21 de setembro de 2015

MPRN DETALHA OPERAÇÃO QUE AFASTOU PREFEITO DE CIDADE DO RN ACUSADO DE CORRUPÇÃO ATIVA E FALSIDADE DOCUMENTAL

Detalhes da Operação Resistência foram divulgados nesta sexta-feira durante entrevista coletiva com a presença do procurador-Geral de Justiça, Rinaldo Reis Lima, e auxiliares do Caop Patrimônio Público, Coordenadoria Jurídica Judicial e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

DSC_2897_editada

Durante a entrevista, foi apresentado vídeo no qual o prefeito de Ielmo Marinho, Bruno Patriota Medeiros, foi filmado repassando R$ 10 mil ao vereador Luís Carlos Bidú, como suborno para dizer que estava sendo pressionado por vereadores. O chefe do Executivo municipal exigiu declaração e a gravação de um vídeo para repassar a quantia.


O PGJ explicou que, no curso da investigação, foi apurado a conduta do prefeito com objetivo de frustrar processo na Câmara de Vereadores que poderia resultar na cassação do chefe do Executivo Municipal.

Entre elas, está a entrega de dinheiro para testemunha, prática de retaliação contra servidores e oferta de benefício a vereadores para conseguir apoio político. Na Câmara Municipal prossegue investigação que apura despesas com locação de veículos, uso irregular de royalties, compra de gênero alimentícios, entre outros.


O coordenador Jurídico Judicial, Afonso de Ligório, se mostrou surpreso com o resultado do cumprimento dos mandados de busca e apreensão da Operação. “Em 18 anos de Ministério Público nunca vi nada igual”, declarou.


A operação desencadeada no início da sexta-feira, (18),  pela Procuradoria-Geral de Justiça com participação com apoio da Polícia Militar resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão no gabinete do prefeito de Ielmo Marinho, Bruno Patriota Medeiros, e em escritório oculto da Prefeitura localizado no bairro de Tirol, em Natal, onde era realizada toda movimentação burocrática de referido poder público municipal.


O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte determinou o afastamento por tempo indeterminado do prefeito Bruno Patriota. E determinou também a proibição de ausentar-se da Comarca bem como, comunicar-se e manter contato com testemunhas, entrada ou permanência na sede do Poder Executivo Municipal de Ielmo Marinho ou em quaisquer órgãos ou secretarias municipais.


O prefeito está sendo investigado por corrupção ativa a um vereador, tentativa de corrupção a outros dois vereadores e falsidade documental.

NOVO TÚNEL É ENCONTRADO EM ALCAÇUZ NESTE DOMINGO, (20)

O sistema prisional do Rio Grande do Norte registrou mais uma fuga de detentos na manhã deste domingo (20). Agentes penitenciários encontraram um túnel que saía do pavilhão 4 do presídio de Alcaçuz, em Nísia Floresta, o maior do estado. O túnel dava acesso à área externa da unidade. O Batalhão de Choque da PM entrou no presídio e fez uma revista nas celas. No final manhã, um dos fugitivos foi recapturado. Outros dois estão sendo procurados.

Túnel foi encontrado no início da manhã deste domingo, em Alcaçuz (Foto: Divulgação/PM)

As visitas sociais programadas para este domingo foram suspensas. O pavilhão 4, que foi o local de onde partiu o túnel, foi o primeiro a ser reformado após a onda de rebeliões que destruiu 16 das 32 unidades prisionais do Rio Grande do Norte. Com o túnel encontrado, todas as pessoas que estavam na área externa do presídio aguardando os procedimentos para início das visitas foram impedidas de entrar.

Devido ao impedimento, o clima ficou agitado dentro da unidade e os policiais do BPChoque foram acionados para conter os ânimos no presídio e ajudar na recontagem dos presos, realizada pelos agentes penitenciários.

TENTATIVA DE HOMICÍDIO DEIXA HOMEM GRAVEMENTE FERIDO EM PARELHAS

Por volta das 20h10 deste domingo (20), o senhor Francisco Fernandes da Silva Filho, mais conhecido como “Supapo”, de 50 anos, residente no Bairro Maria Terceira, foi vitima de um disparo de arma de fogo. A ocorrência aconteceu em um Bar localizado no Bairro Ivan Bezerra.


A vitima, estava no local quando foi atingida pelo disparo que atingiu a femural do mesmo.

Em estado grave a vitima foi socorrida pelo SAMU Parelhas para a Urgência do Hospital Dr. José Augusto Dantas, e logo em seguida foi transferido pelo SAMU da cidade de Currais Novos, para a capital do estado.

Segundo as primeiras informações, o disparo partiu da arma de policial que trabalha na cidade de Tangará.

O acusado envolveu-se em um desentendimento com uma funcionária do Bar, quando a vitima interveio e foi atingida pelo disparo.


Fonte: Marcos Silva.

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO PROPORCIONA ENSINAMENTOS PARA MOTOCICLISTAS DO RN

A Semana Nacional de Trânsito direcionou suas ações no  sábado, (19), para a Zona Norte, realizando um treinamento de pilotagem para motociclistas, no Norte Shopping. A ação contou ainda com a exposição de viaturas e equipamentos utilizados em operações de trânsito, distribuição de material educativo e apresentação da Trupe Três no Trânsito, cantando paródias com foco nos elementos da campanha “Motorista do Bem” promovida pelo Governo do Estado e Detran.

Detran Pilotagem Consciente

Participaram das atividades 15 servidores do Detran, sob o comando da coordenadora de Educação e Fiscalização de Trânsito, Débora Gurgel, e apoio da subcoordenadora de Educação de Trânsito do Detran, Ana Costa; policiais do CPRE, da Policia Rodoviária Federal, agentes e técnicos da STTU, além de parceiros do Sest/Senat, Solares e Yamaha, Projeto Vida no Trânsito, e Trânsito Consciente.

Quarenta motociclistas inscreveram-se no treinamento, que foi ministrado pelos instrutores Bernardino Marcelino e Alcina Pereira. Os ensinamentos de técnicas de pilotagem foram divididos em dois módulos, teórico e prático, tendo como foco a preservação da vida no trânsito.

A abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito, que este ano tem como tema “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Seja você a mudança”, aconteceu dia 18 no auditório do IFRN, Cidade Alta, na capital. Prevista no Código de Trânsito Brasileiro, tem como foco a conscientização e educação em prol de um trânsito seguro e mais humano.

Naquele evento, o diretor Geral do Detran, Júlio César Câmara, ressaltou a importância de ações conjuntas que trabalhem a educação dos condutores, pedestres e ciclistas no trânsito. Destacou o trabalho do Governo do Estado com a intensa campanha educativa Motorista do Bem, que vem sendo operacionalizada pelo Detran em escolas e ruas de todos os municípios do Rio Grande do Norte.

TERREMOTO DE 3.6 ASSUSTA MORADORES DE 3 CIDADES DO RN NESTE DOMINGO, (20)

Tremor foi registrado pela UFRN (Foto: Reprodução/LabSis)

O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) registrou um tremor de terra na manhã deste domingo (20) na região da Baixa Verde, ao Norte do estado. Segundo a UFRN, o evento teve magnitude 3.6 e foi registrado às 8h49. O epicentro foi no limite dos municípios de João Câmara, Pureza e Poço Branco.

O tremor foi sentido nas três cidades e também em outras próximas.

O professor Joaquim Ferreira, do LabSis, lembrou que a atividade sísmica é comum na região de João Câmara. "Acontece que fazia tempo que as pessoas não sentiam o tremor. Como a magnitude foi um pouco maior, deu para ser percebida. Não temos como saber se foi um evento isolado ou se isso é o início de uma série de tremores. Por esse motivo, estamos todos do LabSis de plantão monitorando os registros na região. Mas é bom frisar que não há nada com o que se preocupar", falou Ferreira.

O professor frisa ainda que "a região de João Câmara é conhecida por sua sismicidade que, em alguns anos, tem causado sérios danos nas edificações com pânico e fuga da população, o que gera um grave problema social. De 1986 a 1993 a atividade foi intensa com a ocorrência de dois tremores de magnitude acima de 5.0 e centenas de outros tremores sentidos pela população", concluiu.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...