25 de março de 2019

CHUVA DE QUASE 200 MILÍMETROS É REGISTRADA NO FIM DE SEMANA MAIS CHUVOSO DO ANO NO RN


O último fim de semana foi o mais chuvoso de 2019 e também com chuvas mais bem distribuídas. O monitoramento da Emparn, realizado de sexta (22) até esta segunda, (25), mostra que choveu mais forte nas regiões Oeste e Central do estado, mas também, foram registradas chuvas nas regiões Agreste e Litoral Leste. Na região Oeste choveu com mais intensidade em Martins, 172,5 milímetros e João Dias onde choveu 120mm. A Cachoeira da Umarizeira, que estava seca há anos, encheu e formou uma forte correnteza. 





Na região Central choveu neste fim de semana 145mm em São João do Sabugi e 77mm em Florânia. Esse volume mais intenso nas regiões Oeste e Central, é uma característica do principal sistema que provoca chuva no semiárido nordestino nesta época do ano, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). 



Em Martins, que registrou 172,5 milímetros só neste fim de semana, a média para o mês de março inteiro é de 302 milímetros, com esse volume do fim de semana já choveu em março deste ano, 336 milímetros, ou seja, já choveu acima da média do município para o mês de março.

APÓS ASSALTO, BANDIDO MORRE EM TROCA DE TIROS COM A PM NO INTERIOR DO RN

Bandidos armados renderam o gerente de um posto de combustíveis em Ipanguaçu, na região Oeste potiguar, e roubaram o malote que seria levado ao banco da cidade na manhã desta segunda-feira (25). Houve perseguição, troca de tiros e um dos assaltantes acabou baleado e morto.




Segundo a PM, após o roubo do malote o bando fugiu pela RN-118 para a cidade de Itajá, que fica vizinha a Ipanguaçu. No caminho, o carro em que os criminosos estavam foi abandonado e um outro veículo foi roubado. O carro abandonado, um Fiat Argo de cor branca, tem placas de Belo Horizonte, Minas Gerais. 




Enquanto os policiais perseguiam os criminosos, houve um confronto e um dos assaltantes foi atingido. O restante do bando conseguiu fugir para dentro do mato. O baleado foi socorrido a um hospital em Assu, mas não resistiu ao ferimento e morreu antes de dar entrada na unidade. 





O morto, que ainda não foi identificado, estava usando uma tornozeleira eletrônica. 




Guarnições de cidades vizinhas foram chamadas e realizam um cerca na região na tentativa de localizar e prender o restante da quadrilha.

JUSTIÇA MANDAR SOLTAR EX-PRESIDENTE MICHEL TEMER, MOREIRA E CORONEL LIMA


A Justiça determinou nesta segunda-feira (25) a soltura do ex-presidente Michel Temer, preso quinta-feira em São Paulo pela Força-Tarefa da Lava Jato no Rio. A decisão é do desembargador Antônio Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região.




A decisão também determina a soltura do ex-ministro Moreira Franco, de Coronel Lima, apontado como operador financeiro do suposto esquema criminoso comandado por Temer, e de outros quatro alvos da Operação Descontaminação: Maria Rita Fratezi, Carlos Alberto Costa, Carlos Alberto Costa Filho e Vanderlei Di Natalie. 




Na sexta-feira, o TRF2 tinha informado que os pedidos de habeas corpus do ex-presidente Michel Temer (MDB) e de Moreira Franco (MDB) seriam julgados apenas na quarta-feira (27).



 
A corte também tinha informado que o caso não será analisado monocraticamente — ou seja, apenas pelo relator — e que iria para a Primeira Turma Especializada. 




Athié argumentou na decisão desta segunda que todos os pedidos foram feitos até 17h de sexta-feira, mas que não houve tempo hábil de tomar uma decisão ainda na semana passada. "Não tinha, assim, a menor condição de, naquela tarde, decidir com segurança", escreveu. 





O desembargador diz ainda que aproveitou o fim de semana para ler todos os documentos. Na quarta, a Primeira Turma Especializada julgaria o caso. 




"Ao examinar o caso, verifiquei que não se justifica aguardar mais dois dias para decisão, ora proferida e ainda que provisória, eis que em questão a liberdade. Assim, os habeas-corpus que foram incluídos na pauta da próxima sessão, ficam dela retirados".

JOVEM VEREADOR É MORTO A TIROS NESTE DOMINGO, (24) EM CIDADE CARIOCA

O vereador Wendel Coelho (PTdoB) foi baleado e morreu neste domingo (24) em Japeri, na Baixada Fluminense. Wendel estava próximo à praça Olavo Bilac, no bairro de Engenheiro Pedreira, Região Metropolitana do Rio de Janeiro.



 
O político eleito aos 24 anos estava no primeiro mandato e ocupava uma das 11 cadeiras da Câmara Municipal.



 
De acordo com a Polícia, foi instaurado inquérito policial para apurar as circunstâncias da morte do vereador. Diligências em andamento em busca de testemunhas e imagens que possam ajudar a identificar o assassino. A perícia já foi realizada.



 
Em nota, a assessoria da PM informou que, policiais militares do 24ºBPM (Queimados) estavam em patrulhamento pelo bairro de Engenheiro Pedreira, quando encontraram o veículo com uma pessoa morta no interior.

AÇUDE EM MUNICÍPIO DO OESTE É O PRIMEIRO RESERVATÓRIO PÚBLICO DO RN A TRANSBORDAR EM 2019

O açude Pataxó “sangrou” neste fim de semana, após as fortes chuvas que caíram sobre a região do Vale do Açu. Localizado no município de Ipanguaçu, a 214 quilômetros de Natal, é o primeiro reservatório público do Rio Grande do Norte a transbordar em 2019.









O açude tem armazenamento é de 15,017 milhões de metros cúbicos, segundo informações da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). A última sangria do açude foi em 2018.





O Pataxó faz parte da bacia hidrográfica do Piranhas/Açu. A região também integra a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório potiguar, que hoje tem 20% da capacidade total, que é de 2,4 bilhões de metros cúbicos. 




Ainda de acordo com a Semarh, o próximo a sangrar é o Açude Boqueirão, em Touros, que está com 97,05% do volume total. A estrutura tem capacidade para armazenar 11 milhões de metros cúbicos.

ATENÇÃO! AGENDA ECON/PARELHAS, DE 25 A 30 DE MARÇO

A ECON, (soluções para empresas e pessoas), de Parelhas/RN, divulga agenda de atendimentos, constando datas, e tipos de especialidades dos seus profissionais, de 25  a 30 de Março.
 
 
 
 
 

ASSASSINO DE EMPRESÁRIO DO RAMO DE CAMARÃO NO RN VAI A JÚRI POPULAR


Foi sentenciado a júri popular, em data ainda a ser marcada, o homem acusado de matar a facadas o biólogo marinho e empresário do ramo de camarão Alexandre Alter Wainberg, de 54 anos – crime ocorrido no dia 30 de julho de 2015 em Tibau do Sul, no litoral potiguar. 




O carcinicultor ainda foi socorrido, mas morreu a caminho do hospital. O réu é Leonardo de Melo Barros, que trabalhava em uma fazenda de criação de camarão e ostras que pertencia ao empresário. 




IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...