19 de setembro de 2025

MPRN PEDE BLOQUEIO DE QUASE R$ 3 MILHÕES DO RN PARA GARANTIR CONVÊNIO COM O HOSPITAL INFANTIL

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ajuizou um pedido na 2ª Vara da Infância e Juventude de Natal para que o Estado seja obrigado a assinar um novo convênio com o Hospital Infantil Varela Santiago (HIVS).

 

A medida tem objetivo de garantir a continuidade dos serviços pediátricos e o pagamento de valores em atraso. O hospital é uma instituição filantrópica que realiza atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Na ação, protocolada pela 47ª Promotoria de Justiça de Natal, o MPRN solicita que a Justiça determine à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) a formalização do convênio em um prazo de 10 dias.

VERGONHA: EUA AUTORIZAM ENTRADA DE PADILHA, MAS FICARÁ ENTRE HOTEL E LOCAL DE REUNIÃO

Proibido de entrar nos Estados Unidos desde agosto, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, tentou forçar a barra, integrando-se à comitiva de Lula (PT) à abertura da Assembleia Geral da ONU, mas passou vergonha ao ser informado de que não poderá circular livremente em Nova York, destino de sua viagem. 

 

O visto que recebeu, da categoria G2, o último concedido a integrante da comitiva, permite que ele circule apenas ao hotel e os locais de reunião oficial, ou sejam, a sede das Nações Unidas, para acompanha Lula discursando, e a Organização Panemericana de Saúde (Opas). Com o vexame, Padilha agora avalia se manterá a viagem. 

 

Punido por haver implementado o programa Mais Médicos, acusado de estabelecer relação análoga à escravidão com profissionais de saúde cubanos, o visto de Padilha teve restrição adicional, reservada a figuras perigosas, pessoas sancionadas ou visitantes indesejáveis.

 

 

A permanência de Alexandre Padilha será monitorada pelas autoridades norte-americanas, e será detido e deportado imediatamente se for visto em outro local diferente do hotel, da ONU e da Opas, que teve funcionários também punidos com cancelamento de visto pelo mesmo tratamento desumano aos médicos cubanos, que recebiam apenas 10% de sua remuneração, de cujo total 5% eram transferidos à Opas e 85% se destinaram ao financiamento da ditadura comunista. O ministro sancionado pelo governo americano só pode circular em uma área de cinco quadras, e isso se aplicaria também a familiares que eventualmente o acompanhem. 

 

Os EUA cancelaram em agosto o visto da mulher e da filha do ministro, mas o visto dele, já vencido, não foi renovado.

MULHER PERDE PARTE DO LÁBIO AO SER MORDIDA POR EX NO RN

Uma mulher de Natal sofreu uma agressão grave do ex-marido. A vítima estava em uma conveniência quando foi surpreendida pelo homem, que a atacou com uma mordida no rosto, arrancando parte do lábio.

 

Segundo o relato, o agressor passou primeiro pelo local acompanhado da atual companheira, parou em outra conveniência próxima e depois retornou. “Ele encostou o peito no meu, esfregou uma garrafa de cerveja gelada no meu rosto e, em seguida, me mordeu. Quando percebi, já estava sangrando muito”, disse a vítima.

 

Ela foi socorrida e levada para um hospital particular da capital, onde passou por uma cirurgia. O procedimento serviu como cobertura temporária e uma cirurgia plástica definitiva será realizada nos próximos dias.

 

A mulher afirmou ainda que manteve um relacionamento de mais de dois anos com o agressor e, mesmo após a separação, ambos continuaram se encontrando. No entanto, o homem também mantinha vínculo com outra ex-companheira. “Ele nunca tinha me agredido antes”, contou.