19 de julho de 2016

PE TEM QUASE 5 MIL NOVOS CASOS DE DENGUE E CHIKUNGUNYA EM UMA SEMANA

Em apenas sete dias, 4.250 pernambucanos receberam a confirmação de dengue ou chikungunya, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta terça (19). Os resultados foram obtidos do dia 10 de julho até o último sábado (16), mas, se consideradas as estatísticas informadas desde janeiro, o Estado já soma praticamente 37,5 mil casos confirmados das duas arboviroses.
 
Em relação ao boletim divulgado na semana anterior pela SES, Pernambuco registrou, ainda, 3.870 novas notificações de dengue, zika e chikungunya. Foram, feitos, também, 2.514 descartes de possíveis casos das três doenças.


Das três enfermidades, a dengue lidera o número de notificações e confirmações: desde janeiro, foram contabilizados 88.347 possíveis casos da doença e as confirmações foram feitas em 21.183 pacientes. Para a chikungunya, por outro lado, foram emitidas 44.254 notificações – praticamente a metade dos casos de dengue. Ainda no mesmo período, foram emitidas 16.316 confirmações da febre.

PORTAL G1 DESTACA SECA QUE JÁ DURA 5 ANOS E AFETA 153 DAS 167 CIDADES DO RN

O portal G1 destacou em sua página de notícias do Brasil e do Mundo, uma matéria sobre os efeitos da seca no RN. Mas, em algumas cidades, a população teima em ignorar a gravidade do problema, e seguem desperdiçando o liquido precioso. Veja abaixo resumo da matéria do Portal G1:
 
Na música 'Seca Verde', de Dedé Badaró, os cantores Zezé Di Camargo e Luciano definem bem o momento pelo qual passa o sertanejo potiguar: “Nessa seca verde mora um povo nobre, morrendo de sede nessa guerra pobre”. Comum no semiárido nordestino, a seca verde caracteriza-se pela exuberância da vegetação em meio a um longo período sem água. Hoje, o fenômeno é o retrato do quinto ano seguido da mais severa estiagem da história do Rio Grande do Norte.
 
 
 
 
Desde 2011 que o homem do campo sofre com a falta de boas precipitações no interior do estado. As chuvas que caíram no início do ano transformaram o cenário acinzentado em verde, mas o que veio do céu não foi suficiente para encher os reservatórios. Resultado: no final de junho, o Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência decretada pelo governo estadual.
 
 
 
 
 
Atualmente, a seca afeta 153 dos 167 municípios potiguares. Destes, 14 estão em colapso (quando o companhia de água admite que não há como continuar a abastecer os moradores) e 77 desenvolveram sistemas de rodízio para o abastecimento da população.
 
 
 
 
 
Ao renovar a situação de emergência por mais 180 dias em março deste ano – a sexta vez seguida desde março de 2013 – o governo do estado ressaltou que a pecuária havia perdido mais de 135 mil cabeças de gado de 2012 a 2015, e que entre 2012 e 2014 houve uma redução de 65,79% na produção de grãos (milho, arroz, feijão e sorgo).

ACIDENTE GRAVE DEIXA 1 MULHER MORTA E 4 PESSOAS FERIDAS NO SERTÃO DA PB

Uma mulher de 35 anos morreu e quatro pessoas ficaram feridas durante um acidente ocorrido na madrugada desta terça-feira (19), na BR-230, nas proximidades da Praça do Meio do Mundo, saída de Campina Grande, que dá acesso as cidades de Pocinhos e Boa Vista, no Cariri do estado.




De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente foi provocado porque o motorista tentou desviar de uma raposa. O condutor teria perdido o controle e capotado o veículo. No carro estavam dois casais e uma criança.


Segundo a PRF, o grupo tinha saído da cidade de Soledade, no Agreste paraibano, e seguia para a cidade do Recife, em Pernambuco, para fazer tratamento de saúde da criança.


A mulher que morreu no local, segundo a PRF, foi identificada como sendo Elizelma Izabel Silva e Silva, mãe do menino de 4 anos, que seguia para tratamento de saúde em Pernambuco.


Os feridos foram socorridos pelo Samu para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. Os pacientes estão na ala vermelha. O estado de saúde até as 7h50 não tinha sido divulgado.
 
 
Fonte: Portal Correio/TV Correio CG.

WHATSAPP COMEÇA A SER BLOQUEADO MAIS UMA VEZ EM TODO O BRASIL

O WhatsApp já começou a ser bloqueado para alguns usuários no Brasil, segundo relatos postados em redes sociais nesta terça-feira (19). De acordo com Eduardo Levy, presidente do Sindicato das Operadoras de Telefonia (SindiTeleBrasil), a suspensão do app começou a valer a partir das 14h desta terça-feira (19) e deve ser concluída às 18h.
 
A suspensão decorre de uma decisão da Justiça do Rio de Janeiro, que determinou o bloqueio do aplicativo de mensagens em todo o Brasil.
 
Uma notificação foi enviada para as empresas de telefonia após o Facebook se recusar a cumprir uma decisão judicial e fornecer informações para uma investigação policial.
 
A decisão tomada pela juíza Daniela Barbosa manda as operadoras suspenderem o acesso imediatamente. Segundo a GloboNews, as provedoras de conexão foram notificadas da decisão por volta das 11h30.
 
O Facebook informou que não vai se manifestar e a assessoria do Whatsapp disse que não tem ainda uma posição sobre a decisão. Esta é a quarta vez que um tribunal decide pela suspensão do acesso ao aplicativo no Brasil. Diferentemente das outras decisões, não há um prazo definido para o retorno do serviço assim que ele for bloqueado.
 
A  Claro, Vivo e Tim afirmam que ficaram sabendo do bloqueio pela imprensa e ainda não possuem um posicionamento.

URGENTE! JOVEM COMERCIANTE É ENCONTRADO ENFORCADO NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA, (19), EM CIDADE SERIDOENSE

O jovem comerciante, Bruno Oliveira, dono da “Bruno Moto Peças”, na cidade de Cruzeta acabe de ser encontrado morto, enforcado na sala de sua residência, por volta das 6:40hs, desta terça-feira, (19), no centro da cidade de Cruzeta.
O jovem, que era casado e tinha dois filhos pequenos, estava depressivo, e já havia dito que, “a vida não tinha mais sentido”. Bruno foi encontrado morto pela esposa, Claudiane. “Quando ela encontrou a marido enforcado na sala de casa, gritou por mim”, disse o vizinho. “Um vizinho maravilhoso. Ele tinha saído do exército e tinha aberto uma loja de peças para motos. Estou sem chão!”, relatou o vizinho, Céssio Pereira à nossa reportagem.
Do Blog: Muito lamentável mesmo!

PALANQUE DA OPOSIÇÃO DE SANTANA DO SERIDÓ TERÁ 3 EX-PREFEITOS

O sistema da oposição de Santana do Seridó terá em seu palanque 3 ex-prefeitos, Hudson Brito, que é o pré-candidato a cabeça de chapa da majoritária, Gastão Mathias Pereira, e o ex-padrinho político do atual prefeito, “Dril”, Iranildo Pereira.
 
 
 
O último a aderir o projeto do sistema oposicionista foi o ex-prefeito Iranildo Pereira, que foi o “criador” político do atual prefeito, Adriano Gomes, “Dril”, que era tratorista, e foi nomeado no governo de Iranildo com secretário de saúde, e posteriormente candidato à prefeito, mas, após ganhar as eleições, “chutou” seu então padrinho político, e agora terá que enfrentá-lo como aliado da oposição.
Ademais, o sistema da oposição agora tem o apoio do governador do RN, Robinson Faria, do vice-governador do RN, Fábio Dantas, e de várias outras autoridades do Estado.
Do Blog: Que vença o melhor para Santana do Seridó!

POLÍCIA CIVIL IDENTIFICA COVARDES QUE ATEARAM FOGO EM MÃE E FILHA CADEIRANTE NO INTERIOR DO RN

A Polícia Civil identificou dois suspeitos de atearem fogo em mãe e filha no município de Mossoró, no Oeste do Rio Grande do Norte, na última quinta-feira (14). De acordo com o delegado Paulo Pereira, responsável pela investigação, um dos suspeitos é menor de idade.
 
 
Deuzilene da Silva teve queimaduras pelo corpo em atentado em Mossoró (Foto: Josemário Alves/Mossoró Hoje)
 
 
De acordo com o delegado, o atentado contra a mãe e a filha foram motivados por vingança. "Tudo começou por causa de uma briga em um jogo de futebol. O filho da senhora esfaqueou um outro rapaz e por causa da agressão os familiares da vítima foram se vingar", explicou Pereira.
 
 
Os dois suspeitos invadiram a residência quebrando a porta dos fundos e renderam o marido dela na porta do quarto. Enquanto isso, o outro espalhava gasolina nos compartimentos da casa, ateando fogo em seguida.
 
 
Deuzilene e a filha estão internadas no hospital Walfredo Gurgel, em Natal (Foto: Cedida/Família)
 
 
Ainda de acordo com o delegado, os parentes do rapaz agredido durante a jogo de futebol foram identificados por testemunhas que estavam próximos ao local do crime. No entanto, ainda não se sabe o paradeiro dos suspeitos.

LEWANDOWSKI DECIDE QUE CABE A TEORI JULGAR VALIDADE DAS ESCUTAS DE LULA

O ministro Ricardo Lewandowski em sessão nesta quinta-feira (12) (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, decidiu nesta segunda-feira (18) que cabe ao ministro Teori Zavascki, relator dos processos da Lava Jato na Corte, julgar a validade das escutas telefônicas que flagraram conversas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com políticos com foro privilegiado. Teori, entretanto, só irá analisar a legalidade das escutas a partir de 1º de agosto, quando termina o recesso do Judiciário.
  
 
Lewandowski tomou a decisão ao analisar uma reclamação protocolada no STF, no início do mês, pela defesa de Lula, que pedia, entre outros pontos, que as gravações feitas pela Polícia Federal (PF) fossem consideradas inválidas como prova.


 A defesa também pedia para que os processos fossem enviados ao Supremo até que se tomasse uma decisão sobre a validade das escutas. Lewandowski, no entanto, negou os pedidos e manteve os casos com o juiz Federal do Paraná Sérgio Moro. A decisão final caberá a Teori.
 
 
Os advogados do ex-presidente alegaram na ação que houve "usurpação de competência" por parte de Moro, responsável pelos processo da Lava Jato na primeira instância, na medida em que o magistrado do Paraná teria retirado o sigilo dos áudios "de forma indevida".
 
 
As gravações foram divulgadas por Moro em março deste ano. Na ocasião, o juiz federal também divulgou o áudio de uma conversa entre Lula e a presidente afastada, Dilma Rousseff, gravada no dia em que a petista havia nomeado o padrinho político para o comando da Casa Civil.
 
Fonte: G1.

CAMINHÃO DA “MARÉ MANSA” VIRA E POR POUCO NÃO “MERGULHA” EM AÇUDE NO INTERIOR DO RN

Um caminhão da rede de lojas ‘Maré Mansa’ tombou na parede de um açude no município de Sítio Novo/RN. O acidente aconteceu na tarde desta segunda-feira, (18).
 
 
 
Ainda não é oficial, mas tudo indica que, o acidente aconteceu porque um dos pneus dianteiro do veículo estourou no exato momento em que o mesmo passava sobre a parede do açude.
Apesar do susto, os prejuízos foram apenas materiais.

ADVERSÁRIOS DE AMAZAN FALTAM COM A VERDADE PARA TENTAREM PREJUDICAR O PRÉ-CANDIDATO

Uma prática comum do sistema situacionista de Jardim do Seridó continua sendo usada para “fazer politicagem”, mas, pelos comentários que se ouve nas ruas, dessa vez o povo não está dando credibilidade, pois as “conversas” estão sendo divulgados em um meio de comunicação que já colocou o atual prefeito como “Bandido”, depois como um “Mocinho”, depois como “Bandido” de novo, e agora como “Mocinho” outra vez.
 
Por ser ano eleitoral, o atual prefeito, o ex-padre Jocimar Dantas, e a emissora Cabugi do Seridó, que tem seu diretor como pré-candidato à vice-prefeito, mesmo sabendo que era proibido pela lei eleitoral, desafiando a justiça, ignorando as leis vigentes no País, acharam por bem colocar no ar o programa de “rezas” do ex-padre, que foi tirado do ar após o prefeito ter “traído” e emissora, logo após ser reeleito, tirando o contrato que mantinha entre a prefeitura e a mesma.
Por saber que se tratava uma ilegalidade, o partido PSBD, (que não é o partido do cantor Amazan), entrou na justiça, e como realmente se tratava de uma ilegalidade, a justiça proibiu o referido programa, já que o mesmo teria apenas fins eleitoreiros, mas, os adversários ficaram divulgando inverdades, dizendo que, Amazan teria proibido o “padre” de falar na rádio, com intuito claro de tentar colocar os que ainda acreditam que esse ex-padre é um “Santo” contra o pré-candidato da oposição.
Por fim, vale salientar que, na verdade, quem proibiu o tal programa foi a justiça, e não Amazan, como foi divulgado. Será que se não fosse ilegal, a justiça proibiria? Por que esse programa não tinha voltado ao ar antes? Será que não foi pelo fato do pai do prefeito ter entrado na justiça para tentar tomar o terreno o qual o mesmo havia doado para a emissora? Ou será ainda que não foi porque o prefeito “traiu” a emissora logo após se reeleger? Ficam as dúvidas!
Do Blog: A verdade sempre prevalecerá!

ORQUÍDEA RARA CHAMA A ATENÇÃO POR TER 'CABEÇA DE DIABO' ENTRE PÉTALAS

Com apenas 30 unidades identificadas no sul da Colômbia, uma nova espécie de orquídea chama a atenção por outra característica: ter uma “cabeça de diabo” entre as pétalas.
 
 
Existem cerca de 30 unidades da planta ao sul da Colômbia (Foto: Marta Kolanowska)


Com um olhar mais atento ao centro da flor, é possível ver o rosto e parte do corpo "demoníacos". A nova espécie recebeu o nome “Telipogon diabolicus”.
 
 
O habitat da espécie é restrito a duas regiões colombianas, de Putumayo e Nariño, ao sul do país. A orquídea diabólica está entre as espécies ameaçadas na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da da União Internacional Para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).
 
 
A planta tem uma haste que mede entre 5,5 e 9 centímentros de altura. Além da “cabeça do diabo”, as pétalas têm riscos, característica não encontrada em nenhuma outra espécie colombiana do gênero.

ATENÇÃO! CONVOCADOS DO PROUNI DEVEM ENTREGAR DOCUMENTOS ATÉ ESTA TERÇA-FEIRA, (19)

Termina nesta terça-feira (19) o prazo para que os alunos convocados da lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2016 entreguem os documentos nas universidades.
 
Nesta edição são oferecidas 125.442 bolsas, sendo 57.092 integrais e 68.350 parciais ofertadas em 22.967 cursos de 901 instituições de ensino superior. O Ministério da Educação ainda não informou quantas bolsas foram preenchidas.
 
A seleção é feita de acordo com o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), levando em conta dos critérios socioeconômicos da família do estudante.
 
 

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...