21 de dezembro de 2010

PROMOTORIAS DA SAÚDE COMEMORA DECISÕES FAVORÁVEIS; MUNICÍPIO TERÁ QUE TER ATENDIMENTO DE ORTOPEDIA DURANTE FINAIS DE SEMANAS E FERIADOS

As Promotoras de Justiça de Defesa da Saúde foram notificadas de decisões favoráveis a seus pedidos em duas Ações civis Públicas (ACP). A primeira diz respeito a uma investigação que teve início ainda em 2007 para tentar garantir o atendimento de baixa e média complexidade em ortopedia por parte do Município de Natal; e a segundo referente ao trabalho de combate à Dengue pelo agentes de endemias.

Em relação à ACP nº 001.08.026963-0, sobre ortopedia, o problema é que os pacientes que durante a noite, nos feriados e fins de semana, tivessem uma torção, uma lombalgia ou uma simples fratura teria apenas a opção de atendimento no Hospital Walfredo Gurgel, pois a rede municipal de saúde não oferece nesses horários assistência médica. Para tentar resolver esse problema, que é uma das principais causas que sobrecarregam o Walfredo Gurgel, as Promotoras de Justiça de Defesa da Saúde buscam desde 2007 uma solução eficaz.

Com a decisão do Juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública, Ibanez Monteiro da Silva, o Município de Natal tem até 90 dias para “regular prestação do serviço médico em ortopedia, com atendimento dos casos de baixa e média complexidade, inclusive no período noturno, finais de semana e feriados, através de sua própria rede ou de serviços conveniados”. Além disso, deve ser providenciada a divulgação dos locais de atendimento para a população. Na Decisão o Magistrado ressalta que dado o tempo que o problema já vem sendo discutido pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário não há razões para alegar que não há prazo suficiente para serem adotadas as medidas necessárias para resolver a questão.

A outra conquista das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde diz respeito ao Programa de Combate à Dengue. Em recente Decisão o Juiz Ibanez Monteiro acatou em parte os pedidos do Ministério Público na Ação Civil Pública nº 001.09.007097-7. Pela Decisão o Município tem que “garantir, com qualidade, a realização de, no mínimo, seis ciclos de visitas aos imóveis da capital, a contar somente do próximo ano (2011), ante a impossibilidade de se concretizar no corrente ano, devendo ainda cada ciclo ser fechado a cada dois meses”. Além disso, o Juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública quer assegurar as escalas dos Pronto-Atendimentos de Pajuçara, Rocas, Cidade Satélite, Cidade da Esperança e Sandra Celeste, disponibilizando os profissionais e insumos necessários a realizar o atendimento contínuo à população, 24 horas por dia. Para isso, ele fixou o prazo de 90 dias.


Fonte: MP/RN.

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...