24 de outubro de 2018

JOVEM BAIANA DE 24 ANOS MORRE APÓS SER PICADA POR FORMIGA

Uma jovem de 24 anos morreu após passar mal depois de ter sido picada por uma formiga na casa onde morava, em Salvador. A vítima, Michelle Teixeira do Valle, é filha do ex-vereador da cidade de Pilão Arcado, na região norte do estado, Márcio Ribeiro do Vale, e estudava medicina na capital baiana. 




Segundo informações do Hospital da Bahia, onde a vítima foi atendida, Michelle chegou à unidade em estado extremamente grave na segunda -feira (22) , às 14h, conduzida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). 




O hospital informou que, segundo os agentes de saúde do Samu, a paciente tinha sido vítima de uma picada de inseto, que evoluiu para grave síncope com choque circulatório e Parada Cardiorrespiratória (PCR). 




Os médicos do Samu, ainda de acordo com o hospital, tentaram por cerca de 40 minutos reanimar a vítima antes de levá-la para a unidade de saúde. A jovem, conforme o hospital, chegou à unidade em coma profundo, sem reflexos de tronco. No hospital, foram solicitados todos os exames e testes toxicológicos. 




A paciente teve o protocolo de morte cerebral fechado na terça-feira (23), às 16h, e a família assinou o termo permitindo a doação de órgãos. 



 

Nas redes sociais, amigos lamentaram a morte da jovem.




A Câmara Municipal de Pilão Arcado decretou, na terça-feira (23), luto oficial de dois dias e a suspensão das sessões legislativas, pelo mesmo período.

VIVALDO SOLICITA MANUTENÇÃO DE BARRAGENS E ANESTESISTA PARA HOSPITAL NO SERIDÓ

O deputado estadual Vivaldo Costa (PSD), externou nesta quarta-feira (24), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa, a preocupação dele com dois temas de interesse da região Seridó: Estiagem e Saúde Pública. Quanto à estiagem, Vivaldo Costa solicitou a manutenção da parede da barragem de Passagem das Traíras que apresenta rachaduras e precisa ser recuperada antes das próximas chuvas. Já na área da saúde Vivaldo Costa denunciou a ausência de médicos anestesistas no hospital de Currais Novos Padre João Maria.




Segundo o deputado, a barragem passagem das Traíras depois de 25 anos de construída precisa de manutenção. “A barragem ainda foi do meu tempo como governador. E o atual governo precisa se antecipar e fazer os reparos necessários”, cobrou Vivaldo Costa, salientando que a barragem atende as cidades de Jardim do Seridó, Caicó e São José do Seridó.




Ao se referir a ausência de médico anestesista no Hospital de Currais Novos, Vivaldo Costa disse que ouviu o problema em uma entrevista do médico Eduardo Pontes ao explicar que na unidade hospitalar só tem anestesistas às quintas-feiras. “Ou seja; só tem cirurgia nestes dias e nos demais dias da semana não poder ter urgência e emergência na cidade de Currais Novos devido à falta de anestesistas”, narrou.




Vivaldo disse que chegou a ligar para a Secretaria Estadual de Saúde, mas não conseguiu falar nem com o secretário, nem com o adjunto. “Sei bem o que é isto. Fim de Governo depois de um resultado desfavorável nas urnas os secretários já nem atendem mais. Por isto me dirijo diretamente ao Governador Robinson Faria quem deve ter conhecimento deste problema”, disse o deputado.

MP ELEITORAL OBTÉM CONDENAÇÃO DE CANDIDATOS POR DESPEJO DE SANTINHOS NO RN

O Ministério Público Eleitoral obteve a condenação de oito candidatos pelo despejo de santinhos nas proximidades dos locais de votação, no último dia 7 de outubro, quando do primeiro turno das eleições gerais. As decisões judiciais dizem respeito a duas das quatro representações formuladas pelo MP contra esse tipo de irregularidade, no Rio Grande do Norte.





Na primeira representação, foram condenados o casal Albert Dickson e Hilkea Carla “Dickson” - candidatos a deputado estadual e federal, respectivamente. Na segunda, os candidatos a governador Carlos Eduardo Alves; a senador Geraldo Melo; a deputado federal Evandro “Cabo” Gonçalves ; e a deputado estadual Gustavo Carvalho, Cristiane Dantas e Francisco “Dotozinho do Araçá”.





Santinhos desses candidatos foram despejados às centenas nas proximidades das escolas estaduais Maria Estela Pinheiro, em Mossoró, e Alfredo Mesquita Filho e Professor Paulo Nobre, em Macaíba, e na Escola Municipal Tereza Brito, também de Macaíba. A prática é conhecida como “Voo da Madrugada”.





As representações do MP Eleitoral foram assinadas pelos procuradores eleitorais auxiliares Kleber Martins e Fernando Rocha. Ambas destacam que a atitude é “(...) ilegal não apenas porque causa poluição ambiental (higiene e estética urbana) e gera riscos de acidentes, em especial a idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, mas também, e principalmente, porque afeta a isonomia entre os candidatos”.





O “Voo da Madrugada” desrespeita a Lei 9.504/97 (Lei das Eleições), a Resolução nº 23.551/2017 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Recomendação nº 09/2018 da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE/RN). Essa recomendação reforçou a todas as legendas que a distribuição do material de campanha é de inteira responsabilidade dos candidatos, partidos ou coligações, e alertou para a necessidade de evitar o despejo desses impressos, como vem ocorrendo irregularmente há várias eleições.





Nos dois casos o relator dos processos, juiz eleitoral Almiro Lemos, condenou os envolvidos a pagamento de multa no valor de R$ 2 mil cada. Da decisão ainda cabem recursos. As representações do MP Eleitoral tramitam no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) sob os números 0601464-19.2018.6.20.0000 e 0601467-71.2018.6.20.0000.

RN GERA 1.726 EMPREGOS EM SETEMBRO

O Rio Grande do Norte gerou 1.726 empregos formais no mês de setembro, de acordo com levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na última segunda-feira, 22. O indicador, que apresentou uma variação de 0,41%, mede a diferente entre contratações (11.815) e demissões (10.089). Este foi o segundo melhor resultado positivo na criação de emprego formal.




Ainda conforme o levantamento, a agropecuária foi o setor que mais empregou, abrindo 723 vagas no Estado. Em segundo lugar, vem a indústria da transformação, que ofereceu 445 empregos. Em seguida, o setor de Serviços com 384 vagas, e o Comércio com 288.




Em comparação a agosto, mês com o melhor saldo de empregos no Rio Grande do Norte, com 4.486 vagas, houve uma retração de 2.760 empregos formais.

MENINA DE 4 ANOS MORRE APÓS SER PICADA POR ESCORPIÃO EM SP

Uma criança de 4 anos morreu após ser picada por um escorpião nesta segunda-feira (22), em Ourinhos (SP). Giovana Mendes foi picada quando colocava a blusa antes de ir para a escola. 





De acordo com familiares, a menina pediu para que a mãe colocasse uma blusa de frio nela. Ao vestir, Giovana começou a gritar de dor e a mãe viu o escorpião. 




Quando tentou tirar o aracnídeo, a mãe também acabou sendo picada. As duas foram socorridas para a Unidade de Pronto Atendimento. A mãe foi atendida e liberada em seguida.




Giovana foi medicada e levada para observação na sala de emergência. Mas seu estado de saúde piorou e ela não resistiu a paradas respiratórias. 




O corpo da menina foi enterrado nesta terça-feira (23), no Cemitério da Saudade.

DETENTOS SÃO OBRIGADOS A CANTAR HINO NACIONAL EM PRESÍDIOS DO RN

Os internos do sistema de prisional do Rio Grande do Norte têm, desde o início do mês, o dever cívico de cantar, em um dia da semana, o hino nacional brasileiro. De acordo com a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (SEJUC), a medida visa “despertar o sentimento patriótico, valores morais e os ideais de ordem e progresso”.








Segundo a Sejuc, a medida é inédita no país. As unidades prisionais receberam cópias do hino brasileiro, composto em 1831, para a distribuição entre os detentos. A Sejuc não esclareceu em que circunstâncias os presos devem cantar o hino. Também não foi informado se há punição em caso de recusa de o presidiário em participar do ato cívico.




A ação acontece durante o momento do banho de sol, quando os detentos têm acesso ao pátio dos presídios. Os internos ficam perfilados e entoam os versos da música. Enquanto isso, o serviço de som do presídio emite a melodia da canção.





O hino nacional é um símbolo da pátria, representa o nosso povo e a valorização do país, é considerado sinal de respeito e amor à pátria”, explicou o secretário de justiça e cidadania, Mauro Albuquerque.




Ainda de acordo com a Sejuc, cada unidade prisional criou o seu horário para realizar o ato cívico. A previsão é de que, em um segundo momento, os internos também aprendam a cantar o hino do Rio Grande do Norte.

MULHER MORRE APÓS FAZER LIPO E COLOCAR SILICONE EM CLÍNICA DE BH

Uma mulher morreu em Itabirito, na Região Central de Minas Gerais, após passar por uma cirurgia estética em uma clínica de Belo Horizonte. De acordo com Adriana Vaz, que é parente da vítima, na última quarta-feira (17), Renata Bretas, de 36 anos, colocou prótese de silicone e fez uma lipoaspiração nas axilas na clínica Forma, na Região Centro-Sul da capital mineira; no pós-operatório ela já teria passado mal, mas recebeu alta e voltou para Itabirito. 





Ainda segundo Adriana, Renata chegou a voltar à clínica na sexta-feira (19) pois estava sentindo muitas dores, lá ela teria passado mal novamente. A paciente foi liberada pelos médicos e retornou a Itabirito, conforme a cunhada. “Ontem conversei com ela, estava bem. Hoje ela me chamou, estava branca, com a boca espumando. Levamos para o hospital”. Conforme Adriana, Renata teve parada cardíaca e já chegou sem vida ao hospital, onde tentaram reanimá-la, mas sem sucesso. 





A cunhada disse que os médicos do Hospital São Vicente de Paula informaram que Renata teve uma embolia pulmonar. 





O corpo de Renata foi velado e sepultado em Itabirito  nesta terça-feira (23). Ela deixa um filho de seis anos. 




De acordo com o dono da clínica Forma, Fernando Amaral, Renata fez a cirurgia no local e recebeu alta preenchendo todos os requisitos para isso. Disse ainda que a unidade possui a certificação e oferece todas as condições para a cirurgia e afirmou no pré-operatório são feitos exames e consultas e a cirurgia só é feita se estiver tudo normal. 




 
Segundo o médico que realizou a cirurgia, Frederico Vasconcelos, não houve nenhum problema durante o procedimento e o atendimento pós-operatório. No retorno na sexta-feira, ela teria se queixado de dores nos seios, mas não falou sobre dificuldades respiratórias e déficit sensitivo, que são indicadores de embolia. O médico afirmou ainda que a paciente era saudável, que não tinha histórico de embolia na família, o laudo de risco cirúrgico não apresentou nenhuma contraindicação e a alta foi “absolutamente” normal, que Renata estava bem. Disse ainda que a embolia pode não necessariamente estar relacionada à cirurgia. Afirmou que fez o melhor para a paciente.

PESQUISA IBOPE MOSTRA BOLSONARO COM 57% E HADDAD COM 43%

O Ibope divulgou nesta terça-feira (23) o resultado da segunda pesquisa do instituto sobre o 2º turno da eleição presidencial. O levantamento foi realizado entre domingo (21) e terça-feira (23) e tem margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos. Nos votos totais, Jair Bolsonaro, do PSL, tem 50%, e Haddad, 37%. Pesquisa é a segunda do Ibope no 2º turno das eleições.


 


EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...