22 de janeiro de 2011

CHUVAS CAIRÃO ATÉ ABRIL NO RN; DIZ SERVIÇO DE METEOROLOGIA DA EMPARN

Conforme relatório da EMPARN (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte), divulgado na manhã de ontem (21), onde constam as informações climáticas para o período chuvoso deste ano no Rio Grande do Norte, o fenômeno La Niña deverá permanecer no Oceano Pacífico.

O La Niña é um fenômeno oceânico-atmosférico que ocorre nas águas do Oceano Pacífico. A principal característica deste fenômeno é o resfriamento (em média de 2 a 3 °C) fora do normal das águas superficiais nestas regiões do oceano Pacífico. Isso provoca aumento das chuvas na região nordeste do Brasil, entre os meses de dezembro a fevereiro.

A maioria dos modelos de previsão da EMPARN mostra que o fenômeno poderá permanecer até o mês de abril. Dessa forma, o documento relata que as condições oceânicas e atmosféricas para o período de fevereiro a abril deste ano irá provocar chuvas variando em torno da normalidade.

Ainda conforme informações da EMPARN, tendo em vista que o semiárido potiguar tem como característica alta variabilidade espacial e temporal dos índices pluviométricos, algumas localidades poderão receber uma quantidade de precipitação maior que outras.

O monitoramento das condições dos oceanos é realizado diariamente pela equipe de meteorologia da EMPARN. Isso permite que os profissionais observem a ocorrência ou não de alguma mudança nas atuais condições, o que poderia alterar os dados apresentados no relatório para o período de chuvas no interior do Estado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONTRA CENSURA, DEPUTADA DOS EUA CRITICA E MOSTRA FOTO DE MORAES

A deputada norte-americana Maria Elvira Salazar (Partido Republicano) criticou a atuação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Al...