30 de março de 2017

COMERCIANTE REAGE A ASSALTO E MATA BANDIDO NA PB

Um bandido foi morto a tiros na manhã desta quinta-feira (30), após tentar assaltar uma loja de veículos no Centro de Campina Grande. De acordo com informações preliminares da Polícia Civil (PC), o dono da loja reagiu ao assalto, tomou a arma do assaltante e atirou contra ele.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Conforme a delegada de homicídio, Ellen Maria, o caso aconteceu por volta das 10h30 na rua João Suassuna, mas ainda não se tem a identificação do suspeito morto. “O que sabemos até agora é que o homem tentou assaltar e foi morto pelo proprietário da loja”, adiantou a delegada.
 
 
 
 

Uma equipe do Instituto de Polícia Científica (IPC), está realizando uma perícia no local, mas ainda não se sabe com quantos tiros o assaltante foi morto.
 
 


Fonte: Jornal da Paraíba.

IDOSO É ASSASSINADO A BALA POR ENGANO DENTRO DE AMBULÂNCIA NO INTERIOR DO RN; NETA FICA FERIDA

Um idoso de 68 anos, identificado como José Etelvino da Silva, foi executado a tiros na madrugada desta quinta-feira (30) dentro de uma ambulância às margens da BR-226, entre os municípios de Patu e Messias Targino, no Oeste potiguar. A neta do aposentado, que o acompanhava, também foi atingida pelos disparos. A polícia ainda não sabe quem são os assassinos, mas desconfia que os criminosos mataram a pessoa errada.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A neta da vítima, que tem 24 anos, ficou ferida nos braços e teve uma das pernas quebrada. Ela permanece internada no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. Segundo a família, José Etelvino deixa viúva, quatro filhos e netos.
 
 
 


Segundo a PM, a ambulância saiu do Hospital Municipal Emerson Josino Bandeira de Moura, em Patu, para levar o aposentado para tratamento médico em Natal,  por volta de 1h30. Poucos quilômetros após deixar a cidade, o veículo acabou interceptado por um carro, de onde partiram os disparos.
 
 
 


Com os tiros, o motorista parou a ambulância, pensando ser um assalto, mas não era. Os criminosos ordenaram que ele saísse correndo, abriram a porta da ambulância, retiraram a mulher que havia ficado ferida e executaram o idoso com tiros na cabeça.
 
 
 
 
Para o polícia, tudo indica que o idoso foi morto por engano, e que o possível alvo seria um homem que estava internado após sofrer uma tentativa de homicídio há meses atrás.




EM VISITA À ASSEMBLEIA, CÔNSUL DIZ QUE ALEMANHA QUER AMPLIAR INVESTIMENTOS NO RN

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte recebeu, na tarde desta quinta-feira (30), a visita da cônsul-geral da Alemanha para o Nordeste do Brasil, Maria Könning, e do cônsul honorário da Alemanha no Rio Grande do Norte, Axel Gepprert. No encontro, que teve a participação do deputado Hermano Morais (PMDB) e do secretário-geral da Casa, Augusto Viveiros, os representantes germânicos reforçaram a ideia ampliar a cooperação entre os estados e o investimento em solo potiguar.
 
 
 
 

 



De acordo com Axel Gepprert, a Alemanha já desenvolve projetos no Rio Grande do Norte em parceria com vários órgãos, como CTGás, Senai e Senac, na capacitação de profissionais em diversas áreas. Os investimentos, de aproximadamente 1,2 milhão de euros, vão desde a transferência de tecnologia até a qualificação em construção civil sustentável, gestão, energia e até para sommelier.
 
 
 


"Temos promovido o intercâmbio entre profissionais dos país. Na área de turismo, por exemplo, estão indo para Alemanha pessoas de Pipa, São Miguel do Gostoso, Natal e Serra de São Bento, onde serão trocadas experiências e serão oferecidos cursos", explicou Gepprert.
 
 
 
 

Afirmando que estava honrada em ser recebida pela Casa Legislativa, a cônsul Maria Könning disse que todos os projetos desenvolvidos no Rio Grande do Norte e no país fazem parte do novo pensamento da Alemanha com relação ao país. Para ela, o estado tem diversas potencialidades a se investir e aperfeiçoar.
 
 
 

"O Nordeste sempre foi um pouco negligenciado com relação aos investimentos da Alemanha, que se concentraram mais no Sudeste e no Sul, onde há forte presença de imigrantes. Mas o Nordeste tem um grande potencial e queremos contribuir investir, seja na área proteção climática, sustentabilidade, como também na área de energias renováveis, dando nossa cooperação", explicou Maria Könning.

CHACINA! GAROTA DE 14 ANOS, NAMORADO DE 17 ANOS E MOTOTAXISTA SÃO ASSASSINADOS NO ZONA RURAL DE CIDADE DO RN

Três pessoas foram assassinadas a tiros, na cidade de São Tomé/RN. Um mototaxista conduzia um casal quando bandidos se aproximaram em outra motocicleta e abriram fogo contra eles, usando revólver e espingarda calibre 12.
 
 
 
 
 
 
 
 
A adolescente de 14 anos, identificada como Lucélia Silva Amaro Barbosa, e o namorado dela, Miguel Cassiano de Araújo Filho, de 17 anos, foram atingidos e morreram, bem como o mototaxista, identificado apenas como Damião.
 
 
 
 
 
A ocorrência aconteceu no sítio Bela Vista, na zona rural de São Tomé. O sargento PM Luiz Gonzaga da Silva informou que o triplo homicídio aconteceu entre o final da noite desta quarta-feira (29) e madrugada desta quinta-feira (30).
 
 
 
 
 
"Não sabemos exatamente a hora em que aconteceu, o que se sabe é que o mototaxista Damião levava o casal para a casa da mãe de Miguel. O adolescente de 17 anos tinha envolvimento com tráfico de drogas e assaltos. Então, provavelmente foi acerto de contas contra ele", relatou.

EDUARDO CUNHA É CONDENADO A 15 ANOS DE RECLUSÃO POR TRÊS CRIMES NA LAVA JATO

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, condenou nesta quinta-feira (30) o deputado cassado e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) a 15 anos e 4 meses de reclusão. Esta é a primeira condenação dele na Lava Jato.
 
 
 
 
 
Na denúncia oferecida à Justiça Federal, o Ministério Público Federal (MPF) acusou Eduardo Cunha de receber propina em contrato da Petrobras para a exploração de petróleo no Benin, na África. O ex-deputado é o único réu deste processo, que estava no Supremo Tribunal Federal (STF) e foi encaminhado à 13ª Vara da Justiça Federal no Paraná após Cunha ser cassado.
 
 
 
 
 
 
"O condenado recebeu vantagem indevida no exercício do mandato de Deputado Federal, em 2011. A responsabilidade de um parlamentar federal é enorme e, por conseguinte, também a sua culpabilidade quando pratica crimes. Não pode haver ofensa mais grave do que a daquele que trai o mandato parlamentar e a sagrada confiança que o povo nele deposita para obter ganho próprio. Agiu, portanto, com culpabilidade extremada, o que também deve ser valorado negativamente", afirmou o juiz federal na sentença.
 
 
 
 
 
A defesa do deputado cassado informou que vai recorrer ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, em Porto Alegre (RS).

CRISTIANE REQUER APOIO DO GOVERNO PARA CONSTRUÇÃO DA CASA DA MULHER BRASILEIRA

A deputada Cristiane Dantas (PCdoB) em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (30) fez um relato da sua audiência com a secretária do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS), Julianne Faria e a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres do RN (SPM/RN), Flávia Lisboa, quando solicitou apoio para a construção da Casa da Mulher Brasileira, em Natal.
 
 
 
 
 
 


O processo estava parado e perdemos os recursos federais. Havia uma solicitação à União do terreno localizado no bairro Felipe Câmara. No entanto, agora está esclarecido que o terreno pertence ao Estado. Estamos reunindo esforços para que o processo seja retomado e levado à Brasília para alocação de novos recursos para a construção”, disse a deputada.
 


 
Cristiane disse ainda que a Casa é de fundamental importância para o desenvolvimento da política pública de proteção às mulheres, porque os números da violência doméstica não param de crescer no Estado.
 
 
 
 

A deputada solicitou também da secretária do Trabalho para incluir as mulheres vítimas de violência no Transporte Cidadão, do Governo do Estado, que já foi aprovado na Assembleia e está na fase de licitação.
 

 
 
O transporte facilitará a vida das mulheres que muitas vezes não tem dinheiro para a passagem no deslocamento para a delegacia para denunciar  a violência sofrida. Será uma medida que facilitará a vida dessas pessoas”, afirmou a deputada.
 
 


Ao final do pronunciamento, Cristiane Dantas convidou os deputados para participarem nesta sexta-feira (31), às 9 horas,  no plenário da Assembleia Legislativa, de Sessão Solene em homenagem aos 95 anos de fundação do PCdoB, ocorrido no dia 25 último.

CIDADES DO SERIDÓ RECEBERÃO VEÍCULOS COM CÂMARAS FRIGORÍFICAS NESTA QUINTA-FEIRA, (30)

Nesta quinta-feira, (30), 11 municípios serão contemplados com equipamentos para centrais de comercialização do Programa Compra Direta e receberão veículos de porte médio, tipo Saveiro, adaptados com câmara frigorífica.
 
 
 
 
 
 
 
 
O evento acontecerá no Ginásio Poliesportivo Agenor Maria, no Bairro JK, em Currais Novos.
 
 
 


Serão beneficiadas as cidades de Florânia, Currais Novos, Ouro Branco, Jardim do Seridó, Serra Negra do Norte, Carnaúba dos Dantas, Lagoa Nova, Santana do Matos, Tenente Laurentino Cruz, Campo Redondo e Cruzeta.
 

 

Na oportunidade, também serão assinadas termos de gestão para as cidades de São Vicente, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, Santana dos Matos, Cerro Corá e Parelhas.

PRF PRENDE MULHER COM 12 Kg DE MACONHA EM BR NO RN

Uma mulher foi presa com 12,5 quilos de maconha em Macaíba, na Grande Natal, nesta quarta-feira (29).
 
 
 
 
 
Mulher é presa com 12,5 kg de maconha na Grande Natal (Foto: Divulgação/PRF)
 
 
 
Segundo a PRF, o flagrante aconteceu quando policiais rodoviários federais pararam uma condução que seguia pela BR-304 com destino a Santa Cruz. Ao fazerem as verificações de rotina, os agentes teriam suspeitado da passageira e decidido revistar a bagagem dela, onde teriam sido encontrados os tabletes.
 
 
 
 
À polícia, a mulher disse não saber de quem recebeu a maconha, nem para quem a entregaria, mas apenas que recebeu a mochila em Natal, de acordo com a PRF. Ela foi presa por tráfico de drogas e levada para a Delegacia Especializada em Narcóticos da Polícia Civil, em Natal.
 
 
 
Foto: Divulgação/PRF.

MARINHA ALERTA PARA ONDAS DE ATÉ QUASE 3 METROS DO RN ATÉ O MA

A Marinha do Brasil divulgou nota alertando para previsão de ressaca no litoral do Nordeste entre os municípios de Ilha de Santana, no Maranhão, e Touros, no Rio Grande do Norte, do meio-dia desta sexta-feira (31) até a meia-noite do domingo (1º) para a segunda (2). São esperadas ondas de até 2,5 metros de altura.
 
 
 
 
 
 
 
A recomendação da Capitania dos Portos é que embarcações de pequeno porte evitem navegar no mar nesses dias e que as demais redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e outros itens de segurança.

HOMEM É PRESO POR MANTER IRMÃ EM CÁRCERE PRIVADO POR 16 ANOS NO CE

Um homem foi preso na terça-feira (28) suspeito de manter a própria irmã trancada em um quarto por cerca de 16 anos no município de Uruburetama, Região Norte do Ceará. De acordo com a Polícia Civil, a vítima tem problemas psiquiátricos e foi mantida em cárcere privado pelo irmão e pelos pais após ter engravidado.
 
 
 
 
Mulher foi mantida em cárcere privado no Ceará durante 16 anos (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
 
 
 
Policiais da Delegacia Municipal de Uruburetama descobriram o local onde a mulher estava após denúncias anônimas de moradores da região. A vítima ficava trancada em um quarto, sem energia elétrica e apenas com uma rede para dormir. Duas armas também foram apreendidas na casa do suspeito.
 
 
 
 
Familiares disseram que trancaram a mulher no quarto para evitar uma nova gravidez, já que ela tem problemas psiquiátricos. Segundo a polícia, o filho da vítima foi dado para adoção pela família após o nascimento. Segundo policiais militares que participaram da operação, a família não sabe com precisão há quanto tempo mantém a vítima presa, mas estima em 16 anos.
 
 
 
 
 
Mulher era mantida em cárcere privado em local ermo e sem condições de higiene (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
 
 
 
 
O homem preso foi conduzido à Cadeia Pública de Uruburetama, onde segue detido. Os pais da mulher foram levados para a delegacia, onde foram ouvidos mas depois foram liberados, pois já são idosos. Eles devem receber acompanhamento psiquiátrico após o ocorrido.
 
 
 
 
O caso está sendo investigado pela Delegacia de Itapipoca, que é a unidade policial responsável pela região.
 
 
 
 
Fotos: Polícia Civil/Divulgação - Fonte: G1/CE.

EX-PRIMEIRA DAMA DO RJ JÁ CUMPRE PRISÃO DOMICILIAR E É ALVO DE PROTESTO

A ex-primeira-dama do estado do Rio de Janeiro, Adriana Ancelmo, foi levada por agentes da Polícia Federal para cumprir prisão domiciliar na noite desta quarta-feira (29) em seu apartamento, no Leblon, Zona Sul do Rio.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Adriana foi hostilizada por parentes de presos ao deixar o presídio. Ela chegou ao Leblon por volta das 20h, sob vaias e xingamentos de cerca de 50 pessoas que aguardavam no local. Os carros da Polícia Federal foram recebidos por gritos de "Volta para Bangu", além de palavrões e ofensas. Alguns chegaram a desferir tapas contra o vidro e foram afastados por agentes da PF.
 
 
 
 
 
A mulher do ex-governador Sérgio Cabral estava presa na ala feminina do presídio de Bangu 8, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste, desde 17 de dezembro. Adriana responde por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
 
 
 
 
 
Na manhã desta quarta, o juiz da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, Marcelo Bretas, expediu alvará determinando que Adriana seja levada para seu apartamento: "devendo a acusada assinar o termo de compromisso de que cumprirá todas as condições ali descritas, sob pena de imediato retorno à custódia preventiva no sistema prisional", escreveu o magistrado.
 
 
 
 
 
Adriana Ancelmo recebeu o benefício na sexta-feira (24), por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sob a condição de que a casa não tivesse telefones fixos nem celulares e acesso à internet. Na tarde de terça-feira (28), agentes da Polícia Federal fizeram uma vistoria no apartamento e no prédio para garantir que o imóvel cumpra os pré-requisitos para a prisão domiciliar.
 
 
Fonte: G1/RJ. 

GOVERNO LANÇA AÇÃO PARA RECUPERAR PECUÁRIA LEITEIRA DO ESTADO

O Governador Robinson Faria cumpre agenda no município de Currais Novos nesta quinta-feira (30), na oportunidade ele fará o anúncio da Chamada Pública destinada a associações e cooperativas de pequenos produtores para apresentarem projetos de apoio à cadeia produtiva do leite e derivados da agricultura familiar. 
 
 
 
 

 


A iniciativa vem somar com o Programa do Leite desenvolvido pelo Governo do Estado do RN que apoia a produção leiteira dos pequenos criadores. O Governo t
em como objetivo a estruturação desta cadeia produtiva através da melhoria da produção primária, do beneficiamento e da comercialização dos produtos. Os recursos disponibilizados para este a ação é na ordem de R$ 23 milhões para beneficiar uma média de vinte organizações produtivas 
 
 
 
 
O foco preferencial da ação será a adequação de queijeiras, concentradas na região do Seridó, com ações visando atender a legislação sanitária vigente e habilitar a comercialização dos produtos nas redes de varejo. 
 
 
 


De acordo com o edital da Chamada Publica, cada projeto pode chegar a R$ 450 mil sendo 20% de contrapartida da organização. A fonte de recursos é do Governo do Estado por meio do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial.
 
 
 
 

O Governador Robinson Faria escolheu a região do Seridó para fazer o lançamento deste edital. A escolha se deu pelo fato da região se concentrar a maioria das queijeiras do RN”, disse Vagner Araújo, Sec. de Gestão de Metas e Projetos do Governo.
 
 
 
 

Segundo Vagner, esse edital é uma ação integrada do Governo em conjunto com a SETHAS e SAPE que possibilita que os agricultores familiares desenvolvam projetos de adequação e obtenham a certificação sanitária de seus produtos, melhorando ainda mais a sua qualidade.
 
 
 


O queijo de coalho e de manteiga tem sabores únicos e são característicos do nosso Estado. Temos que estimular as pequenas indústrias, pois elas são uma das principais fontes de emprego e renda para o pequeno agricultor”, afirma Guilherme Saldanha, Sec. da SAPE.





 Os interessados podem visualizar o edital através do site:
www.rnsustentavel.rn.gov.br . O prazo de manifestação de interesse do Edital de Leite e Derivados inicia-se em 30 de março e segue até o dia 30.05.2017.

EX-PREFEITO DE CIDADE DO RN É CONDENADO POR DESVIAR RECURSOS DE MEDICAMENTOS

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) obteve a condenação do ex-prefeito de Monte das Gameleiras, Reginaldo Félix de Pontes; a ex-presidente da Comissão de Licitação do Município, Marliete Maria de Morais; os empresários Onilson Machado Lopes, Ângela Maria Guilhermina e Felipe André Bernardo de Assis, bem como suas empresas, respectivamente Onilson Machado Lopes – ME (Psicofarma Hospitalar), Erymed Comercial Ltda. e Natal Médica Distribuidora de Medicamentos Ltda. - ME. O grupo foi condenado por improbidade, devido ao desvio de recursos na compra de medicamentos que deveriam ser destinados à população.

 
 
 
Ao todo, a ação do MPF, assinada pela procuradora da República Clarisier Azevedo, apontou um prejuízo de R$ 177 mil aos cofres públicos, em valores atualizados até agosto de 2013. Essa quantia equivale ao prejuízo dos R$ 100 mil destinados em 2007 pelo Ministério da Saúde ao Município de Monte das Gameleiras, por meio de um convênio assinado em 2006. De todos medicamentos que deveriam chegar ao Município, comprovou-se a entrega de um único lote, no valor de R$ 9.998,40, no dia 24 de setembro.
 
 

Fraude – A data de chegada desse lote, 24 de setembro de 2007, é apenas um dos indícios de que a licitação foi forjada, pois essa entrega ocorreu mais de dois meses depois do que está registrado nos documentos. O processo licitatório foi dividido em duas Cartas Convite, uma para aquisição dos medicamentos e outra pra compra de equipamentos hospitalares. Teoricamente teriam sido iniciado em 4 de julho daquele ano e concluídos em apenas 12 dias, já com a homologação dos certames e a suposta entrega dos materiais, que nunca foi comprovada.
 
 

Dentre outros indícios das irregularidades, está o fato de, em uma única data, 11 de julho, as propostas das três empresas convidadas terem sido supostamente recebidas pela Comissão de Licitação que, dentro desse mesmo dia, teria elaborado os mapas de apuração das propostas (sendo que uma das Cartas Convite previa 82 itens e a outra 55), ou seja, uma quantidade de tarefas absolutamente incompatível de ser realizada em uma única data e por apenas três pessoas que integravam a comissão, duas delas nomeadas somente para “compor o número mínimo”.
 
 
 

O próprio modelo licitatório, através de Carta Convite, foi irregular, tendo em vista que o valor total das compras exigiria uma licitação por Tomada de Preços, no entanto o Município fracionou indevidamente as compras, para poder utilizar um procedimento menos transparente e que, até por isso, abre mais brechas a irregularidades.
 
 
 

Fachada – As três empresas “concorrentes” venceram itens diferentes da licitação, porém o cheque maior foi repassado à Psicofarma Hospitalar, no valor de R$ 73.413,26, contudo acabou sendo endossado e vinculado à conta da Natal Médica. A Psicofarma, aliás, não apresentou naquele ano “estoque de mercadoria que justifique as saídas acobertadas pelas notas fiscais”, ou seja, não possuía os medicamentos que teriam sido vendidos à Prefeitura na administração de Reginaldo Félix. Não passava, portanto, de uma empresa de fachada, inclusive considerada inativa pela Receita Federal desde 2005.
 
 

Marliete de Morais ocupou a Presidência da Comissão de Licitação durante toda a gestão de Reginaldo Félix, que administrou Monte das Gameleiras entre 2005 e 2008. Nesse período, quem preparava toda documentação das concorrências era Creso Venâncio Dantas, do escritório Rabelo & Dantas, alvo de uma operação policial que identificou, no ano de 2003, vários documentos de dezenas de prefeituras potiguares, para os quais o escritório estaria forjando licitações.
 
 
 

Apenas entre processos físicos no primeiro grau da Justiça Federal, Creso Venâncio é réu em 342 processos. Ao mesmo tempo, Marliete, o ex-prefeito e os empresários Felipe André Bernardo e Ângela Guilhermina já foram condenados em primeira instância por fraude à licitação, na ação penal 0004284-41.2013.4.05.8400, que trata dos mesmos fatos incluídos nesta ação de improbidade. Na ação penal, contudo, Onilson Machado não foi julgado, pois teve seu processo desmembrado dos demais por “se encontrar em local incerto e não sabido”.
 
 
 

Penas - A todos os condenados na ação de improbidade foram imputadas penas de ressarcimento dos danos, solidariamente, de multa e também a proibição de contratar com o poder público pelo prazo de três anos. Ao ex-prefeito e à ex-presidente da Comissão de Licitação foi atribuída a pena de suspensão dos direitos políticos por três anos, a contar do trânsito em julgado; e aos empresários de oito anos. A sentença incluiu ainda a perda da função pública que eventualmente qualquer um dos cinco exerça.
 
 

Alguns dos réus já recorreram dessa sentença e o procurador da República Fernando Rocha apresentou, pelo MPF, contrarrazões defendendo a manutenção das penas estipuladas pelo juiz federal Janilson Bezerra, da 4ª Vara. O processo tramita na Justiça Federal sob o número 0004345-96.2013.4.05.8400.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...