30 de junho de 2020

FÁTIMA ANUNCIA QUE AULAS PRESENCIAIS PODEM SER RETOMADAS EM MEADOS DE AGOSTO


A governadora anunciou nesta terça (30) que as aulas presenciais no Rio Grande do Norte podem ser retomadas em 14 de agosto. As aulas estão suspensas desde 18 de março por causa da pandemia do coronavírus.

 

Fátima Bezerra afirmou que a retomada das aulas presenciais "passa por uma série de medidas porque tem que se dar de maneira muito segura" e que a data ainda é um indicativo e não está definida.

UBALDO SOLICITA QUE ARTESANATO SEJA INCLUÍDO NA FLEXIBILIZAÇÃO DA ECONOMIA

O deputado estadual Ubaldo Fernandes (PL) fez um apelo ao Governo do Estado, durante sessão ordinária por Sistema de Deliberação Remota (SDR) da Assembleia Legislativa, realizada nesta terça-feira (30), para que inclua o segmento dos artesãos potiguares na retomada da economia com a flexibilização das atividades.  




                                    
“Faço um apelo ao Governo do Estado para que esse serviço seja retomado mais rápido possível. Sabemos que as dificuldades são grandes, sei que não depende só da governadora, que também existe um núcleo voltado a definir as estratégias de combate à pandemia, mas é preciso considerar a retomada dos centros de artesanato do Estado. Muitos desses trabalhadores me procuraram e retrataram as dificuldades enfrentadas”, explicou o parlamentar.




Ele aproveitou para destacar a necessidade de prioridade na realização de testes da doença em vários segmentos da sociedade, principalmente servidores da saúde, da segurança, bem como outros servidores que trabalham na linha de frente. “Que o Governo compre o máximo possível de teste para testar em massa”, indicou.

FILHA É PRESA APÓS MATAR MÃE A MARRETADAS E FACADAS NO RN

Uma mulher de 18 anos foi presa após matar a própria mãe a facadas e marretadas, na manhã desta terça-feira (30), na Zona Oeste de Natal. A informação foi confirmada pela Polícia Civil. Aos agentes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a mulher confessou o crime e disse ter cometido o ato extremo por "impulso". 




A vítima foi identificada como Edilza dos Santos Oliveira, de 53 anos. Na delegacia, a jovem disse que assassinou a própria mãe por medo de ser expulsa de casa, o que já havia acontecido antes por causa da dependência química da suspeita. As duas moravam juntas no bairro Bom Pastor. 




Ainda segundo a Polícia Civil, a mulher presa em flagrante contou ter passado a noite anterior consumindo drogas ilícitas e ingerindo bebidas alcoólicas, o que, segundo ela, teria provocado o homicídio. Ela deverá ser encaminhada à Central de Flagrantes e o crime será investigado pela DHPP.

PREFEITO DE MANAUS, TESTA POSITIVO PARA COVID-19 E É HOSPITALIZADO


O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, de 74 anos, foi internado nesta segunda-feira (29) em um hospital particular da cidade depois ter tido resultado positivo para a Covid-19. Em nota, a Prefeitura informou que o diagnóstico foi feito "por meio de tomografia" e que Virgílio "segue em isolamento na unidade com quadro estável, inclusive despachando normalmente". 




Em comunicado divulgado, a Prefeitura cita o boletim médico e informa que Virgílio se encontra “hemodinamicamente estável, sem necessidade de uso de drogas vasoativas, mantendo boa saturação de oxigênio em ar ambiente, realizando VNI com boa resposta". A nota diz ainda que o prefeito está "lúcido e orientado, recebendo medicações por via oral conforme protocolo institucional".

VIVALDO COSTA DESTACA NECESSIDADE DE UNIÃO DA CLASSE POLÍTICA NO COMBATE AO CORONAVÍRUS

Em sessão ordinária por Sistema de Deliberação Remota (SDR) da Assembleia Legislativa, realizada nesta terça-feira (30), o deputado estadual Vivaldo Costa (PSD) optou por lembrar da necessidade de pacificação da classe política em prol de soluções no combate ao Coronavírus.





“Desde o início da realização das sessões remotas, a minha palavra tem sido uma só, pregando uma trégua da classe política, pregando a paz, o cessar de fogo das artilharias políticas. Precisamos disso mais do que nunca. O mundo vive uma pandemia e ninguém sabe quando vai terminar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, ainda temos uma longa estrada pela frente, então, mais do que nunca, precisa haver entendimento”, falou.




O parlamentar opinou que o então deputado federal, Fábio Faria, na ocasião da posse dele como ministro das Comunicações fez um discurso extremamente feliz nesse sentido. “Ele pregou uma trégua para que possamos assistir à população. O deputado fez isso em uma oportunidade exemplar. Ele foi enfático em pregar a paz”, disse.
 



“Aqui no Rio Grande do Norte nós vemos hoje a governadora dentro desse mesmo espírito. No Governo Federal também. Em Caicó, o prefeito Batata também. Em Caicó, o Hospital Regional do Seridó tem sido um modelo exemplar. Agora é hora de unir todas as forças para que possamos salvar vidas. Só para dar um exemplo, destinei todas as minhas emendas parlamentares para o Hospital Regional do Seridó e a maneira mais prática desse dinheiro chegar seria através da prefeitura. Portanto, parabenizo Fábio Faria, Fátima Bezerra, o presidente da República e a classe política de Caicó pela postura diante dessa crise”.

GOVERNO PRORROGA POR 2 MESES AUXÍLIO EMERGENCIAL

O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou nesta terça-feira (30) a prorrogação do auxílio emergencial, destinado a trabalhadores informais e beneficiários do Bolsa Família. 


 

Segundo Guedes, a proposta é que sejam pagas mais quatro parcelas em dois meses, que somarão R$ 600 por mês, totalizando R$ 1,2 mil. 




O anúncio foi feito em uma cerimônia no Palácio do Planalto, da qual participaram o presidente Jair Bolsonaro, ministros do governo, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), além de parlamentares e convidados.




Na cerimônia, Bolsonaro assinou um decreto sobre a prorrogação do pagamento. 




Após o evento, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, disse que o cronograma de pagamento das novas parcelas ainda será divulgado. Segundo ele, o calendário está pronto, mas falta autorização do ministro Paulo Guedes para anunciar.

JOVEM É MORTO A TIROS NA FRENTE DA NAMORADA NO RN

Um jovem de 21 anos foi morto a tiros na frente da namorada em São José do Mipibu, na noite desta segunda (29). A vítima foi identificada como Wesley Cristian Nunes da Silva. 



De acordo com a Polícia Militar, o jovem tinha acabado de chegar a uma lanchonete com a namorada quando um homem entrou e atirou em Wesley. O assassino não levou nenhum objeto de valor da vítima.

GOVERNO DO RN CONFIRMA RETOMADA DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS DIA 1º DE JULHO


O Governo do Rio Grande do Norte confirmou nesta segunda-feira (29) a retomada das atividades econômicas do estado a partir da próxima quarta-feira (1º), prazo em que se encerra o atual decreto de isolamento social. Junto com a confirmação, o governo publicou no Diário Oficial um novo cronograma para 1ª fase da volta dos estabelecimentos, que antes tinha três frações e agora terá apenas duas frações. 





A retomada havia sido adiada por duas vezes, já que, segundo o Executivo, essa reabertura estaria condicionada ao fato de reduzir a ocupação nos leitos de UTI do estado para menos de 70%. O último adiamento aconteceu no dia 23 de junho. Nesta segunda-feira, a Prefeitura de Natal também anunciou a reabertura do comércio a partir de terça-feira (30)





A taxa de ocupação de leitos críticos na região metropolitana de Natal atualmente é de 97,4%, no Oeste de 93,2% e no Seridó de 82,8%. Ao todo, 44 pacientes aguardam por leitos críticos no estado. Os dados foram consultados às 18h10 no Regula RN, que monitora a situação dos leitos no estado. De acordo com o último boletim da Secretaria do Estado de Saúde Pública (Sesap), o RN tem 24.301 casos de Covid-19 e 937 mortes pela doença.




Nesta segunda-feira, o comitê científico de enfrentamento à pandemia da Covid-19 no RN disse que há uma redução na pressão sobre leitos de UTI no estado e que a taxa de transmissibilidade da doença tem diminuído. Apesar disso, o comitê alertou que não há motivo para relaxamento do isolamento social.
 

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...