16 de março de 2016

POLÍCIA DO RN DESVENDA CRIME E DESCOBRE QUE FILHA ADOTIVA TENTOU MATAR PAI POR HERANÇA

A Polícia Civil conseguiu desvendar a tentativa de homicídio contra o senhor Carlos Luiz da Silva, 72 anos, conhecido por Carlinhos da Cibrazem. O fato aconteceu no dia 27 de outubro de 2015.

Naquela época, a suspeita era que o senhor tinha sofrido uma tentativa de assalto e reagido, o que teria causado os golpes de facão que ele sofreu. Mas, após uma vasta investigação da Polícia Civil de Santa Cruz, com apoio de policiais civis de Monte Alegre, se descobriu que sua filha adotiva, foi a mandante do crime.

De acordo com a Polícia Civil a jovem Carla Priscila do Vale Pereira contratou dois comparsas, Rubens Ferreira de Carvalho e Matheus Vinícius Silva Medeiros, para executar a morte do senhor Carlos Luiz da Silva. Ela teria pago R$ 27 mil reais pela morte do seu próprio pai adotivo.
 



O MOTIVO: a herança que ela iria receber, caso o senhor morresse, pois ela é a única filha registrada com seu nome.

Ainda de acordo com as investigações, o trio se aproximou da casa do senhor na noite no dia 27 de outubro de 2015. A jovem dirigia o veículo envolvido na ação, um Renaut Sandero. Os dois comparsas, que executaram o crime saíram do veículo, que ficou as margens da BR-226, e se aproximaram para matar o senhor Carlos Silva, com um facão, em sua residência, que fica próxima a Unidade Básica de Saúde do Centro de Santa Cruz. Ele reagiu a ação e acabou sendo ferido, juntamente com um dos comparsas, Matheus Vinícius. Em seguida os homens retornaram ao veículo e fugiram com destino ignorado.

Após isso, a Polícia Civil iniciou as investigações, que levaram aos nomes da sua filha adotiva e os dois homens. O trio foi preso hoje 16/03/2016, após a Justiça determinar a prisão preventiva dos três acusados do crime. Carla Priscila estava em sua residência, em Parnamirim, e Rubens Ferreira e Matheus Vinícius estavam em sua cidade-natal, Monte Alegre. Os três ficarão detidos a disposição da Justiça.

ASSALTANTES INVADEM PRÉDIO E FURTAM ARMAS DE DELEGACIA NO INTERIOR DO RN

A Delegacia de Polícia Civil do município de São José do Campestre, distante aproximadamente 100 quilômetros de Natal, foi alvo de assaltantes na madrugada desta quarta-feira (16). Segundo o agente de investigação Júlio de Barros, pelos menos dois criminosos entraram no prédio pelo telhado e levaram três armas.
 
Delegacia de Polícia Civil de São Sojé do Campestre (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

 
 
Eles mexeram no cartório, arrombaram um armário e também revistaram a sala do delegado. No cartório, encontraram três armas que foram apreendidas aqui na cidade. Levaram duas armas artesanais de cano longo e uma espingarda de ar comprimido. Até o momento, foi o que sentimos falta”, relatou o policial.
 
 
Uma equipe do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) foi chamada para fazer perícia no local.
 
Fonte: G1/RN - foto: Divulgação/Polícia Civil.

SESSÕES DA CÂMARA DE ACARI AGORA SÃO TRANSMITIDAS AO VIVO PELA INTERNET E CÂMERAS MONITORAM CENTRO DA CIDADE

Nesta última terça-feira,  15 de março de 2016 a Câmara Municipal de Acari realizou a primeira reunião transmitida ao vivo pela internet, um fato inédito que entra para história da cidade de Acari, assim o povo de Acari pode acompanhar as sessão ao vivo, como também pode assistir depois já que fica disponível. Para acompanha as reuniões é só acessar o site www.acari.rn.leg.br.
 
 
 
O Presidente da Câmara o vereador Leonardo Ferreira, "Leó", que sempre fez uma administração transparente, além de disponibilizar as transmissões ao vivo, a Casa Legislativa preocupada com a segurança não só da própria casa, mas também preocupada com a população, instalou câmeras externas no prédio que filmam um parte do centro da cidade e uma parte da BR 226 que acompanha quem entra e sai da cidade. As câmeras estão filmando 24hs.

“VIVAAAA”! PLANALTO ANUNCIA LULA COMO NOVO MINISTRO DA CASA CIVIL

O Palácio do Planalto anunciou nesta quarta-feira (16), por meio de nota oficial, a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro da Casa Civil, no lugar de Jaques Wagner, que será deslocado para a chefia de gabinete da presidente Dilma Rousseff.   
 
"A Presidenta da República, Dilma Rousseff, informa que o ministro de Estado Chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, deixará a pasta e assumirá a chefia do Gabinete Pessoal da Presidência da República. Assumirá o cargo de Ministro de Estado Chefe da Casa Civil o ex-Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva", diz trecho da nota.
 
Jaques Wagner manterá o status de ministro, apesar de estar sendo transferido para o cargo de chefe de gabinete da Presidência, que, até então, não era considerado uma vaga de primeiro escalão. Com isso, Wagner manterá o foro privilegiado.
 
No mesmo  comunicado, a Presidência anunciou a ida do deputado Mauro Lopes (PMDB-MG) para o comando da Secretaria de Aviação Civil, que estava, desde dezembro, sob uma chefia interina.
 
Os anúncios foram feitos no início da tarde desta quarta. Pela manhã, Dilma e Lula acertaram, em uma reunião no Palácio da Alvorada, a entrada do ex-presidente no primeiro escalão. Eles já haviam se reunido na residência oficial na noite desta terça (15) para tratar do assunto, no entanto, não haviam oficializado a nomeação porque decidiram discutir alguns detalhes nesta manhã.
 
Nos últimos dias, ministros do núcleo político do governo têm repetido que o objetivo da ida de Lula para o ministério seria ajudar a presidente da República a recompor a base política no Congresso Nacional e tentar barrar o processo de impeachment.
 
A consequência prática mais imediata da nomeação de Lula para um ministério, no entanto, é que o ex-presidente sai do alcance do juiz federal Sérgio Moro, da Justiça Federal do Paraná, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância.
 
Todos os ministros de estado têm foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal (STF). Assim, o comando das investigações sobre Lula sairá de Curitiba e passará a ser do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Já o juiz do caso passará a ser o ministro do Supremo Teori Zavascki.

EX-PREFEITO ERIVAN COSTA MOSTRA LIDERANÇA E REFORÇA O PSD DE LAGOA NOVA RUMO AS ELEIÇÕES 2016

O PSD do município de Lagoa Nova ganhou três novos reforços importantes para as eleições 2016. Em importante solenidade na sede do partido em Natal, foi realizada na tarde desta terça-feira (15) a filiação dos três novos pré-candidatos a vereador da cidade de Lagoa Nova. Durante o evento assinaram as fichas de filiação: 
 


 
Manoel Frade: Ex vereador que vem do DEM. Manoel Frade tem larga experiência da área rural da cidade e já foi Secretário de Agricultura do município e já teve mandatos na câmara municipal.
 
Leandro Costa: Vereador atual que vem do PSB e tem forte ligação aos setores da juventude da cidade, além de ser sobrinho do ex prefeito Erivan Costa.
 
Val Araújo: É coordenador de campanha de Erivan desde 2008 e vem do PPS. Val Araújo tem experiência e é bem avaliado na saúde da cidade onde é diretor do hospital municipal desde 2011.
 
Todos eles são postulantes a pré-candidato a vereador. "Estamos felizes e muito confiantes nestes novos amigos que hoje chegam ao PSD. São pessoas dedicadas a cidade de Lagoa Nova e farão muito bem ao PSD do nosso estado", destacou o presidente estadual do PSD e governador Robinson Faria que fez questão de abonar todas as fichas dos novos peesedistas.

CENSO CADASTRAL PREVIDENCIÁRIO DOS SERVIDORES DO ESTADO TERMINA NESSA SEXTA-FEIRA, (18)

O Censo Cadastral Previdenciário dos servidores ativos, aposentados e pensionistas do Governo do Estado do Rio Grande do Norte lotados e residentes no interior termina próxima sexta-feira (18).  Essa é a última etapa do censo e acontece simultaneamente em 16 municípios-polo, contemplando todas as regiões do Estado. 

 
Os atendimentos para atualização dos dados cadastrais estão sendo realizados nas Centrais do Cidadão nos seguintes municípios: Açu, Apodi, Ceará-Mirim, João Câmara, Mossoró, Nova Cruz, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz e São Paulo do Potengi.  Nas cidades de Angicos, Caicó, Macau e Umarizal o atendimento acontece nas Diretorias Regionais de Educação e Cultura (Direc), em Currais Novos na Agência do Ipern e em Goianinha na Escola Estadual João Tibúrcio.

Caso o servidor não resida ou trabalhe em alguma dessas cidades, ele deve realizar o recadastramento no munícipio-polo mais próximo.

É importante salientar que quem não atualizar seus dados previdenciários terá o pagamento ou benefício bloqueado a partir do mês imediatamente posterior ao encerramento do Censo. O recadastramento é uma obrigação legal e realizada de forma presencial.

A lista com os documentos necessários para realização do recadastramento está disponível no site www.melhorparavoce.rn.gov.br. Mais informações no referido site ou pelo telefone 3232-1076.


O Censo Cadastral Previdenciário do Rio Grande do Norte é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Searh e do Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern), em parceria com o Ministério da Previdência Social e do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

TJ/RN NOMEIA 40 NOVOS JUÍZES E ZERA DÉFICIT NAS COMARCAS DO INTERIOR

O Tribunal de Justiça do RN nomeou nesta terça-feira (15) 40 novos juízes substitutos, aprovados no concurso iniciado em 2012. Em coletiva à imprensa potiguar, o presidente Claudio Santos anunciou que a nomeação dos magistrados irá zerar o déficit existente nas comarcas do interior do estado. Até então, 35 das 65 comarcas potiguares estavam sem juízes titulares. O presidente da Corte de Justiça classificou a nomeação como o momento mais importante do Judiciário nos últimos anos. Os novos juízes deverão tomar posse em abril, passando em seguida por um curso de formação com duração de quatro meses.
Estamos resolvendo hoje a questão administrativa mais importante para o Judiciário. Essa era uma necessidade que vinha se arrastando há anos. Teremos uma melhoria sensível no número de processos julgados. Um juiz vinha acumulando até 13 comarcas no Alto Oeste, situação na qual as cidades ficavam praticamente sem Justiça pública. Ficamos extremamente felizes em efetivar esses juízes, num momento difícil para o erário público”, relatou o presidente do TJRN.
 
A nomeação irá acabar com a atual necessidade de deslocamento de juízes entre as comarcas, situação que impacta a produtividade das unidades judiciais e onera o Judiciário. Magistrados baseados na capital, por exemplo, precisam se deslocar semanalmente ou quinzenalmente para comarcas do Alto Oeste, passando poucos dias nesses locais, período insuficiente para julgar os processos. “Dessa forma paralisava processos penais – que podem prescrever - , processos de improbidade administrativa, os ganhos dos advogados eram prejudicados”, enumera Santos.

Durante a coletiva, o desembargador Claudio Santos ressaltou que a nomeação dos novos juízes irá possibilitar uma economia mensal de R$ 500 mil (R$ 6 milhões ao ano) que vinham sendo utilizados para o pagamento de diárias a magistrados para que se deslocassem às comarcas vagas no interior.
 
Claudio Santos destacou que a nomeação não trará maior impacto para a situação financeira do TJRN e que a economia com as diárias será suficiente para equalizar a contratação dos 40 novos magistrados, cujo gasto mensal é estimado em R$ 1 milhão. “A nomeação está dentro do nosso orçamento. O TJRN não irá aumentar sua parcela junto ao Tesouro Estadual”, apontou.
 
O presidente lembrou ainda o papel do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público Estadual que permitiram ao TJRN nomear todos os 40 candidatos previstos no concurso, após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). “Foi uma decisão de extrema boa vontade do TCE e do MP, em nome da necessidade e do interesse público, nos permitir nomear os juízes”.

Além do julgamento de processos, o presidente do TJRN lembrou ainda a importância da presença da autoridade pública do juiz nesses locais. “Esse é um momento muito importante para a sociedade potiguar. Passamos por um momento da falta da autoridade pública nos municípios, muitos estão abandonados. O Judiciário está fazendo a sua parte, mesmo em meio às muitas dificuldades”.
 
Claudio Santos disse ainda que os novos juízes representam uma verdadeira oxigenação para o Judiciário, passados mais de dez anos do último concurso, e que muitos dos aprovados já trazem a experiência de carreiras como a própria magistratura. “Muitos já são juízes em outros estados, promotores, delegados. Têm esse sentimento da vocação, a principal razão de ser da nossa carreira”.

UM MÊS DA MORTE DE “BIRINO DO RESTAURANTE” E NINGUÉM FOI PRESO; POPULAÇÃO CLAMA POR JUSTIÇA!

Nesta terça-feira, (15), completou 30 dias do covarde assassinato do dono de um dos mais conhecidos restaurantes de Jardim do Seridó, Severino Simões de Oliveira, “Birino”, de 58 anos, dono do “Bar e Restaurante do Birino”, executado com dois tiros no peito na noite do dia 15 de fevereiro de 2016, em seu restaurante, localizado no açougue público no centro da cidade, e até o momento ninguém foi preso.
 
 
 
Segundo familiares, a polícia diz que o crime está sendo investigado, e que não pode adiantar nada sobre o caso para não atrapalhar as investigações, mas que em breve os assassinos serão identificados e presos.
Ademais, ainda segundo familiares, para a polícia, quando for desvendado, muitos ficarão surpresos com os autores do crime, mas, até o momento, ninguém foi preso, e a população clama por justiça.
Por fim, espera-se que o crime seja desvendado o mais rápido possível, pois resta até o momento uma sensação de impunidade e insegurança, pois os assassinos frios e covardes estão soltos em meio a sociedade, colocando vidas em risco.
Do Blog: Não existe crime perfeito. Cadeia nesses covardes!

MULTIDÃO DAR ÚLTIMO ADEUS AO EX-PREFEITO JÚNIOR LAURENTINO

Em clima de muita comoção, milhares de pessoas acompanharam a missa de corpo presente na Igreja Matriz de São Francisco, no final da tarde desta terça-feira (15), do ex-prefeito de Tenente Laurentino Cruz, Júnior Laurentino. 
 
 
 
 
Em seguida, o cortejo fúnebre percorreu as principais ruas da cidade até o Cemitério Público Municipal, onde familiares, amigos, lideranças políticas de todo o estado e população em geral deram o último adeus ao ex-prefeito.
Fotos: Maciel Rocha.


 

ÁGUA DA TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO PODE CHEGAR AO RN ATÉ DEZEMBRO DESTE ANO, DIZ MINISTRO

As águas da transposição do rio São Francisco chegarão ao Rio Grande do Norte até dezembro deste ano. A informação foi transmitida pelo ministro interino da Integração Nacional, Carlos Vieira.

Durante a reunião, realizada no gabinete do ministro, Carlos Vieira comunicou que 84% do Eixo Norte e 82% do Eixo Leste estão com suas obras concluídas. Ao todo, a transposição conta com 477 quilômetros de extensão, nove estações de bombeamento, 27 reservatórios, 14 aquedutos e quatro túneis.

LÍDERES DE FACÇÃO DO RN SÃO LEVADOS PARA PRESÍDIO FEDERAL EM RONDÔNIA

Dez presos, apontados como líderes de uma facção criminosa do Rio Grande do Norte, foram transferidos na manhã desta terça-feira (15) para o Presídio Federal de Porto Velho, em Rondônia.
 
O pedido de transferência, feito pelo Ministério Público Estadual, foi acatado pelo juiz federal Walisson Gonçalves Cunha, corregedor do Presídio Federal de Porto Velho. Segundo o próprio MP, os presos levados para Rondônia estavam custodiados na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, Penitenciária Estadual de Parnamirim, em Parnamirim, e Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó.
 
O MP explica que as transferências dos detentos são resultado das investigações da Operação Alcateia, realizada no dia 4 de fevereiro deste ano e que resultou na decretação da prisão preventiva de 39 pessoas, além do sequestro de 79 contas bancárias. “A decisão reconhece elementos que apontam para a efetiva existência dessa organização criminosa e do impacto de sua atuação na ordem pública e no âmbito do sistema penitenciário potiguar”, afirmou o Ministério Público.

O isolamento dessas lideranças, ainda de acordo com o MP, “é uma ação de exemplaridade penal e, portanto uma contribuição do Judiciário para o processo de retomada do controle das unidades prisionais do Estado a cargo do Poder Executivo”.
 
Além da operação Alcateia, o MP também é responsável por uma investigação semelhante, batizada de operação Alcatraz, deflagrada em dezembro de 2014 – na qual também foram detectadas facções ordenando crimes dentro e fora de presídios mantidos pelo Estado. Juntas, as duas operações já resultaram em mais de 400 denúncias contra pessoas apontadas como integrantes de organizações criminosas

ATENÇÃO! PIS PARA NASCIDOS EM MAIO E JUNHO É LIBERADO A PARTIR DESTA QUINTA-FEIRA, (17)

A Caixa vai liberar a partir desta quinta-feira (17) o pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) para os trabalhadores nascidos em maio e junho. Quem tem conta corrente ou poupança na Caixa já teve o dinheiro depositado a partir desta terça-feira (15).
  
 
Quem tem direito ao benefício pode fazer o saque nas agências da Caixa ou pelo Cartão do Cidadão nos canais de autoatendimento do banco, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
 
Também serão pagos os rendimentos do saldo de quotas do PIS para os trabalhadores cadastrados no programa até 04/10/1988.
 
Para saber se tem direito a receber o benefício de um salário mínimo, o trabalhador pode ligar no 0800 726 0207, opção 1, ou consultar o site da Caixa.
 
Este é o último mês de pagamento do calendário 2015/2016. O recurso pode ser sacado até o dia 30 de junho. Correntistas da CAIXA recebem o crédito do pagamento diretamente nas suas contas. Os benefícios não retirados retornam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

O abono do PIS é pago ao trabalhador que tem cinco anos de cadastro no PIS/PASEP, recebeu uma média mensal de dois salários mínimos e trabalhou pelo menos 30 dias no ano de 2014. Os dados do trabalhador precisam ter sido informados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego, na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base 2014.

“CARA DE PAU”! MERCADANTE DIZ QUE 'JAMAIS' TENTOU IMPEDIR DELAÇÃO DE DELCÍDIO

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta terça-feira (15), em entrevista coletiva na sede do ministério, que "jamais" tentou impedir o senador Delcídio do Amaral (MS) de firmar um acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República (PGR).
 
O acordo de Delcídio com a PGR foi homologado nesta terça pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
 
Dentro do acordo, a PGR recebeu de Delcídio uma gravação de uma conversa que revelaria uma tentativa de Mercadante de oferecer ajuda política e financeira para evitar que o parlamentar firmasse acordo de delação premiada no âmbito da Operação Lava Jato. O senador afirma na delação crer que Mercadante agiu a mando da presidente Dilma Rousseff, por contar com a confiança da presidente.
 
As conversas de Mercadante reveladas nos depoimentos do ex-líder do governo não foram diretamente com Delcídio, mas com um assessor de confiança do senador chamado José Eduardo Marzagão. As conversas foram gravadas por Marzagão e entregues à PGR, que investiga o envolvimento de políticos no esquema de corrupção que atuava na Petrobras.
 
Conforme a delação premiada de Delcídio do Amaral, as reuniões entre Mercadante e o assessor Eduardo Marzagão ocorreram nos dias 1 e 9 de dezembro de 2015, quando o senador ainda estava preso.
 
Uma terceira reunião teria ocorrido no dia 28 de dezembro, mas somente entre Marzagão e uma assessora de Mercadante que teria o apelido de “Cacá”. 
 
Delcídio só foi liberado da prisão após decisão de 19 de fevereiro do ministro Teori Zavascki, relator dos processos da Lava Jato no Supremo.
 
Mercadante convocou a entrevista para se defender do teor da delação de Delcídio. Na coletiva, o ministro comentou trecho da conversa que teve com o assessor em que ele pede “calma” a Delcídio do Amaral para não ser um “agente de desestabilização” e para não receber uma “responsabilidade monumental” por, eventualmente, ter sido.
 
O ministro da Educação afirma que em vários momentos da conversa com Marzagão deixou claro que o pedido não “tem nada a ver” com eventual delação.
 
Eu achava que não havia o menor ambiente de ele sair da prisão se não houvesse uma tese consistente. Os movimentos que ele fizesse na Justiça iam prejudicar mais ele. Eu jamais tentei impedir a delação. [...] Não há nenhuma tentativa minha de dizer: ‘Você não pode delatar’. É um direito dele”, afirmou.
 
Mercadante afirmou ainda que tem “todo interesse” em que seja investigada a conversa que teve com o assessor de Delcídio. Ele também afirma que trechos específicos da conversa foram divulgados, enquanto outros foram omitidos.
 
Eu tenho todo interesse que seja feita e acho que é papel da Procuradoria-Geral abrir investigação. Não me escondo e não tenho porque me esconder. Só espero que transcrevam os trechos que não foram publicados”, disse.
 
O ministro afirmou ainda que não se reuniu com o assessor de Delcídio como emissário da presidente Dilma Rousseff. Em sua delação, Delcídio do Amaral afirma crer que Mercadante agiu a mando de Dilma, por contar com a confiança da presidente.
 
A responsabilidade é minha. Me colocarei à disposição e vou procurar o procurador-geral da República [Rodrigo Janot]. Não se discute uma questão de governo [na conversa com o assessor de Delcídio]”, disse, acrescentando que também irá à Câmara prestar esclarecimentos se for convidado pelos parlamentares.
 
Perguntado sobre o que Dilma achou da conversa que teve com o assessor de Delcídio, Mercadante afirmou: “Eu só disse para ela que a responsabilidade era minha e que daria coletiva e que tinha trechos fundamentais que não foram publicados”.
 
Do Blog: Óleo de Peroba pra ele!

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...