30 de dezembro de 2015

RESTAURANTES POPULARES TÊM SERVIÇOS SUSPENSOS TEMPORARIAMENTE

O fornecimento de refeições nos Restaurantes Populares será suspenso temporariamente em todo o Rio Grande do Norte. De acordo com a Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), os contratos em vigor com as empresas mantenedoras dos restaurantes se encerram nesta quinta-feira (31), sem a possibilidade de serem firmados termos aditivos.


Em nota, a secretaria explicou que a interrupção no fornecimento é uma recomendação do Ministério Público Estadual, que investiga empresários fornecedores dos Restaurantes Populares. No dia 18 de dezembro, oito pessoas foram presas no momento da abertura das propostas durante licitação na Sethas.

Atualmente, 20 mil pessoas são beneficiadas pelos almoços fornecidos nos Restaurantes Populares em 20 municípios potiguares.

CÂMARA DE CAICÓ CORTA O PAGAMENTO DO PE. IVANOFF

Por causa de suas ausências ao local de trabalho como servidor da câmara municipal de vereadores o Padre Ivanoff Pereira teve seu Pagamento cortado do legislativo caicoense de onde recebia perto de R$ 5 mil reais mensais sem comparecer ao serviço.

A presidência da câmara autorizou que não fosse feito mais o pagamento por considerar uma ilegalidade.
 
Fonte: Caicó Digital.

PREFEITURA DE EQUADOR PAGA SALÁRIO DE DEZEMBRO A SERVIDORES NESTA QUARTA-FEIRA, (30)

A prefeitura do Equador pagou nesta quarta-feira, (30), o salário do mês de dezembro ao servidores. A autorização do crédito foi feito na manhã desta quarta-feira, (30) pela prefeita Noeide Sabino, que mais uma vez cumpre o compromisso de pagar o salário dos servidores dentro do mês.
Boa tarde! chegamos ao final do ano comemorando, Graças a Deus!!!! Muitos Municípios, não conseguiram fechar a Folha de Pagamento, deixando os gestores muito tristes! Com as Gracas de Deus e o controle que temos adotado, Equador não fará parte dessa estatística” disse a prefeita em suas redes sociais.
 
Informamos aos funcionários, que estamos pagando o mês de dezembro. lembrando que o 13 salário, foi pago dez dias antes do prazo, outro motivo para agradecermos a Deus! Que em 2016, Deus continue derramando Graças sobre nós e nos abençoando durante todo o ano! Feliz Ano Novo!” concluiu.
 

PORTAL DA GLOBO DESTACA APROVAÇÃO DE ADOLESCENTE DO RN DE 15 ANOS NO VESTIBULAR DO ITA

Victor Raniery de Holanda, de 15 anos, foi aprovado no curso de mecânica-aeronáutica do ITA (Foto: Arquivo Pessoal)

"Por enquanto eu penso apenas em me dedicar a engenharia e estudar bastante. Não consigo visualizar em que vou trabalhar com certeza, são muitas possibilidades". É desta forma que Victor Raniery da Silva Holanda, de 15 anos, pensa na carreira. Aluno do Over Colégio e Curso, Victor foi aprovado no vestibular do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), um dos mais concorridos do Brasil. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (30). A partir de janeiro do próximo ano, o adolescente se muda para São José dos Campos, em São Paulo, onde se apresenta para cursar mecânica-aeronáutica.
 
Segundo o estudante, o interesse por estudar engenharia surgiu durante uma mostra de profissões, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). "Eles apresentaram as profissões de forma bastante superficial, mas fiquei interessado principalmente por engenharia mecânica. Meu pai então foi pesquisar sobre cursos de engenharia no país e me falou sobre o ITA. Quando vi a qualidade dos laboratórios, do curso e dos profissionais que eles formam, decidiu que ia tentar", disse.
 
 
 
Quanto a escolha pelo curso de mecânica-aeronáutica, Victor confessa que a inspiração também surgiu a partir de um projeto que conheceu na UFRN. "Eu fiquei interessado pelo projeto 'carcará', onde os estudantes constroem aviões e participam de competições. Foi aí que eu decidi por seguir nesse ramo mais específico da engenharia", explicou.
 
"Fico muito feliz com esta aprovação porque agora eu sei que não vou precisar gastar muito tempo me dedicando aos estudos para passar no vestibular. Agora poderei me dedicar a engenharia de forma mais tranquila", concluiu o jovem de 15 anos.
 
 
Prodígio

 Para concluir o ensino médio e ser aprovado com 15 anos em um dos vestibulares mais concorridos do Brasil, Victor teve uma pequena ajuda da Justiça. O estudante conseguiu o direito de pular o 9º ano do ensino fundamental após ser aprovado na prova do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.
 
De acordo com o pai de Victor, Volney Teixeira de Holanda, o aluno já se destacava no ensino fundamental. "Ele sempre recebeu certificados como aluno destaque na escola, até que quando ele estava no 8º ano do ensino fundamental (antiga 7ª série), ele pediu para fazer a prova para o IFRN e passou", contou o pai.
 
Segundo Volney, que trabalha na área jurídica, foi a partir desta aprovação que o filho conseguiu na Justiça o direito de cursar o ensino médio antes de concluir o ensino fundamental. "Entramos com uma ação na Justiça para ele assumir a vaga. Victor teve que fazer uma prova com cerca de 280 questões, salvo engano ele acertou por volta de 260. Foi aí que ele conquistou o certificado e assumiu a vaga", disse Volney.
 
O aluno ainda cursou o 1º e o 2º ano do ensino médio no IFRN antes de decidir que queria cursar o ITA. Foi quando o pai decidiu transferí-lo para uma escola particular de Natal. "Ele já fazia cursinho no turno contrário à aula. Quando decidiu que queria o ITA, conversei com o professor dele e resolvi tranferí-lo para a escola para que ele pudesse se preparar", finalizou.
 
De acordo com Carlos André, professor e diretor da escola em que Victor concluiu o ensino médio, o esforço e a disciplina do estudante é que o levaram até o resultado alcançado.
 
Victor é um aluno muito especial. Ganhou na justiça o direito de pular o nono ano pois era mais avançado que os demais alunos de sua idade. Seu interesse sempre foi a aprovação no ITA então criamos uma estratégia especial para ele alcançar esse objetivo assim que tivesse idade para fazer a prova”, disse Carlos André.
 
Preparação

 De acordo com o estudante, a preparação para a prova foi intensificada nos últimos dois meses. "Como durante a tarde eu tinha aula, eu estudava por conta própria sempre pelas manhãs. Mas faltando dois meses para a prova, sabendo de como ela é concorrida, eu passei a estudar durante às noites. Nos fins de semana estudava de acordo com o que eu achava necessário, ou seja, bastante", explicou Victor.
 
Segundo o professor Carlos André, a dedicação de Victor fez a diferença para a aprovação. Quando ele chegou a escola, nunca tinha assistido a uma aula de física ou de química na vida. Colocamos ele em uma turma do cursinho de Medicina para ele ter uma noção antes de entrar na turma militar. Ele era tão novo que os outros alunos acharam engraçado. Dois meses depois ele já tirava dúvidas dos outros colegas”, relata o professor.
 
Ter um aluno aprovado no ITA é sempre muito bom, mas este caso é particular porque é um aluno com apenas 15 anos. A gente sabe que mais de 80% dos alunos que entram no ITA são aprovados pelo menos na segunda tentativa. Não é normal um aluno ser aprovado de primeira e ser com apenas 15 anos é mais incrível ainda. Foi um trabalho ao longo de três anos", concluiu o professor.
 
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) (Foto: Daniel Corrá/G1)
Depois de aprovado, Victor tem até 17 de janeiro para se apresentar na sede do ITA, em São José dos Campos, em São Paulo. Segundo o pai de Victor, a família ainda não planejou a mudança do jovem.
 
"Não estamos nem em Natal, estamos viajando. A euforia é tão grande que nem paramos para pensar nos detalhes. Voltamos para casa na próxima semana e aí é que vamos pensar em como será essa transição. O importante é estarmos lá no dia 17", disse o pai.
 
Despreocupado quanto a mudança, Victor apenas falou por alto sobre a mudança. "Eu e meu pai ainda estamos pensando como vai ser. Ele quer ir comigo, porque ainda sou muito novo. Mas ainda vamos decidir isso juntos", concluiu.

DIREÇÃO DO DETRAN ANUNCIA PAGAMENTO DE PROMOÇÕES PARA SERVIDORES

O diretor-geral do Detran, Júlio César Câmara, reuniu na tarde desta quarta-feira (30), os servidores do Órgão para noticiar o pagamento de promoções funcionais e resíduos financeiros de direitos não pagos por administrações passadas. Na oportunidade, foi garantido pelo gestor que ainda hoje todos os valores devidos serão creditados nas contas correntes dos servidores. O anúncio aconteceu nas dependências do auditório da sede administrativa do Departamento, situado no bairro de Cidade da Esperança, em Natal.
 
 
 
Júlio César ressaltou o compromisso do Governo Estadual no sentido de valorizar o servidor público, preservando direitos e contribuindo para que os deveres sociais com a população sejam cumpridos de maneira eficiente e com a qualidade desejada pelo usuário. O diretor mostrou que neste primeiro ano foi implantado o sistema automático de incorporação dos quinquênios, promovido dezenas de servidores por merecimento e por tempo de serviço, e resgatado os valores financeiros de pendências de gestões anteriores. “O compromisso do Governo do Estado vem sendo cumprido junto aos servidores do Detran, com isso valorizamos o pessoal e buscamos ampliar a motivação para prestação de um serviço com maior qualidade”, comentou.
 
Na ocasião, a servidora Lúcia Costa fez uso da palavra e parabenizou a direção pela iniciativa de valorização e respeito aos direitos do quadro de pessoal do Órgão. “O Detran há tempos que necessitava de uma gestão comprometida com o público, que vê o servidor como aliado, que precisa da valorização e do respeito para poder levar a população a tão almejada eficiência do serviço público”, exaltou.
 
O diretor Júlio César encerrou o momento desejando aos servidores um Ano Novo de novas conquistas. “Nosso desejo é que em 2016 possamos melhorar cada vez mais a imagem do Detran, o tornando mais forte e mais próximo do usuário”, concluiu o gestor.

CAMA QUEBRA E MULHER DE 360 KG É RESGATADA DE CASA PELOS BOMBEIROS DO RN

Uma mulher que pesa cerca de 360 quilos precisou ser resgatada de casa na manhã desta terça-feira (29) com ajuda de bombeiros e profissionais do Samu em Cidade Nova, bairro da Zona Oeste de Natal. Os bombeiros foram acionados pela família da mulher, que tem 52 anos, após a cama onde ela estava se quebrar. Na queda, segundo os bombeiros, a vítima chegou a fraturar o braço esquerdo.
 
 
 
Segundo o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, foram necessários quinze militares para realizar o resgate. "A cama onde a mulher passa a maior parte do seu dia não aguentou o peso e quebrou, vindo a fraturar o braço esquerdo dela", diz nota emitida pelos bombeiros.
 
Com os cerca de 360 quilos da mulher, a cama estava sendo estabilizada com cadeiras. A paciente foi conduzida a um hospital particular de Natal onde foi entregue aos cuidados da equipe médica.

MINISTRO GARANTE QUE GOVERNO TEM VOTOS SUFICIENTES PARA BARRA IMPEACHMENT

O ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, aposta que o governo terá metade dos votos na Câmara para barrar o processo de impeachment. Isso significa cerca de 250 votos, número superior aos 171 votos necessários para barrar o impedimento da presidente Dilma Rousseff.

Ele rebate o argumento do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que afirmou que mesmo que consiga um terço dos votos, o governo ficaria “capenga”.

Eu acho que quando ele fala que o governo vai ficar capenga, ele tá falando de um desejo dele. Não uma leitura real. Ele já fala que nós vamos passar porque ele já reconhece que nós teremos. Eu não acho que nós teremos um terço. Eu acho que nós teremos mais do que um terço. Creio que a gente pode ter a metade dos votos. É a situação ideal? Não. Eu acho que uma situação ideal é você ter uma base consolidada de 280, 290, trezentos. Que é o que você precisa para conduzir o seu governo.

Nesta entrevista, o ministro reconhece que esse foi um ano difícil, principalmente na economia, mas argumenta que “impopularidade não é crime”. Sobre as pedaladas fiscais, base para o pedido de impeachment, o chefe da Casa Civil reconhece que pagar o valor devido de R$ 57 bilhões, “atende também essa questão de corrigir o erro apontado pelo TCU”.

Se foi apontado pelo TCU que isso é um erro, não é um crime. Essa é a diferença. Isso é um erro na gestão do orçamento, então, ao você pagar de um lado, atende a essa demanada - lembrando que sempre foi feito assim”, afirmou Wagner.

O ministro ainda chegou a defender um governo de unidade nacional para superar a crise econômica. Segundo ele, precisa “ter a capacidade de acolher sugestão que venham de outros seguimentos, inclusive da oposição.

Sobre a nota do presidente do PT, Rui Falcão, que cobrou ousadia na política econômica, Jaques Wagner evitou o confronto e chegou a ser irônico: “É claro que seria melhor receber elogio”.

GOVERNADOR PRESTIGIA LANÇAMENTO DA SEGUNDA EDIÇÃO DO JORNAL “O GALO”

O governador Robinson Faria prestigiou o lançamento da segunda edição do Jornal Cultural “O Galo”, realizado na noite desta terça-feira (29), na galeria de artes da Fundação José Augusto (FJA).
 
 
Na presença do presidente da FJA, Crispiniano Neto, o governador parabenizou toda a equipe pelo trabalho que tem sido feito para o fortalecimento da cultura em todo o estado. “Estamos fechando bem o primeiro ano de governo, com metas alcançadas e importantes ações em curso. E isso acontece porque temos uma equipe motivada. Parabéns a todos pelo empenho”, ressaltou.
 Editado através de uma parceria firmada entre a FJA e a União Brasileira de Escritores no Rio Grande do Norte (UBE-RN), a publicação tem edição do jornalista Carlos de Souza, fotografias de João Maria Alves e ilustrações de Vital Gomes. O "Galo" é publicado pela Coordenadoria do Livro, Leitura e Biblioteca da Fundação José Augusto, sob a responsabilidade do jornalista Aílton Medeiros.
Também estavam presentes, entre outras autoridades, o deputado estadual Fernando Mineiro e o vereador de Natal, Hugo Manso.

“CHUPA CABRA” É ENCONTRADO EM CAIXA ELETRÔNICO DO BB DE PARELHAS

A Polícia Militar da cidade de Parelhas foi acionada na manhã desta terça-feira, (29), por um funcionário do Banco do Brasil, onde foi encontrado em um dos caixas eletrônicos um aparelho chupa-cabra, usado por criminosos para copiar dados de cartões bancários de clientes.



Segundo informações, um homem aparentando ter 50 anos, trajando camisa listrada e boné branco, que chegou ao BB em uma caminhonete modelo Frontier, de cor preta, pode ter sido o responsável pelo crime, haja vista que o mesmo entrou na agência, e saiu rapidamente ao notar que o aparelho já havia sido retirado, e fugiu.
Fonte e fotos: PM Parelhas.
 
 
 
 

PREFEITO DE LAGOA NOVA É ELEITO PRESIDENTE DA AMSO

O Prefeito de Lagoa Nova, João Maria Assunção, foi eleito na noite desta segunda-feira (28), presidente da Associação dos Municípios da Micro-Região do Seridó Oriental (AMSO). A eleição, que contou com a participação de prefeitos região do Seridó, aconteceu nos Chalés dos Cajueiros, por ocasião da confraternização de natal da AMSO. 
Agradeço imensamente aos demais gestores municipais pelo gesto de confiança depositado em minha pessoa, espero corresponder com trabalho e dedicação, onde buscarei através de parcerias com os demais membros desta  associação meios de  faze-la crescer cada vez mais”, disse o Prefeito de Lagoa Nova em seu discurso. 
 
Essa é a segunda vez que a AMSO é presidida por um gestor da cidade de Lagoa Nova. A primeira oportunidade aconteceu há 29 anos (em 1986) com o Ex-Prefeito Erivan Costa.

 
 

GOVERNO DO RN LANÇA OPERAÇÃO VERÃO 2015/2016 NESTA QUARTA-FEIRA (30)

O governador Robinson Faria lança oficialmente nesta quarta-feira (30), às 10h, na Arena das Dunas, em Natal, a Operação Verão 2015/2016, que reunirá ações da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), e outros órgãos, e tem como objetivo a preservação e manutenção da ordem pública na orla marítima e demais espaços públicos de lazer e entretenimento durante o período do veraneio.
 
A Operação Verão 2015/2016 se estende até o dia 14 de fevereiro. Durante a Operação, o Governo investirá cerca de R$ 1,8 milhão em diárias operacionais para garantir a segurança na Região Metropolitana de Natal e no interior do Estado.
 
Participarão da Operação o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), o Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), o Comando de Policiamento do Interior (CPI), o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do RN-SAMU/RN.
 
Durante a solenidade também haverá a entrega de novos veículos para o Instituto Técnico Científico de Polícia (ITEP). Seis caminhonetas Mitsubish L200 4x4, que foram adquiridas através de convênio com o Governo Federal, e três Volkswagem Amarok 4x4, devem garantir mais agilidade às equipes do ITEP e um atendimento mais qualificado e eficiente à população. O investimento na renovação da frota do Instituto totaliza R$ 1.233.999,99.

MULHER É MORTA A FACADAS PELO COMPANHEIRO DENTRO DE CASA NO SERIDÓ POTIGUAR

Um crime de feminicídio foi registrando nesta quinta-feira, (11), em Serra Negra do Norte, tendo como vítima, Daiane Silva, que foi assassin...