7 de setembro de 2022

MPF GARANTE DECISÃO QUE LIMITA PRAZO PARA INSS ANALISAR REQUERIMENTOS EM AGÊNCIA SERIDOENSE

O Ministério Público Federal (MPF) obteve do Tribunal Regional Federal da 5ª região (TRF5) a confirmação da sentença que obriga o INSS a impor prazos máximos para análise e julgamento dos requerimentos apresentados na Agência de Previdência Social de Currais Novos, que atende a população da região do Seridó potiguar. Centenas de pedidos de aposentadoria, licenças e auxílios ficam represados e, levam, em média, quase seis meses para serem concluídos, seja com a concessão ou a negativa.
 

“Em sua maioria, são idosos e pessoas com deficiência, em faixa de pobreza, que veem no benefício pleiteado a fonte de renda que assegurará o sustento básico de sua família. Privá-los de uma resposta, ainda que negativa, ao benefício pretendido chega a ser desumano”, resume a autora da ação civil pública (ACP),procuradora da República Maria Clara Lucena.

Pela decisão, o requerimento de salário-maternidade deverá ser analisado e julgado dentro de 30 dias. Aposentadorias por invalidez comum e acidentária (aposentadoria por incapacidade permanente) e auxílio-doença comum e por acidente do trabalho (auxílio temporário por incapacidade), em no máximo 45 dias.

As pensões por morte, auxílio-reclusão e auxílio-acidente deverão respeitar o prazo de 60 dias; enquanto os pedidos de benefício assistencial à pessoa com deficiência, benefício assistencial ao idoso e aposentadorias - salvo por invalidez - terão de ser analisados e julgados em no máximo 90 dias.

PACIENTES EM MACAS À ESPERA DE LEITOS E 15 AMBULÂNCIAS DO SAMU FICAM RETIDAS NO HOSPITAL WALFREDO GURGEL

Pelo menos 15 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ficaram indisponíveis para atendimento à população de Natal e da região metropolitana, na manhã desta quarta-feira (7), por estarem com as macas retidas com pacientes no Hospital Walfredo Gurgel. 

 

A maior unidade de saúde do estado, o hospital tinha cerca de 80 pacientes nos corredores, à espera de leitos apropriados, segundo informaram servidores, durante a manhã. 

 

Entre os pacientes, estavam os que foram levados à unidade pelo Samu e que ocupam as macas das ambulâncias enquanto aguardavam a disponibilização de leitos hospitalares. 

 

Uma das ambulâncias que passou a manhã presa foi liberada no início da tarde, mas 14 continuaram na unidade de saúde. 

 

Segundo o Samu de Natal, o serviço conta normalmente com 12 ambulâncias e havia disponibilizado duas extras nesta quarta-feira (7), por causa do feriado de Independência do Brasil. No entanto, 10 ambulâncias estavam retidas no hospital até a última atualização desta matéria. 

 

Outras quatro ambulâncias que ficaram retidas são do Samu Metropolitano.

 

Do Blog: "Viva" o governo do RN!

 

 

 

EM DISCURSO ‘LIGHT’, BOLSONARO EXALTA O BRASIL E O CONHECIMENTO

O presidente Jair Bolsonaro fez um discurso em tom festivo para a multidão que acompanhou o desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na manhã desta quarta-feira (7). 

 

A fala do presidente exaltou o Brasil, o povo e as comemorações em torno da data marcante. Foi um tom muito mais festivo do que político, mas Bolsonaro voltou a defender as “quatro linhas da Constituição” e disse que “com uma reeleição vamos trazer todos para jogar dentro das quatro linhas”. 

 

O presidente também afirmou que o “conhecimento liberta” e comemorou que a população agora sabem quem são e o que fazem os políticos e a política. 

 

“Hoje todos sabem o que é chefe do Poder Executivo, todos sabem o que é a Câmara, todos sabem e o que é o Senado e todos sabem o que é o Supremo Tribunal Federal”, neste momento boa parte dos presentes vaiaram.

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...