6 de outubro de 2015

DETRAN SINALIZA ÁREA DO CENTRO ADMINISTRATIVO ESTADUAL

O Detran por meio da Coordenadoria de Operações está concluindo os trabalhos de sinalização horizontal e vertical de toda a área do Centro Administrativo Estadual. A ação visa disciplinar o trânsito no local e evitar transtornos para os pedestres e motoristas que necessitam dos serviços executados nas secretarias estaduais localizadas no complexo.

 

Sinalização Centro Administrativo do RN

Nas vias estão sendo fixadas placas de regulamentação de trânsito, de advertência e as indicativas, informando os locais das secretarias e pontos de estacionamento de motocicletas e carros. Também foram revitalizadas e ordenadas as faixas de pedestres que receberam nova pintura e alertas aos motoristas.

Até o momento, foram implantadas 60 placas de regulamentação, 27 faixas de pedestres revitalizadas e foi concluída a pintura dos espaços de demarcação de estacionamentos de veículos e de todo o meio fio que circunda as vias. “Cerca de 80% do trabalho de sinalização já foi realizado e vamos concluir o restante até o final deste mês, já que o serviço só é executado durante a noite para não prejudicar o trânsito”, explicou o engenheiro do Detran, Sérgio Porpino.

O coordenado de Operações do Detran, José Adécio Filho, informou que na via principal que dá acesso ao Centro Administrativo também serão fixados letreiros indicativos o que vai resultar em um total superior a 100 unidades de placas firmadas em toda a área. “A sinalização já deixa o trânsito organizado, com informações claras de como o motorista e o pedestre devem se portarem, e esperamos que as indicações sejam respeitadas por todos”, ressaltou.

OPERADORES INTERNACIONAIS PROMOVERÃO TURISMO POTIGUAR NA EUROPA, ÁFRICA E AMÉRICA DO SUL

Oito operadores internacionais oriundos de três continentes foram convidados pelo Governo do RN para conhecerem pontos turísticos do Estado potiguar. A intenção é que a experiência nesses lugares se transforme em promoção em seus respectivos países.

famtour

Durante três dias, operadores do Chile, Argentina, Bolívia, Uruguai, Suécia e Argélia foram guiados a alguns dos principais atrativos turísticos do RN, a exemplo do passeio de buggy em Jenipabu, e dias de natureza, gastronomia e hospedagem em São Miguel do Gostoso e Pipa.

Os operadores foram convidados pelo Sebrae/RN para participar do Encontro Internacional de Negócios do Nordeste, que aconteceu até dia 2 de outubro. A Secretaria de Estado do Turismo e Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) aproveitaram para oferecer o Famtour.

unnamed (1)

Para o operador argelino Mohamed Idir Boukert, o Rio Grande do Norte possui os atrativos que o povo argelino – ou mesmo o africano – gostam de curtir. E a proximidade do país com Portugal, de onde há voo direto para Natal, também facilita a promoção do Estado potiguar.

É minha primeira vez no Brasil e, claro, no Rio Grande do Norte. Gostei muito de tudo o que vi, mas a hospedagem, a rua cheia de cafés, bares e restaurantes, o clima do lugar e as pessoas amigáveis que vi em Pipa foi, sem dúvida, o melhor”, opina o argelino Mohamed.

Para o operador sueco Lennart Sjoblom, o binômio sol e mar é sempre um atrativo buscado pelo povo escandinavo e Natal já é destino consolidado. Mas os preços abusivos praticados durante a Copa da Fifa, em Natal e nas outras cidades-sedes afastaram um pouco o turista sueco.

Isso deixou má impressão do Brasil. Os escandinavos são turistas costumeiros e já conhecem a infraestrutura oferecida no país, e se sentiram lesados durante esse período do evento. Mas diante do que temos aqui, há como trabalhar o resgate dessa imagem tão bonita da cidade”.

III SEMANA DO BEBÊ E DA CRIANÇA EM EQUADOR ‏

A Semana do Bebê de Equador/RN, busca investir na primeira infância, assegurando às nossas crianças o direito a proteção, à saúde e a educação de qualidade.

 

12043067_892180994207082_8168664529715977286_n

Dessa forma, segundo a Prefeita Noeide Sabino, haverá uma mobilização em toda a comunidade em torno da proteção à gestante e a criança de 0 a 8 anos, mostrando a importância do cuidar do bebê desde a gestação, favorecendo uma ligação segura entre mãe e filho, indispensável para que a criança desenvolva todo o seu potencial cognitivo, motor e socioafetivo.

O evento serve para se pensar e avaliar as condições sociais, educacionais e de saúde que o município oferece aos bebês e gestantes. E consequentemente, com essa avaliação melhorar os serviços essenciais oferecidos à sociedade.

‘PARCÉLIO E PAULINHO’ PRESTAM HOMENAGEM À “CHICO DE MANÉ DE RITA” DURANTE SHOW EM PARELHAS

Os Amigos e colegas do sanfoneiro, poeta e artesão, “Chico de Mané de Rita”, ‘Parcélio e Paulinho’, fizeram uma justa e muito bonita homenagem ao mesmo durante uma apresentação da dupla no último final de semana em Parelhas, pela passagem da missa de 30º dia de seu falecimento.

IMG_9194

DSC06761 cópia_thumb[1]A dupla se apresentava na festa religiosa da comunidade Boa Vista (dos Negros), em Parelhas, quando prestaram a homenagem, oferecendo à “Chico de Mané de Rita” a música de Luiz Gonzaga, “o meu cabelo já começa prateando”, que o saudoso sanfoneiro tanto gostava.

 

Do Blog: Agradeço de coração aos amigos ‘Parcélio e Paulinho’ por atender nosso pedido, e de forma tão bonita ter homenageado o nosso querido conterrâneo “Chico de Mané de Rita”.

GOVERNO GARANTE APOIO AO MLB PARA COMBATER O DÉFICIT HABITACIONAL

O Governador Robinson Faria se reuniu na tarde desta segunda-feira (5) com representantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), na sede da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), para tratar da pauta de reivindicações da categoria e analisar a viabilidade de atendimento aos pleitos.

Governo-e-MLB-2

Um dos pontos indicados pelo MLB está relacionado à participação do grupo no Conselho das Cidades do Rio Grande do Norte (Concidades) e no Conselho Estadual de Habitação. Para o coordenador do MLB, Wellington Bernardo, no atual momento de desestabilização econômica que o País atravessa, a troca de ideias e propostas entre Estado e entidade resultaria em uma melhor implementação de políticas públicas voltadas à habitação. “Além disso, teríamos mais legitimidade nas discussões pertinentes, buscando novas soluções e ajudando a atual gestão a viabilizar os projetos. Estamos otimistas com o apoio do governador”, explicou.

O governador destacou a importância da união de todos para o sucesso dos projetos sociais. “É meta nossa trabalhar em parceria com todas as entidades. Queremos e buscamos sempre o diálogo. Portanto, daremos apoio. O governo não é meu, é do povo. Estamos todos juntos para reunir esforços e melhorar nossa vida e nosso Estado”.

A titular da Sethas, Julianne Faria, também ressaltou a importância das parcerias no enfrentamento do déficit habitacional, que hoje é de 106 mil moradias no RN. “Nosso governo é voltado, principalmente, para a população carente. Já estamos avançando, chegando cada vez mais perto de quem mais precisa”, assegurou.

Outra solicitação do MLB diz respeito à finalização do empreendimento denominado Nísia Floresta, situado no bairro Planalto, zona Oeste de Natal. Apesar do condomínio já está com obras 40% finalizadas, o projeto é antigo, desde 2008. Lá, serão 176 apartamentos, com 44 metros quadrados por unidade. O investimento está sendo viabilizado pelo Programa Carta de Crédito Operações, da Caixa Econômica Federal (CEF). São moradias destinadas para quem tem renda de até R$ 1.600. A mensalidade custará R$ 150.

De acordo com o presidente da Cehab, Carlos Antônio Araújo, já existe uma negociação do Estado junto à entidade financeira, com o propósito de obter uma suplementação pelo Ministério das Cidades e, com isso, concluir as obras do Nísia Floresta.

Com relação às obras no empreendimento Praiamar, outra reivindicação do MLB, Carlos Araújo afirmou que o governo vem executando um planejamento de intervenção na área a ser construída, com a finalidade de concluir o programa PPI Favelas, que prevê a urbanização de favelas, através da proposta de reinserção da comunidade local à cidade, considerando os preceitos constitucionais do direito à moradia.

MORRE SARGENTO DA PM BALEADO DURANTE ASSALTO EM NATAL

Almir Lúcio da Silva, de 53 anos (Foto: Arquivo Pessoal)

O sargento aposentado da Polícia Militar potiguar, Almir Lúcio da Silva, de 53 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (5) no Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, na Zona Leste de Natal. Este era o quinto dia de internação do sargento, que foi baleado em uma casa no bairro Parque Industrial, em Parnamirim, cidade da região Metropolitana da capital potiguar. O crime aconteceu no dia 1º deste mês.

Almir chegou a passar por um procedimento cirúrgico, mas sofreu uma parada cardíaca na manhã desta segunda e não resistiu. De acordo com a Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), o caso está sendo tratado como latrocínio (roubo seguido de morte).

A Sesed emitiu uma nota de pesar, lamentando a morte do policial militar aposentado. Na nota, a secretaria se solidariza com a família e afirma que "continuará empenhada para elucidar o crime e identificar e prender os envolvidos na morte do policial".


Na noite desta segunda, um homem suspeito de participar da morte do sargento foi preso por policiais federais ao tentar embarcar no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. O suspeito foi identificado como Paulo Ricardo Alves Batista, que fugiu do CDP de Patu, na região Oeste do estado, em janeiro deste ano.


O sargento Almir, como era mais conhecido, foi alvo de disparos de arma de fogo na noite da última quinta-feira, dia 1º, durante uma tentativa de assalto em uma residência no bairro Parque Industrial, em Parnamirim, cidade da Grande Natal. A casa estava sendo preparada para um culto religioso. Ele foi socorrido em um carro da PM para o hospital, onde chegou sem sentir as pernas.


Almir teria sido o primeiro a chegar para o culto, e estaria ajudando a dona da casa a arrumar as cadeiras quando dois homens armados entraram na residência e anunciaram o assalto. Quando perceberam que Almir estava armado, um dos assaltantes sacou o revólver. O sargento ainda correu para um corredor que fica ao lado da casa, onde houve uma troca de tiros. Durante o confronto, a dona da casa chegou a ser usada como escudo-humano, mas escapou sem ferimentos. Almir foi atingido nas costas e caiu, momento em que os assaltantes fugiram.


Além de ter prestado serviço na Polícia Militar, Almir Lúcio também foi ex-vereador do município de

Boa Saúde, na região Agreste do estado. Ele, inclusive, chegou a disputar uma eleição como candidato a prefeito da cidade.

PROCURADORIA PEDE AO STF INQUÉRITO PARA INVESTIGAR SENADOR AGRIPINO MAIA

O presidente do DEM, Agripino Maia (RN) (Foto: Antonio Cruz/ABr)

A Procuradoria Geral da República pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) abertura de inquérito para investigar o senador José Agripino Maia (RN), presidente do DEM, por suposta prática de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O pedido da PGR é resultante de investigações da Operação Lava Jato, que apura desvio de recursos e corrupção na Petrobras. De acordo com o pedido, as investigações apontaram que o senador combinou pagamento de propina com executivos da OAS, uma das empreiteiras alvo da Lava Jato. O dinheiro teria sido desviado da obra do estádio Arena das Dunas, em Natal.

O senador José Agripino disse que se colocará à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos. “Apesar de achar essa acusação absolutamente absurda, descabida e inveridica, eu me colocarei à disposição do Judiciário para promover os esclarecimentos que forem necessários”, declarou.

Para a procuradoria, o inquérito não tem relação direta com a Lava Jato e, por isso, não deve ficar com o ministro Teori Zavascki, relator no Supremo Tribunal Federal dos casos relacionados à operação.

Com isso, Teori Zavascki enviou o pedido de investigação para para o presidente do Supremo, ministro Ricardo Lewandowski, a fim de que ele determine a distribuição do caso para um novo relator.

Em março deste ano, a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura de inquérito para investigar se Agripino Maia cometeu crime de corrupção passiva. Na ocasião, o pedido também foi feito pela Procuradoria Geral da República.

Em acordo de delação premiada, o empresário George Olímpio afirmou que pagou R$ 1 milhão ao senador para tentar implantar o sistema de inspeção veicular no estado, governado pelo DEM. As informações foram veiculadas no Fantástico no fim de fevereiro.

Na época, o senador disse por meio de nota desconhecer "as razões que estejam ensejando a reabertura deste assunto".

"Este assunto, tratado em 2012, gerou processo de investigação pela Procuradoria Geral da República que, em 31 de outubro de 2012, o arquivou pela 'inexistência de indícios, mínimos que sejam, que confirmem a afirmação de que o Senador José Agripino Maia teria recebido doação eleitoral ilícita do grupo investigado na operação Sinal Fechado'", afirmou o senador na nota.

DOIS PRESOS SÃO ENCONTRADOS MORTOS EM NATAL

Dois presos do presídio provisório Raimundo Nonato, localizado no conjunto Santarém, no bairro Potengi, foram encontrados mortos com lençóis presos ao pescoço, na manhã desta segunda-feira (5). Uma equipe da Dehom (Delegacia Especializada de Homicídios) foi acionada para investigar o caso.


De acordo com a diretora da unidade Dinorá Simas, os dois homens mortos ainda não foram identificados e podem ter morrido durante a madrugada. "Estamos avaliando o que pode de fato ter ocorrido nesta ala, mas aparentemente não parece suicídio", disse.

DEPUTADOS COBRAM DISCUSSÃO CONSTANTE SOBRE SITUAÇÃO FINANCEIRA DO RN

A Assembleia Legislativa realizou, na tarde e noite desta segunda-feira (5), uma discussão sobre o impacto do aumento de impostos proposto pelo Governo do Estado. A audiência pública foi realizada por proposição do deputado Kelps Lima (SDD) e reuniu parlamentares, representantes do Governo, empresários e a população, que debateram alternativas para amenizar os problemas financeiros do Rio Grande do Norte. Para os presentes, é preciso que ocorram debates constantes acerca do tema, e não somente nos momentos em que a crise se agrava.

 


O foco principal da audiência foi a necessidade de se melhorar os gastos públicos e viabilizar ações que devolvam ao estado o poder de investimento e que possa honrar os compromissos sem a necessidade de saques ao Fundo Previdenciário. Para o deputado Kelps Lima, o Governo deveria melhorar o direcionamento das verbas e aproveitar o momento para fazer uma transformação administrativa no estado.


"O Governo faz proselitismo político com a verba publicitária, quando o dinheiro poderia ser investido em campanhas de divulgação turística, incentivo de vendas e outras coisas mais urgentes. Esse é só um exemplo. A janela para se fazer a transformação administrativa ainda está aberta e tem que se aproveitar o momento, antes que se instale o caos e não haja outra alternativa", disse Kelps Lima.

Também presente ao encontro, o secretário de Tributação do Estado, André Horta, falou sobre as dificuldades financeiras pelas quais passam os estados brasileiros e disse que, apesar de considerar a proposta de reordenamento fiscal urgente, respeita o posicionamento da Assebleia Legislativa em buscar o aprofundamento da matéria antes da votação em plenário.

Os representantes dos empresários admitiram que o momento é delicado e entenderam que são necessárias medidas drásticas. Porém, sem entrar no mérito sobre os projetos em si, o presidente da CDL Natal, Augusto Vaz, disse que os empresários precisam saber, além do conteúdo e justificativas para a proposta, das contrapartidas por parte do Governo para que o Estado não necessite de novos ajustes em um futuro próximo.


Também presentes ao encontro, os deputados Márcia Maia (PSB), Fernando Mineiro (PT), George Soares (PR) e Ricardo Motta (PROS) participaram da discussão. Para os parlamentares, é preciso que a discussão sobre o tema seja ampla e transparente.

PRESOS MATAM DOIS NO PEREIRÃO EM CAICÓ

Dois presos foram assassinados no interior do Presídio de Caicó, na madrugada desta segunda-feira, (05). De acordo com o vice-diretor da Unidade, Edinaldo Farias, os presos foram identificados como José Fagner Tibúrcio da Fonseca, de 33 anos de idade, e Sayro Luan Leite, de 20 anos de idade, natural de Campina Grande no estado da Paraíba e residente em Pau dos Ferros. Os dois cumpriam pena na Penitenciaria Agrícola Mario Negócio de Mossoró.

-presess

 
Os presos do Pavilhão “C”, quebraram a parede do pavilhão de triagem usando a grade de uma cela, invadiram o lugar e mataram os dois homens com armas artesanais. “Eles chegaram aqui na semana passada dizendo que eram do PCC. Nós já tinhamos conseguido a transferência deles e, ia ser hoje, mas, infelizmente aconteceu isso“, disse Edinaldo.

Do Blog: As imagens foram retiradas, pois não são dos mortos em Caicó.

GOVERNADOR RECEBE LÍDERES EMPRESARIAIS E EXPLICA MOTIVOS DA REORDENAÇÃO FISCAL

O Governador Robinson Faria reuniu nesta segunda-feira, (05) líderes empresariais do Rio Grande do Norte para discutir as medidas do ajuste fiscal em tramitação na Assembleia Legislativa. Robinson explicou que as medidas são necessárias para assegurar a capacidade de pagamentos do Estado em relação aos fornecedores e aos servidores públicos.

 

Reunião Fiern_Demis Roussos (1)

O chefe do Executivo mostrou que desde o primeiro mês da gestão, em janeiro último, a administração estadual vem adotando medidas de economia e contenção de despesas. Entre estas medidas está o contingenciamento de 30% das despesas das secretarias, excluindo apenas as pastas da Saúde e da Segurança, a auditoria na folha de pagamentos, a renúncia à residência oficial do Governador.

As iniciativas do Governo representam economia de mais de R$ 200 milhões até o mês de agosto. Mas diante da redução dos repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE) pelo Governo Federal, o Rio Grande do Norte terá até o final deste ano uma frustração de receitas de R$ 500 milhões.

Tivemos uma conversa franca com os líderes empresarias. Mostramos a realidade orçamentária, a necessidade da reordenação fiscal e que as medidas propostas são as mais suaves entre todos os Estados que já fizeram, incluindo São Paulo, Paraná e Ceará. Essas medidas vão assegurar o pagamento dos servidores e dos fornecedores e contribuir para proteger o setor produtivo no Rio Grande do Norte onde o Estado é o maior pagador e comprador”, afirmou Robinson Faria.

A proposta de reordenação do Governo vai assegurar acréscimo de receita no montante de R$ 230 milhões e contempla o aumento de 17% para 18% no Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS); de 2% no ICMS da gasolina e álcool combustível e serviços de comunicação.

Também contempla alteração da alíquota do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD), que hoje é de 3% - a menor do país. A proposta é que seja praticado um ITCD progressivo, com alíquota mínima de 4% (para operações de até R$ 1 milhão) e máxima de 8% (para valores acima de R$ 3 milhões), seguindo o padrão que vai ser adotado em quase todo o país. Para as transações entre R$ 1 milhão e R$ 3 milhões a alíquota praticada deve ser de 6%. O governador ouviu as sugestões da área tributária com o compromisso de avaliar todos os pontos.

À reunião, na sede da Governadoria, compareceram o presidente da Federação das Indústrias do RN (FIERN), Amaro Sales, o presidente da Federação do Comércio do RN (FECOMÉRCIO), Marcelo Queiroz, o presidente da Associação Comercial do RN, Itamar Maciel, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Afrânio Miranda, presidente da Federação dos Transportes do Nordeste (FETRONOR), Eudo Laranjeiras, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL), Augusto Vaz, presidente da Federação da Agricultura do RN (FAERN), José Álvares Vieira, diretor superintendente do SEBRAE, José Ferreira de Melo.

Os secretários de Administração, Gustavo Nogueira, de Tributação, André Horta, e o deputado Fernando Mineiro, líder do Governo na Assembleia Legislativa, também participaram da reunião.

ACIDENTE GRAVE COM CAMINHÃO CARREADO DE ALIMENTOS NA BR 427 EM JARDIM DO SERIDÓ – (Imagens Exclusivas)

Um acidente grave foi registrado na manhã desde segunda-feira, (05), na BR 427, na curva da Malhada da Areia, em Jardim do Seridó, onde o caminhão de placas da cidade de Caicó, “sobrou” na curva e virou.

IMG_9198IMG_9202

Apesar da cabine do caminhão ficar totalmente destruída, o motorista sobreviveu, e foi socorrido para o hospital Regional de Caícó com algumas escoriações e pancadas pelo corpo. O caminhão foi retirado do local na noite da segunda-feira.

IMG_9196IMG_9197IMG_9200IMG_9201

Do Blog: Deus “Botou” a mão e salvou a vida do motorista.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...