25 de julho de 2017

GOVERNO ENTREGA MAIS 56 VEÍCULOS REFRIGERADOS E KITS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR

Mais 56 municípios do Rio Grande do Norte receberam do Governo do Estado nesta terça-feira, 25, veículos refrigerados, balanças e equipamentos de informática dentro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-Compra Direta). O Programa incentiva a produção e comercialização dos produtos da agricultura familiar em todas as regiões do Estado. Com esta entrega 96 municípios já receberam os kits de equipamentos.
 
 
 
 
 
 




Estamos enfrentando o sétimo ano consecutivo de seca e uma grave crise financeira nacional. Mas o nosso Governo trabalha forte, com criatividade para vencer as dificuldades. É isto que estamos fazendo aqui, apoiando as cadeias produtivas, fornecendo equipamentos para estimular o pequeno produtor rural”, afirmou o governador Robinson Faria, na solenidade no auditório da Escola de Governo em Natal.
 
 
 
 
 
 
 





Robinson Faria também destacou que a administração estadual “é parceira do agronegócio e do pequeno produtor. Estes kits melhoram as condições de comercialização, permitem melhor controle da produção, acondicionamento e transporte adequado, o que contribui para a emancipação das famílias produtoras”. O PAA é realizado em parceria com o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário – MDS, que também apoia outras iniciativos como os programas Primeira Água e Segunda Água, construção e recuperação de reservatórios de água, perfuração de poços tubulares, carros pipa e a instalação de barragens submersas que já somam mais de 400, além da instalação da Central de Comercialização da Agricultura Familiar em Natal.
 
 
 
 
 
 
 




O secretário Executivo do MDS, Alberto Beltrame, e o Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Caio Rocha, participaram do evento. Beltrame disse que ”os equipamentos fomentam e incrementam a agricultura familiar proporcionando a inclusão produtiva de pessoas e famílias. E esta é uma orientação do Governo Federal, que vai além do Bolsa Família, gerando oportunidades de trabalho.
 
 
 
 
 
 
 





Alberto Beltrame elogiou a iniciativa do Governo do Estado de refrigerar os baús de transporte de mercadorias e que este diferencial será analisado pelo Governo Federal para ser levado aos demais estados.
 
 
 



A diretora-presidente da Emater-RN, Cátia Lopes, explicou o trabalho do Governo do Estado para atender os pequenos produtores e o interesse dos municípios beneficiados. “Os municípios deram as mãos ao Governo do Estado que, através da Emater, orienta e incentiva a produção no campo e sua comercialização”, registrou, acrescentando: “Estamos mudando a realidade do campo e isso traz melhorias para todos. E vamos fazer mais”.
 
 
 

A solenidade contou com a presença do vice-governador Fábio Dantas, dos secretários de Estado Guilherme Saldanha (Agricultura, Pecuária e Pesca), Raimundo Sobrinho (Assuntos Fundiários e Reforma Agrária), Getúlio Ribeiro (Relações Institucionais), do diretor do Idiarn, Camilo Collier, do senador Garibaldi Filho, dos deputados José Adécio, Jacó Jácome, Dison Lisboa, Luiz Antonio Farias e Cristiane Dantas e do representante da Federação da Agricultura do RN – Faern, Luiz Cláudio.
 
 
 
 
 

EQUIPAMENTOS ENTREGUES:
 
- 125 balanças, sendo 85 balanças para até 30 quilos e 40 balanças para até 300 quilos.
- 44 computadores, 56 impressoras
- 56 veículos tipo Saveiro equipados com baú frigorífico.
- O investimento total para a aquisição de equipamentos foi de R$ 4 milhões.
 
 
 
 
 

MUNICÍPIOS BENEFICIADOS:
 
 
Afonso Bezerra, Alexandria, Antônio Martins, Baía Formosa, Bento Fernandes, Boa Saúde, Bom Jesus, Caiçara do Rio dos Ventos, Canguaretama, Ceará-Mirim, Coronel Ezequiel, Espírito Santo, Extremoz, Goianinha, Ielmo Marinho, Itajá, Jaçanã, Japi, João Câmara, Jundiá, Lagoa D’anta, Lago de Pedras, Lagoa de Velhos, Luís Gomes, Macaíba, Marcelino Vieira, Maxaranguape, Messias Targino, Monte Alegre, Monte das Gameleiras, Nova Cruz, Olha D’água dos Borges, Pedro Avelino, Pau dos Ferros, Passa e Fica, Pureza, Riacho da Cruz, Riachuelo, Santa Cruz, Santa Maria, Santo Antônio, São Bento do Norte, São Bento do Trairi, São José de Campestre, São José de Mipibu, São Miguel de Touros, São Pedro, São Tomé, Senador Eloi de Souza, Sítio Novo, Taipu, Tangará, Tenente Ananias, Touros, Umarizal e Vera Cruz.

EX-PASTOR GILSON NEUDO E “GORDO DA RODOVIÁRIA” SERÃO JULGADOS PELA MORTE DE F. GOMES NESTA QUARTA-FEIRA, (26) EM NATAL

Dois acusados da morte do radialista Francisco Gomes de Medeiros, o ‘F. Gomes’, assassinado a tiros em 18 de outubro de 2010 na cidade de Caicó, na região Seridó potiguar, devem ser julgados nesta quarta-feira (26). O júri ocorre em Natal, e está marcado para as 8h.
 
 
 
 
O ex-pastor evangélico Gilson Neudo Soares do Amaral e o comerciante Lailson Lopes, mais conhecido como 'Gordo da Rodoviária', são acusados de planejar a morte do radialista caicoense. O júri popular unificado dos dois réus foi adiado duas vezes. Ele já havia sido marcado para o dia 5 de julho e, depois, para 19 de julho.
 
 
 
 
 
De acordo com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, o último adiamento foi decorrente de uma solicitação da defesa de Lailson Lopes. Um advogado do réu comunicou ao TJRN da impossibilidade de participar do júri "em razão de possuir outras audiências na mesma data que foram anteriormente marcadas".
 
 
 
 
Segundo a assessoria do TJ, não houve nova alteração na data e o julgamento está confirmado.

 


Francisco Gomes de Medeiros tinha 46 anos e trabalhava na rádio Caicó AM. Ele foi assassinado na noite de 18 de outubro de 2010, deixando mulher e três filhos. O radialista foi atingido por três tiros de revólver na calçada de casa, na rua Professor Viana, no bairro Paraíba, em Caicó. Vizinhos ainda o socorreram ao hospital da cidade, mas o radialista não resistiu aos ferimentos.

 


Segundo o Ministério Público, os acusados de participação na morte de F. Gomes fazem parte de um 'consórcio' de pessoas que se uniram com um propósito: eliminar o comunicador. Inicialmente foram denunciados o mototaxista João Francisco dos Santos, mais conhecido como 'Dão', o comerciante Lailson Lopes, o ex-pastor Gilson Neudo, o advogado Rivaldo Dantas de Farias, o tenente-coronel da PM Marcos Antônio de Jesus Moreira e o soldado da PM Evandro Medeiros. Estes dois últimos não foram pronunciados e, consequentemente, acabaram excluídos do processo.
 
 
 

 

Também denunciado como mandante do crime, o advogado Rivaldo Dantas de Farias foi igualmente sentenciado a ir para o banco dos réus, mas aguarda em liberdade a Justiça definir uma data para o júri popular.
 
 
 
 
 
Do Blog: Até que enfim! Isso é uma vergonha. 7 anos se passaram do crime covarde,  e esses monstros soltos, rindo da sociedade. Deus ilumine os jurados e o magistrado, para que sejam condenados há vários anos de cadeia.
 
 

DETRAN ABRE PÁTIO PARA VISITAÇÃO DE LOTES DE VEÍCULOS QUE VÃO A LEILÃO

O Governo do Estado por meio do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) abre hoje e amanhã (25 e 26) o pátio de veículos apreendidos que vão ser leiloados na próxima quinta-feira (27). Os interessados em arrematar algum dos 277 lotes podem visitar das 8h às 14h o pátio situado no antigo galpão da Viação Guanabara, na Rua Bom Pastor, 1222, bairro das Quintas, em Natal. A relação compreende veículos que devem permanecer em circulação, além de outros destinados exclusivamente à sucata.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O leilão vai acontecer na quinta-feira (27), a partir das 10h, no auditório da Escola de Governo, situado no Centro Administrativo, BR 101, no bairro de Lagoa Nova, em Natal. Os interessados em participar do leilão podem se cadastrar bastando comparecer ao local do evento levando a documentação exigida, sendo pessoal física, deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência, e sendo pessoa jurídica, o contrato social e CNPJ da empresa. A participação também pode ser feita de forma online, bastando que o interessado obedeça às exigências cadastrais especificadas no endereço eletrônico. http://www.lancecertoleiloes.com.br/cadastro.
 
 
 
 
 
O candidato que for responsável pelo arremate de qualquer bem deve assinar um comprovante de arrematação contendo número, valor e descrição do lote, como também efetuar o pagamento de sinal correspondente a 20% do valor do lote adquirido e após a data do pregão, em até três dias úteis, concluir a compra quitando os 80% que restarão. O custo de cada lote arrematado deve ser acrescido de 5%, referente à comissão do leiloeiro, além de 0,90% de ICMS, se o veículo for de circulação, ou 18% se o lote for destinado à sucata.
 
 
 
 
 
Deverá o arrematante custear ainda licenciamento, IPVA, Seguro DPVAT, tudo que envolva a transferência de propriedade, mudança de município, referente ao exercício de 2017. Já a sucata, o arrematante tem somente a obrigação de pagar a baixa da sucata e baixa de gravame (caso haja), não pagando nenhuma outra taxa ao Detran. Nesse último caso, a arrematação dos veículos classificados como "Sucata" fica restrita as empresas de desmontagem registradas perante o órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal em que atuar, conforme o Artigo 3º da Lei Nº 12.977, de 20 de maio de 2014. 
 
 
 
 
 
Segundo o diretor geral do Detran, Júlio César Câmara, o Governo do Estado está comprometido em manter uma regularidade na realização de leilões e, assim, evitar a lotação dos pátios. A expectativa do órgão é realizar leilões mensais. O valor arrecadado deve ser utilizado para custeio com a realização do leilão, despesas de remoção e pátio, para pagar impostos atrasados e multas, e se houver saldo remanescente será repassado ao proprietário.
 
 
 
 
 
O Edital com todas as informações do leilão, inclusive com a relação completa dos carros e motocicletas com imagem e as especificações de marca, placa, ano de fabricação e valor do bem, podem ser conferidas clicando no link: http://www.lancecertoleiloes.com.br/leilao/270717VE.
 
 
 
 
Regras
 
O Detran aproveita a oportunidade para chamar atenção para as regras sobre retenção e leilão de veículos. De acordo com a lei 13.160, em vigor desde janeiro do ano passado, os veículos apreendidos e que não forem reclamados em um prazo de 60 dias contados a partir do recolhimento podem ir a leilão. Anteriormente, o Código de Trânsito previa um prazo de 90 dias para que ocorresse o leilão.
 
 
 
 
 
A mudança na lei se dá também em relação à notificação, que agora pode ser feita apensa durante a remoção do veículo. Ou seja, caso o veículo seja apreendido conduzido pelo proprietário, no momento da autuação ele será notificado dos prazos de retenção e as providências para restituição. Se o proprietário ou condutor não estiver presente na hora da remoção, a autoridade de trânsito tem dez dias contados a partir da apreensão para expedir o comunicado para o endereço do dono do veículo ou por algum meio tecnológico.

SECRETARIA DE SAÚDE DE JARDIM DO SERIDÓ ADQUIRE GELADEIRAS PARA DE VACINAS

A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó adquiriu através da Secretaria de Saúde, 3 geladeiras para conservação de vacinas nas Unidades Básicas de Saúde.
 
 
 

Os equipamentos irão auxiliar no armazenamento das vacinas ofertadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).
 
 
 

 
Com a compra das geladeiras o município está garantindo a segurança para a conservação das doses e a distribuição das vacinas para a população jardinense.

OPERAÇÃO LEI SECA RECUPERA VEÍCULO ROUBADO E APREENDE DROGA NO RN

O serviço preventivo e ostensivo realizado pela Operação Lei Seca do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) vem sendo intensificado a cada semana com a realização da operação denominada Bairro Seguro. A medida implantada nas noites de três dias da última semana resultou na recuperação de um veículo roubado e na apreensão de uma pequena quantidade droga. O patrulhamento percorreu as zonas Leste, Oeste e Centro da capital.
 
 
 
 
 
 
 
Segundo relato do coordenador da Operação Lei Seca do Detran, capitão Isaac Paiva, o automóvel recuperado pelos policiais havia sido roubado a poucos instantes numa farmácia situada no bairro do Tirol. “Após meliantes assaltarem a farmácia, levaram na fuga o veículo de um dos clientes. A nossa equipe foi acionada e conseguimos recuperar o carro, porém os meliantes conseguiram fugir”, contou.
 
 
 
 
 
Durante o patrulhamento, os policiais também apreenderam uma pequena quantidade de entorpecente que estava de posse de um usuário. A Operação Bairro Seguro é uma ação preventiva onde suspeitos são abordados e verificadas a posse de armas e drogas. A medida já é responsável pela prisão de acusados de roubo, pela recuperação de veículos roubados e por inibir ações delituosas nas áreas onde os policiais estão patrulhando. “O Bairro Seguro é um serviço policial de prevenção o qual a Operação Lei Seca também vem realizando”, explicou o capitão Isaac.

JUIZ DO DF SUSPENDE DECRETO QUE AUMENTOU IMPOSTO DE COMBUSTÍVEIS

O juiz substituto Renato Borelli, da 20ª Vara Federal do Distrito Federal, suspendeu nesta terça-feira (25) o aumento dos impostos sobre combustíveis, anunciado na semana passada pelo governo federal.   Até o momento, Justiça Federal do DF não confirmou a informação a EXAME.com.
 
 

Com o anúncio do governo, na semana passada, a alíquota do PIS/Cofins para a gasolina mais que dobrou, passando dos atuais R$ 0,3816 por litro para R$ 0,7925 por litro. A alíquota subiu de R$ 0,2480 para R$ 0,4615 para o diesel nas refinarias. Para o produtor do etanol, passou de R$ 0,12 para R$ 0,1309 por litro. Para o distribuidor, a alíquota, atualmente zerada, sobe para R$ 0,1964.

HERANÇA MALDITA! MOTO DA PREFEITURA DE SANTANA DO SERIDÓ ENTREGUE POR EX-GESTÃO TOTALMENTE SUCATEADA E RECUPERADA

Nem precisa dizer muito, deixemos que as imagens falem por elas mesmas. O antes e o depois de uma motocicleta da prefeitura da prefeitura de Santana do Seridó.
 
 
 

 
 
Esse é mais um exemplo do maior desmantelo administrativo já visto em Santana do Seridó, que foi a gestão de “Dril”.
 
Do Blog: Sem comentários!

 

HOMEM ATEIA FOGO EM MULHER EM BAR DE CIDADE DA PB

Uma guarnição da Polícia Militar foi informada via COPOM de uma possível tentativa de homicídio em um bar que fica  no Centro de Catolé do Rocha, Sertão Paraibano.
 
 
 
 
 
 
 
Chegando ao local os policiais se depararam com uma jovem identificada por Samária Silvestre, com partes do corpo queimada.
 

As primeiras informações colhidas pela polícia no local foram de que a jovem estava com outra amiga e dois homens em uma mesa ingerindo bebidas alcoólicas, quando a vítima foi ao banheiro um dos homens que estavam com ela na mesa foi em direção a jovem, jogou gasolina e ateou fogo.

 


A vítima foi socorrida para o Hospital Regional de Catolé do Rocha, pela equipe do SAMU, e em seguida foi transferida para o Hospital de Trauma de Campina Grande.

 


O acusado já identificado pela polícia se evadiu tomando rumo ignorado.
 
 
 
 
Fonte: Catolé News.

PREFEITURA DE CAICÓ ANTECIPA 40% DO SALÁRIO DOS SERVIDORES EFETIVOS E COMISSIONADOS

A prefeitura de Caicó irá pagar 40% dos salários líquidos de todos os servidores efetivos e comissionados do Município na quarta-feira (26), como um adiantamento para a Festa de Sant’Ana.
 

Ao todo, serão beneficiados mais de dois mil funcionários. O dinheiro já estará disponível para saque nos caixas eletrônicos até às 12h. O complemento da folha será depositado até o dia 10 de agosto.  Nesta quarta-feira também será pago a folha completa do Hospital do Seridó.

POLÍCIA PRENDE SUSPEITOS DE MATAR AMBULANTE DE 61 ANOS A FACADAS NO INTERIOR DO RN

A Polícia Civil prendeu nesta segunda-feira (24) os dois suspeitos de assassinarem um vendedor ambulante de 61 anos de idade durante um latrocínio registrado na noite deste domingo (23), em Apodi, na Região Oeste do Rio Grande do Norte. Francisco das Chagas Filho, o Chico da Confeiteira, era conhecido entre os moradores da cidade. Segundo a polícia, os criminosos levaram R$ 80, duas carteiras de cigarro e alguns bombons.
 
 
 
 
 
De acordo com o delegado Renato Oliveira, que conduziu a apuração do caso, os responsáveis pelo crime são dois jovens de 21 e 18 anos de idade. “Um segurou e o outro esfaqueou a vítima”, afirma Oliveira. O delegado e sua equipe detiveram os suspeitos na manhã desta segunda (24).
 
 
 
 
 
Eles estavam em suas casas. Um dos dois ainda estava com a roupa suja do sangue da vítima. Sequer tomou banho depois de matar o homem. Chegou em casa e foi dormir”, relata Renato Oliveira.
 
 
 
 
 
O delegado afirma que Chico da Confeiteira dormia em um lugar próximo a uma quadra de esportes em que houve uma festa na noite do domingo (23). O ambulante tinha trabalhado no evento e resolveu esperar amanhecer para voltar para casa. “Os dois suspeitos pularam o muro para tentar roubá-lo. A vítima esboçou uma reação e eles esfaquearam”, conta Renato Oliveira.
 
 
 
 
 
Os dois homens apontados como responsáveis pelo latrocínio foram ouvidos pela polícia. Segundo o delegado, eles próprios relataram como tudo aconteceu. A morte de Chico da Confeiteira, de acordo com os policiais da delegacia de Apodi, chocou a cidade. Ele era uma pessoa conhecida na região, por sempre vender seus bombons em festividades locais.

PROFISSIONAIS DA SAÚDE SE REUNIRAM PARA DISCUTIR PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E QUALIDADE

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Jardim do Seridó se reuniram nesta segunda-feira, 24 de julho, para monitoramento e auto avaliações das equipes para o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ).
 
 






O encontro teve a participação do assessor técnico da saúde George Pereira, profissionais da Estratégia Saúde da Família e NASF.

GOVERNO PODE REAVALIAR AUMENTO DE IMPOSTOS PARA O ETANOL

O governo poderá reavaliar o aumento de PIS e Cofins para o etanol, afirmou o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, nesta segunda-feira (24). O ministro diz que pediu para a Receita Federal refazer os cálculos para verificar se o aumento do imposto está dentro da lei.
 
 
 
 
A legislação brasileira determina que as taxas de PIS e Cofins cobradas sobre o etanol não podem ser maiores que 9,25% do seu preço médio de venda no varejo nos últimos 12 meses. O produto teve um aumento de imposto de R$ 0,20 por litro na última quinta-feira. No início do ano, o setor teve outra elevação de tributos. De isento de PIS e Confins, passou a recolher R$ 0,12 por litro.

PROGRAMA REDUZ NÚMERO DE FUMANTES EM JARDIM DE PIRANHAS

Levantamento realizado pela Estratégia Saúde da Família (ESF) em Jardim de Piranhas, no Seridó potiguar, observou que a maior causa de mortes no município está relacionada a problemas no aparelho respiratório, responsável também pelo surgimento ou agravamento de muitos problemas cardíacos da população. Parte disso está relacionada ao hábito de fumar.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Para combater este problema, a Prefeitura criou o projeto ‘Tabagismo é possível vencer’, seguindo protocolo do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, e tem alcançado resultados acima do esperado. Segundo a ESF, desde 2016, quando a ação foi iniciada, cerca de 60% dos participantes estão conseguindo deixar o cigarro.
 
 
 
 
 
De acordo com George Pereira, coordenador da Estratégia, três grupos já foram formados, com cerca de 50 participantes cada. “São pessoas comuns que se interessam pela discussão e se inscrevem no projeto, interessados em melhorar sua qualidade de vida”, disse.
 
 
 
 
 
As pessoas ficam sabendo do projeto através dos Agentes de Saúde que informam a data das reuniões. Nos encontros, a coordenação, formada por um farmacêutico e um psicólogo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realiza a triagem através de um questionário que detecta o índice de dependência e a vontade do paciente de parar de fumar. O trabalho que dura em média três meses, continua com palestras, apresentação da metodologia, distribuição de adesivos para reposição de nicotina e oferta de tratamento psicológico para aqueles que precisam.
 
 
 
 
 
Mais de 150 pessoas já participaram das palestras. Dessas, 67 iniciaram o tratamento, sendo que mais de 70% chegaram até a última sessão. Dos que ficaram, aproximadamente 60% mantiveram a abstenção por mais de 60 dias, o que representa um grande avanço neste trabalho.
 
 
 
 
 
Trabalhar com dependência química não é tarefa simples. O cigarro proporciona um grau de dependência semelhante ao de outras drogas como crack e heroína, contando com um adicional que dificulta o trabalho por se tratar de droga lícita”, disse o farmacêutico Bernardo Bien, um dos responsáveis pela execução do projeto.
 
 
 
 
 
A dona de casa Geralda Gercina Maia, 57, fumou por mais de 30 anos, mas está conseguindo se livrar do vício graças ao projeto. “Eu tinha muita vontade de deixar, mas não conseguia. Depois de uns dois meses acompanhando as palestras, parei de fumar e agora já se passaram cinco meses. Ainda sinto vontade, mas não quero mais”, disse.
 
 
 
 
 
Ana Lúcia de Araújo, 50, foi outra que fumou uma carteira de cigarros por dia durante 30 anos. Tentou parar diversas vezes, mas sempre reincidia. “Tentei me encaixar em um grupo de Caicó, mas não fui aceito. Quando soube desse trabalho aqui em Jardim, corri para me inscrever e já faz seis meses que não fumo. Depois do tratamento, ainda senti vontade de fumar, mas resisti e hoje não sinto mais falta”, completou.
 
 
 
 
 
Para a secretária de Saúde de Jardim de Piranhas, Dayse Queiroz, esse é um trabalho muito importante, mas bem difícil, porque exige muito esforço da parte daqueles que procuram ajuda. “Alguns desistem, mas aqueles que realmente querem parar de fumar estão conseguindo graças à sua força de vontade”, explicou.

GOVERNADOR ENTREGA 56 VEÍCULOS, BALANÇAS E COMPUTADORES NESTA TERÇA-FEIRA, (25)

O governador Robinson Faria entrega, nesta terça-feira (25), 56 veículos baú-frigorífico, 125 balanças, 44 computadores e 56 impressoras para 56 municípios potiguares que serão atendidos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-Compra Direta). O evento será realizado às 10h, na Escola de Governo, e contará com a presença do secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

O investimento total para a aquisição de equipamentos foi de R$ 4 milhões, através da parceria entre MDS e Governo do RN. O PAA-Compra Direta é uma ação de Segurança Alimentar do MDS, que no Estado é executado pela Emater, em parceria com a Sethas e prefeituras.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...