30 de julho de 2009

PRESIDENTE DO STR DE JARDIM DO SERIDÓ CHICO PINTO É ELEITO MEMBRO DO CBH – PIRANHAS - ACÚ


O Presidente do STR de Jardim do Seridó, Francisco Medeiros da Silva, “Chico Pinto”, foi eleito membro titular do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas - Açu, que banha os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, ficando como seu suplente o Sr. Pedro Paulino Cruz da cidade de Florânia. A plenária de eleição aconteceu na tarde de ontem (29), na Associação dos Municípios do Seridó Oriental (AMSO), em Currais Novos.

Provido de muita capacidade, apesar da sua origem humilde de homem do campo, Chico Pinto está no inicio do seu segundo mandato como presidente do STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jardim do Seridó), mas como sempre ainda encontra tempo suficiente para prestar seus valiosos serviços voluntários em prol da sociedade.

O evento, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), contou com a presença do Vice-Governador, Iberê Ferreira de Souza. Mais de 50% dos prefeitos, dos Municípios Norte-rio-grandenses abrangidos pela bacia, também compareceram.

Das 147 cidades situadas na área da Bacia, 45 são potiguares. A maior do RN também engloba todos os reservatórios do Seridó e abastece a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior e mais importante reservatório hídrico do Estado.

O Rio Piranhas - Açu, cuja nascente acontece na serra de Piancó, no Estado da Paraíba, deságua próximo à cidade de Macau (RN), no Oceano Atlântico.

PARELHAS RECEBE AMANHÃ EQUIPE DO SBT REPÓRTER


A cidade de Parelhas recebe amanhã, 31 de Julho, a equipe de reportagem do SBT Repórter, que realizará gravações em alguns pontos do Município. O Prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros, e o Secretário Municipal de Turismo, da Cultura e do Esporte, Carlos Alberto Assis, acompanharão o trabalho do grupo.

O cenário para as gravações na 3ª maior cidade do Seridó inclui as minerações artesanais e a coleção de pedras preciosas. “O objetivo da reportagem é registrar curiosidades e peculiaridades dos roteiros escolhidos para a reportagem”, explicou o Secretário. Além de Parelhas, os Municípios de Caicó, Currais Novos, Acari e Carnaúba dos Dantas também estão inseridos no roteiro de gravações.

O trabalho realizado no RN tem parceria com a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur). O Programa SBT Repórter, que é veiculado todas as quartas às 23h30, é apresentado pelo jornalista César Filho. A edição filmada no Rio Grande do Norte mostrará, além de roteiros turísticos do Estado, peculiaridades culturais, econômicas e gastronômicas da região.


POPULAÇÃO DE CARNAÚBA DOS DANTAS ESTÁ REVOLTADA COM TANTA VIOLÊNCIA E IMPUNIDADE


Após vários homicídios acontecidos na cidade, a população de Carnaúba dos Dantas clama por justiça, e teme que a sensação de impunidade gere mais violência na cidade, deixando assim uma imagem negativa da mesma, que sempre foi reconhecida pela Fé, e agora amarga essas tristes historias de violência e impunidade.

Casos com o de Magno, Juliete e agora o da assistente de enfermagem Janaina, (foto) assassinada nesta terça-feira e sepultada ontem (29), deixam uma impressão de que a cidade é uma cidade sem lei, apesar de sabermos que em todos estes casos a polícia não tinha como evitá-los, mas o que deixa toda a população revoltada é a falta de providencias por parte das autoridades competentes para que os culpados sejam punidos.

Um fato que chama a atenção da sociedade Carnaubense até hoje, é como pode um homicida se apresentar à polícia vários dias depois de está foragido por ter assassinado seu próprio irmão friamente, e não haver ao menos uma prisão temporária expedida contra ele, como foi a caso de Chiquinho, assassino do seu próprio irmão Magno.

São casos como estes que fazem com que a população venha a desacreditar na justiça, e se revoltar contra todo a sistema que deveria proteger-los, mas que por vezes fica muito a desejar. Carnaubenses expressam muita revolta durante o sepultamento de Janaína, (Foto acima).

(A seguir: cenas fortes dos três homicídios cintados acima)

(Foto: Janaína Morta, mas com uma tarja do JCN, a pedido da familia)

(Foto: Juliete, morta a facadas pelo ex-companheiro)

(Foto: Magno, assassinado friamente a facadas pelo irmão Chiquinho)

Fotos: Juquinha do JCN

ADOLESCENTES COMANDAM O TRANSITO EM JARDIM DO SERIDÓ

Parece até uma brincadeira, mas é o que mais se vê no transito de jardim do seridó são adolescentes dirigindo carros e pilotando motos na maior tranqüilidade possível, sem serem incomodados pelas autoridades competentes.

O caso é tão grave, que na semana passada flagramos pelas ruas do centro da cidade, uma adolescente desfilando pra cima e pra baixo em uma moto com mais três passageiras, sendo elas em sua maioria crianças, sem serem incomodadas pela PM da cidade, ou qualquer outra autoridade.

O jogo de empurra empurra das autoridades competentes, faz com que os adolescentes tomem conta da cidade, sem se importarem com as leis, já que tudo está pior que era antes, e ninguém ver nenhuma ação pra coibir esse tipo de abuso, mesmo depois da assinatura de um termo de compromisso firmado entre Conselho Tutelar, CMDCA e Polícia Militar.

Apesar de sabermos que este problema é causado por pais irresponsáveis, que não querem bem aos filhos, e os colocam em eminente risco de vida, devemos lembrar que cabe a polícia combater essa prática ilegal e perigosa no transito de nossa cidade.

PREFEITO DE PARELHAS É ELEITO MEMBRO DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIRANHAS-AÇU


O Prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros, foi eleito membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu, que banha os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. A plenária de eleição aconteceu na tarde de ontem (29), na Associação dos Municípios do Seridó Oriental (AMSO), em Currais Novos.

O evento, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), contou com a presença do Vice-Governador, Iberê Ferreira de Souza. Mais de 50% dos prefeitos, dos Municípios Norte-rio-grandenses abrangidos pela bacia, também compareceram.

Além de Francisco, o Prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira, também foi escolhido para representar o Estado. Como suplentes estão os Prefeitos de Carnaúba dos Dantas, Alexandre Dantas, e São Fernando, Genilson Maia. No total são 40 membros, dos estados do RN e PB, escolhidos para integrar o comitê, composto por representantes de entidades civis, usuários de água e poder público.

Das 147 cidades situadas na área da Bacia, 45 são potiguares. A maior do RN também engloba todos os reservatórios do Seridó e abastece a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior e mais importante reservatório hídrico do Estado.

O Rio Piranhas-Açu, cuja nascente acontece na serra de Piancó, no Estado da Paraíba, deságua próximo a cidade de Macau (RN), no Oceano Atlântico.



DEPUTADO FEDERAL DO RN É O 2° EM NÚMERO DE FALTAS A REUNIÕES, E OS TRÊS PRIMEIROS SÃO DO PMDB

Um levantamento feito pelo projeto Excelências, do Transparência Brasil, mostra que o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) ocupa o segundo lugar no ranking dos deputados que mais faltam a reuniões de sessão temática na Câmara, com 97%.

Desde fevereiro de 2007, quando teve início a atual legislatura, mais da metade dos deputados federais faltou a mais de 25% das reuniões de comissão, de acordo com os dados do projeto. Trata-se de 367 dos 513 parlamentares da Casa, ou 71,5% dos deputados federais.

O coordenador de projetos do Transparência Brasil, Fabiano Angélico, explicou que tudo que é aprovado na Câmara dos Deputados é antes estudado e editado nas comissões temáticas. Entre os projetos avaliados, alguns vão a plenário e outros são aprovados nas próprias comissões.

Entre os parlamentares mais faltosos, três não compareceram a mais de 90% das reuniões de comissão temática. Além de Henrique, são eles Jader Barbalho (PMDB-PA), com 100% de faltas --1° lugar--, e Alberto Silva (PMDB-PI), com 93% de faltas, ocupando o 3° lugar.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...