11 de abril de 2024

CASA DE CULTURA DE JARDIM DO SERIDÓ RECEBE EXPOSIÇÃO 'CACIMBA NOVA' DE THIAGO BARBALHO

Aberta nesta quarta-feira (10),  "Cacimba Nova" é o novo projeto do artista Thiago Barbalho, que realiza na Casa de Cultura Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo, em Jardim do Seridó, cidade natal de sua mãe, um desejo de fortalecer os referenciais visuais de seu lugar de origem no Rio Grande do Norte. A mostra que integra a iniciativa “Abril das Artes”, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretária Extraordinária de Cultura e da Fundação José Augusto (FJA), vai até sábado, (15). 

 

 

São 16 desenhos sobre papel, sendo que alguns foram produzidos em papel artesanal de fibra de bananeira, material que releva o interesse do artista sobre processos artesanais ou manuais. O desenho, como mídia de predileção de Thiago, é resultado desse processo de trabalho que prioriza aquilo que é "mais acessível, mais barato e disponível para que algo seja construído", como ele define.

 

 

Recentemente, o artista visitou o sítio arqueológico do Mirador, em Lajedo de Soledade (Apodi/RN), onde há um grande número de pinturas rupestres. A expedição, somada a sua experiência com a cultura sertaneja do interior e as lojas populares de coisas fabricadas na China, como imagens de santo e objetos e utensílios, são pontos de partida para a produção de novos trabalhos. 

 

"Me ver artista com esse referencial me fez retornar ao trabalho artesanal e pensar a ideia de mistura, ao contrário da pureza contida dentro do meu trabalho”, declarou. Esse processo experimental de exposição é parte de um trabalho mais amplo que também se desdobra em uma exposição individual, na galeria Nara Roesler, em São Paulo (SP).

JORNALISTA AMERICANO, EX-ATIVISTA, CONFESSA TRISTEZA COM MENTIRA DE LULA

O americano Michael Shellenberger, que está no meio da polêmica entre o mega-empresário Elon Musk e o ministro do STF Alexandre de Moraes, confessa sua tristeza ao constatar que Lula (PT) mentiu para ele durante entrevista anos atrás. “Perguntei se ele transformaria o Brasil numa Cuba, onde não há liberdade de expressão”, contou Shellenberger.  Lula negou, mentindo para ele, que era mais um jornalista de esquerda que se encantara com o petista.

 

Além de tecer críticas a Lula, Shellenberger admitiu ter levado para o “lado pessoal” pois Lula mentiu olho no olho.

 

Shellenberger confirmou que não se sentiu ameaçado durante a viagem ao Brasil, mas disse torcer para que a PF o permita sair do país.

 

“Eles enlouqueceram!” disse o jornalista americano em entrevista ao podcast após citar agentes do Estado que exigiram censura.

 

Shellenberger revelou emails de membros do X do Brasil e dos Estados Unidos com relatos de pedidos nada ortodoxos do judiciário brasileiro.

CÂMARA MANTÉM PRISÃO DE DEPUTADO CHIQUINHO BRAZÃO PELO ASSASSINATO DE MARIELLE FRANCO

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10) o parecer que recomenda a manutenção da prisão do deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), acusado de ser um dos mandantes da morte da vereadora Marielle Franco (PSOL). Veja como votaram os deputados e os partidos mais abaixo.

 

O parecer foi aprovado por 277 votos a 129. Eram necessários 257 para manter a prisão, o que representaria a maioria absoluta da Câmara. Ao todo, 435 deputados votaram, sendo que 28 se abstiveram.

 

Segundo a Constituição, prisões de parlamentares no exercício do mandato têm de ser submetidas aos plenários da Câmara (em casos que envolvem deputados) ou do Senado (em casos que envolvem senadores).

CÂMARA APROVA PROJETO QUE RECRIA A COBRANÇA DO SEGURO OBRIGATÓRIO DPVAT

A Câmara aprovou, nesta terça-feira, um projeto de lei que recria o seguro obrigatório para acidentes de trânsito, o DPVAT, que será administrado pela Caixa Econômica Federal. 

 

Com a nova regulamentação, será possível voltar a cobrar o seguro obrigatório de todos os proprietários de veículos automotores e os prêmios serão administrados pela Caixa em um novo fundo do agora denominado Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT).

 

A recriação do DPVAT é vista pelo governo como forma de gerar um novo meio de arrecadação. O projeto vai agora para o Senado.

 

O texto conta com substitutivo que retoma o pagamento de despesas médicas das vítimas de acidentes e direciona até 40% do valor arrecadado.

 

Desde novembro de 2019, a cobrança do DPVAT estava extinta, por decisão do governo de Jair Bolsonaro.

MARIDO MATA ESPOSA A FACADAS NO INTERIOR DO RN

A dona de casa, Jadna Cardoso Felipe, de 37 anos foi assassinada a golpes de faca pelo marido, na cidade de Monte das Gameleiras. Após o cri...