baixo ventre à direita, deve ser diagnosticada o quanto antes segundo o cirurgião do Hapvida Saúde, Leonardo Ferrari: ’’O diagnóstico deve ser o mais precoce possível, pois quanto mais tempo demora, aumenta a chance de surgir um quadro grave de infecção que pode levar até a morte’’, diz.
 
 
 
Os cuidados devem se estender a todas as idades, apesar da incidência ser maior entre a população de 10 aos 50 anos, sem grande diferença entre os sexos, como destaca o cirurgião. ’’O tratamento deve ser de urgência, afinal, quanto mais idoso for o indivíduo, e se for portador de comorbidades como hipertensão e diabetes, há uma probabilidade maior de complicações’’.
  
 
Tratamento
 
A cirurgia é sempre o tratamento necessário para a apendicite. Segundo Ferrari, o procedimento é simples: “Atualmente, se faz por laparoscopia, com três pequenas incisões. Se em estágio avançado, ou em situações específicas, pode ser feita na forma convencional, através de um corte maior no abdômen”, explica.
 
 
 
Diagnóstico
 
Os sintomas são típicos, mas para o diagnóstico preciso, devem ser considerados exames como hemograma, que vai apresentar o aumento dos leucócitos, e exames de imagem, como ultrassonografia ou tomografia, que vão mostrar o apêndice inflamado. Nas mulheres, é preciso atenção no diagnóstico para não confundir as doenças ligadas aos ovários ou trompas.
 
 
Prevenção
 
Como forma de prevenção, a alimentação saudável é uma das maneiras mais corretas. Inserir alimentos ricos em fibras na alimentação é uma maneira de reduzir os riscos da doença, por facilitar o trânsito intestinal e diminuir a incidência de obstrução do órgão. Mas não elimina totalmente a chance de ter apendicite. É um problema que pode acontecer com qualquer um’’, enfatiza.

GOVERNO DO RN DECRETA ESTADO DE CALAMIDADE NA ÁREA DA SAÚDE PÚBLICA

O governo do Rio Grande do Norte decretou calamidade pública no setor hospitalar e nas unidades do serviço de saúde do estado. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (6).
 
 
 
 
De acordo com o decreto assinado pelo governador Robinson Faria, o Estado está autorizado a requisitar ou contratar, em caráter emergencial, quaisquer serviços e bens disponíveis, públicos ou privados, para reestabelecer a normalidade no atendimento aos serviços de saúde pública. O decreto vale por 180 dias a partir da publicação.
 
 
 
 
No decreto, o governador considera que há sobrecarga nos hospitais da rede estadual de saúde, especialmente no atendimento de pacientes de atenção primária na região metropolitana de Natal e nos principais hospitais regionais, em razão de a maioria dos municípios não dispor de estrutura apta ao atendimento integral em seu nível de atenção -- o que acarreta a falta da eficiência dos serviços estaduais de saúde pública e risco potencial à vida dos usuários.
 
 
 
 
Com a decisão, ficam disponíveis para atendimento aos serviços necessários da rede hospitalar todos os bens, serviços e servidores da administração pública direta ou indireta.

EM PARCERIA COM A PREFEITURA, SEBRAE INICIA CAPACITAÇÃO MAIS NEGÓCIOS EM JARDIM DO SERIDÓ

O SEBRAE/RN com a parceria da Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó iniciou nesta segunda-feira, 05 de junho, a capacitação Mais Negócios no Ginásio Lavoisier Maia, no centro da cidade, trabalhando o empreendedorismo voltado à população e comerciantes em geral.
 
 
 
 
 





A realização do Mais Negócios em Jardim do Seridó é resultado da parceria firmada entre o governo municipal e o SEBRAE, conforme ressaltou a analista técnica Ana Débora, “Queremos agradecer a prefeitura municipal pela parceria! É uma capacitação que a gente não conseguiria realizar se não tivesse esse apoio da prefeitura, e a administração está colaborando conosco”, disse ela.
 
 
 
 
 





A programação de abertura contou com a presença do prefeito Amazan; secretário municipal de Esporte, Turismo e Lazer, Ozires Neto; assistente técnico do SEBRAE e gerente da unidade SEBRAE em Caicó, Pedro Medeiros. As autoridades presentes reafirmaram a importância desse curso para a economia local a curto e médio prazo. A capacitação segue até a próxima sexta-feira (09/06), no horário das 19h às 22h.

“BACURAU NA GAIOLA’! HENRIQUE ALVES É PRESO PELA PF EM NATAL

O ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves foi preso na manhã desta terça-feira (6) em um desdobramento da Operação Lava Jato. O ex-deputado Eduardo Cunha também é investigado. Ambos são do PMDB e foram presidentes da Câmara dos Deputados.
 
 
 
 
Batizada de Manus, a operação investiga corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro na construção da Arena das Dunas, em Natal. Segundo PF, o sobrepreço chega a R$ 77 milhões.
 
 
 
 
 
São cumpridos 33 mandados, sendo cinco mandados de prisão preventiva (sem prazo), seis de condução coercitiva, quando alguém é levado a depor, e 22 de busca e apreensão nos no Rio Grande do Norte e no Paraná.
 
 
 
 
A investigação se baseia em provas da Lava Jato, que apontam o pagamento de propina a ex-parlamendois ex-parlamentares cujas atuações políticas favoreceriam duas grandes construtoras envolvidas na construção do estádio.
 
 
 
 
A partir de delações premiadas e de quebras de sigilos fiscal, bancário e telefônico dos envolvidos, foram identificados diversos valores recebidos como doação eleitoral oficial, entre os anos de 2012 e 2014, que na verdade consistiram em pagamento de propina. Identificou-se também que os valores supostamente doados para a campanha eleitoral em 2014 de um dos investigados foram desviados em benefício pessoal.
 
 
 
 
Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro.
 
 
 
 
Sobre o nome da operação, é referência ao provérbio latino “Manus Manum Fricat, Et Manus Manus Lavat”, cujo significado é: uma mão esfrega a outra; uma mão lava a outra.A Polícia Federal cumpre mandados nesta terça-feira (6) em um desdobramento da Operação Lava Jato. Mais informações em instantes.
 
 
 
 
Do Blog: Será que farão passeata? É o "arrastão" do 15 que tá passando por aqui? Uuiiiiiiiii..... 

SEGURANÇA É BALEADO DURANTE TENTATIVA DE ASSALTO A MALOTE NO SHOPPING MIDWAY MALL EM NATAL

Bandidos invadiram na noite desta segunda-feira, (05) o shopping Midway Mall na tentativa de roubar um malote de dinheiro que estava sendo levado por uma empresa de transporte de valores. Durante a ação criminosa, um vigilante foi baleado.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os bandidos abordaram os seguranças no primeiro piso do centro comercial, atirando na tentativa de levar o malote, mas fugiram sem conseguir levar o malote.
 
 
 
 
 
Segundo testemunhas, o segurança foi alvejado no braço e no colete, e  foi resgatado com vida e consciente.
 
 
 
 

A Polícia Militar está a procura dos criminosos com apoio dos agentes de segurança da Força Nacional que se encontram em Natal.

PGJ ENTREGA RELATÓRIO DE GESTÃO 2016 A DEPUTADOS, GOVERNADOR E SECRETÁRIOS

O Procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis Lima, esteve na manhã desta segunda-feira (5) na Assembleia Legislativa e na Governadoria para entregar, respectivamente, ao presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira, Deputados Estaduais, ao Governador Robinson Faria e alguns secretários de Estado, o Relatório de Gestão 2016 do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).
 
 
 
 
 
 


O PGJ acompanhado do Procurador-geral de Justiça Adjunto, Jovino Pereira da Costa Sobrinho, e do Chefe de Gabinete, Promotor de Justiça Alexandre Frazão, esteve na Assembleia Legislativa, onde entregou exemplares impressos do Relatório de Gestão 2016.
 
 
 


Rinaldo Reis foi recebido pelo Presidente da AL, Deputado Ezequiel Ferreira de Souza, além dos Deputados George Soares e Tomba Farias, que integram a Comissão de Finanças e Fiscalização da Casa, e o Procurador-Geral da ALRN, Sérgio Freire.
 
 
 

Trazemos aqui o nosso Relatório como todo ano fazemos, com enorme satisfação, pois estamos encerrando uma gestão de quatro anos, estruturando a casa para funcionar sem desperdício e de forma profissional. Esse documento espelha bem esse período”, disse Rinaldo Reis.
 
 


Ele também fez um agradecimento à Assembleia pela atenção dispensada aos assuntos ministeriais, com a aprovação de vários projetos nos últimos anos, o que contribuiu para o MPRN ser reconhecido nacionalmente, com várias ações premiadas no Prêmio Nacional do CNMP – Conselho Nacional do Ministério Público.
 
 


Na Governadoria, o Procurador-Geral de Justiça entregou o Relatório de Gestão ao Governador Robinson Faria, ao Procurador-Geral do Estado, Francisco Wilkie, ao Secretário de Administração e Recursos Humanos, Cristiano Feitosa, e ao Controlador Geral, Alexandre Varela.
 
 


Ele falou sobre alguns dados do relatório, como o aumento no atendimento ao público e o ajuizamento de ações civis públicas que foi duplicado em relação ao ano anterior, bem como comentou os esforços da instituição em se adaptar à crise e reduzir os índices de comprometimento da Receita Corrente Líquida (RCL) com os gastos de pessoal, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

 
 
Ao Governador e secretários, o Procurador-Geral de Justiça também entregou em primeira mão a publicação “Mensagens que contam uma história”, uma coletânea das mensagens semanais com as quais comunicava aos membros e servidores do MPRN as principais realizações nos últimos quatro anos.

 
 
O Relatório de Gestão 2016 do MPRN possui 208 páginas e dispõe sobre as diretrizes institucionais, gestão institucional, áreas de atuação, gestão administrativa e serviços auxiliares.

TSE RETOMA NESTA TERÇA JULGAMENTO DE AÇÃO QUE PEDE CASSAÇÃO DA CHAPA DILMA-TEMER

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retomará nesta terça-feira (6) o julgamento da ação que pede a cassação da chapa formada por Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB) que venceu a disputa pela Presidência da República em 2014.
 
 
 
 
Na sessão, o TSE vai julgar uma ação na qual o PSDB aponta abuso de poder político e econômico na disputa eleitoral.
 
 
 
 
Com base nas investigações da Operação Lava Jato, o partido acusa a campanha de Dilma e Temer de ter sido abastecida com dinheiro de propina de empresas contratadas pela Petrobras. Os advogados da chapa negam as acusações.
 
 
 
 
A ação foi apresentada dois meses depois de o candidato tucano a presidente, Aécio Neves, ter sido derrotado por Dilma e Temer. Atualmente, o PSDB comanda ministérios a convite de Temer e é o principal partido de sustentação do governo, ao lado do PMDB.
 
 
 
 
O julgamento começou em 4 de abril, mas foi adiado porque os ministros do TSE decidiram reabrir a etapa de coleta de provas, ouvir novas testemunhas e dar prazo adicional para as defesas entregarem as alegações finais – documento com as últimas manifestações sobre o caso.

TJRN PROMOVE 45 UNIÕES CIVIS EM CASAMENTO COLETIVO NO INTEIRO DO RN

O Núcleo de Ações e Projetos Socioambientais (Naps) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte realizou nesta segunda-feira, (05) mais um casamento civil coletivo, desta vez na comarca de Goianinha, com a participação de 45 casais. A iniciativa faz parte das comemorações de aniversário da Corte estadual, que completa 125 anos no próximo 4 de julho.
 
 
 
 
 
De acordo com o servidor Rossine Pimentel, que coordena os casamentos, ao longo dos dez anos de atuação do Núcleo, o Naps já promoveu a união civil de 14 mil casais, gratuitamente, por meio de uma parceria com os cartórios de cada município. “Só neste ano serão mais 3.600 contando com os de hoje”, antecipa.
 
 
 
 
A cerimônia gratuita, coletiva e comemorativa teve a presença do prefeito de Goianinha, Berg Lisboa, de representantes da Câmara Municipal e de secretarias, bem como de representantes do cartório do município e foi presidida pela juíza Ana Karina de Carvalho, a qual falou sobre os direitos e deveres dos noivos, baseados no artigo 1.535 do Código Civil. “Mas, é mais do que a letra fria da lei. Casamento é um pacto de vida para quem decide isso”, disse a juíza durante a solenidade.
 
 
 
 
O casal mais idoso da solenidade era formado por Sebastião Gomes e Célia Maria da Silva. Ele com 67 anos e ela com 53, os quais, indagados sobre o motivo de oficializarem a união, responderam sem demora. “A gente tinha esse sonho. Conversamos muito sobre assinar no cartório a nossa união de 23 anos”, comemorou o casal de agricultores, moradores da cidade há duas décadas.
 
 
 
 
Eles tiveram a companhia do casal mais jovem da cerimônia coletiva: o garçom Rodolfo Santiago, de 20 anos, e a noiva de 23, a cabeleireira Josicléia Santana. “Por morarmos aqui e aproveitarmos a gratuidade”, explicou o noivo.

GAROTA DE 14 ANOS É MORTA PELO NAMORADO COM TIRO NA CABEÇA NO INTERIOR DO RN

Uma adolescente de 14 anos morreu após ser atingida por um tiro na cabeça. O crime aconteceu na casa do namorado da adolescente, na cidade de Patú, que é o principal suspeito. Ninguém foi preso.
 
 
 
Segundo a Polícia Militar, vizinhos relataram que Nalanda Almeida Cardoso e o namorado costumavam brincar com armas.
 
 
 
Ela foi socorrida por vizinhos, que ouviram o barulho do disparo, mas não resistiu. O caso será investigado pela Polícia Civil.

MPF INVESTIGA SUPOSTO REPASSE DE US$ 80 MILHÕES DA J&F A LULA E DILMA

A Procuradoria da República no Distrito Federal abriu uma investigação sobre o suposto repasse de US$ 80 milhões do Grupo J&F aos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff em contas no exterior.
 
 
 
 
O procedimento investigatório criminal foi instaurado após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin remeter à procuradoria trechos dos depoimentos de executivos da JBS. Lula e Dilma não têm direito ao chamado foro privilegiado
 
 
 
.
Na delação premiada, Joesley Batista, dono da JBS, afirmou que, em 2009, foi criada uma conta para repasses a Lula, que totalizaram US$ 50 milhões. Em 2010, ainda de acordo com o delator, foi aberta outra conta, para enviar valores a Dilma, para a qual foram enviados US$ 30 milhões.
 
 
 
 
Os valores, segundo o delator, seriam contrapartida a um financiamento de R$ 2 bilhões, concedido em 2011, para a construção de uma fábrica da Eldorado Celulose.
 
 
 
 
O caso envolvendo o suposto repasse é investigado em Brasília em razão de suspeitas de desvios no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
 
 
 
 
Segundo relatos de delatores da JBS, a empresa corrompeu políticos para ter incentivos fiscais e conseguir dinheiro no BNDES e em fundos de pensão.
 
 
 
 
Os advogados de Lula informaram que "só vão se manifestar quando tiverem acesso ao material e reiteram a inocência do ex-presidente Lula".

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...