17 de setembro de 2019

PF PRENDE DOIS E APREENDE DUAS CARRETAS CHEIAS DE CIGARROS CONTRABANDEADOS NO RN


A Polícia Federal em Mossoró, com apoio da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça (SEOPI), prendeu na madrugada de hoje (17/9) nas proximidades de Assu/RN, a 210 km de Natal, dois motoristas alagoanos, respectivamente de 33 e 35 anos, acusados de contrabando. Com eles, foram apreendidas duas carretas carregadas de cigarros importados que estão sendo contabilizados.









A ação ocorreu por volta das 2h40 quando a PF realizava um patrulhamento de rotina, na BR 304 e fez a abordagem dos caminhões próximo ao trevo de Paraú. 




A princípio os motoristas disseram trafegar sem carga alguma, mas como estavam nervosos os policiais desconfiaram e fizeram a vistoria na carroceria, logo encontrando as caixas de cigarros.




Os acusados receberam voz de prisão e foram conduzidos para autuação em flagrante na sede da Delegacia da PF em Mossoró.




Durante o interrogatório, eles confessaram que sabiam que estavam transportando mercadoria de procedência ilícita, cujas carretas lhes foram entregues por “pessoas desconhecidas” em um posto de combustível na cidade de Assu e com a orientação para que seguissem até Patos/PB, onde novas ordens seriam repassadas sobre o destino da carga.




Pelo serviço ilegal, os suspeitos receberiam cerca de R$ 1,5 mil cada e mais despesas de alimentação.




Eles foram indiciados no art. 334 do Código Penal Brasileiro, cuja pena em caso de condenação é de 2 a 5 anos de reclusão.




Os acusados após exames de corpo de delito no ITEP foram encaminhados para a Cadeia Pública de Mossoró, à disposição da Justiça.

BOMBEIROS RESGATAM MORADOR DE RUA JOGADO DENTRO DE CISTERNA NO RN

O Corpo de Bombeiros resgatou um morador de rua, na manhã desta terça-feira (17), que foi jogado no fundo de uma cisterna dentro de um casarão abandonado em Mossoró, na região Oeste potiguar. Apesar de debilitado e machucado, não foram constatadas fraturas. 









Segundo os bombeiros, pessoas ligaram para o número 193 por volta das 9h, informando ter ouvidos gritos de socorro vindos de dentro do casarão abandonado. Quando a equipe de resgate chegou, ficou confirmado que havia uma pessoa dentro da cisterna. O homem estava bem debilitado, com sede e fome. Após ser retirado, ele contou à Polícia Militar que 3 pessoas, por volta da meia-noite, o jogaram no poço. 




O resgate demorou cerca de uma hora. Os bombeiros disseram que o homem estava muito machucado nas pernas, mas que não havia sinais de fratura. Ele foi levado para o Hospital Regional Tarcísio Maia para passar por exames mais detalhados.
 
 
 
Fonte: G1/RN - Foto: CBM-RN.

BOLSONARO SANCIONA PROJETO QUE AMPLIA POSSE DE ARMA EM PROPRIEDADES RURAIS


O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta terça-feira (17) o projeto que amplia a posse de arma dentro de uma propriedade rural. O texto agora passa a valer como lei. 





Pelas regras atuais do Estatuto do Desarmamento, o dono de uma fazenda, por exemplo, só poderia manter uma arma dentro da sede da propriedade. Com a nova norma, ele poderá andar armado em toda a extensão do imóvel rural. 





O projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados em agosto e tem teor semelhante ao de um decreto editado por Bolsonaro que trata do registro e da posse de armas de fogo. 





O decreto já previa que a posse de arma valesse para "toda a extensão da área particular do imóvel, edificada ou não", mesmo quando se tratasse de imóvel rural. 






O texto aprovado pela Câmara estabeleceu a chamada "posse rural estendida". Ou seja, permitiu que a posse de arma se estenda por toda a propriedade rural. 





Ao chegar a Brasília nesta segunda (16), após passar por uma cirurgia para a correção de uma hérnia, Bolsonaro disse que não iria "tolher ninguém de bem a ter seu porte ou posse de arma no campo". O prazo limite para a sanção era esta terça.

CRIME ORGANIZADO E MILÍCIAS ESTÃO LIGADOS A DESMATAMENTOS E QUEIMADAS NA AMAZÔNIA


O desmatamento e as queimadas na Amazônia estão ligados a uma rede de criminosos que pagam por mão-de-obra, por grandes maquinários (motosserras, tratores, correntes, caminhões), e por proteção de milícia armada contra quem tenta denunciar os crimes, aponta um relatório da Humans Rights Watch (HRW), divulgado nesta terça (17). 





Os criminosos ameaçam indígenas, agricultores, agentes públicos e até policiais. No alvo do crime estão os chamados "defensores das terras", segundo o relatório “Máfia do Ipê: como a violência e a impunidade impulsionam o desmatamento na Amazônia brasileira”, feito pela organização. 





De acordo com a HRW, a destruição da floresta é consequência da grilagem, crime que ocorre quando as terras são tomadas por indivíduos que se apropriam delas, segundo o documento. Os criminosos desmatam, queimam, e colocam gados sobre o pasto que sobra, para depois revender com documentos falsos, “legalizando” a área invadida. 





"O objetivo [do relatório] era documentar a intimidação e a violência contra pessoas que defendem a floresta. A conclusão é que existem redes criminosas na Amazônia que estão envolvidas na extração ilegal de madeira em larga escala e em outros crimes, como ocupação de terras públicas, grilagem e, em alguns casos, com garimpo ilegal e tráfico de drogas", afirma Cesar Munoz, pesquisador e um dos autores do relatório da Human Rights Watch.



O documento foi elaborado a partir de mais de 170 entrevistas feitas entre 2017 e 2019 – entre elas, policiais, promotores, agentes do Instituto brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Fundação Nacional do Índio (Funai), indígenas, comunidades locais e agricultores. Os dados sobre crimes relacionados ao uso do solo são da Pastoral da Terra, ligada à Igreja Católica – foram ao menos 300 crimes nos últimos dez anos, segundo a entidade. O governo federal não tem dados que monitoram este tipo de crime.



TERRA TREME CINCO VEZES EM JOÃO CÂMARA

Cinco tremores de terra foram registrados neste domingo (15) na região de João Câmara, município distante pouco mais de 80 quilômetros de Natal. Os abalos, segundo o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), aconteceram entre 10h e 13h - o maior, com magnitude de 1.5º na Escala Richter (que vai até 10 e é utilizada para quantificar a magnitude de um sismo). 




"O maior evento ocorreu às 11h14 (hora local) e teve magnitude preliminar estimada em 1.5. Esse evento foi registrado por diversas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela UFRN", confirmou o LabSis.

DELEGADO ACREDITA QUE FAMÍLIA MORTA COM 50 TIROS NO PR FOI VÍTIMA DE ACERTO DE CONTAS


A Polícia Civil acredita que a família morta baleada com cerca de 50 tiros, na noite deste domingo (15), em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, foi vítima de um acerto de contas. 









Robson Ferreira, de 31 anos, Daniele Ferreira, de 27 anos, e Breno, de seis anos, foram mortos quando chegavam em casa, no bairro Chapada. 




Outras duas crianças que estavam no carro, filhas do casal, foram atingidas por estilhaços e ficaram feridas. Uma mulher, de 26 anos, e uma outra criança que estavam na calçada também tiveram ferimentos e foram encaminhadas ao hospital. 




De acordo com o delegado-chefe da Polícia Civil de Ponta Grossa, Nagib Palma, Robson estava envolvido com o tráfico de drogas, tinha acabado de deixar a prisão e usava tornozeleira eletrônica, cumprindo pena por roubo.




"Pela forma que foi feito, pelo procedimento desse crime, e pelo vínculo das pessoas atingidas, queremos crer que é um acerto de contas. É uma briga do mundo do crime", afirmou Palma. 




Segundo o delegado, Robson era o principal alvo do crime.




"Mas claro que nada justifica, quanto mais quando uma criança vem a óbito", disse Palma.

ATENÇÃO! DESLIZAMENTOS COLOCAM EM RISCOS VIDAS EM “CORTE” NA BR 427 EM JARDIM DO SERIDÓ; VEJA VÍDEO

Desabamentos no “corte” da BR 227, na entrada da cidade de Jardim do Seridó, está colocando em risco a vida de pedestres, motorista e motoci...