25 de outubro de 2013

TREMORES DE TERRA NO RN É CONFIRMADO PELO LABORATÓRIO DE SISMOLOGIA DA UFRN

O Laboratório de Sismologia (LabSis) da UFRN confirmou seis tremores de terra na manhã desta sexta-feira. Segundo o Laboratório, a o epicentro do tremor foi no município de Pedra Preta, a 149 quilômetros de Natal. De acordo com Joaquim Ferreira, coordenador do laboratório, o primeiro registro foi às 8h10, com intensidade de 3.7 na Escala Richter, o segundo às 8h12 com 3.3 graus e os outros, que se seguiram até às 8h42, foram abaixo de 2.5 graus na escala Richter.

Epicentro do tremor foi localizado na região entre Pedra Preta e Jandaíra

A atividade sísmica em Pedra Preta vem ocorrendo desde dezembro de 2010 e, de vez em quando, ela é sentida pela população, como ocorreu no dia de ontem. Segundo Thiago Peixoto, controlador-adjunto da prefeitura de Pedra Preta, na manhã de hoje foram sentidos dois tremores, um mais forte e outro um pouco mais fraco. "Os moradores sentem os móveis e louças tremerem dentro de casa", relatou.

Por volta das 8h20 de hoje (25) vários natalenses relataram, através das redes sociais, que sentiram o tremor. As postagens na internet apontam para o registro em diversos bairros da capital, especialmente na zona sul, de onde vem a maioria dos relatos. Um dos últimos registros de tremor de terra percebido por moradores em Natal ocorreu no dia 11 de janeiro de 2010.

Moradores dos bairros de Lagoa Nova, Barro Vermelho e Ponta Negra afirmam ter sentido o tremor. A jornalista Juliska Azevedo e o deputado Fernando Mineiro, também publicaram nas redes sociais. O coordenador do Laborátorio Sismológico (LabSis) da UFRN, Joaquim Mendes Ferreira, disse que não pôde estar no laboratório hoje pela manhã e por isso não poderia confirmar a informação.

Os abalos sísmicos são constantes e captados pelas estações de monitoramento do laboratório da UFRN, que ainda não confirmou o registro. Há constantes registros de tremores que abrangem a cadeia (cordilheira ou dorsal) meso-oceânica.

VEREADOR DIZ QUE BRIGA POLÍTICA PELA ADUTORA DE JUCURUTU PREJUDICA A POPULAÇÃO QUE SOFRE COM FALTA DE ÁGUA

Vereador Márcio Soares 4O vereador Márcio Soares (PP), que atua na Câmara Municipal de Jucurutu como única voz de oposição, comentou a disputa política da governadora Rosalba Ciarlini com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves com foco na construção da Adutora de 11 km, que levará água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, para abastecer bairros de Jucurutu.

Essa disputa para construir a Adutora de Jucurutu chama a atenção. A CAERN e o DNOCS entregaram projetos no Ministério da Integração Nacional. O entregue antes de ontem pela governadora seria engate rápido e construído em no máximo, 15 dias. Já o entregue ontem pelo DNOCS de tubulação PVC Defofo ficará pronta em 40 dias. Ainda vão passar 10 dias para autorizar as obras. Corre risco de a população ficar sem água esse ano. A maior escola de Jucurutu ficou sem aula ontem, porque não tinha água. É grande o número de pessoas que compram água. Muita gente não acredita que o DNOCS consiga construir essa adutora em 40 dias”, comentou o vereador de Jucurutu.

Ainda sobre os projetos da Adutora de Jucurutu, um fato vem chamando a atenção do vereador. “Foi muito propagado em Jucurutu, na rádio local, em blogs locais, que o projeto do DNOCS era de 10 milhões de reais. Inclusive o deputado Nelter disse isso, várias vezes aqui. Talvez tenha sido o DNOCS que informou a ele, não sei. Mas, depois que Rosalba apresentou projeto orçado em 3 milhões e 300 mil reais, aí ontem surgiu um projeto novo do Dnocs, no valor de 2 milhões, 952 mil reais. Também falaram muito em engate rápido, agora vão usar tubulações que ficará submersa e vai demorar cerca de 50 dias, se os prazos daqui para frente forem cumpridos”, alertou

RAFAEL MOTTA E VIVALDO COSTA REÚNEM LIDERANÇAS PARA FORMALIZAR DIRETÓRIO DO PROS EM CAICÓ

O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) esteve realizando nesta sexta-feira (25) na pousada Céu Azul em Caicó um encontro que contou com a presença do presidente estadual da sigla, vereador natalense Rafael Motta. Acompanhado do deputado estadual Vivaldo Costa, Rafael veio a Caicó oficializar a posse do recém criado diretório municipal do partido que será presidido na cidade pelo vereador e presidente eleito da Câmara Municipal de Caicó para o biênio 2015/2016, Nildson Medeiros Dantas.

Em Caicó, o partido já nasce fortalecido com a maior bancada de vereadores, além de Nildson Dantas, o partido conta com os vereadores Alisson Jackson, Ivanildo do Hospital, Leleu Fontes e Mara Costa, suplentes de vereadores e outras lideranças que prestigiaram o encontro.

Em sua fala a imprensa presente ao encontro, Nildson Dantas destacou a força do partido. “O partido surge em Caicó com um terço da câmara, e a presença e liderança do deputado Vivaldo Costa”, disse.

Vivaldo Costa destacou a importância da união de seu grupo político. “O PROS reuniu uma expressiva bancada de vereadores que fazem parte do nosso grupo político que está se fortalecendo em Caicó e em outros municípios da região do Seridó”.

Para Rafael Motta, o partido esta em fase de organização. “Sob o comando do deputado Vivaldo Costa, o PROS recebeu a adesão expressiva dos vereadores e outras lideranças que terão toda a nossa confiança para organizar o partido na cidade de Caicó”, afirmou.

PAISAGISMO DA CIDADE DE NATAL VIRA ALVO DE FURTO

Passado apenas um mês do último ocorrido, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) denuncia mais um furto nas plantas colocadas nos canteiros da cidade.

SAM_4198 copy

Dessa vez foram roubadas duas palmeiras, sendo da espécie Veitchia Merrilii, conhecida popularmente como Palmeira Hawaí ou Palmeira Manila, no trecho em frente à rotatória que dá acesso à Via Costeira.

As mesmas foram repostas hoje à tarde por duas mudas, cada uma medindo em torno de dois metros de altura da espécie Roystonea Oleracea, conhecida popularmente como Palmeira Imperial. As mesmas foram trazidas do horto municipal.

Segundo a bióloga Patrícia Macedo as plantas foram arrancadas com truculência,“Essa ação não prejudica apenas o patrimônio público, mas também a própria natureza, já que as espécies não serão reutilizadas, pois suas raízes sofreram forte agressão e foram arrebentadas”, explica.

A SEMSUR vem através deste apelo pedir à população que denuncie tais infratores e coíbam cenas de vandalismo com os canteiros e praças da cidade, pois se trata de um bem público e pertence a todo cidadão.

Ao presenciar ações de vandalismo contra o patrimônio público, entre em contato com o setor de Paisagismo da SEMSUR, através do Telefone: 3232.2545, ou avise ao setor policial mais próximo.

ASCONF DISCUTE IMPLANTAÇÃO PRÓ-SERTÃO NO SERIDÓ

DSCF2812A Associação Seridoense de Confecções (ASCONF) presidida por Leonardo Ferreira (Leó), reuniu-se nessa quinta-feira 24/10 com o Coordenador Estadual do Pró-Sertão o Sr. Gilenildo, para discutir a implantação do Pró-Sertão no Seridó, onde já tem algumas empresas que pertencem a ASCONF que devem iniciar sua produção para a Guararapes nos próximos dias.

SAM_4198 copy

EX-PREFEITO DE GUARUJÁ SOFRE INFARTO NA CADEIA E MORRE

Ruy Gonzalez foi prefeito de Guarujá (Foto: Arquivo Pessoal)chefe do executivo de Guarujá, no litoral de São Paulo, na década de 1990, morreu na manhã desta quinta-feira (24). Gonzalez, que também foi deputado estadual, estava preso por ter sido condenado a cumprir pena por envolvimento com a quadrilha que sequestrou a família do gerente de um banco na Baixada Santista.

Segundo informações passadas por familiares de Gonzalez, o político passou mal no início da manhã, na penitenciária de Tremembé, e acabou falecendo pouco tempo depois.

O velório de Gonzalez acontecerá na Câmara Municipal de Guarujá e será aberto ao público. A prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, determinou luto oficial por sete dias no município. O luto foi instituído pelo decreto nº 10.616, que será publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (25), e não prejudicará o expediente normal nos órgãos da prefeitura.

Ruy Gonzalez foi prefeito de Guarujá pelo Partido Social Democrático (PSD) entre 1993 e 1996. A administração de Gonzalez contou com várias acusações, como por exemplo um envolvimento com superfaturamentos durante a gestão. A oposição, na época, tentou um impeachment contra o prefeito, sem sucesso.

ASSEMBLEIA DECIDE, TERÇA-FEIRA, SE EXTINGUE FOTO DE GOVERNADOR EM REPARTIÇÕES PÚBLICAS

untitledA Assembleia Legislativa decide, na próxima terça-feira, 29 de outubro, em votação no plenário, se extingue, no Rio Grande do Norte, a prática dos governadores de pendurarem fotografias oficiais em repartições públicas todas às vezes que ganham uma eleição.

O fim da foto de governador em repartição pública é uma proposta do deputado Kelps Lima, que já passou por várias etapas dentro da Assembleia até chegar a este momento principal, que é a votação em plenário.


Para que seja aprovada, a proposta do deputado Kelps Lima tem que ser votada duas vezes. Em duas sessões diferentes.

 
A primeira é nesta terça-feira, 29 de outubro. Se for aprovada em primeiro turno, volta a ser votada na semana seguinte, em segundo turno, para, então, virar lei.

A votação é aberta para todos os deputados, sem o voto secreto, que foi extinto no parlamento do Rio Grande do Norte.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...