22 de janeiro de 2011

CHUVAS CAIRÃO ATÉ ABRIL NO RN; DIZ SERVIÇO DE METEOROLOGIA DA EMPARN

Conforme relatório da EMPARN (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte), divulgado na manhã de ontem (21), onde constam as informações climáticas para o período chuvoso deste ano no Rio Grande do Norte, o fenômeno La Niña deverá permanecer no Oceano Pacífico.

O La Niña é um fenômeno oceânico-atmosférico que ocorre nas águas do Oceano Pacífico. A principal característica deste fenômeno é o resfriamento (em média de 2 a 3 °C) fora do normal das águas superficiais nestas regiões do oceano Pacífico. Isso provoca aumento das chuvas na região nordeste do Brasil, entre os meses de dezembro a fevereiro.

A maioria dos modelos de previsão da EMPARN mostra que o fenômeno poderá permanecer até o mês de abril. Dessa forma, o documento relata que as condições oceânicas e atmosféricas para o período de fevereiro a abril deste ano irá provocar chuvas variando em torno da normalidade.

Ainda conforme informações da EMPARN, tendo em vista que o semiárido potiguar tem como característica alta variabilidade espacial e temporal dos índices pluviométricos, algumas localidades poderão receber uma quantidade de precipitação maior que outras.

O monitoramento das condições dos oceanos é realizado diariamente pela equipe de meteorologia da EMPARN. Isso permite que os profissionais observem a ocorrência ou não de alguma mudança nas atuais condições, o que poderia alterar os dados apresentados no relatório para o período de chuvas no interior do Estado.



MINISTRA DA PESCA E DA AQUICULTURA VISITA RN NESTA SEGUNDA-FEIRA

Na próxima segunda-feira (24), a Ministra da Pesca e da Aquicultura, Ideli Salvatti visitará o RN. Ideli Salvatti será recebida pela governadora Rosalba Ciarline às 9h, na Governadoria, localizada no Centro Administrativo de Natal.

A ministra chega a Natal neste domingo (23) e cumprirá agenda institucional durante toda a segunda-feira. Após a reunião com a governadora, ela vai se encontrar com representantes da Federação de Pesca Artesanal e Colônias, às 9h30, na Governadoria.

Às 11h, a ministra vai à sede da Superintendência Federal de Pesca e Aqüicultura no Rio Grande do Norte (SFPA/RN), na Ribeira, onde participa da solenidade de entrega de Caminhões Feira do Peixe ao Governo do Estado e à Associação de Prefeituras Municipais de Campo Grande, Caraúbas, Apodi e Upanema. Depois, ela almoça com empresários do setor da pesca; à tarde visita barcos na Codern e o projeto de piscicultura no assentamento do Mato Grande, em Ceará-Mirim, por volta das 14h30.

No início da noite, às 18h30, a ministra Ideli Salvatti se reúne com empresários do setor da carcinicultura, encerrando sua agenda de compromissos em Natal.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...