11 de abril de 2015

AVIÃO COM DROGAS CAI NO NORTE DO PIAUÍ E PILOTO MORRE CARBONIZADO

Um avião de pequeno porte explodiu durante uma queda por volta das 22h dessa sexta-feira (10) na comunidade Lajeiro Branco, zona rural de Assunção do Piauí, Norte do estado . De acordo com Willame Costa, gerente de policiamento do interior, o corpo do piloto carbonizado e um pacote de drogas foram encontrados nos destroços da aeronave.

Avião de pequeno porte explodiu durante queda em Assunção do Piauí (Foto: Caetano Silva/Assuncaolivre.com)

"Fiquei sabendo do acidente às 10h30 deste sábado e de imediato desloquei os delegados de Campo Maior e Castelo, Gustavo Jung e Laércio Evangelista, para confirmar o fato. Logo após as primeiras informações do local, comuniquei o delegado geral da Polícia Civil e a Polícia Federal. O secretário de segurança, Fábio Abreu, junto com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto, estão a caminho", relatou.

O delegado Willame Costa revelou que equipes da perícia criminal, do Instituto Médico Legal (IML) e policiais do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) também foram acionados e estão em direção ao local do acidente.

Moradores relataram ouvido explosões após a queda do avião (Foto: Caetano Silva/Assuncaolivre.com)

"Não tenho informação se havia mais pessoas dentro do avião, apenas um corpo confirmado, provavelmente seja do piloto. Só a pericia vai dizer se ele morreu da queda ou da explosão da aeronave", destacou.

Pacote de droga foi encontrado nos destroços da aeronave (Foto: Caetano Silva/Assuncaolivre.com)

Moradores da região relataram ter escutado duas explosões, seguidas de barulho e clarão durante a noite, mas apenas na manhã deste sábado (11) constataram ser um avião. Eles contaram que o avião estaria fazendo uma rota em direção a uma pista clandestina localizada numa propriedade, entre os municípios de Assunção do Piauí e São Miguel do Tapuio.

Tráfico de drogas


O coronel Paulo de Tarso, comandante de policiamento do interior, revelou que a Polícia Militar iniciou este ano uma investigação para apurar a construção de uma pista clandestina na localidade Palmeira de Cima, próximo onde aconteceu o acidente.

"Estavamos apurando a denúncia de que uma pista clandestina estava sendo construída para o tráfico de drogas. O local escolhido seria uma propriedade localizada na serra. Agora com este acidente aéreo, queremos identificar o dono do terreno e saber a sua ligação com o comércio de entorpecentes", contou.

CÂMARA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DESCOBRIR DATA DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE ACARI

A Câmara Municipal de Acari realizou uma audiência pública para debater a verdadeira data da emancipação política do município. A audiência pública foi uma reivindicação do vereador Nenilvan em plenário e acatada pela mesa diretora.

IMG-20150410-WA0010[1]

Foram convidados os historiadores de Acari, alunos da redes estadual e municipal, além do professor da UFRN, Helder Alexandre.

IMG-20150410-WA0011[1]

Após os debates, foi formada uma comissão de historiadores para fazer um estudo mais aprofundado, para que possa chegar à real data da emancipação política de Acari.

 IMG-20150410-WA0013[1]

A câmara municipal vai dar apoio total a esta comissão de historiadores.

Do Blog: Muito pertinente!

GOVERNADOR TERÁ MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELO SEU ANIVERSÁRIO

untitled (2)Próxima segunda-feira, 13, haverá uma Missa em Ação de Graças pelo aniversário do Governador Robinson Faria, a partir das 9h30, na Escola de Governo. Padre Agustín, da Paróquia de Nossa Senhora da Esperança será o celebrante oficial. Mas, o arcebispo de Natal, dom Jaime confirmou presença. A Missa contará com a banda de Música da Polícia Militar e a Guarda de Honra da Cavalaria da PM. Todos os funcionários estão convidados. O governador será homenageado com apresentação de um balé infantil das crianças da LBV.

ADOLESCENTE DE 14 ANOS É FERIDA À BALA EM CIDADE SERIDOENSE

Por volta das 21h50min. desta sexta-feira, (10), uma tentativa de homicídio foi registrada na Rua Maria Idalina, bairro Silvio Bezerra de Melo, tendo como vítima WENDERSON LIMA DA SILVA, de 14 anos, que foi atingido com um disparo de arma de fogo na perna, altura da coxa.

A vítima disse que não viu, ou não quis dizer, quem seria o acusado, alegou apenas que estava escuro, teria ouvido vários disparos e só depois percebeu que tinha sido atingido.

Policiais Militares foram acionados e estão nesse momento em diligências dentro do Bairro, mas como a vítima não passou maiores informações vai ser difícil localizar o acusado, ou acusados.

Socorristas do esquadrão resgate foram acionados, prestaram os primeiros socorros à vítima e a conduziram até a emergência do Hospital Regional Mariano Coelho.

Fonte: PM Currais Novos.

POLÍCIA ENCONTRA MAIS DOIS NOVOS TÚNEIS EM ALCAÇUZ

Policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque) identificaram mais dois túneis que seriam utilizados para uma possível fuga na Penitenciária Estadual de Alcaçuz. Os dois túneis foram encontrados no pavilhão 3, após uma revista realizada por cerca de 50 policiais militares.

e59b15e03f5982d37edb4b578fbb1d71-670x447

De acordo com o comandante do BPChoque, o major Cícero Cardoso, a equipe foi acionada especialmente para identificar os túneis. Segundo ele, um deles já estava pronto e o outro ainda estava sendo escavado.

A segurança na maior penitenciária pública do RN foi intensificada depois que 32 detentos fugiram, na segunda-feira (7). Desde então, buscas começaram a ser feitas e sete presos foram recapturados, sendo que dois deles morreram após confronto com policiais.

Esta foi a segunda maior fuga em Alcaçuz, que é considerada a maior penitenciária do Rio Grande do Norte. A evasão foi facilitada pelo fato de os detentos estarem soltos no pavilhão, tendo em vista que as celas das grades foram quebradas, no mês passado, durante rebeliões e as reformas ainda não foram concluídas.

OBAMA INTERAGE COM RAÚL CASTRO NO INÍCIO DA CÚPULA DAS AMÉRICAS

Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e de Cuba, Raúl Castro, se cumprimentaram nesta sexta-feira (10) na abertura da Cúpula das Américas, realizada no Panamá.

Barack Obama interage com Raúl Castro antes da cerimônia de abertura da Cúpula das Américas, nesta sexta-feira (10) no Panamá (Foto: REUTERS/Peru Presidency)


O gesto simbólico dos líderes ocorre em meio à reaproximação diplomática entre os dois países, anunciada em dezembro.


Além de se encontrar durante os eventos previstos na cúpula, é esperado que os presidentes se reúnam neste sábado, segundo afirmou um assessor da Casa Branca. Será a primeira reunião entre um presidente americano e um cubano em mais de cinco décadas de conflito bilateral.


Obama e Castro conversaram por telefone nesta quinta, depois que os dois mandatários chegaram ao Panamá para a cúpula.

A última vez que os dois presidentes falaram por telefone foi em 17 de dezembro, quando anunciaram ao mundo seu acordo para restabelecer suas relações, depois de 53 anos de tensões.

No anúncio, Obama disse que a normalização das relações com Cuba encerram uma "abordagem antiquada" da política externa americana. Ao justificar a decisão, o presidente disse que a política "rígida" dos EUA em relação a Cuba nas últimas décadas teve pequeno impacto.

Obama e Raúl Castro se encontram antes da inauguração da Cúpula das Américas nesta sexta (10) no Panamá (Foto: REUTERS/Peru Presidency)

Em pronunciamento simultâneo, Raúl Castro afirmou que reconhece que há “profundas diferenças” entre os dois países, “fundamentalmente em matéria de soberania nacional, democracia, direitos humanos e política exterior”, para em seguida completar: “Reafirmo nossa vontade de dialogar sobre todos esses temas.


O embargo econômico à ilha, no entanto, não foi suspenso.

Mesmo antes do anúncio de reaproximação diplomática, Obama e Raúl haviam se cumprimentado em 2013 na cerimônia em memória a Nelson Mandela no estádio Soccer City, em Johanesburgo, na África do Sul.

A Cúpula das Américas, realizada no Centro de Convenções Atlapa, começou às 21h40 (horário de Brasília), com a presença dos líderes dos 35 países do continente.

USO DE CORES DE PARTIDO EM PRÉDIOS PÚBLICOS EM CIDADE DO RN GERA CONDENAÇÃO POR IMPROBIDADE

untitledA juíza Niedja Fernandes Silva, da Comarca de Santana do Matos, determinou a suspensão dos direitos políticos por três anos do ex-prefeito daquele município, Francisco de Assis Silva, prática de ato de improbidade previsto no artigo 11, I, da Lei n. 8429/92.

O Ministério Público Estadual alegou na ação que o acusado foi eleito prefeito do Município de Santana do Matos, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), no ano de 2004, tendo sido reeleito no ano de 2008. Ao assumir a Prefeitura, passou a utilizar recursos públicos para fazer sua promoção pessoal, quando pintou os prédios públicos nas cores do seu partido, de forma a identificar a sua gestão.

O MP afirmou que um vereador procurou a Promotoria de Justiça para informar a ofensa aos princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade e que as cores dos prédios públicos do Município de Santana do Matos coincidem com as cores do material utilizado pela candidata apoiada pelo acusado nas eleições de 2012.

Assim, o Órgão Ministerial expediu recomendação ao então prefeito para que os prédios fossem pintados com as cores da bandeira do município. O gestor então respondeu ao Ministério Público informando que não praticou ato de improbidade e pediu o arquivamento do procedimento.

Do Blog: Só em Jardim do Seridó que não acontece cassação do prefeito!

EDUARDO CUNHA GARANTE REFORMA POLÍTICA PARA MAIO

A Assembleia Legislativa discutiu, durante a tarde desta sexta-feira,  (10), as propostas de Reforma Política e do Pacto Federativo que tramitam no Congresso Nacional. Reunindo políticos dos níveis federal, estadual e municipal, a discussão foi considerada produtiva pelos presentes, que também responderam a questionamentos da população que participou da discussão. No encontro, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), garantiu celeridade na aprovação das propostas.


O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PMDB), enalteceu a iniciativa da Câmara dos Deputados de trazer o "Câmara Itinerante" ao Nordeste e comemorou o fato do Rio Grande do Norte ter a oportunidade de discutir os temas diretamente com o presidente da Casa.


Reforma Política

Na discussão, Eduardo Cunha explicou como está ocorrendo o trâmite da Reforma Política na Câmara dos Deputados. Segundo o parlamentar, a comissão especial criada para tratar da proposta tem o prazo de 40 sessões e, em maio, colocará o tema em votação no Plenário da Câmara dos Deputados, mesmo se não houver o consenso construído.

Sem externar sua opinião sobre a maioria dos temas, o presidente da Câmara ressaltou a importância de se discutir rapidamente e votar os principais pontos da reforma: sistema eleitoral, financiamento de campanha, eleições proporcionais, coligações, cláusula de barreira, reeleição e legislação eleitoral foram alguns dos temas citados. Para Cunha, o único ponto descartado é a prorrogação dos atuais mandatos, o que, na opinião dele, seria inconstitucional.


"Todo mundo fala em reforma, mas na hora do consenso, a reforma é igual à escalação da Seleção: cada um tem a sua. Ninguém aguenta mais uma eleição como foi a de 2014. Vamos buscar alguma alternativa para melhorar o sistema político e para que possamos aplicá-lo na próxima eleição. Veremos se será o ideal", disse.

Também tratando do assunto, o deputado Ezequiel Ferreira disse que todos os pontos da Reforma Política são importantes, mas que é necessária uma discussão e atenção mais ampla.


Pacto Federativo

Sobre a proposta que redefine o Pacto Federativo, deputados e prefeitos do Rio Grande do Norte se manifestaram através de perguntas ao deputado Eduardo Cunha e ao presidente da comissão especial criada para tratar do caso, deputado federal Danilo Forte (PMDB-CE). O debate e aprovação da proposta, no entendimento do presidente da Câmara, é pré-requisito para a realização da Reforma Tributária.


Entre os prefeitos, a opinião foi de que, com as responsabilidades que recaem sobre os municípios, está ficando cada vez mais difícil manter as prefeituras dentro dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, principalmente com as baixas arrecadações. Por isso, a cobrança - e consenso - entre os participantes da discussão foi que o Congresso Nacional precisa redefinir as responsabilidades e divisão das verbas públicas entre municípios, estados e União.


Protesto


Antes da discussão na Assembleia, grupos realizaram manifestação contra o presidente da Câmara dos Deputados nos arredores da Assembleia. Membros da CUT e do movimento LGBT levaram faixas e cartazes criticando a postura adotada por Eduardo Cunha enquanto presidente da Câmara.


O protesto foi realizado de maneira pacífica e não foram registrados incidentes na área externa. O presidente Eduardo Cunha elogiou o dia de discussões no estado. "É natural que, quem não concorda com minha postura, critique-a, e isso faz parte da democracia. Vejo que o Rio Grande do Norte teve um comportamento de maturidade política e democrática. O que houve aqui foi um debate político positivo", disse.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...