6 de novembro de 2019

CARROS CAEM EM LAGOA E MATA UM NO RN

Uma pessoa morreu em um acidente com dois veículos que caíram em uma lagoa, na manhã desta quarta-feira (06), no município de Poço Branco. 







Segundo a PRF, um Vectra rebocava um Corsa na BR-406, rodovia que liga Natal a Macau, quando o motorista perdeu o controle da direção.



Os dois veículos que seguiam no sentido João Câmara, saíram da pista e caíram em uma lagoa. O condutor do Corsa, de 54 anos, morreu no local.


Foto: PRF/RN.

DOS 49 MUNICÍPIOS DO RN QUE PODEM SER EXTINTOS, 06 FICAM NO SERIDÓ

Dos 49 municípios do RN, que podem ser extintos com a mudança no pacto federativo proposta pelo Governo Federal, 06 deles estão no Seridó Potiguar. O projeto prevê a incorporação das cidades com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total a municípios vizinhos. No entanto, a Federação de Município do estado ainda vai fazer um levantamento para saber quais municípios se enquadram neste segundo parâmetro. 




De acordo com o IBGE, 49 municípios do RN têm menos de 5 mil habitantes. A mudança no pacto federativo foi proposta em uma das três PECs enviadas nesta terça-feira (5) pelo governo ao Congresso Nacional





No Seridó, deixariam de ser municípios, Ipueira com 2.241 habitantes, Ouro Branco com 4.812, Santana do Seridó  com 2.680, São Fernando com 3.584, São José do Seridó com 4.634  e  Timbaúba dos Batistas com 2.414.

FACHIN DIZ QUE NÃO VÊ 'EFEITO CATASTRÓFICO' SE STF DERRUBAR PRISÃO EM 2ª INSTÂNCIA


O ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quarta-feira (6) que não vê "efeito catastrófico" sobre a operação caso o tribunal mude o entendimento sobre prisão em segunda instância. 




Nas sessões anteriores, quatro ministros votaram a favor da tese de que condenados em segunda instância podem cumprir pena: Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luis Roberto Barroso e Luiz Fux. Votaram contra a manutenção da segunda instância Marco Aurélio Mello, Rosa Weber e Ricardo Lewandowski. Faltam os votos de Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Dias Toffoli. 



O julgamento terá continuidade nesta quinta-feira (7). Os ministros analisam três ações que pedem que as prisões só sejam possíveis após o trânsito em julgado, isto é, quando não houver mais nenhum recurso disponível. 




Conforme o ministro Fachin, mesmo se houver mudança do entendimento atual, que permite a prisão em segunda instância, ainda será possível determinar prisões preventivas nos casos em que o réu representar risco à sociedade e ao processo.




"A eventual alteração do marco temporal para a execução provisória da pena não significa que, em lugar da execução provisória, quando for o caso, [não] seja decretada a prisão preventiva, nos termos do artigo 312 do Código de Processo Penal [quando o réu representa risco]. Então, não vejo esse efeito catastrófico que se indica", disse Fachin antes da sessão do STF desta quarta.

PESQUISADORES DO RN APRESENTAM CARRO CONVERTIDO PARA VEÍCULO ELÉTRICO

Um carro de passeio com motor de combustão interna foi convertido para elétrico por pesquisadores potiguares, após análises de um simulador criado por eles. O veículo resultado da pesquisa é uma das atrações do XXI Congresso Científico e Mostra de Extensão da UnP, integrante da rede Laureate, que começa hoje (06/11) e segue até a próxima sexta-feira, na Unidade Roberto Freire.

 





 
Fruto do Trabalho de Conclusão de Curso de dois alunos do Curso de Engenharia Elétrica, o simulador possui mais de 150 diferentes tipos de carros com suas características construtivas. Nele, os estudantes Elizeu Lisboa Dantas e Jefferson Thiago de Arruda adicionaram os elementos comerciais para montar o sistema do veículo elétrico.

 
 
A última etapa da pesquisa foi a adaptação do carro que está exposto no Espaço de Eventos da UnP. “Sobre o aspecto do investimento na conversão, de forma geral, considerando os custos das compras dos elementos do sistema, dos desembaraços alfandegários e do serviço de conversão, o retorno sobre o investimento é na média de 24 meses”, explica o orientador do projeto, Prof. Giuliani Garbi.

  

De acordo com o docente, espera-se que, com o atual custo da gasolina, o proprietário tenha uma economia diária de 85% do que gastaria se abastecesse. Durante o Congresso, o simulador estará à disposição de todo o público interessado para avaliar os custos da conversão.

VIVALDO PEDE QUE ASSEMBLEIA CIDADÃ SEJA INSTALADA EM CAICÓ

O deputado Vivaldo Costa (PSD) deu entrada esta semana no plenário da Assembleia Legislativa em um importante projeto, solicitando que aconteça na cidade de Caicó. O pedido do parlamentar foi para a realização do Assembleia e Você, ação promovida pela Casa Legislativa do Rio Grande do Norte, que  leva aos municípios os serviços de saúde, ação social, educação e orientação sobre relações de consumo para toda a comunidade. 



 
Vivaldo disse que tentará sensibilizar pessoalmente o presidente do legislativo, deputado Ezequiel Ferreira. "Tenho certeza que esta iniciativa será de grande importância ao povo caicoense, bem como, a população das cidades vizinhas. Já que são inúmeras ações gratuitamente oferecidas", defendeu. 




 
Na área de saúde estarão disponíveis os atendimentos das mais diversas especialidades médicas, além disso, haverá emissão de documentos pessoais durante o evento. Ademais, em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, será possível a realização de casamento coletivo entre os munícipes. Ainda a população beneficiada terá acesso ao Procon da Assembleia, memorial legislativo com exposições, oficinas de pintura, contação de histórias, espaço de lazer, exposição fotográfica, jogos diversos, Detran com teatro e pista lúdica, orientação bucal, palestras, roda de conversas, circuito psicomotor e cinema.

EM GREVE, POLÍCIA CIVIL DO RN REESTABELECE FUNCIONAMENTO DE DELEGACIAS DE PLANTÃO E DE HOMICÍDIOS


Em meio às paralisações da Polícia Civil do RN, o Sinpol-RN informou que os serviços nas delegacias de Plantão e na Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) foram restabelecidos no início da tarde desta terça-feira (05). 



Delegacias de bairro e especializadas, no entanto, continuam fechadas. De acordo com o Sindicato, um novo encontro com o governo do estado está previsto para às 16h. 



Policiais civis decidiram paralisar as atividades na manhã desta terça-feira (5), em todo o Rio Grande do Norte. De acordo com a assessoria da PCRN, com a paralisação, a Central de Flagrantes, as delegacias especializadas e as delegacias dos bairros chegaram a ser fechadas.

PREFEITO DE SANTA LUZIA E AUXILIARES PARTICIPAM DO LANÇAMENTO DO COFINANCIAMENTO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

O prefeito de Santa Luzia, José Alexandre de Araújo, "Zezé", participou do lançamento do Cofinanciamento Estadual 2019, que irá transferir R$ 6 milhões do Fundo Estadual de Assistência Social para os Fundos Municipais de Assistência Social. O evento ocorrido no Centro de Convenções de João Pessoa, contou também com as presenças da secretaria municipal de Assistência Social, Maria Lúcia de Lira Araújo; do gerente de Proteção e Programas Sociais da pasta, Júlio César de Morais; e do chefe de gabinete, Valdomiro Pereira.










Os recursos do Cofinanciamento Estadual 2019 serão destinados à execução de ações voltadas para a operacionalização e aprimoramento dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais no município. Na oportunidade, o prefeito "Zezé" destacou que a regularidade do município perante às exigências do Governo do Estado, por meio da Secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), possibilitarão o recebimento dos recursos.





“São recursos que contribuirão diretamente com ações assistenciais executadas por cada municípios que estiver quite com as exigências do Governo do Estado. A Prefeitura de Santa Luzia está totalmente apta a receber esses recursos, que ainda não sabemos qual o valor será destinado ao município. Mas são investimentos que chegam em boa hora para reforçar a política de assistência social, algo tão essencial na gestão pública”, comentou. 


EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...