18 de junho de 2016

COMPLICOU! PGR DENUNCIA HENRIQUE EDUARDO ALVES AO SUPREMO POR CONTA NA SUÍÇA

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou ao Supremo Tribunal Federal o ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) por crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas em razão de conta atribuída a ele na Suíça.
 
Alves pediu demissão do cargo na última quinta (16), um dia depois da divulgação de que havia sido citado por recebimento de propina na delação do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado.

Em nota oficial divulgada na noite de sexta (17), após informações de que ele
teria deixado o cargo em razão da existência de contas no exterior, Henrique Alves negou ligação com recursos e disse que não foi citado para prestar esclarecimentos, mas que está a disposição da Justiça.
 
A Suíça localizou conta de Alves e que os valores foram bloqueados naquele país. A TV Globo apurou que os dados foram recebidos pelas autoridades brasileiras e originaram a denúncia.

A investigação, iniciada na Suíça e transferida para o Brasil, identificou uma conta ligada a Alves com saldo de 800 mil francos suíços - cerca de R$ 2,8 milhões.

A transferência da investigação foi realizada para autoridades brasileiras
nos mesmos moldes como ocorreu com o presidente afastado da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDb-, após a Suíça identificar contas ligadas ao deputado, à mulher dele e uma das filhas.

Como Henrique Alves não pode ser extraditado para a Suíça para responder a processo porque é brasileiro nato, a transferência do caso para o Brasil assegura a continuidade da investigação.

MULHER MATA MARIDO ESTRANGULADO DURANTE BRIGA NO INTERIOR DO RN

Uma briga de casal, na noite desta sexta-feira (17), na cidade de Monte Alegre, teve um desfecho inesperado, após os dois entrarem em luta corporal, que resultou na morte do Carlos Antônio Lourenço de Moura, de 34 anos.
 
 
 

Em meio as agressões, a esposa da vítima, identificada como Vânia Maria da Silva, aplicou um golpe de artes maciais conhecido como “Mata leão” e estrangulou o Carlos Antônio, que sem conseguir respirar, acabou em óbito.

Após matar o marido, Vânia teria fugido com destino ignorado e os populares que ainda tentaram conter os dois, ligaram para a Polícia e ainda tentaram reanimá-lo, mas não obtiveram êxito.

O crime será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) que esteve no local e colheu as primeiras informações sobre o crime.

Fonte: 190/RN.

“D. FLORINDA” E “CHIQUINHA” NÃO IRÃO AO FUNERAL DO PROFESSOR “GIRAFALES”

Maria Antonieta de Las Nieves, a Chiquinha de "Chaves", disse que não irá ao enterro de Rubén Aguirre Fuentes, conhecido por interpretar o Professor Girafales.
 
 
Professor Girafales (Rubén Aguirre), Chaves (Roberto Bolaños), Chiquinha (Maria Antonieta de Las Nieves) e Nhonho (Edgar Vivar)  (Foto: Divulgação/SBT)
 
 
Em entrevista publicada pelo jornal mexicano "El Universal", ela contou que está "muito triste", mas não poderá ir à cerimônia porque está em turnê.
 
"Como Aguirre e Vivar (Sr. Barriga) apoiaram a Televisa e o Chespirito (Bolaños), então deixamos de nos falar", explicou Maria Antonieta.
 
"Seria reviver o que não posso superar. Já passou um ano e meio e não consegui superar. Acho que depois visitarei seu túmulo e sua família", explicou Florinda. Aguirre morreu nesta sexta-feira (17) aos 82 anos.

ATENÇÃO! AÇÕES DA CASA DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER DURVAL PAIVA

Na luta contra o câncer
A Casa Durval Paiva inicia este mês a capacitação das equipes de saúde da família da cidade de Santa Cruz/RN e dá continuidade as turmas de Campo Redondo/RN, visando à identificação dos principais sintomas e sinais do câncer infantojuvenil em tempo hábil para o diagnóstico precoce.
 
 
 
 
Viagens do Projeto Vida
Mais de 70 famílias assistidas pela Casa Durval Paiva estão sendo visitadas pela equipe do Projeto Vida, financiado pelo Instituto Ronald McDonald, neste mês de junho. A caravana segue por São Gonçalo, Macaíba, Ceará Mirim, Parnamirim, Campo Redondo, Tenente Laurentino, São Vicente, Cerro Corá, Currais Novos, Acari, Cruzeta, Jucurutu, Jardim de Piranhas, Ouro Branco, Caicó, Jardim do Seridó, Florânia, Parelhas e Carnaúba dos Dantas.
 
 
 
 
Florescendo e festejando
E os projetos na Casa Durval Paiva não param. Nesta semana, tem início a turma II de Depilação indiana do Projeto Florescer, financiado pela Fundação Banco do Brasil, prosseguem ainda os cursos de Compras e controle de estoque e Lancheirinhas para festas, dentro do Projeto Festejar, patrocinado pelo Instituto Lojas Renner.
 
 
 
 
Arraia da Alegria
No Arraiá do Seu Durvá teve alegria e cantoria. O boi de Reis do Projeto Semeando Vidas (CONSEC/FIA), a quadrilha e até trio pé de serra. O rei a rainha do milho, muita brincadeira e comida de milho. Agradecemos a todos que prestigiaram e ajudaram. Veja fotos http://www.casadurvalpaiva.org.br/fotos/361/arrai-do-seu-durv
 
 
 

APÓS PEDIDO DA PREFEITA NOEIDE SABINO, DER RETOMA TAPA-BURACO NA ESTRADA EQUADOR A PARELHAS

A prefeita de Equador, Noeide Sabino,  foi conferir, nesta sexta-feira, (17), a retomada da operação tapa-buraco na estrada que liga Equador a Parelhas.
 
 
 
 
Quarta-feira, (15), a gestora foi pessoalmente cobrar a retomada do serviços no Departamento de Estrada e Rodagens- DER, em Natal. A prefeita alertou sobre os reparos necessários também nas pontes dessa importante rodovia. 




CRIANÇAS DE BAIXA RENDA PROMOVEM SARAU JUNINO NA LBV

A música é um importante meio de educação e inclusão social de crianças e jovens, utilizada pela LBV nas atividades junto às comunidades de baixa renda. A garotada, de 06 a 15 anos, participa diariamente de oficinas de canto e instrumentos musicais por meio do programa Criança: futuro no Presente!.
 
 
Nesta sexta-feira, 17, a Instituição promoverá um Sarau Junino com um repertório especial, comidas típicas e a participação de músicos da cidade. O evento acontece das 9h às 16h, no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, localizado na Rua dos Caicós, 2148 – Dix Sept Rosado. Para outras informações, ligue: (84) 3613-1655.

ASSOCIAÇÃO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA CIVIL DIVULGA APOIO A PLC 7/2016

Tramita no Senado federal o PLC 07/2016 que, além de prever um atendimento policial e pericial especializado, amplia a esfera de proteção à mulher vítima de violência, na medida em que autoriza que as Medidas Protetivas de Urgência possam ser deferidas de imediato, já na Delegacia.
 
Atualmente, as vítimas de violência doméstica dirigem-se à Delegacia, no intuito de ver cessada a violência sofrida em casa, contudo, apenas conseguem registrar o Boletim de Ocorrência, voltando à convivência com o agressor, onde aguardarão a decisão judicial e a intimação do oficial de justiça para ver o acusado afastado do lar.
Sabemos que as mulheres já procuram a Delegacia numa situação extrema. Minutos e segundos são decisivos nas vidas delas e dos seus filhos.
A situação agrava-se ainda mais nos finais de semana, em especial, no horário compreendido entre 18h e 8h, quando não há plantão judiciário, apenas plantão em Delegacia, sendo a vítima obrigada a aguardar até o dia seguinte, para que o seu pedido de medida protetiva seja analisado pelo Poder Judiciário. Assim, uma mulher vítima de violência às 18 horas do sábado, apenas terá seu pedido analisado no dia seguinte e, enquanto isso, deverá procurar a casa de algum parente ou amigo para garantir o distanciamento do agressor.
É falaciosa a ideia que o PLC 07/2016 confere “poderes” ao Delegado de Polícia e que o referido Projeto é inconstitucional. Ora, medidas mais gravosas já são de atribuição do Delegado de Polícia, a exemplo da prisão em flagrante delito ou Representação pela prisão temporária ou preventiva! Não se trata de conceder “poderes”, pois o que há de “poder” em o Delegado determinar que o agressor não se aproxime da vítima, quando ele próprio detém a atribuição de dar voz de prisão quando alguém se encontre em flagrante delito?
Assim, o PLC 07/2016 não tem o condão de “ampliar poderes”, mas sim de criar “DEVERES” , o DEVER de bem servir, o dever de proteger e amparar de forma integral a vítima de violência doméstica, o dever de garantir a vida, tentando se atender ao máximo todas as necessidades que exigem o caso concreto, assim como a própria Lei Maria da Penha determinou.
Mecanismos para proteção e amparo emergencial à vítima de violência doméstica, como este previsto pelo PLC 07/2016, devem ser criados e incentivados pela sociedade, pois todos nós temos o DEVER CONSTITUCIONAL de garantir a vida!
Não importa quem consiga ofertar uma efetiva proteção - se o delegado ou o juiz -, o que importa é que ela venha e de forma imediata, em tempo hábil, pois mais importante que “ampliar poderes” é garantir a vida e integridade física e psicológica de uma pessoa.

COMANDO DA PM APURA FURTO DE REVÓLVERES FURTADOS DO QUARTEL GERAL DA PM NO RN

Pelo menos 11 revólveres foram furtados de dentro do Quartel Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. O prédio fica no bairro Tirol, na Zona Leste de Natal. Em Boletim Geral publicado no dia 27 de maio, o coronel Dancleiton Pereira, comandante geral da corporação, determinou a instauração de um Inquérito Policial Militar (IPM) para “apurar responsabilidade de quem se achar em culpa”.
 
 
Quartel Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (Foto: Adriano Abreu/Tribuna do Norte)
 
Um oficial da PM, que pediu para não ser identificado, relatou que as armas que sumiram fazem parte de um lote contendo 300 unidades. “Os revólveres estavam em duas caixas, cada uma com 150 armas. Uma das caixas foi violada e 11 revólveres desapareceram”, revelou. As 300 armas seriam doadas à Guarda Municipal de Natal.
 
Ainda de acordo com a fonte, ao lado do corpo de um homem assassinado recentemente em Natal, se encontrou um revólver cuja numeração coincide com o registro de uma das 11 armas furtadas da PM.
 
Por meio da assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), o comando da PM reforçou que o inquérito está em andamento e que, por enquanto, não será divulgado nenhum detalhe da investigação.

RN CONQUISTA PRÊMIO MUNDIAL COM PROJETO DE COMBATE À DESERTIFICAÇÃO; ASSOCIAÇÕES DE EQUADOR, C. DOS DANTAS E PARELHAS SERÃO BENEFICIADAS

No Dia Mundial de Combate à Desertificação, o Governo do Rio Grande do Norte foi premiado pela Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos das Senas - UNCCD (sigla em Inglês) por seu projeto Piloto de Combate à Desertificação no Seridó. A solenidade de premiação ocorreu nesta sexta-feira (17), no Ministério do Meio Ambiente, em Brasília.


 
 
A iniciativa do governo estadual contemplará nove associações dos municípios de Carnaúba dos Dantas, Parelha e Equador, com objetivo de promover a redução e mitigação dos efeitos da degradação em terras susceptíveis à desertificação a partir de ações como a reportagem do solo, manejo de paisagens, proteção e recuperação de recursos naturais.
 
A especialista ambiental do Banco Mundial, Clarisse Dall'Acqua, que acompanha o piloto de desertificação participou da solenidade para comemorar a conquista. “Vim prestigiar e aplaudir o trabalho que está sendo realizado pelo Governo do Rio Grande do Norte”, disse.
 
Outro que esteve presente foi o representante do FAO no Brasil, Alan Bojanic. Na ocasião ele afirmou que todas as iniciativas para combater a desertificação são bem vindas. "Podemos trabalhar de maneira conjunta e tratar melhor o solo brasileiro, essa troca de experiência é salutar. Mostra que estamos no caminho certo".
 
Todos os projetos do RN terão 100% de financiamento do estado através da Secretaria de Planejamento e da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, com recursos do Projeto RN Sustentável por meio do acordo de empréstimo com o Banco Mundial.
 
Além das pastas já citadas e do Banco Mundial, o projeto Piloto conta com as parcerias do Ministério do Meio Ambiente, Instituto Nacional do Semiárido, Secretaria de Maio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do RN e Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente.

ADOLESCENTE DE 17 ANOS É ATINGIDO POR 3 TIROS EM TENTATIVA DE HOMICÍDIO NO SERIDÓ

O adolescente de 17 anos, Matheus, morador no Conjunto Nova Caicó, em Caicó, foi vítima de uma tentativa de homicídio. O crime aconteceu nesta sexta-feira, (18), quando o jovem foi atingido por 3 disparos de arma de fogo.
 
 
 
 
Segundo testemunhas, Matheus jogava bola em uma quadra no seu Bairro, quando dois elementos chegaram em uma moto, e o que estava na garupa da moto desceu, atirou, e depois fugiu com seu comparsa. O jovem foi sorrido pelo SAMU, e escapou da morte.
Do Blog: Deve ter envolvimento com drogas.

ATOR RUBÉN AGUIRRE, QUE INTERPRETOU O PROFESSOR GIRAFALES NA SÉRIE "CHAVES", MORRE AOS 82 ANOS NO MÉXICO

O ator Rubén Aguirre,  que interpretou o Professor Girafales na série "Chaves", morreu nesta sexta-feira, (17) aos 82 anos. Segundo a filha do ator, a causa da morte foi uma pneumonia. "Doeu na alma de todos nós, mas de algum modo já sabíamos, estava doente havia muito tempo. Também queríamos que ele descansasse", disse Verónica.
 
 
O ator mexicano Rubén Aguirre, conhecido como o Professor Girafales da série 'Chaves', durante visita ao Peru em 2011 (Foto: Divulgação)
 
 
Aguirre, que há duas décadas tomava medição para controlar diabetes e problemas renais, havia passado recentemente 11 dias internado no México por causa da pneumonia.
 
"Não estava tão mal. A verdade é que sua saúde foi piorando pouco a pouco e ele foi se deixando levar. Meu pai tinha todos os seus assuntos resolvidos, tinha uma família unida, nesse aspecto sinto que ele se foi com muita paz e tranquilidade", disse a filha.

O funeral do ator será em Puerto Vallarta, no México, onde ele morava. A cidade é conhecida por atrair muitos turistas. O balneário é localizado no estado mexicano de Jalisco.

BOMBA! HENRIQUE ALVES ANTECIPOU DEMISSÃO APÓS SER IDENTIFICADA CONTA NA SUÍÇA

O pedido de demissão de Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) do comando do Ministério do Turismo foi motivado pela chegada ao Palácio do Planalto da informação de que autoridades policiais identificaram contas secretas do peemedebista no exterior. O caso está sendo considerado por investigadores semelhante ao do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
 
 


As supostas contas do ex-ministro fora do país foram rastreadas pelo grupo de trabalho da Lava Jato que atua na Procuradoria Geral da República (PGR) e por investigadores suíços. O grupo de trabalho é formado por procuradores da República e promotores do Ministério Público do Distrito Federal que auxiliam o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, nos casos envolvendo políticos com foro privilegiado suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção que atuava na Petrobras.

Por meio de nota, Henrique Alves dissse refutar "qualquer ilação a respeito de contas no exterior" em seu nome e afirmou que nunca foi citado a prestar esclarecimentos. Eles também declarou estar "à disposição da Justiça".

Terceira baixa do governo Michel Temer em pouco mais de um mês,
Henrique Alves pediu demissão nesta quinta-feira (16). Alvo de dois pedidos de abertura de inquérito no Supremo Tribunal Federal, o ex-ministro do Turismo foi citado na delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. O novo delator da Lava Jato relatou ter repassado a Henrique Alves R$ 1,55 milhão em propina entre 2008 e 2014.

Aliado próximo de Henrique Alves, o presidente afastado da Câmara também teve
contas bancárias na Suíça rastreadas pelos investigadores da Lava Jato. Segundo a PGR, Eduardo Cunha recebeu pelo menos US$ 1,31 milhão em uma conta no país europeu. O dinheiro, segundo autoridades suíças, foi recebido como propina pela viabilização da aquisição, pela Petrobras, de um campo de petróleo em Benin, na África.

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...