20 de março de 2015

BOA! JUSTIÇA OFICIALIZA EXCLUSÃO DE SUZANE VON RICHTHOFEN DA HERANÇA DOS PAIS

A Justiça de São Paulo oficializou neste mês a exclusão de Suzane Louise von Richthofen da herança dos pais. Desse modo, o patrimônio de Manfred e Marísia von Richthofen, assassinado em 2002, será transferido em definitivo para o irmão de Suzane, Andreas Albert.

Suzane Von Richthofen: “Quero que as pessoas saibam que sou um ser humano comum. Cometi um erro, estou pagando por ele e quero recomeçar minha vida” (Foto: André Vieira/Marie Claire)

Os bens do casal estariam avaliados em cerca de R$ 3 milhões à época do crime. A estimativa é que esse valor estaria girando atualmente em torno de R$ 10 milhões, segundo pessoas ligadas ao caso.

Suzane foi condenada a 39 anos de prisão por participar da morte dos pais juntamente com os Daniel e Christian Cravinhos. Ela era namorada de Daniel à época. Os irmãos Cravinhos também foram condenados pelo crime e cumprem pena em regime semi-aberto.

Em sua sentença de 12 de março deste ano, o juiz José Ernesto de Souza Bittencourt Rodrigues, da 1ª Vara da Família e Sucessões, ratifica decisão judicial de 2011, que considerou Suzane “indigna” da partilha dos bens.

A diferença é que agora a Justiça oficializou a sentença. O motivo é que ela foi “transitada em julgado”. “(...) determinou a exclusão, por indignidade, da herdeira Suzane Louise von Richthofen, relativamente aos bens deixados por seus pais, ora inventariados, defiro o pedido de adjudicação formulado pelo único herdeiro remanescente, Andreas Albert von Richthofen”, escreveu o juiz Rodrigues.

Neste mês, Andreas se pronunciou publicamente pela primeira vez sobre o crime planejado pela irmã Suzane. Ele concedeu entrevista e divulgou uma carta à "Rádio Estadão" para defender a memória do pai.

PREFEITURA DE EQUADOR DISCUTE REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO

Mesmo com a ausência da prefeita Noeide Sabino, que está se recuperando "muito bem" de uma cirurgia, em Natal, o secretário de Administração, Junior Alves, esteve reunido nesta sexta-feira, (20), com o restante da equipe para discutir as primeiras medidas relacionadas a realização de um concurso público no município.

01

A POESIA DO “PRIMO POETA”; ONDE A GLOBO QUER CHEGAR (2)

clip_image002

ONDE A GLOBO QUER CHEGAR (2):

Essa cena de horror

Toda noite vem à tona,

Sobrando progesterona

Nessas velhas sem pudor.

Pra delírio do autor

A Globo perdeu a linha,

Quem assistiu Sinhazinha

Dona Xepa e Radical...

Hoje muda de canal

Com vergonha da telinha.

Por: Primo Poeta.

ATENÇÃO! A CASA DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER DURVAL PAIVA PRECISA DE SUA AJUDA

Doação do Mês

A Casa Durval Paiva está precisando de papel higiênico, papel toalha interfolhado, água sanitária, detergente, esponja, sabão em pó ou barra, desinfetante, álcool 70%, saco para lixo, pano de chão, vassouras, rodo e pá. As doações podem ser entregues na Rua Clementino Câmara, 234, Barro Vermelho.

materiallimpeza 

Vem aí a Festa da Páscoa

A Festa da Páscoa das crianças da Casa Durval Paiva vai acontecer no dia 01/04, às 15h. Todos os preparativos já estão acontecendo para mais uma celebração da vida e da esperança. Quem quiser ajudar, pode doar ovos de páscoa. Mais informações: 4006-1600.

Caquito Pascoa

XII Jornada de Onco-hematologia

Estão abertas as inscrições para a XII Jornada de Onco-hematologia, que será promovida pela Casa Durval Paiva no dia 08/04 - dia mundial de combate ao câncer, das 9 às 17h, no auditório da instituição. Garanta sua vaga pelo casadurvalpaiva.org.br ou (84) 4006.1600. A inscrição é solidária: 1 lata de leite em pó.

jornada

CBN Oncologia - 5 Anos no Ar

Todas as sextas, às 10h45min a equipe multidisciplinar da Casa Durval Paiva participa do CBN Oncologia, levando informações aos ouvintes da CBN Natal sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Há 5 anos a parceria entre a Casa e a Rede Tropical tem ajudado a salvar muitas vidas.

CBN Oncologia 4anos março2014

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA CONCEDE TÍTULO DE CIDADÃO NORTE-RIO-GRANDENSE À GILBERTO KASSAB

A Assembleia Legislativa concede nesta sexta-feira (20) o título honorífico de cidadão norte-rio-grandense ao Ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), com proposição apresentada pelo deputado estadual Galeno Torquato (PSD). A homenagem será prestada durante o 1° Encontro de Prefeitos e Vereadores do Rio Grande do Norte, que acontece às 15h, na Escola de Governo.


A homenagem é direcionada ao político, engenheiro, ministro e líder do PSD, partido que represento na Assembleia Legislativa. Kassab é um gestor que enfrentou grandes desafios quando administrou a maior cidade do país e foi o único prefeito reeleito em São Paulo. Como cidadão potiguar, depositamos a nossa confiança para que ele traga benefícios para o Rio Grande do Norte”, disse Galeno Torquato.


O título de cidadania é uma honraria que uma pessoa de importância recebe da Câmara Municipal de uma cidade, da Assembleia Legislativa de um Estado, da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal.


Gilberto Kassab
O economista e engenheiro Gilberto Kassab, 54 anos, é ministro de Estado das Cidades e líder do PSD, partido que fundou. Kassab foi prefeito da cidade de São Paulo por sete anos (2006 a 2012). Além do rigor com as finanças públicas e com a transparência da administração, a preocupação de oferecer uma cidade melhor para as pessoas orientou sua gestão em São Paulo.


Sua gestão foi pautada por ações que regulamentam e democratizam os usos dos espaços públicos e que, em versão nacional, podem trazer melhorias não apenas para as grandes cidades, mas para todos os municípios do país.

ATENÇÃO! ALTA RADIAÇÃO SOLAR EM NATAL EXIGE CUIDADO REDOBRADO COM A PELE

SOLMuitas pessoas não se preocupam com a saúde da pele e só passam a adotar os cuidados necessários quando o verão se aproxima ou algum problema surge. É aí que mora o perigo. Natal é uma das capitais do país que possui um dos maiores Índices Ultravioleta (IUV) que mede nível de radiação solar na superfície da terra. Essa radiação recebida sem proteção pode levar ao aparecimento de manchas, risco de envelhecimento precoce e câncer de pele. Diante disso o cuidado ao longo do ano torna-se indispensável.

Em Natal, em uma manhã ensolarada, o índice UV atinge o nível de 13 - de acordo com dados do Climatempo - o que faz com que as pessoas tenham que redobrar os cuidados com proteção solar, inclusive com auxilio de filtro, roupas, chapéus e óculos escuros.  Médicos especialistas em pele indicam o uso de protetor solar de, no mínimo, fator 30 para o dia a dia. “Durante a estação verão o FPS mais indicado é o acima de 50″, aponta a dermatologista do Hapvida Saúde, Ismmaelli Veras.

Sobre proteção da pele é importante lembrar que a indicação do filtro solar será indicada em acordo com a tonalidade da pele do paciente, diante disso surge a importância da avaliação de um dermatologista para esta escolha. A médica do Hapvida também destaca que o uso do filtro deve começar antes de sair casa. “O ideal é sempre aplicar duas horas antes da exposição ao sol, reaplicar a cada duas horas ou depois que sair ou entrar na água – mesmo para aqueles considerados resistentes à água”, explica.

Na capital do Rio Grande do Norte são 220 dias de céu claro por ano, principalmente entre outubro e março, quando são registrados os maiores índices de radiação ultravioleta.

GOVERNO DO RN VAI RECUPERAR AS UNIDADES PRISIONAIS O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL

O Governo do Estado pretende iniciar as obras de recuperação das unidades prisionais, depredadas pelos presidiários nos motins, a partir do próximo sábado. Essa medida será possível graças ao Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), assinado ontem entre Governo do Estado, Ministério Público de Contas, com a presença e anuência de todos os membros do Gabinete de Gestão Integrado (GGI) instalado para o gerenciamento das ações a serem tomadas para debelar a crise no sistema penitenciário. O detalhamento do TAG foi feito hoje, 19, no Ciosp, em entrevista coletiva que contou com a presença do procurador Geral de Contas, Luciano Ramos, o secretário adjunto de Defesa Social (Sesed), Caio Marques e o secretário de Infraestrutura do Estado (SIN), Jader Torres. Já saiu no Diário Oficial do Estado a chamada pública para que as empresas interessadas na obra apresentem suas propostas. E, amanhã, 20, às 10h, serão abertos os envelopes na SIN para que seja feita a escolha da empresa. O critério de julgamento das propostas será feito a partir do maior desconto, tendo como base inicial a tabela do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi). A recuperação será feita com recursos do Estado.

19 03 2015  Coletiva do sistema penitenciário fot Vivian Galvão_

Em situações normais, o prazo para medidas emergenciais, com licença de licitação, é de 20 dias. Entretanto, o Governo não pode esperar. Dessa forma ficou estabelecido através do TAG o critério de Regime Diferenciado de Contratação que dá mais celeridade aos tramites e prazos. “Não estamos em condições de temperatura e pressão normal. Estamos num estado de necessidade”, disse o procurador geral de Contas, Luciano Moura, fazendo uma analogia com um termo químico para explicar a situação emergencial, complementando: “O TAG foi assinado pelo Gabinete Civil, Secretarias de Infraestrutura, Planejamento, Defesa Social, Justiça e Cidadania, com a interveniência do Poder Judiciário Estadual, Federal e o Ministério Público de Contas, além da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, que também estava presente.

Segundo o titular da SIN, Jader Torres, a expectativa para que os reparos nas unidades prisionais sejam feitos é a mais rápida possível. “Com a abertura dos envelopes amanhã (sexta-feira) já queremos assinar a Ordem de Serviço para que a empresa contratada inicie as obras de recuperação no sábado”. Jader Torres explicou também que como as condições não permitem um projeto detalhado, o que já existe é o levantamento dos serviços (como por exemplo, recuperação de banheiros, fechaduras, paredes, etc), a quantidade será medida concomitante à execução. “O que não significa que não temos planejamento, mas era impossível que entrássemos nas unidades para fazermos medições. E vale ressaltar que vamos trabalhar juntamente com a Sesed para garantir a integridade dos trabalhadores”, enfatizou Torres. Em último caso, se não aparecer empresas interessadas na obra, o Governo do Estado recorrerá ao Exército.

Foi dito também durante a coletiva que as obras emergenciais dizem respeito à recuperação imediata das unidades prisionais depredadas pelos apenados. A necessidade de construir novas unidades prisionais no Estado, para suprir o déficit de vagas será discutida num prazo maior de 180 dias e, provavelmente, necessitará de recursos do Governo Federal que poderão vir do Programa Brasil Mais Seguro, do Ministério da Justiça. Luciano Ramos adiantou que nas conversas com Regina Miki, ontem, existe a possibilidade de se repactuar valores advindos desse programa na ordem de R$ 12 milhões, os quais retornaram ao Ministério da Justiça ano passado por entraves burocráticos e ausência de contrapartida do Governo do Estado.

TRAGÉDIA! AVIÃO COM 10 A BORDO CAI EM PUNTA DEL ESTE, URUGUAI; NÃO HÁ SOBREVIVENTES

Um avião com 10 a bordo, que partiu do Aeroporto de Punta del Este, no departamento de Maldonado, no Uruguai, com destino a Argentina, caiu pouco depois de decolar, informou na noite desta quinta-feira (19) a Força Aérea Uruguaia. Ninguém sobreviveu.

Destroços da aeronave argentina que caiu pouco depois de decolar do Aeroporto de Punta del Este. (Foto: AFP Photo)

A retirada dos corpos será realizada nesta sexta-feira (20), disse o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Leandro Palomeque, que chefia a operação de resgate. Sete corpos já foram localizados pelos bombeiros.

Os dois pilotos, homens de 45 e 49 anos de idade, e os oito passageiros - seis homens e duas mulheres, uma delas portuguesa -, com entre 41 e 58 anos, morreram depois que o avião caiu em uma lagoa, próximo a uma margem e a um metro de profundidade, após o avião pegar fogo. As vítimas voltavam de um trabalho em um projeto nessa mesma região.

O tenente da Força Aérea Ñancay Graña, que também participa das tarefas de resgate, disse ao jornal "El Observador" que o fogo atingiu até 80% do avião e que era improvável os ocupantes sobreviverem.

A Força Aérea Uruguai (FAU) divulgou a lista de tripulação e passageiros:

Piloto/Copiloto
Luis Pivida - 59 anos, argentino
Diego Chiaradia - 45 anos, argentino

Passageiros
Mario Barba - 42 anos, argentino
Joanna Mc Cormack - 41 anos, argentina
Alfredo Dietrich - 51 anos, argentino
Carlos De Elias - 56 anos, argentino
Marcelo Zarco - 48 anos, argentino
Horacio Peña - 48 anos, argentino
Luis Gustavo Peña - 58 anos, argentino
Marta Pires Vieira - 41 anos, portuguesa

Segundo a imprensa local, a aeronave é um turbohélice “Beechcraft C 90”.

Modelo Beechcraft C 90, semelhante ao que caiu em Punta del Este. (Foto: Reprodução / beechcraft.com)

A prefeitura de Maldonado informou que a queda ocorreu por volta de 20h45.

Equipes de resgate formadas por bombeiros, socorristas, policiais, militares e unidades do Comitê de Emergência estão no local, mas a iluminação deficiente, o difícil acesso aos destroços e o risco de explosões devido ao combustível espalhado pelo local prejudicam o trabalho do grupo.

Testemunhas disseram que o avião se incendiou logo após decolar. O El Observador noticiou que o aparelho pegou fogo após cair. Não há, no entanto, informações oficiais sobre as causas e circunstâncias da queda da aeronave. A fuselagem não foi totalmente destruída, mas foi muito danificada pelo incêndio.

A empresa proprietária da aeronave é a argentina Aviajet S/A e os passageiros são integrantes da La Rural, outra empresa argentina que participa da construção do Centro de Convenções de Punta del Este.

A empresa, dedicada ao planejamento de eventos, confirmou em comunicado que funcionários de sua companhia viajavam no avião.

 

EMPRESÁRIO DE TENENTE LAURENTINO REALIZA, POR CONTA PRÓPRIA, TAPA-BURACOS NA RN 087

Coube ao empresário Paulo Araújo, do ramo de móveis e eletrodomésticos, realizar com recursos próprios um tapa-buracos na RN 087, que liga Florânia a Tenente Laurentino Cruz. No Facebook, o jovem laurentinense Rafael Henrique agradeceu a ação do empresário.

11067478_450931675061937_6454906471290516548_n

Graças a Deus alguém se mobilizou na nossa maravilhosa cidade de Tenente Laurentino, já que não tive coragem e ninguém teve inclusive as autoridades da PREFEITURA, o empresário Paulo Móveis teve a coragem e solidariedade de ajeitar a nossa precária ladeira, principal acesso da cidade”, agradeceu Rafael Henrique.

HOSPITAL DE JARDIM DE PIRANHAS COMEÇA A REALIZAR PEQUENAS CIRURGIAS

A saúde em Jardim de Piranhas conseguiu dar mais um importante passo no município, é que o hospital Francisca Pereira Mariz já iniciou a realização de  pequenas cirurgias como retirada de sinais, caroço de gordura (lubí) e outros males da pele.

Hospital Jardim

Toda quinta feira em média 6 (seis) pessoas são beneficiadas com essas pequenas cirurgias, os médicos Dr. Silvio Santos e Dr. Laurí Ferreira fazem o revezamento semanal na parte cirúrgica.

O prefeito Elídio Queiróz está muito satisfeito com os resultados alcançados e diz que pretende conseguir mais recursos para a saúde do município. “O meu sonho é ver os jardinenses tendo os seus problemas de saúde resolvidos na cidade, vamos lutar para avançar ainda mais a saúde, em breve quero ver o centro cirúrgico funcionando e realizando outros tipos de cirurgias”.

CRISTIANE PEDE CELERIDADE NO PROCESSO DE CONVOCAÇÃO DOS 824 CONCURSADOS DA PM

O debate em torno da convocação dos 824 aprovados no último concurso público promovido pela Polícia Militar toma conta do plenário da Assembleia Legislativa. Na sessão desta quinta-feira (19), a deputada Cristiane Dantas (PCdoB) chamou a atenção para a publicização do resultado dos exames de saúde da categoria.


Faço um apelo ao Governo do Estado para que dê celeridade e publique o resultado dos exames de saúde dos 824 aprovados no concurso da Polícia Militar possibilitando o avanço deles para a próxima etapa que é o curso de formação”, pede Cristiane Dantas.


Os exames foram realizados em janeiro de 2015 e a categoria aguarda o resultado para iniciar o curso de formação, que tem duração de seis meses. De acordo com o deputado Fernando Mineiro (PT), líder do Governo do Estado na Assembleia, a expectativa é que o resultado seja divulgado até o próximo dia 30 de março. A deputada Márcia Maia (PSB) também participou do debate.

CFM EXIGE APURAÇÃO DE NOVAS DENÚNCIAS CONTRA O MAIS MÉDICOS

cmDiante de grave denúncia de irregularidade na concepção do Programa Mais Médicos que, de acordo com reportagem veiculada pelo Jornal da Band, em 17 de março de 2015, teria sido manipulado pelo Governo brasileiro para beneficiar Cuba, o Conselho Federal de Medicina (CFM) vem a público cobrar a apuração urgente e rigorosa dos indícios - apresentados pela imprensa - por parte dos órgãos de fiscalização e controle, como Ministério Público, Tribunal de Contas da União (TCU) e Congresso Nacional.

A íntegra das gravações feitas em reuniões com a participação de técnicos do Ministério da Saúde e da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), cujos trechos foram reproduzidos na reportagem, bem como todos os documentos e informações citados, merece análise detalhada a fim de esclarecer os fatos e, se forem confirmados abusos, punir os responsáveis e corrigir as distorções existentes (link ao final).

O CFM reafirma sua posição crítica com respeito ao Programa Mais Médicos – manifestada desde seu anúncio -  por entender que se trata de iniciativa com evidente intenção política, visando o êxito eleitoral em curto prazo e em detrimento de legítimos e relevantes interesses sociais.

Ressalte-se que também merece atenção dos órgãos de controle resultado de auditoria do TCU, divulgada recentemente, que sublinha a fragilidade do Programa Mais Médicos em sua condução.  As falhas - apontadas a partir de dados coletados entre julho de 2013 e março de 2014 – são estruturais e colocam em risco a vida e a saúde dos pacientes e indicam o mau uso do dinheiro público.

Entre os problemas listados pelo TCU constam: os equívocos no sistema de supervisão e tutoria da iniciativa, que, no período avaliado, permitia distorções na prática; o despreparo dos portadores de diplomas de medicina obtidos no exterior para atender a população; o impacto limitado e negativo do Programa que, segundo mostra o TCU, em 49% dos primeiros municípios inseridos teve o total de médicos diminuído e em outros 25% o volume de consultas reduzido.

Os resultados dessa auditoria confirmam que a solução para os dilemas da assistência à saúde no Brasil não passa pela importação de médicos com diplomas obtidos no exterior sem revalidação e nem pela formação em massa de profissionais em escolas de medicina com estrutura precária.

Para o CFM, a Saúde exige a adoção de medidas responsáveis e de efeito duradouro, como: a criação de Carreira de Estado no Sistema Único de Saúde (SUS) e a oferta de boas condições de trabalho para os profissionais da área; o aumento da participação pública (por meio da União, Estados e Municípios) para pelo menos 70% das despesas sanitárias totais no País; e o aperfeiçoamento da gestão, com eficazes planejamento, controle e avaliação.

A demora em atender essa agenda mínima coloca a imensa maioria dos brasileiros dependentes do SUS em situação de vulnerabilidade, expondo-os a situações degradantes que podem lhes custar a vida e o bem estar, pois, conforme demonstram os dados do TCU, agora são obrigados a conviver com menos médicos e menos saúde.

Link da reportagem:
http://noticias.band.uol.com.br/jornaldaband/videos/2015/03/17/15410530-gravacoes-revelam-que-objetivo-do-mais-medicos-e-atender-governo-cubano.html

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...