12 de maio de 2021

CASAL MORRE E DUAS CRIANÇAS FICAM EM ACIDENTE NO RN

Um casal morreu e duas crianças ficaram feridas após uma colisão entre um carro de passeio e um ônibus de turismo, na manhã desta quarta-feira (12) na BR-101, próximo à entrada para a praia de Punaú, em Rio do Fogo, no Litoral Norte potiguar. As vítimas ainda não foram identificadas. 

 

O casal que morreu e as duas crianças feridas estavam no carro de passeio com placas de Minas Gerais e, segundo a Polícia Rodoviária Federal, a suspeita é de que sejam da mesma família. As crianças foram levadas para o hospital de Touros. Ninguém que estava no ônibus se feriu. 

 

De acordo com a Polícia Civil, os dois veículos seguiam no sentido de Natal para o Litoral Norte, quando o carro de passeio entrou em uma alça para fazer o retorno no sentido a Natal e foi atingido pelo ônibus na lateral.

 

As marcas de frenagem do ônibus na pista têm cerca de 50 metros, segundo a polícia.

 

Fonte: G1/RN.

MULHER É MORTA A TIROS DENTRO DO SALÃO DE BELEZA DA IRMÃ NO INTERIOR DO RN

Um crime frio e covarde foi registrado contra Rosimeire Alves Nascimento, de 40 anos, que foi morta na noite desta terça-feira, (11), dentro do salão de beleza de sua irmã, na cidade de Caraúbas.

 

Segundo testemunhas, Rosimeire foi executada com vários tiros por dois elementos que chegaram ao local de moto, e sem tirar os capacetes, atiraram, mataram a mesma e fugiram do local do crime sem deixar pistas. Tudo ainda é mistério para a polícia.

DETRAN RETOMA VISTORIA DO TRANSPORTE PÚBLICO ESCOLAR DO RN

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) retoma a partir desta sexta-feira (14) o trabalho de vistoria nos ônibus utilizados pelas prefeituras do interior do Estado para transportar estudantes. O cronograma divulgado pela Coordenadoria de Registro de Veículos do Órgão contempla 19 unidades polos distribuídas por todo o Rio Grande do Norte. A medida busca manter a frota de ônibus escolar apta a iniciar o transporte de estudantes a partir do momento em que houver a retomada das aulas presenciais no Estado.

 

Já na sexta-feira (14) 10 dessas unidades do Detran funcionarão simultaneamente no Estado contemplando os municípios polos e cidades de abrangência. As vistorias ocorrem em Parnamirim (Parnamirim, Monte Alegre e Nísia Floresta); Currais Novos (Currais Novos, Acari, Bodó e Lagoa Nova); Caicó (Caicó, Ipueira, Serra Negra, Ouro Branco e São Fernando); Ceará-Mirim (Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Maxaranguape, Pureza, Poço Branco e Taípu); Mossoró (Mossoró, Areia Branca, Baraúnas, Upanema e Campo Grande); Assú (Assú, Alto dos Rodrigues, Carnaubais, Ipanguaçu, Itajá, Macau, Paraú e Pendências); Parelhas (Parelhas e Carnaúba dos Dantas); Alexandria (Alexandria, Antônio Martins e João Dias); São Paulo do Potengi (São Paulo do Potengi, Barcelona, Caiçara do Rio dos Ventos, Lagoa D’anta e Lagoa de Velhos); e Nova Cruz (Nova Cruz, Boa Saúde, Brejinho, Lagoa de Pedra, Montanhas, Monte das Gameleiras e Passa e Fica).

 

O trabalho tem o objetivo de zelar pela segurança dos estudantes que utilizam regularmente o transporte no trajeto de ida e volta à escola. A ação consiste em notificar as prefeituras para que envie para o procedimento de vistoria todos os ônibus cadastrados pelo município a realizar o transporte de estudantes. Nesse sentido, as equipes de vistoriadores veiculares do Detran analisam os itens de segurança e demais especificações determinadas pela legislação.

 

A medida faz parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Detran e o Ministério Público Estadual (MPE) que tem como objetivo fiscalizar a frota de ônibus estudantis que transportam alunos das escolas públicas de todo o Rio Grande do Norte. Os resultados das fiscalizações são encaminhados através de relatório ao Ministério Público Estadual (MPE) para que, se preciso for, sejam tomadas as devidas providências legais.

 

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que o transporte escolar só deve trafegar se for registrado como veículo de passageiros, com inspeção semestral dos equipamentos de segurança, com pintura de faixa horizontal na cor amarela com o dístico “ESCOLAR”, em preto. Também é exigido equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo; com lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira. O veículo tem que possuir cintos de segurança em número igual à lotação, além de outros requisitos e equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

 

Nessas ações o Detran inspeciona todos os itens de segurança do veículo desde os pneus até cinto de segurança, como também é avaliada a documentação do condutor, que deve ter idade superior a vinte e um anos, portar carteira de habilitação na categoria D ou E, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os doze últimos meses, além de ser aprovado em curso especializado.

EMPRESÁRIOS DE CASAS DE RECEPÇÃO E BUFFETS COBRAM INSERÇÃO DO SETOR EM DECRETO

Mais uma vez fora das normas do decreto estadual, o setor de casas de recepção e buffets cobra uma decisão do Governo estadual para que este segmento seja inserido e, possa, aos poucos ir se recuperando do forte impacto que foram atingidos desde o ano passado com a pandemia.



Na publicação do decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (12), se fala em um “plano específico de retomada gradual” para o setor de eventos no RN.



Segundo o decreto, a “autorização para realização de eventos corporativos, técnicos, científicos, culturais, artísticos, sociais, comemorativos e afins” estão dependentes deste plano.



Empresários do setor e filiados ao Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do RN (SHRBS-RN) externaram sua insatisfação e alertaram para o que o segmento esteja inserido em um próximo decreto.



O empresário Luciano Almeida espera que o Estado se mostre solidário com os milhares de trabalhadores e centenas de Empresas do setor na esperança de chegar a uma solução viável garantindo a sobrevivência do setor e a saúde da população através da criação de um Protocolo de Retomada a ser publicado no próximo decreto estadual. "Pela primeira vez, o Governo sinaliza para o setor de eventos determinando que haverá de ser feito uma Portaria regulamenta-o.  Dessa forma, acende uma esperança de retomada ainda no primeiro semestre de 2021", analisou.



Para Danielle Canuto, que também é proprietária de casa de recepção e buffet, o setor de eventos, e mais especificamente os eventos sociais como casamentos, aniversários e formaturas, já elaborou e protocolou tanto na Prefeitura como no Governo estadual um plano de retomada. "Esse plano tem um formato análogo ao funcionamento de um restaurante ou bar, inclusive foi elaborado em conjunto com a mesma equipe técnica. Todos os protocolos de biossegurança, espaçamento entre as mesas, capacidade reduzida", explicou.



A empresária ressaltou que "enquanto estamos preparados com todos os protocolos e sem poder trabalhar, as pessoas estão realizando eventos clandestinos em fazendas, praias e mesmo em residências, sem qualquer protocolo e segurança".



Ela comentou a indignação com "a falta de sensibilidade das autoridades do nosso Estado, que está matando as empresas e massacrando todos os trabalhadores do setor de eventos". 

SOBE PARA 62 O Nº DE MORTOS NA FAIXA DE GAZA E EM ISRAEL

A guerra de mísseis, foguetes e ataques aéreos entre Israel e palestinos entrou em seu terceiro dia nesta quarta-feira (12), e o número de mortos nos confrontos subiu para 62.

 

 O maior conflito na região desde 2014 já deixou56 vítimas na Faixa de Gaza desde segunda-feira (10), segundo autoridades do território palestino, e 6 em Israel, dizem autoridades médicas israelenses.

 

Quase 300 pessoas ficaram feridas em território palestino, incluindo 86 crianças e 39 mulheres. Entre os mortos estão 13 crianças e cinco israelenses, segundo a agência de notícias France Presse.

 

Entre as vítimas israelenses estão três mulheres e uma criança e dezenas de feridos.

 

ISRAEL ATACA E DESTRÓI PRÉDIO RESIDENCIAL DE 13 ANDARES EM GAZA

Um bombardeio de Israel derrubou um prédio residencial de 13 andares na Faixa de Gaza nesta terça-feira (11), segundo o próprio exército israelense. A torre abrigava um escritório usado pela liderança política do Hamas, governantes islâmicos de Gaza.

 

A agência de notícias Reuters registrou o momento em que uma enorme coluna de fumaça sobe de onde havia um edifício na região.

 

Ainda de acordo com a Reuters, moradores do prédio e de construções vizinhas foram alertados antes para que deixassem o local, mas não está claro se todos chegaram a sair antes do ataque.

 

Mais tarde, o Hamas relatou a destruição, no centro de Gaza, de um prédio de nove andares que abrigava casas, empresas e uma estação de televisão local.

 

Foto: Ibraheem Abu Mustafa/Reuter.

PF PEDE AO STF INQUÉRITO CONTRA TOFFOLI POR SUPOSTA VENDA DE DECISÕES

A Polícia Federal encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de abertura de inquérito para investigar supostos repasses ilegais ao ministro Dias Toffoli, integrante da Corte, em troca de decisões favoráveis. Essa é a primeira vez que a Polícia Federal pede ao Supremo apuração que envolve um ministro da própria Corte.

 

O pedido tem como base o acordo de colaboração premiada do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral. Ele teria afirmado que Toffoli recebeu R$ 4 milhões para favorecer dois prefeitos fluminenses em processos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Toffoli foi ministro do TSE de 2012 a 2016, tendo sido presidente de maio de 2014 a maio de 2016.

 

Os pagamentos, diz Cabral, teriam sido realizados nos anos de 2014 e 2015 e operacionalizados por Hudson Braga, ex-secretário de Obras do Rio de Janeiro. Os repasses, na versão do delator, teriam envolvido o escritório da mulher de Toffoli, a advogada Roberta Rangel. Em nota à Folha, o ministro disse não ter conhecimento dos fatos mencionados e que jamais recebeu os supostos valores ilegais.

COMERCIANTE É BALEADO NA NOITE DESTA TERÇA-FEIRA, (11), EM CIDADE SERIDOENSE

O comerciante caicoense identificado como Matheus, foi vítima de uma tentativa de homicídio no noite desta terça-feira, (11), em Caicó.


Segundo testemunhas, Matheus estava em um trayler de alimentação próximo ao CEDUC, quando dois elementos chegaram em uma moto, atiraram e fugiram do local. Matheus foi socorrido com um ferimento a bala no abdômen.


EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...