29 de novembro de 2016

DIREÇÃO DO DETRAN ASSINA CONTRATO DE GESTÃO DO PROJETO GOVERNANÇA INOVADORA

O Detran/RN deu na manhã desta terça-feira (29) um novo passo na busca da melhoria dos investimentos e na construção de uma maior eficiência nos serviços com a assinatura do contrato de gestão do projeto Governança Inovadora. A iniciativa proposta pelo Governo do Estado é de planejar a gestão pública e definir metas de curto, médio e longo prazo para os próximos 20 anos, sendo as mesmas acompanhadas anualmente com o propósito de construir uma gestão moderna com a capacidade de satisfazer os anseios da população.
 
 
 
 
 
 
 
 
O diretor geral do Detran, Marco Medeiros, assinou o contrato de gestão no Gabinete da Direção e ressaltou a importância do planejamento e acompanhamento sistemático dos indicadores com foco em instrumentos gerenciais modernos que tragam, principalmente, mais tecnologia e mais qualidade para o Detran. “Elaboramos metas que vão ser perseguidas e avaliadas rotineiramente para que o Detran alcance índices de qualidade cada vez mais satisfatórios. A iniciativa do Governo do Estado é de extrema importância, pois trata-se de uma política de Estado que vai gerar frutos para as próximas gerações”, comentou.
 
 
 
 
Entre as metas de ação planejadas pela equipe técnica do Detran, estão a implantação do sistema de vistoria veicular eletrônica, que vai reduzir o tempo do serviço, que hoje é de 15 minutos, para apenas cinco minutos, e a reformulação de três etapas no sistema de Registro de Veículos, o que deve gerar mais agilidade e eficiência nas atividades. “São exemplos de ações que vão resultar na diminuição de filas, na otimização da mão de obra e na satisfação do nosso cliente”, assegurou o diretor Marco Medeiros.
 
 
 
 
A consultora Carolina Siqueira, representante do Instituto Publix, responsável pelo acompanhamento do projeto Governança Inovadora, lembrou que o contrato de gestão tem duração anual, com monitoramento e avaliação mensal das metas propostas. Bimestralmente também serão realizados encontros com os secretários e gestores dos órgãos e a cada quatro meses deve haver reunião com a participação do governador. “No contrato consta o compromisso do gestor para aquele ano e uma agenda de melhorias que devem ser seguidas, pois serão monitoradas visando sempre à modernização da gestão publica no Rio Grande do Norte”, disse.
 
 
 
 
O Governança Inovadora vem com o propósito de fortalecer a capacidade de governo para a adoção de um novo padrão de desenvolvimento para o Estado. O plano se encontra estruturado dentro de quatro frentes principais de trabalho: Construção do Plano Estratégico de Desenvolvimento até 2035; Revisão de Processos de Trabalho e Diagnóstico; Revisão da Estrutura Organizacional; e a Contratualização de Resultados.

“QUANDO VEM DE DEUS, SÓ PODEMOS NOS CONFORMAR”, DIZ IRMÃO DO POTIGUAR GIL, JOGADOR DA CHAPECOENSE QUE TAMBÉM MORREU NA QUEDA DO AVIÃO

Quando vem de Deus, só podemos nos conformar. Deus nos conforte”. As palavras vêm de um dos irmãos do volante Gil, (foto), da Chapecoense, um dos mortos na madrugada desta terça-feira (29) na queda do avião da LaMia, na Colômbia. Toda a família do jogador mora na cidade de Nova Cruz, na região Agreste potiguar. 
 
 
 
Uma pessoa foi socorrida ainda com vida após o acidente, mas morreu a caminho do hospital. Essa pessoa foi justamente o Gil. A última vez que ele esteve em casa, conosco, foi em dezembro, nas férias dele. Estávamos todos esperando que ele passasse o fim de ano com a gente novamente, só que desta vez campeão da Sulamericana. Mas, quando vem de Deus, só podemos nos conformar. Deus nos conforte”, disse José Obdiedson Alves.
 
 
 
 
Ainda segundo o irmão de Gil, os pais do jogador receberam a notícia da queda do avião ainda na madrugada. Já pela manhã, precisaram ser medicados e foram levados para um hospital da cidade. “Estamos todos arrasados”, concluiu.
 
 
 
 
Um dos irmãos de Gil é o ex-jogador Geraldo Madureira, que defendeu o ABC de Natal.

PRESIDENTE DO TJRN ANUNCIA PAGAMENTO DE NOVEMBRO PARA ESTA QUINTA-FEIRA, (1º)

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Santos, anunciou no início da tarde desta terça-feira (29) o pagamento dos salários dos servidores, referente ao mês de novembro, será feito nesta quinta-feira, 1º de dezembro. Além disso, o dirigente do Judiciário estadual também comunica aos magistrados e servidores que a parcela restante do 13° salário será depositada no dia 8 de dezembro, Dia da Justiça.
 
 

Ao fazer o anúncio, o presidente do TJRN destacou que com esses pagamentos, feitos em um momento no qual o Estado passa por uma crise financeira, os servidores poderão cumprir e honrar seus compromissos e se programar em suas despesas. Cláudio Santos destacou ainda que nesta época do ano, ter essa segurança para quitar seus pagamentos é algo importante, sobretudo quando o período é marcado pelas festas de fim de ano, que se aproximam.

PREFEITO DE SANTANA DO SERIDÓ SEGUE NOMEANDO SERVIDORES EM DESOBEDIÊNCIA ÀS LEIS

Apesar de saber que é vetado pela lei eleitoral e pela LRF, (Lei de Responsabilidade Fiscal), o prefeito de Santana do Seridó, Adriano Gomes, “Dril”, derrotado na última eleição, segue nomeando servidores públicos.
 
 
 
 
 
 
O prefeito foi apelidado de “Tranca Rua”, pois após sua derrota, fechou vários serviços públicos, e demitiu vários servidores, alegando que não tinha como pagar a folha, mas ao mesmo tempo, passou a convocar candidatos aprovados em concurso público.
 
Sem sobra de dúvidas, o prefeito deve ter como intuito, inviabilizar a futura gestão, pois se antes o mesmo demitiu dizendo que não tinha como pagar, agora nomeia, em ato ilegal, inchando a folha de pagamento, deixando o problema para a futura gestão.
 
Do Blog: Isso é um absurdo! Deve ter sido a “pisa” que levou nas urnas.

NUTRICIONISTA DÁ DICAS DE ALIMENTAÇÃO PARA OS DIAS DE CARNATAL

Em Natal, os dias de folia estão chegando. Entre os dias 1º e 4 de dezembro, o Carnatal vai arrastar milhares de foliões por longas horas atrás de trios elétricos. Para que a festa seja perfeita do início ao fim é importante não descuidar da alimentação e hidratação, alerta Roseanny Cristina, nutricionista do Hapvida Saúde, que nesta entrevista dá dicas para acertar na escolha da alimentação antes e depois da folia. A preparação já pode começar.

 
 

1 - Quem vai aproveitar todos os dias de Carnatal vai ter um gasto maior de energia; os cuidados com a alimentação e hidratação já devem ser iniciados?
Roseanny Cristina: Sim, a preparação já pode começar. Para os dias de folia é indispensável uma alimentação equilibrada em relação às frutas, legumes e verduras e é fundamental uma boa ingestão de água e sucos de frutas naturais. Os foliões também podem usufruir da água de coco, que é um bom repositor de sais minerais que se perde muito em tempos quentes como estes que estão ocorrendo aqui em Natal.  
 
 
                     
 
2 - Em dia de festa, como o folião deve se preparar para a noite? Consumir que tipos de alimentos?     
Roseanny Cristina: Em dia de festa a alimentação deve ser com maior destaque à alimentos como frutas com maior composição de líquidos como melancia, abacaxi e melão. De preferência focar no consumo de alimentos mais saudáveis possíveis e ficar longe de alimentos ricos em frituras e gorduras.
 
 
 
 
3 - E no dia seguinte da folia, o que consumir para recuperar as energias?
Roseanny Cristina: No pós-folia o consumo pode ser de alimentos ricos em carboidratos como tapioca, cuscuz e macaxeira para repor carboidratos perdidos e as frutas e verduras podem ser consumidas para repor as vitaminas e minerais perdidos na noite anterior.    
 
 
 
                 
4 – E o consumo de líquidos durante toda a noite deve receber atenção extra?
Roseanny Cristina: Uma boa ingestão de água é indispensável para os dias e para a hora da folia. A água de coco é um ótimo repositor natural para hidratação nas noites de folia; lembrando que o ideal é consumir água de coco natural e não a de copinhos.

SOBREVIVENTES DA TRAGÉDIA DO AVIÃO DA CHAPECOENSE SÃO 3 JOGADORES, 1 JORNALISTA E 2 TRIPULANTES

O avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, caiu na madrugada desta terça-feira (29). Segundo autoridades colombianas, há mais de 70 mortos e seis sobreviventes. O avião da LaMia, matrícula CP2933, decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com destino a Medellín.
 
 
 


Até o momento, as informações sobre o número de corpos resgatados do local do acidente variam. Na última atualização, a polícia de Antioquia diz que 65 corpos foram encontrados, e 63, resgatados. A Unidade Nacional de Gestão de Riscos fala em 50 corpos. A Cruz Vermelha informou 60, e o governador do estado falou que foram encontrados 64 corpos.
 
 
 
Segundo as autoridades colombianas, a aeronave levaria 81 pessoas a bordo: 72 passageiros e 9 tripulantes. No entanto a lista inclui quatro que não embarcaram e estão vivas. Não há confirmação se outras pessoas embarcaram no lugar delas.
 
 
 
 
 


 
Segundo comunicado da Aeronáutica Civil Colombiana, os seis sobreviventes são os jogadores Alan Ruschel, (foto acima) Neto e Follmann, o jornalista Rafael Henzel, o técnico da aeronave Erwin Tumiri e a comissária de bordo Ximena Suarez.
 
 
 
 
O goleiro Danilo também tinha sido resgatado com vida, mas morreu no hospital.
 
 
 
O ex-jogador Mario Sergio, comentarista do canal FoxSports, está entre as vítimas, segundo o Bom Dia Brasil.
 
 
 
Os jogadores da equipe de Santa Catarina são:
 
 
- Goleiros: Danilo e Follmann;
- Laterais: Gimenez, Dener, Alan Ruschel e Caramelo;
- Zagueiros: Marcelo, Filipe Machado,
Thiego e Neto;
- Volantes: Josimar, Gil, Sérgio Manoel e Matheus Biteco;
- Meias: Cleber Santana e Arthur Maia;
- Atacantes: Kempes, Ananias, Lucas Gomes, Tiaguinho, Bruno Rangel e Canela.

DEPUTADA CRISTIANE DANTAS É ELEITA PARLAMENTAR DO ANO 2016

O Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa elegeu na manhã desta terça-feira (29), a deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB) como a Parlamentar do Ano 2016. Cristiane recebeu 25 votos dos jornalistas que acompanham as atividades no Poder Legislativo. Ao todo, 43 profissionais da comunicação estavam aptos a votar e 33 compareceram.
 
 
 
 
 

 
A eleição de Parlamentar do Ano ocorre desde 1972 e elege o deputado com atuação destacada ao longo do ano. A escolha é feita pelos profissionais da imprensa que cobrem diariamente as atividades da Assembleia.
 
 

A deputada agradeceu a votação expressiva pela escolha da imprensa potiguar e avaliou as ações que resultaram no título. “Nesse ano tivemos duas leis sancionadas, a que cria a Patrulha Maria da Penha e a que instituiu agosto o mês de proteção à mulher. Realizamos ainda audiência públicas, estive engajada em campanhas de prevenção ao câncer e, recentemente, fui relatora da Comissão Especial de Segurança. Então foi um ano bastante produtivo. Eu agradeço à imprensa por acompanhar e reconhecer o nosso trabalho”, disse Cristiane.
 
 

O resultado da votação foi lido na sessão plenária pelo presidente Ezequiel Ferreira, que parabenizou a deputada pela atuação no Poder Legislativo. Cristiane aproveitou o momento para reforçar o compromisso com a proposição de ações que venham a beneficiar a população. “Em 2017 estamos planejando novos projetos. Esse título de Parlamentar do Ano aumenta a responsabilidade em trabalhar cada vez mais pelo nosso povo”, finalizou.

TRAGÉDIA CONFIRMADA! DOS 81 QUE ESTAVAM NO AVIÃO QUE LEVAVA O TIME DA CHAPECOENSE, APENAS 5 SOBREVIVERAM

O avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, sofreu um acidente na madrugada desta terça-feira (29), informam autoridades colombianas. Segundo autoridades colombianas, há 76 mortos e cinco sobreviventes. O avião da LaMia, matrícula CP2933, decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com 81 pessoas a bordo: 72 passageiros e 9 tripulantes.
 
 
 
 
 
 
 
Segundo informações, o diretor de um hospital envolvido no socorro disse que apenas cinco pessoas sobreviveram ao acidente: os jogadores Alan Ruschel, Danilo e Follmann, um jornalista e um comissário. Não há, por enquanto, identificação das vítimas fatais.
 
 
 
 
O general José Acevedo Ossa, comandante da Polícia Metropolitana do Valle de Aburrá, confirmou a morte de 76 dos 81 passageiros, segundo o jornal El Colombiano, de Medellín.
 
 
 
 
Segundo a imprensa local, a aeronave com o time catarinense perdeu contato com a torre de controle às 22h15 (local, 1h15 de Brasília) e caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro, perto de Medellín.

PIB DO RN TEM CRESCIMENTO ABAIXO DA MÉDIA NACIONAL ENTRE 2002 E 2014

O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Norte cresceu abaixo da média do Brasil entre os anos de 2002 e 2014. É o que aponta a pesquisa Contas Regionais 2014, que é elaborada pelo IBGE em conjunto com os órgãos estaduais de estatística, divulgada nesta segunda-feira (28). Nesse período, o PIB potiguar cresceu 43,2%, o que representa um aumento médio de 3% ao ano. A média nacional de crescimento no mesmo recorte foi de 50,7%. Além do RN, apenas Alagoas teve crescimento do PIB abaixo da média brasileira: 49,9%.
 
 
 
 
Em 2014, O PIB do Rio Grande do Norte alcançou R$ 54.023 milhões. Esse número é 1,6% superior em relação a 2013. O PIB potiguar representa 0,9% do PIB brasileiro.
 
 
 
Segundo a pesquisa do PIB, do valor adicionado de R$ 48.235 milhões, o setor agropecuário participa com 3,2%, o mesmo percentual observado em 2013. Na agricultura ocorreu crescimento na produção de mandioca e cana-de-açúcar (lavoura temporária) e banana (lavoura permanente). De acordo com o IBGE, a pecuária obteve um "pequeno" crescimento na criação de bovinos e de aves.
 
 
 
O setor industrial participa com 21,9% do valor adicionado, inferior a 2013 (23,4%). A queda na participação deve-se a retração na indústria extrativa mineral (petróleo), na indústria de transformação (refino de petróleo) e na indústria da construção civil (desaceleração na construção de obras públicas).
 
 
 
Em nota, o IBGE diz que a geração e distribuição de eletricidade e gás, água, esgoto e gestão de resíduos teve desempenho positivo, principalmente, pelo bom desempenho da atividade voltada para a geração de energia eólica.
 
 
 
O setor de serviços representa 74,9% do valor adicionado da economia estadual, superior a participação observada em 2013 (73,4%), em decorrência do bom desempenho do comércio, e em especial do comércio atacadista e varejista. Excetuando-se a administração pública, o Comércio é a principal atividade econômica do Estado.

FATALIDADE! JOVEM MORRE APÓS DAR SALTO MORTAL EM AÇUDE NO AC; VEJA VÍDEO

Um vídeo mostra o salto dado pelo estudante de enfermagem Adelvanir Pereira Alves, de 23 anos, pouco antes de morrer. Ele morreu após passar mal, momentos depois de dar um salto mortal e mergulhar de uma ponte em um açude em que brincava com amigos, na Vila Pentecostes, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre. O caso ocorreu no domingo (27), o jovem morreu no local.
 
 
 
 
Jovem deu salto mortal e passou mal após o pulo, conta irmão (Foto: Alcemir Alves/Arquivo pessoal)
 
 
 
No vídeo, o jovem é o primeiro a saltar na água, em seguida saltam o irmão dele, Alcemir Alves, de 24 anos, e um amigo.
 


"Foi uma tragédia. Estávamos na colônia de um amigo em um dia de lazer. Tomávamos banho e pescávamos. Depois do almoço decidimos gravar um vídeo pulando. Meu irmão pulou e quando boiou disse que estava sem ar. Eu e um amigo o ajudamos a subir, mas ele desmaiou e tentamos reanimá-lo”, disse, o irmão do jovem.
 
 
 
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) levou, de acordo com o irmão da vítima, cerca de 30 minutos para chegar ao local. “A enfermeira pediu apoio de outra viatura com um médico que tentou reanimar ele, mas não teve jeito”, contou.
 
 
 

 

O médico legista Marcelo Lima, responsável pela necrópsia, explica que a morte não foi causada pelo salto e sim, segundo o laudo do Instituto Médico Legal (IML), por broncoaspiração de suco gástrico.
 
 
 
 
Ele pode ter tido um refluxo na hora em que mergulhou e como havia acabado de almoçar fez uma broncoaspiração e entrou água no pulmão dele, o que o matou. Ele não possuía nenhuma lesão”, salientou.
 

Fonte: G1/AC.
 

CASAMENTO COMUNITÁRIO REUNIRÁ 200 CASAIS EM CIDADE DO RN NESTA QUARTA-FEIRA, (30)

Um dos anos com maior número de casamentos comunitários realizados pelo Tribunal de Justiça. Este é o saldo de 2016, para o Núcleo de Ações e Programas Socioambientais (Naps) no segmento de formalizações civis de uniões estáveis em quase dez anos deste trabalho de alcance social. Com a cerimônia para 200 casais em Ceará-Mirim nesta quarta-feira (30), a partir das 9 horas, na unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) daquela cidade, a conta chegará a 2061 casamentos deste tipo realizados pelo Judiciário em 2016.
 
 
 
 
Ano passado, a quantidade de casamentos formalizados foi de 1390. “Nossa expectativa é quem possamos fazer 3 mil uniões civis avalizadas pelo Judiciário, pois muitos prefeitos eleitos sinalizaram para o Naps do TJRN interesse em sediar eventos como o de Ceará-Mirim”, ressalta Rossini Pimentel, coordenador de casamentos do Núcleo. Casais das áreas urbana e rural daquele município da Grande Natal irão participar da cerimônia, a ser presidida pela juíza Fátima Soares.

O “MATADOR DE MULHERES” É RECAPTURADO EM CIDADE DO RN

A Polícia Civil de Mossoró prendeu na tarde desta segunda-feira, (28), Antônio Fernandes dos Santos de 66 anos de idade, foragido do presídio estadual de Caicó, onde cumpria pena por homicídios contra duas mulheres, sendo um na cidade de Alexandria e outro em Jardim de Piranhas.
 
 

O foragido foi preso em uma residência no Conjunto Santa Delmira, em Mossoró em cumprimento a um mandado judicial expedido pela justiça da comarca de Caicó.


Após ser preso, o matador de mulheres, como ficou conhecido, foi encaminhado à Cadeia Pública, mas deverá ser transferido para o presídio de origem nesta terça-feira, (29).
 
 
Do Blog: Covarde canalha!
 
 
 

EMPRESÁRIO QUE SE SUICIDOU COM TIRO NA CABEÇA DEIXA CARTA AFIRMANDO QUE PREFEITA ERA CHEFE DE ESQUEMA DE CORRUPÇÃO EM PREFEITURA DE CIDADE DO SP

O conteúdo da carta deixada pelo empresário Marcelo Plastino, que morreu na sexta-feira (25) em Ribeirão Preto (SP) após atirar contra a própria cabeça. revela que a prefeita Dárcy Vera (PSD) é a operadora do esquema de fraudes na Prefeitura de Ribeirão.   
 
 
 
 
Um dos principais alvos da Operação Sevandija, que apura irregularidades em contratos de R$ 203 milhões em licitações do governo municipal, Plastino foi acusado de pagar propina a vereadores e a funcionários do alto escalão do governo Dárcy Vera. Segundo a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público (MP), a empresa dele, a Atmosphera, era usada como cabide de empregos dos parlamentares, que indicavam pessoas para trabalhar em postos terceirizados pela Companhia de Desenvolvimento Econômico (Coderp). Em troca, os vereadores deveriam apoiar os projetos de interesse do Executivo na Câmara.
 
 
 
 
O empresário, preso em setembro quando foi deflagrada a primeira fase da Operação Sevandija, estava em liberdade desde outubro após obter um habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O corpo dele foi enterrado no sábado (26) no Cemitério Bom Pastor, em Ribeirão.
 
 
 
 
Procurada, a prefeita Dárcy Vera não comentou o teor da carta. A chefe do Executivo é alvo de uma investigação na Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo.
 
 
 
 
Em nota, a PF informou nesta segunda-feira (28) que trabalha em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) na análise do material apreendido, e que só vai se manifestar ao término da apuração.
 

TRAGÉDIA! PREFEITO DE MEDELLIN DIZ QUE HÁ 25 MORTOS CONFIRMADOS NO ACIDENTE COM AVIÃO DA CHAPECOENSE

O avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, sofreu um acidente na madrugada desta terça-feira (29), informam autoridades colombianas. O prefeito Frederico Gutierrez informou que o acidente matou ao menos 25 pessoas. Há feridos. O avião da Lamia, matrícula CP2933, decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com 81 pessoas a bordo: 72 passageiros e 9 tripulantes.
 
 
 
 
 
 
 
 
As primeiras informações são que de seis pessoas foram resgatadas e levadas a hospitais na região. Dentre esses sobreviventes estariam o lateral Alan Ruschel, que chegou a unidade de saúde consciente, mas em choque, e os goleiros Danilo e Follmann. O Corpo de Bombeiros local, por sua vez, falou em 10 pessoas resgatadas.


TRAGÉDIA! AVIÃO COM EQUIPE DA CHAPECOENSE CAI NA COLÔMBIA

O avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, sofreu um acidente na madrugada desta terça-feira (29), informam autoridades colombianas. Não há informações sobre mortos, mas há feridos. O avião da Lamia, matrícula CP2933, decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com 81 pessoas a bordo: 72 passageiros e 9 tripulantes.
 
 
 
 
 
 
 
 
Segundo a imprensa local, a aeronave com o time catarinense perdeu contato com a torre de controle às 22h15 (local, 1h15 de Brasília) e caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro, perto de Medellín.
 
 
 
 
As primeiras informações são que de seis pessoas foram resgatadas e levadas a hospitais na região. Dentre esses sobreviventes estariam o lateral Alan Ruschel, que chegou a unidade de saúde consciente, e os goleiros Danilo e Follmann. O Corpo de Bombeiros local falou em 10 pessoas resgadas.
 
 
 
O Comitê de Operação de Emergência (COE) e a gerência do aeroporto informaram que a aeronave se declarou em emergência por falha técnica às 22h (local) entre Ceja e Lá Unión. Anteriormente, a imprensa colombiana informou possível falta de combustível como causa do acidente. Mas a mídia local informou que o piloto despejou combustível após perceber que o avião iria cair.

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...