1 de abril de 2020

RODOVIÁRIA DE NATAL É DESINFECTADA POR MILITARES DA MARINHA E EXÉRCITO

Militares da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro (Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba) realizaram a desinfecção da Rodoviária de Natal, na noite desta terça-feira (31). 









O trabalho de desinfecção foi realizado fora do horário de funcionamento da rodoviária, sem a concentração de pessoas no local, o que facilitou a condução da atividade e a aplicação dos produtos químicos de forma segura.



Fonte e fotos: Agora RN. 

GOVERNADORA PRORROGA SUSPENSÃO DAS AULAS E FECHAMENTO DE BARES E RESTAURANTES ATÉ 23 DE ABRIL NO RN


A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou nesta quarta-feira (1º) que vai renovar o decreto que suspende as atividades de bares e restaurantes no Rio Grande do Norte por causa da pandemia do novo coronavírus. Segundo a chefe do Poder Executivo potiguar, a prorrogação vai até o dia 23 de abril.




A renovação do prazo de isolamento social continua valendo também para escolas das redes pública e privada do estado, e demais estabelecimentos e espaços públicos que estão na primeira publicação, de 21 de março




Fátima Bezerra fez o anúncio através de sua conta no Twitter. No mesmo pronunciamento, a governadora afirmou também que manterá a permissão de funcionamento de oficinas e restaurantes fora do perímetro urbano. 




A medida, segundo ela, serve para não deixar desguarnecidos os caminhoneiros, que continuam trabalhando para abastecer os serviços essenciais que seguem funcionando no estado potiguar. 




Do Blog: Além de fechar tudo, o que já foi feito para conter esse vírus? Nada!
 

UBALDO FERNANDES APRESENTA PROJETO QUE AUTORIZA USO DA TELEMEDICINA ENQUANTO DURAR ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA NO RN

Preocupado com a situação dos hospitais e emergências do Estado, o deputado Ubaldo Fernandes apresentou na Assembleia Legislativa um novo projeto de lei que autoriza o uso da telemedicina enquanto durar o estado de calamidade pública do Rio Grande do Norte, em razão da pandemia do coronavírus (Covid-19). "Essa é uma prática aprovada pelo Conselho Federal de Medicina, que facilitará muito a relação entre médico e paciente, num momento em que o melhor a fazer é ser tratado em casa, evitando se dirigir a hospitais e unidades de saúde", afirma o parlamentar.







 



Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), a telemedicina e a teleassistência médica são permitidas em todo território nacional, em tempo real on-line ou off-line. Representa o exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde. "O uso da telemedicina é importante, principalmente no trato de pacientes crônicos, que já possuem uma relação com seu médico e poderão ser melhor acompanhados sem sair de casa", explica Ubaldo Fernandes. Devem ser preservados todos os dados trocados por imagem, texto e/ou áudio entre médicos, entre médico e paciente e entre médico e profissional de saúde.




De acordo com o projeto do deputado, o uso da telemedicina possibilitará a verificação pontual da resposta do paciente ao tratamento introduzido, permitindo ao médico personalizar o tratamento, intervir em tempo hábil e reduzir o número de visitas de acompanhamento. "O monitoramento constante dos pacientes por parte dos médicos também reduz as admissões em hospitais de situações críticas, que podem ser controladas à distância, sem ter que forçar o paciente a procurar uma sala de emergência. Isso tudo contribui para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e de suas famílias, reduzindo ainda os custos da assistência de saúde", conclui o deputado.

VICE-PREFEITO DE CIDADE SERIDOENSE CAPOTA CAMINHONETE NO SERIDÓ POTIGUAR

O vice-prefeito de Serra Negra do Norte, João Enéas, capotou seu veículo, mas, felizmente, apesar da gravidade do capotamento, os danos foram só materiais. 








Conforme imagens publicadas nas redes sociais, a caminhonete do vice-prefeito ficou destruída, mas, felizmente, o mesmo saiu ileso do acidente, sem nenhum ferimento grave.

SESAP CONFIRMA MORTE DE JOVEM DE 23 ANOS POR COVID-19 NO RN


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) confirmaram a morte de Matheus Aciole, de 23 anos. por Covid-19 na noite desta terça-feira (31). Este é o segundo óbito confirmado pelo novo coronavírus no Rio Grande do Norte: o primeiro foi o do professor da UERN, Luiz di Souza, de 61 anos.




O paciente, com quadro de obesidade, deu entrada em um hospital privado no dia 24 de março, onde foi examinado e retornou para a residência para continuidade de medicações prescritas. Manteve-se isolado por dois dias, mas não apresentou melhora e procurou o serviço público de saúde no dia 27 de março onde foi atendido e realizou o teste para a doença, sendo regulado para o serviço privado em seguida.




Em nota, o governo afirmou que "o resultado do exame foi liberado na noite desta terça-feira (31), testando positivo para Covid-19.

MÃE PUBLICA EXAME NEGATIVO PARA CORUNA VÍRUS DO FILHO SERIDOENSE QUE ESTAVA EM ISOLAMENTO

Aliviada, e cheia de agradecimentos à Deus, uma mãe seridoense da cidade de ipueira, publicou o resultado negativo do exame do seu filhinho, que estava em isolamento, por apresentar sintomas da doença.





 

Após dias de muita angústia e preocupação, finalmente o “pesadelo” terminou, e a criança não testou positivo para coruna Virus.



Esperamos que meios de comunicação e redes sociais, passem à divulgar esse tipo de matéria, pois assim, estaríamos levando uma mensagem de esperança para todos que estão passando por toda essa angústia que essa mãe e demais familiares dessa criança passaram. 




Do Blog: Tem pessoas torcendo para o “quanto pior melhor”. Vamos divulgar coisas boas também. E que as ruins, sejam divulgadas com o intuído de informar e não de assombrar. Deus nos proteja. Amém!

COM PARCERIAS E VOLUNTARIADO, IFRN PRODUZ MÁSCARAS DE PROTEÇÃO FACIAL


Os campi do IFRN, diante da pandemia Covid-19, têm buscado desenvolver ações e produtos que auxiliem os profissionais que estão na linha de frente ao enfrentamento. Enquanto o Campus Nova Cruz produz álcool em gel e sabão ecológico, o Campus São Gonçalo do Amarante iniciou produção de protetores faciais. Realizada através do Laboratório de Maquetes e Protótipos, do Campus, a ação acontece em parceria com o Departamento de Arquitetura da UFRN.





A produção dos equipamentos conta com a participação voluntária de servidores das duas instituições. Utilizando máquinas de impressão 3D, os protetores faciais serão doados a hospitais da rede pública de saúde para uso durante o atendimento aos pacientes. Os campi Pau dos Ferros e Santa Cruz também dão início à produção de máscaras através de impressoras 3D disponíveis nas suas unidades.




A expectativa do grupo de voluntários do Campus São Gonçalo do Amarante, que tem à frente os professores Verner Monteiro (vinculado ao IFRN e à UFRN) e Hélio Takashi (UFRN), é de que sejam fabricados 60 protetores faciais por semana: “em tempos de quarentena, mesmo afastado em dedicação exaustiva ao doutorado, sinto-me na obrigação de ajudar os guerreiros (profissionais da saúde) que estão na frente de batalha contra o coronavírus, trabalhando por toda a população. Eles merecem a nossa incessante ajuda e respeito”, disse o professor Verner. Para a produção, a equipe está aceitando ajuda, com doações de acetato de 20 ou 30 micras, formato A4 ou folha grande de 60 por 120 cm, por exemplo.  "Estamos produzindo em casa, por isso as doações podem ser feitas em meu nome no endereço: Rua Ismael Pereira da Silva, 1540 - Capim Macio. Mais informações pelo e-mail verner.monteiro@ifrn.edu.br", pontuou Verner.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...