O deputado estadual eleito, Vivaldo Costa (PR), participou na manhã deste sábado (13), das homenagens que foram prestadas a Elino Julião, em São José de Mipibú. Foto/Celular: Veneranda (esposa de Elino), Vivaldo (de chapéu), Socorro (irmã de Elino)
Vivaldo que estava acompanhado pelo Presidente da Câmara do município, Kéricles Ribeiro, pelo ex-vereador de Caicó, Paulo Roque e pelo pré-candidato a vereador Jadson Marinho, atendeu ao convite de Marcos Lopes, diretor do Museu do vaqueiro e promotor do Forró da Lua.
Se fosse vivo, Elino Julião teria completando neste sábado (13) , 74 anos.
Veja abaixo a biografia de Elino buscada na Wikipédia:
Elino Julião (Timbaúba dos Batistas/RN, 13 de novembro de 1936 — 20 de maio de 2006) foi um cantor de forró conhecido pela forte ligação à cultura regional do quente sertão do Seridó, no Rio Grande do Norte.
Filho de Sebastião Pequeno, tocador de cavaquinho e Concertina. Foi menino butador d'água junto ao seu estimadíssimo jumentinho "Moleque", no sítio Tôco, onde cantarolava batendo numa lata as modinhas que aprendia na festa de Sant`Ana em Caicó - RN. Na casa grande da fazenda, onde se reuniam os moradores da redondeza, Elino Julião fazia a alegria da rapazeada. Costumava sair da fazenda descalço e a pé, rompendo 18 km de caatinga para bater a famosa " peladinha " em frente à Igreja de Sant`Ana na cidade de Caicó e articular-se, claro, para cantar na sede do Caicó Esporte Clube, no domingo à tarde. Cantar para Elino, já era êxtase.
Nos anos 1950, destemidamente o garoto de 14 anos "pegou morcego" no caminhão de Artur Dias e veio para Natal, se escondeu no bairro das Quintas e logo garantiu seu espaço para cantar no Programa Domingo Alegre da Rádio Poti, junto ao radialista Genar Wanderley e no animado Forró da Coréia, onde hoje é o Estádio de futebol Machadão, forró esse que o inspirou a compor um dos seus grandes sucessos: "O forro da Coréia".
Menino esperto que trouxe no sangue as raízes do autêntico "forró pé de serra" do sertão nordestino, registrou e divulgou com originalidade e alegria a cultura e as tradições dos folguedos populares nordestinos por mais de 4 décadas.
Canções mais conhecidas:
A festa do Senhor São João
Cajueiro de Pirangi
Filho de goiamum
Meu cofrinho de amor
Maria home
Na sombra do juazeiro
Na unha do guaxinin
O burro
O mela mela
O rabo do jumento
O Relabucho
Puxando fôgo
Vamos fazer run-run.