14 de julho de 2020

CORPO DE HOMEM QUE DESAPARECEU NO AÇUDE GARGALHEIRAS EM ACARI É ENCONTRADO


O corpo de Jácio Mamede Galvão, de 62 anos, foi encontrado por volta das 16h desta terça-feira (14) no açude Gargalheiras, que fica no município de Acari, na região Seridó do Rio Grande do Norte. Jácio estava desaparecido desde domingo (12), quando fazia um passeio de lancha pelo manancial. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o corpo de Jácio foi encontrado boiando no açude, em trecho próximo à direção que ele tinha seguido com a embarcação. 









A lancha em que Jácio havia entrado no açude não foi encontrada. Por esse motivo, o Corpo de Bombeiros acredita que a embarcação bateu em uma rocha, o que ocasionou o acidente que vitimou o homem de 62 anos. 




O trecho onde o corpo foi encontrado é exatamente o mesmo em que haviam sido achados os pertences de Jácio nos dias anteriores de busca. Uma sacola com máscara e dinheiro, além de um remo haviam sido encontrados.




Os bombeiros trabalharam nesta terça-feira em conjunto com a Capitania dos Portos da Marinha. Além disso, pescadores e alguns populares também ajudavam por conta própria. Até esta manhã ainda havia uma expectativa de tentar encontrá-lo com vida.

UBALDO DESTACA LIBERAÇÃO PELO GOVERNO DO RN DE EMENDAS PARLAMENTARES PARA SAÚDE

A liberação de recursos por parte do governo estadual para as emendas parlamentares, notadamente relativas à saúde, foi o destaque no pronunciamento do deputado Ubaldo Fernandes (PL) na sessão plenária por videoconferência desta terça-feira (14). O deputado citou especialmente os municípios de Ouro Branco, Extremoz, Campo Redondo e Currais Novos, que contaram com emendas destinadas pelo seu mandato.




“Essas emendas que hoje o governo tem tendência de autorizar gradativamente são importantes porque fortalecem os mandatos, o poder Legislativo, o governo e o próprio deputado em suas bases, pois são demandas dos municípios reivindicadas pela população e pelos gestores”, comemorou o parlamentar.




Ubaldo Citou que no caso de Ouro Branco, na região Seridó, o município terá recursos para a compra de uma ambulância, melhorando o atendimento à população. “A prefeita Maria de Fátima me fez essa solicitação quando estive lá e estamos atendendo com o maior prazer essa reivindicação”, afirmou.




Ubaldo Fernandes também comemorou os recursos para a reestruturação na área da saúde em Extremoz, também para a aquisição de uma ambulância. As outras emendas são para a cidade de Campo Redondo, região Trairi, para a compra de medicamentos, e ainda para Currais Novos, também no Seridó, que receberá R$ 40 mil para investir numa academia da terceira idade. “Todas essas emendas se relacionam à saúde, tendo em vista que é uma área que sempre requer atenção e nesse momento mais ainda”, frisou Ubaldo.

GOVERNO PUBLICA PORTARIA QUE PERMITE RECONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIO DEMITIDO ANTES DE 90 DIAS


O governo publicou nesta terça-feira (14), em edição extra do "Diário Oficial da União", uma portaria que permite às empresas demitirem um funcionário sem justa causa e depois o recontratarem menos de 90 dias depois. 



A regra vale para enquanto durar o estado de calamidade, decretado em decorrência da pandemia do coronavírus e previsto para vigorar até 31 de dezembro. Segundo a portaria, a recontratação deve obedecer os mesmos termos do contrato anterior.




Mas o texto faz uma ressalva. Diz que a recontratação também poderá ocorrer em "termos diversos" ao contrato original de trabalho, desde que haja essa previsão em "instrumento decorrente de negociação coletiva". 




Com a portaria, fica afastada temporariamente a norma do antigo Ministério do Trabalho que estabelece que, em um processo de demissão sem justa causa, a empresa deve esperar o prazo de 90 dias para readmitir ou recontratar o trabalhador. 




A medida publicada nesta terça visa facilitar a readmissão de trabalhadores em um momento de alta de demissões, por conta da pandemia do novo coronavírus.

NOVAS PORTARIAS REGULAMENTAM CONTINUIDADE DA RETOMADA DA ECONOMIA NESTE DIA 15 NO RN

O Governo do RN publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) quatro portarias que regulamentam a continuidade do Plano de Retomada Gradual da Atividade Econômica a partir desta quarta-feira, dia 15. As portarias se referem ao início da segunda fração desta fase 1 - que foi adiada do último dia 8 para o dia 15 deste mês - e o início da fase 2 que na sua fração 1 contempla a abertura das academias de ginástica, box de crossfit, estúdios de pilates e afins (sem funcionamento de ar condicionado). Os documentos foram emitidos de forma conjunta entre o Gabinete Civil e as Secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap) e Desenvolvimento Econômico (Sedec).





A continuidade da abertura gradual é possível pelo quadro favorável que a pandemia da Covid-19 vem apresentando nos últimos dias para tal ação. Os dados epidemiológicos desta terça-feira, 14, apontam taxa de ocupação geral de leitos em 83%. Nas regionais, a ocupação em Pau dos Ferros é de 90%, na região Oeste a taxa está em 85%, na região Metropolitana de Natal em 84%, o índice chega a 100% no Mato Grande e a 80% no Seridó.





Oito pacientes aguardavam vagas em leitos críticos e 11 para leitos clínicos no momento da coletiva diária concedida pelo Governo do RN para atualização dos dados e ações de combate à pandemia. O transporte sanitário tinha 20 pacientes aguardando a transferência para o local de internamento. A Coordenadora de Redes de Atenção da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Samara Pereira Dantas, destacou durante a entrevista que, de ontem para hoje, o tempo médio de espera do transporte sanitário caiu de 7 horas para 5 horas e 24 minutos. Em toda a rede hospitalar do RN - pública, privada e filantrópica – 655 pessoas estão internadas em consequência da Covid-19, sendo 342 em leitos críticos.

OCUPAÇÃO GERAL DE LEITOS CAI PARA MENOS DE 80% NO RN


O governo do RN informou que a taxa geral de ocupação de leitos críticos caiu para menos de 80% e que a taxa de transmissibilidade está abaixo de 1. O RN conta com 542 leitos para pacientes Covid-19. 281 leitos são do tipo críticos e 229 leitos, clínicos. Desses, 32 são leitos ofertados pela Prefeitura de Natal que receberam equipamentos do Estado. 



Apesar dos números, os cuidados tem que serem mantidos, pois, isso não significa que a pandemia acabou.

MINISTÉRIO DA DEFESA DIZ QUE ACIONARÁ A PGR CONTRA GILMAR MENDES


O Ministério da Defesa informou nesta segunda-feira (13) que encaminhará uma representação à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes




A medida foi anunciada por meio de nota e foi motivada pela declaração feita no último sábado (11) pelo ministro do Supremo segundo qual o Exército se associou a um “genocídio” durante a pandemia do novo coronavírus




O ministro Gilmar Mendes informou que não vai se manifestar sobre a nota da Defesa. 




A nota foi assinada pelo ministro Fernando Azevedo e Silva, que é general da reserva do Exército, e pelos comandantes das Forças Armadas: general Edson Leal Pujol (Exército), almirante Ilques Barbosa Junior (Marinha) e brigadeiro Antonio Carlos Bermudez (Aeronáutica).




O vice-presidente Hamilton Mourão também criticou a declaração do ministro Gilmar Mendes. Em uma entrevista por videoconferência transmitida ao vivo nesta segunda-feira, ele foi questionado sobre o tema e afirmou que o magistrado "ultrapassou o limite da crítica" e criou um "incidente" com o Ministério da Defesa.

CLIENTE ENCONTRA DEDO HUMANO EM ESFIHA EM SP


Uma lanchonete foi fechada após um cliente encontrar um pedaço de dedo humano em uma esfiha comprada pelo delivery na Zona Norte de São Paulo. 



Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), os policiais militares chegaram ao local quando alguns clientes se aglomeravam na frente do estabelecimento. "No local estavam as vítimas nas imediações do comércio e relataram que haviam solicitado a esfiha fechada por delivery, e quando foram comer, se depararam com um dedo dentro do alimento."




Os policiais militares informaram que conversaram por telefone com o dono do estabelecimento, que informou que "um dos funcionários havia decepado o dedo cortando calabresa, que procurou, mas não achou e foi encaminhado ao hospital." 



O cozinheiro informou à polícia que sofreu o acidente no cortador de calabresa na quarta-feira (8) e que foi socorrido e levado para o Hospital do Servidor Público, de onde já recebeu alta e faz tratamento complementar em casa até o momento. 



Fonte: G1/SP.

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...