7 de julho de 2020

MORRE ZÉ DOS MONTES, APOSENTADO QUE CONSTRUIU CASTELO POR 36 ANOS NO INTERIOR DO RN

Morreu na segunda-feira (7) o aposentado José Antônio Barreto, ou simplesmente Zé dos Montes, aos 88 anos. Criador do Castelo Zé dos Montes, um dos monumentos mais famosos do Rio Grande do Norte, o sargento aposentado do Exército foi sepultado na manhã desta terça-feira (7) em Sítio Novo, Agreste potiguar. 









A cerimônia modesta e silenciosa foi restrita a alguns familiares por causa dos protocolos de contenção da Covid-19, contrastando com o legado deixado por Zé. O aposentado teve uma morte natural e descansou após ter enfrentado dois AVCs, problemas cardíacos e falência respiratória ao longo dos 88 anos de muita história. 




Zé seguiu carreira militar até a aposentadoria na década de 1980, quando passou a se dedicar exclusivamente a construção do castelo. Nascido em São José de Mipibu, na Região Metropolitana de Natal, Zé se criou em Pedro Avelino e também morou em Natal, mas foi em Sitio Novo que o sargento reformado firmou sua fortaleza. 



A obra faraônica erguida no meio das serras do Agreste do Rio Grande do Norte começou a ser construída em 1984 após uma visão espiritual, que Zé afirma ter recebido. Nela, uma senhora de vestido azul se revelou ao menino de 8 anos que apanhava lenha em um monte. Nesse momento nasce o projeto pelo qual José Antônio Barreto seria eternizado como Zé dos Montes. 


Fonte: G1/RN - Foto: Canindé Soares.

GOVERNO SUSPENDE SEGUNDA FRAÇÃO DA REABERTURA ECONÔMICA QUE ESTAVA MARCADA PARA QUARTA-FEIRA, (08)

A governadora Fátima Bezerra anunciou hoje (7) que a progressão de fase da retomada econômica no Rio Grande do Norte está suspensa por enquanto. Nesta quarta-feira (8) teria início a fração 2 da primeira etapa de reabertura, com autorização para abrir lojas com porta para rua de até 600m² de diversos segmentos, além de bares, restaurantes e lanchonetes. A reabertura desta fração não será possível enquanto a ocupação de leitos de UTI no Estado não ficar abaixo de 80%. 





Caso os números fossem favoráveis, estariam autorizadas a abrir a partir de amanhã lojas de até 600m² de móveis, eletrodomésticos e colchões, lojas de departamento e magazines (que não funcionem em shoppings ou centros comerciais), agências de turismo, calçados, brinquedos, artigos esportivos e de caça e pesca, instrumentos musicais e acessórios, equipamentos de áudio e vídeo, eletrônicos e informática, telefonia e comunicação, joalherias, relojoarias, bijuterias e artesanatos, cosméticos e perfumaria. Entre os serviços, bares, restaurantes, lanchonetes e food parks de até 300m², com proibição de venda de bebida alcóolica no espaço, além de medidas de distanciamento entre mesas e pessoas. 




A governadora reforçou que o Pacto pela Vida continua e precisa ter, mais do que nunca, adesão dos municípios e sociedade. 




Durante a coletiva, Fátima Bezerra informou que o Governo do Estado está fazendo o maior programa de distribuição de máscaras do Brasil, entregando 7 milhões de máscaras à população. Desse total, três milhões já foram entregues e mais 2,2 milhões começam a ser distribuídos hoje em todo o Estado. O restante já está em processo de fabricação pelas empresas parceiras junto às oficinas de costura ao redor do RN.

PRESIDENTE BOLSONARO TESTA POSITIVO PARA COVID-19


O presidente Jair Bolsonaro informou nesta terça-feira (07) que deu resultado positivo o qual se submeteu para detectar se está com Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. 




O presidente afirmou que chegou a ter febre de 38 graus, mas que, à noite, a temperatura começou a ceder. Relatou também que sentiu mal-estar e cansaço. Disse que agora está se sentindo "perfeitamente bem".




De acordo com Bolsonaro, ele tomou hidroxicloroquina, remédio que vem defendendo como tratamento para a Covid-19 - não há comprovação científica da eficácia da hidroxicloroquina para a doença. 




"Estou bem, estou normal. Em comparação a ontem [segunda], estou muito bem. Estou até com vontade de fazer uma caminhada, mas não vou fazê-lo por recomendação médica, mas eu estou muito bem", afirmou.


Bolsonaro já havia informado a apoiadores na segunda-feira (6) que estava com febre e dores no corpo e, por isso, decidiu fazer o exame. Ele também disse que fez uma radiografia e que o pulmão "estava limpo". 



O presidente tem 65 anos e faz parte da faixa etária considerada por especialistas como grupo de risco. 




"Vamos tomar cuidado, em especial com o mais idosos e que têm comorbidade. Os mais jovens, tomem cuidado, mas se forem acometidos do vírus, fiquem tranquilos que para vocês a possibilidade de algo mais grave é próximo de zero", declarou. 

RESTAURANTES, LANCHONETES E FOOD TRUCKSDO RN REABREM A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA, (07)

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio Grande do Norte (Abrasel RN) confirmou a abertura de restaurantes, lanchonetes e food parks de até 300 m² a partir desta terça-feira (7) em Natal, e na quarta-feira (8) em todo Estado. A medida não contempla bares, que permanecem fechados.





A ação respeita os critérios determinado pelo Decreto do Governo Estadual, como a aferição de temperatura, uso de álcool em gel e limitação de quatro pessoas por mesa, com espaçamento de dois metros entre cada uma delas, e de no mínimo um metro de distância entre os clientes.





O presidente da Abrasel Artur Fontes detalha que retorno dos atendimentos presenciais permitirão que os bares e restaurantes recuperam os prejuízos do isolamento - que não foi detalhado. Ele explica que para retomar a confiança dos clientes, os estabelecimentos seguirão protocolos solicitados pelas entidades sanitárias, inclusive em relação à proibição do consumo de bebidas alcoólicas.

COLISÃO NO AR ENTRE DOIS AVIÕES NOS EUA DEIXA VÁRIOS MORTOS


Dois aviões de pequeno porte colidiram no ar sobre um lago no estado norte-americano de Idaho. Ao menos oito pessoas morreram, admitiram autoridades locais.








As aeronaves se chocaram enquanto sobrevoavam o lago Coeur d'Alene, destino turístico de veraneio no noroeste dos Estados Unidos a cerca de 600 km de Boise, capital de Idaho. Segundo um xerife local, os destroços foram encontrados a quase 40 metros de profundidade.



Uma das aeronaves era um hidroavião operado pela empresa Brooks Seaplanes, que opera voos turísticos na região do lago. Cinco pessoas, incluindo três crianças, estavam a bordo.



O outro avião era um Cessna 206, que levava ao menos duas pessoas — as autoridades não descarta que mais passageiros estivessem a bordo. 




Foto: Stephanie Hammett/The Spokesman-Review via AP  

COM SINTOMAS, BOLSONARO FAZ NOVO EXAME PARA COVID-19 E CANCELA COMPROMISSOS


O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (6) a apoiadores, ao retornar à residência oficial do Palácio da Alvorada, que fez uma radiografia do pulmão e um exame para detecção da covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Ele saiu do Palácio do Planalto com febre e dores no corpo. 




"Eu estou evitando [aproximação com pessoas] que vim do hospital agora. Fiz uma chapa do pulmão. Está limpo o pulmão, tá certo? Vou fazer o exame do covid agora há pouco, mas está tudo bem", afirmou Bolsonaro, que usava máscara ao conversar com os apoiadores. 




"Não dá para chegar muito perto, não. Recomendação para todo mundo", afirmou Bolsonaro ao sair do carro oficial. 



Depois, a assessoria de Bolsonaro divulgou a seguinte nota: "O presidente Jair Bolsonaro realizou na noite de hoje, 6, teste de covid-19 em hospital de Brasília. O resultado sairá nesta terça-feira, 7. O presidente apresenta, nesse momento, bom estado de saúde e está em sua residência."

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...