6 de fevereiro de 2009

RN VAI GANHAR A MAIOR FÁBRICA DE CERÂMICA DA AMÉRICA LATINA

A empresa Porcellanati Revestimentos e Cerâmicas, em implantação no Distrito Industrial de Mossoró, deverá entrar em funcionamento no final do ano com uma produção inicial de 1 milhão e 100 metros quadrados de pisos, volume muito acima do que estava previsto anteriormente, que era de 350 mil metros quadrados. O investimento é da ordem de R$ 110 milhões. A informação foi dada pelos próprios dirigentes da empresa, John Victor Mueller e Gustavo Cancellier, respectivamente diretor-geral e diretor industrial, durante audiência na manhã desta sexta-feira (06) com a governadora Wilma de Faria.

De acordo com Mueller, o atraso da instalação em terra potiguar daquela que será a maior fábrica de cerâmica da América Latina deve-se principalmente à mudança estratégica da empresa, que acarretou na necessidade de reformulação do projeto técnico. "Decidimos viabilizar a instalação numa única etapa, e não mais em duas, como foi projetada antes", explicou. Revelou ainda que alguns entraves na liberação do financiamento pela Sudene também foram superados.

Mueller reconheceu o empenho do governo estadual em assegurar o empreendimento para o Rio Grande do Norte, agradecendo inclusive à intervenção da governadora Wilma de Faria junto ao Ministério da Integração e à Sudene para acelerar o processo. Admitiu ainda que os incentivos fiscais oferecidos pelo governo, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (Proadi) e Programa de subsidio ao gás (Progás), também contribuíram para a empresa se estabelecer em Mossoró, descartando convites de Sergipe, Pernambuco e Ceará. Além disso, contou a favor matéria-prima abundante (feldspato e caulim), disponibilidade de gás natural e a localização geográfica do estado, próximo a grandes centros importadores como Estados Unidos, Canadá e América Central.

"O governo acredita na importância dessa fábrica para a economia da região e do Estado, e, em função disso, tem feito os esforços necessários na área de sua atuação para a consolidação do projeto", destacou a governadora Wilma de Faria. Segundo ela, a política de desenvolvimento ora em curso prioriza a captação de investimentos e geração de emprego, como é o caso da Porcellanati.

Empregos

A instalação da Porcellanati em Mossoró deverá gerar cerca de 500 empregos diretos e 2.000 empregos indiretos na primeira fase de funcionamento da fábrica. O grupo Porcellanati, com sede em Santa Catarina, no entanto, já avisou sobre a disposição de continuar investindo na expansão do empreendimento no estado, estimando que, entre 2011 e 2012, a empresa deverá duplicar sua capacidade produtiva, gerando 1.100 empregos diretos e 5.000 indiretos.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, José Rufino Júnior, salientou que o governo cumpriu todo o protocolo de intenções assinado com a empresa, que previa, entre outros itens, a concessão de Proadi, Progás e abastecimento de água. Com isso, a primeira parte do setor de máquinas da Porcellanati, que vem da Itália, já está sendo transportada por navio, com desembarque previsto ainda em fevereiro pelo Porto de Pecém, no Ceará. Serão necessários seis meses só para montagem dos equipamentos. Em outubro, devem começar os testes e a produção inicial entre novembro e dezembro de 2009.

Fonte: Diário de Natal




PARABÉNS AO COLEGA SUEBSTER NÉRI

Quem estar completando mais um ano de vida hoje (06), é nosso Colega Blogueiro e conterrâneo Suebster Néri, jovem provido de muito caráter e respeito, filho do casal Jardinense Luiz e da professora Maria Natécia.

Do nosso blog, aqui vão os sinceros votos de muito sucesso, saúde, paz e muitas felicidades ao jovem aniversariante.







MULHERES JARDINENSES INDIGNADAS REALIZAM A CAMPANHA DO CAFÉ PARA DOAREM AO HOSPITAL

Inúmeras senhoras Jardinenses consternadas com a situação do Hospital que deixou de receber as doações de café que recebia há anos enquanto não celebrasse acordo com a Prefeitura, reuniram-se e fizeram uma campanha para arrecadar pacotes de café e doarem ao hospital. Juntas, já doaram mais de duas dezenas de pacotes de café à Maternidade.

A atitude destas mulheres de fibra é mais uma prova de que a população não aprova o tratamento inexplicável que a prefeitura e alguns seguidores vêm dispensando a única casa de Saúde do nosso município.

Seria muito bom que outra empresa que também explora o nosso comercio vendendo seus, se sensibilizasse e doasse o café para o Hospital e Maternidade Dr. Ruy Mariz, em forma de agradecimento por consumirmos os seus produtos, e em contra partida fizessem uma de divulgação destes Produtos no espaço físico daquela casa de saúde.


VEREADOR DE JARDIM DO SERIDÓ INFRINGI LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO


O vereador José Aparecido – Dudeca – indicado para ser o Secretário Municipal de Saúde pode está ferindo a Lei Orgânica Municipal ao responder pela referida Secretaria sem licenciar-se do mandato perante a Câmara municipal.

De acordo com o art. 37 da Lei Orgânica do Município, é vedado ao vereador, desde a posse, aceitar cargo, emprego ou função pública, exceto o de Secretário Municipal de Saúde, sem se licenciar do exercício do mandato.

É sabido em toda Jardim do Seridó que o referido vereador é quem responde pela Secretaria de Saúde desde o dia 02.01.09, inclusive, dando expediente, atendendo a população, dirigindo reuniões com funcionários, contratando médicos, além de participar de cursos e orientações em diversos órgãos de gestão de saúde do nosso Estado.

Mesmo ele não respondendo pela Secretaria no papel, por ser Cida de Izaura, na prática quem assina, Dudeca acumula irregularmente o mandato de vereador e o cargo de Secretário Municipal de Saúde.

Para licenciar-se, o vereador precisa do aval dos colegas da Câmara, de acordo com o art. 76 do Regimento Interno, o que ainda não ocorreu. Até lá, caso ninguém faça nada, o Vereador continuará dando expediente na secretaria, atendendo a população, realizando reuniões e etc.










WILMA E MICARLA RECEBERÃO EQUIPE DA FIFA/CBF NO AEROPORTO


Foto: divulgação


A equipe técnica que desembarcará no aeroporto Augusto Severo será recebida pela governadora Wilma de Faria, com seu vice Iberê Ferreira de Souza, e pela prefeita de Natal, Micarla de Sousa, com seu vice Paulinho Freire.

Também estarão presentes à recepção, os deputados federais Fábio Faria, Henrique Alves, João Maia e Fátima Bezerra.

E enquanto os “fiscais” farão um sobrevôo de helicóptero para conhecer a área da arena esportiva, as vias de acesso, rede hospitalar e rede hoteleira Natal, as autoridades acompanharão o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, em ônibus, até o Ocean.

Veja a programação completa:

15h50 - Chegada da equipe FIFA/CBF ao aeroporto

15h50 às 16h – Recepção pelas autoridades.

16h às 16h30 - Sobrevôo da equipe

16h30 – Helicóptero com técnicos pousa no Ocean.

17h - Pronunciamento à imprensa do diretor da CBF Ricardo Teixeira

17h10 - Retorno do Ocean para o aeroporto

17h30 – No aeroporto, apresentação dos detalhes da ampliação do Aeroporto Augusto Severo e construção do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, por representantes da Infraero e governo do Estado.

Fonte: Blog da Thaisa Galvão





BUCHADA FABRICADA EM JARDIM DO SERIDÓ É O MAIOR SUCESSO NA CAPITAL DO RN


A buchada de bode, fabricada pela Empresa Caprifrios, sediada em Jardim do Seridó (RN), vem causando o maior sucesso em Natal (RN), a exemplo de outros municípios. O sucesso de vendas foi destaque da coluna do jornalista Vicente Serejo, no Jornal de Hoje. O jornalista destacou o sucesso de dois produtos regionais: um queijo fabricado em Monte Alegre e a Buchada de Jardim do Seridó.

O sucesso, segundo Joaquim Neto, proprietário da empresa, é a substituição da linha de costura pela própria tripa do bode, no fechamento da buchada. O produto pode ser encontrado em supermercados e restaurantes de comidas típicas do Rio Grande do Norte.

A inovação feita pela Caprifrios acabou sendo pioneira em todo o Estado. Até pouco tempo a Caprifrios produzia, em média, 300 quilos da buchada por semana. Para atender a demanda, seriam necessários, pelo menos, 2 mil quilos semanais.


Fonte e foto: Marcos Dantas





OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...