3 de setembro de 2009

MEDITAÇÃO PARA O DIA 03 DE SETEMBRO

Atenção
Dirigindo pela cidade, deparamos com muitos faróis, alguns deles de três tempos, com faixa de pedestre. Dirigindo mecanicamente, sem prestar atenção, pode causar transtornos para nós e para o próximo. Prestar e dar atenção são gestos importantes nos relacionamentos humanos. Dar atenção é valorizar o outro, considerando-o digno de respeito tanto quanto nós.

No mundo animal, freguentemente um vigia enquanto o bando procura alimentos. E quando vê ou pressente o perigo, emite sinais de atenção e de alerta.

Se houvesse mais atenção por parte de todos, certamente teríamos menos vítimas no transito, no trabalho e até em casa, onde crianças se acidentam por causa da desatenção dos adultos. O que dizer, então, dos idosos e doentes, que requerem atenção especial? E os portadores de necessidades especiais?

PRESTAR A DAR ATENÇÃO NÃO É QUESTÃO DE ETIQUETA, MAS ATO DE MISERICÓRDIA.

José Bortolini

SEGUNDO LOTE DE SENHAS PARA A FESTA COM FORRÓ DOS PLAYS JÁ ESTÁ À VENDA

Depois de ter sido esgotado o primeiro lote de mil senhas para a festa do próximo sábado, dia 05 de agosto, no Mangueiral em Jardim do Seridó, a organização do evento já colocou à venda o segundo lote.

As senhas para o show de Forró dos Play’s, agora estão custando o valor de R$ 15,00 e podem ser adquiridas nos seguintes locais: Banca do Odival Henrique, próximo ao Mercado Público; Loja Nilson Imagens e Maria Rita Boutique.


Além da atração cearense, o Forrozão Aryaxé também animará a tradicional Festa da Juventude. A realização do evento é de Nilson Imagens Produções. Outras informações: 9993-2199 ou 9175-6636.


SECRETARIA DE SAÚDE DE CAICÓ MANTÊM TODAS AS EQUIPES DO PSF COM MÉDICO

Um dos grandes problemas das equipes do Programa Saúde da Família, hoje chamado Estratégias de Saúde da Família, é a manutenção dos profissionais na atenção básica dos municípios.

A capital Natal, por exemplo, tem, oficialmente, 116 equipes do Programa de Saúde da Família (PSF). Entretanto, apenas 47 (40,5%) trabalham efetivamente.

A cidade de Caicó ainda padece de alguns problemas nesse setor, mas o prefeito Bibi Costa (PR) incumbiu a equipe da Secretaria de Saúde de programar a estruturação do PSF local.

Segundo o secretário de Saúde, Nildson Dantas, o programa saltou de três para dezesseis equipes. “Essas mudanças possibilitaram um grande avanço. Atenção básica e qualidade no atendimento são os primeiros passos”, explicou Nildson.

Antes eram poucas equipes do PSF e nem todas estavam completas, isso gerava uma demanda muito maior do que podíamos atender. Agora, com todas as equipes funcionando, temos uma melhor qualidade de serviço prestado a população que está sentindo na pele as melhorias implantadas na área da saúde em Caicó”, analisou o médico Milson Rabelo que foi um dos pioneiros do PSF no município de Caicó.

Veja abaixo a relação dos médicos que atuam nos PSF

PSF – Médicos

Boa Passagem I – Milson Rabelo Ribeira

Boa Passagem I – Yure Nóbrega Vilar Nascimento

Salviano/Alto da Boa Vista/Samanaú – Francisco Jares de Queiroz Silva

Vila/Recreio – Carlos Procópio de Lucena

Walfredo/Frei Damião – Rodrigo Arantes de Oliveira

Paulo VI – Antonio Nóbrega Neto

João XXIII – Silvio Santos

Barra Nova – Tiago Pereira Ramalho Dias

Castelo/Itans – Nilson Dias de Araújo

Soledade/João Paul II – Ualison Bezerra Costa Uchoa

Paraíba – Francisco Evilasio Monteiro

Nova Descoberta – José Fernandes

Centro – Elísio Brito Medeiros Galvão

Palma II – Paulo Ranieri de Araújo Moraes

Laginhas I – Gerson Barbosa do Nascimento

Sabugi III – Ozair Araújo de Medeiros.

CINE CÂMARA SERÁ LANÇADO NESTA SEXTA-FEIRA EM JARDIM DO SERIDÓ


Ainda dentro das comemorações alusivas aos 150 Anos de Instalação da Câmara Municipal de Vereadores de Jardim do Seridó, será lançado amanhã (4), a partir das 9h, no Centro de Eventos Mestre Galinho, o Projeto Cine Câmara.

Este projeto tem como objetivo oferecer suporte didático-pedagógico aos professores do município, através de filmes com temáticas voltadas para a educação nas suas diversas áreas.

Dois profissionais do Cine Clube Natal desenvolverão nesta sexta-feira, uma oficina com os professores da cidade, na parte da manhã e tarde, treinando-os para a execução do projeto pioneiro no interior do Estado. No final, acontecerá a apresentação do primeiro longa, escolhido pelos próprios educadores.

As exibições das sessões serão gratuitas e acontecerá uma vez por mês no Centro de Eventos, contando com a presença não só dos alunos, mas também da população jardinense. “O Cine Câmara é uma adaptação das exibições de curtas e longas metragens para alunos das escolas de Jardim do Seridó, de forma gratuita, com a finalidade de entreter e educar, além de significar um resgate do cinema nesta cidade”, disse o presidente Valdeger.



VEREADOR QUE ESTAVA AFASTADO DO PREFEITO FAZ DISCURSO NA CÂMARA E REAFIRMA QUE VOLTA A INTEGRAR O SISTEMA GOVERNISTA


Um discurso na sessão da Câmara Municipal de Ouro Branco, que ocorreu no final da tarde desta quarta-feira (2), chamou a atenção da classe política da cidade. O vereador Iranildo Souto (PMDB), que desde a antecipação da eleição da Mesa Diretora, estava afastado do sistema liderado pelo prefeito Nilton Medeiros (PTB), admitiu que vai continuar na política e estar voltando ao grupo governista, onde sempre atuou desde que iniciou sua vida pública.

O vereador peemedebista, que estava sendo assediado pela oposição há vários meses, anunciou na tribuna da Casa, que agora defenderá a base do prefeito Nilton Medeiros. “Estava um pouco afastado, porque eu achava que ia abandonar a política. Mas, conversando com algumas pessoas, me deram todo o incentivo e me orientaram que me juntasse a um grupo político”, relatou o vereador. “Meu partido sempre teve vinculo com o PTB do prefeito. Jamais o PMDB iria aceitar eu fazer aliança com outro partido a não ser do prefeito. A partir de hoje, estaria aliado firme e forte com o grupo do prefeito Nilton Medeiros”, anunciou Iranildo.

As articulações para a volta do vereador Iranildo Souto partiram do presidente da Câmara, Ediwilson Azevedo (PTB), que no início da semana agendou uma conversa política do vereador com o prefeito Nilton Medeiros. Na sessão desta quarta-feira, Ediwilson que se destaca por ser um articulador e fazer política sem radicalismo, comemorou o resultado das conversas. “Tenho procurado ser sempre muito aberto, tanto na presidência da Câmara, como integrante do meu sistema. Porque sou daqueles que acredito, que não se deve fazer política diminuindo, pois tudo que diminui se acaba”, frisou Ediwilson em seu discurso.

Quem também saudou o retorno do entendimento de Iranildo com o sistema do prefeito Nilton Medeiros, foi o vereador Júnior Nogueira (PcdoB), líder do prefeito na Câmara. “Iranildo voltou para apoiar o prefeito. Eu acho que ele está no lugar certo. Fez a coisa certa. Todo mundo erra. Eu errei também, fui para a oposição e voltei para minhas origens”, falou Júnior, relembrando quando rompeu com Nilton em 2005 e retornou este ano.



OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...