27 de agosto de 2015

PMs TROCAM TIROS COM BANDIDOS QUE ASSALTAREM LOJA DE JOIAS EM JARDIM DE PIRANHAS

01-plantaoUma troca de tiros entre PMs que destacam em Jardim de Piranhas e os dois elementos que assaltaram uma loja de joias na tarde desta quarta-feira, (26), foi registrada naquele município.

Ao se evadiram do local, os bandidos foram seguidos, e entraram no mato, onde houve a troca de tiros, mas, ninguém ficou ferido, e os assaltantes conseguiram escapar mesmo após abandonar a moto usada no assalto.

As polícias do RN e da PB investigam o caso, já que a moto abandonada pela dupla foi tomada de assalto na cidade de São Bento/PB, cidade próxima a Jardim de Piranhas.

DENÚNCIA! CARRO OFICIAL DA PREFEITURA DE ACARI É VISTO ESTACIONADO EM SÍTIO DURANTE FESTA NO FIM DE SEMANA

As fotos mostram um carro oficial da prefeitura de Acari estacionado no sítio ‘Riacho do Meio’, onde, segundo denúncia, estaria acontecendo uma festa.

untitled

Segundo informações chegadas à nossa redação, o carro teria ficado no local no sábado e no domingo, período que o carro deveria está guardado, já que não existe expediente da prefeitura no fim de semana.

Enquanto a população sofre, e até mulher grávida já teve de alugar taxi para ir ganhar bebê em outra cidade, os carros oficiais que deveriam servir ao povo estão servindo apenas aos “poderosos” e seus aliados mais chegados”, disse indignada uma moradora que preferiu não se identificar com medo de represálias.

Do Blog: Eles pensam que os carros são deles, mas o povo sabe que não são!

APÓS CONFRONTOS, JUIZ INTERDITA “PEREIRÃO” EM CAICÓ

A Justiça do Rio Grande do Norte interditou nesta quarta-feira (26) a Penitenciária Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, o Pereirão, em Caicó, na região Seridó potiguar. Com isso, o presídio não pode receber novos detentos. A unidade prisional foi parcialmente destruída após confrontos de facções criminosas rivais nesta semana. A decisão é do juiz José Vieira de Figueiredo Júnior, da Vara Criminal de Caicó.

detentos quebraram cadeados, arrancaram grades das celas, arrombaram paredes e incendiaram colchões e lençóis (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

Diretor do Pereirão, o agente penitenciário Alex Alexandre informou que recebeu a portaria durante a tarde e já não recebe novos presos. "A portaria informa sobre a impossibilidade da unidade receber novos detentos. Não recebo nenhum preso. Já está valendo a decisão", afirmou.


A assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça do estado também confirmou a interdição, mas não tinha mais informações sobre o conteúdo da portaria, que deve ser publicada no Diário da Justiça desta quinta-feira (27).


A penitenciária teve quatro pavilhões depredados nesta terça-feira (25) quando cerca de 200 presos tentaram vingar a morte de

um detento assassinado por um grupo rival durante um confronto na segunda-feira (24). Os 200 homens queriam matar 60 rivais, que se isolaram em uma das alas e conseguiram escapar. Os detentos quebraram cadeados, arrancaram grades das celas, arrombaram paredes e incendiaram colchões e lençóis. Só o pavilhão feminino não foi depredado. Não houve mortes, mas 15 presos foram levados para atendimentos de primeiros socorros no Hospital Regional do Seridó.


Com a morte do detento na penitenciária de Caicó, chegou a seis o número de presos assassinados em confrontos envolvendo facções criminosas em dez dias. As mortes levaram a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) a remanejar presos para evitar novas brigas. Na terça, 71 detentos saíram do Pereirão para o Presídio Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta, na Grande Natal. De lá, 92 detentos fizeram o caminho inverso, ou seja, foram levados do Rogério Coutinho Madruga para o Pereirão na manhã desta quarta. Durante a tarde o presídio foi interditado.

NATAL SEDIARÁ TORNEIO INTERNACIONAL DE FUTEBOL FEMININO

O governador Robinson Faria recebeu no início da tarde de hoje (26) o diretor da empresa Sport Promotion, Alfredo Carvalho, para tratar sobre a sétima edição do Torneio Internacional de Futebol Feminino, que será realizado em Natal, na Arena das Dunas, entre os dias 9 e 20 de dezembro.

Reunião de Esporte fot Ivanizio Ramos4

A competição é disputada todos os anos por quatro seleções que se enfrentam em um quadrangular. As seleções participantes deste ano ainda não estão definidas e serão divulgadas em breve. Os jogos serão realizados em dezembro, nos dias 9, 13, 16 e 20 e conta com o apoio técnico da CBF e das Federações locais.

Esse evento é muito importante para a cidade, principalmente para o fluxo turístico da época. O governo do estado garante todo apoio ao torneio, pois além de incrementar o turismo, vai dar maior visibilidade a nossa cidade, principalmente nos países que participarão do campeonato”, afirmou o governador Robinson Faria.

Segundo o diretor da Sport Promotion, Alfredo Carvalho, Natal foi escolhida para sediar o torneio em função do esforço que a equipe do Governo e o empresariado da cidade fizeram e das qualidades que a capital potiguar oferece. “Natal é o lugar perfeito, com condições formidáveis para a realização do evento. Já temos um acordo com a Arena das Dunas e conseguimos uma boa parceria com o hotel onde as seleções vão se hospedar”.

Esta é primeira vez que o torneio será disputado no Nordeste. As quatro primeiras edições foram realizadas em São Paulo e Brasília. A Seleção Brasileira Feminina está na disputa e brigará pelo hexacampeonato - o Brasil foi campeão em 2009, 2011, 2012, 2013 e 2014. 

A Sport Promotion, justamento com a CBF e a Caixa Econômica Federal, também está preparando para o dia 18 de dezembro uma premiação para as principais jogadoras de futebol feminino da Seleção que participaram do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino e do Pan 2015.

Também participaram do encontro o secretário de Estado do Esporte e do Lazer, George Câmara, e a presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Ana Maria da Costa.

MORADORES QUEIMAM 10 CARROS E 1 ÔNIBUS CONTRA REINTEGRAÇÃO DE POSSE

Moradores da região de Cidade Tiradentes, no extremo da Zona Leste de São Paulo, incendiaram pelo menos dez carros e um ônibus entre a noite desta quarta-feira (26) e a madrugada desta quinta (27) durante protesto contra reintegração de posse. Houve confronto entre manifestantes e policiais militares.

IMG-20150826-WA0015

Por volta das 22h de quarta-feira, os manifestantes atearam fogo e bloquearam ruas, alguns carros foram virados na via impedindo a aproximação dos policiais.
De acordo com os manifestantes, cerca de 500 famílias residem no local há mais de 15 anos. Segundo a Polícia Militar, por volta das 6h20, a situação estava normalizada, mas foi necessário usar bombas de efeito moral para que os bombeiros pudessem se aproximar dos veículos em chamas. Moradores foram atingidos pela fumaça das bombas.
Moradoras de terreno que passa por reintegração de posse (Foto: Reprodução/TV Globo)
Vários telespectadores enviaram vídeos pelo aplicativo de mensagens de celular WhatsApp. Na estrada do Iguatemi, uma telespectadora gravou moradores saindo com móveis, enquanto carros pegavam fogo e outra mostrou a Estrada do Iguatemi fechada e a aproximação da polícia.
Em nota, a CDHU (Companhia de Desenvolvimento habitacional e Urbano do Estado) disse que a área da reintegração está ocupada irregularmente por cerca de 75 famílias e que esse terreno é para moradia de interesse social para famílias anteriormente cadastradas.
A operação conta com três retroescavadeiras, 30 escavadeiras e 90 ajudantes uniformizados para retirar os moveis.
Veículo queimado para tentar impedir reintegração de posse de terreno na Zona Leste (Foto: Reprodução/TV Globo)
A CDHU disse ainda que também está disponibilizando um galpão de depósito para guardar os pertences dos moradores.
Fonte: G1.

GRUPO ALEMÃO MANIFESTA INTERESSE EM INSTALAR FÁBRICA DE POLISSILÍCIO NO RN

O governador Robinson Faria recebeu, na noite desta quarta-feira, 26, representantes da UAS Messtechnik GMB. A empresa Alemã analisa instalar uma fábrica de polissilício no Brasil e pediu apoio do governo estadual para realizar um estudo de viabilidade econômico-financeira no Rio Grande do Norte. A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com participação do titular da pasta, Flávio Azevedo.

Empresario Alemão fot Ivanizio Ramos4

Este estudo também passa pela localização de jazidas de sílica apropriadas aqui no RN. É um estudo caro e eles querem uma participação financeira do Governo do Estado. Avaliaremos a possibilidade e tentaremos envolver também a iniciativa privada neste projeto”, destacou o governador Robinson Faria, que pediu um prazo de 30 dias para dar um posicionamento final.

O secretário da Sedec, que conduzirá a articulação com a iniciativa privada,  irá pleitear também recursos com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). “A fábrica é um investimento muito grande e, em termos de inovação tecnológica, pode ter grande alcance”, afirmou Flávio Azevedo. “Caso o projeto se confirme, será a única fábrica de polissilício da America Latina, porque uma única fabrica é suficiente para abastecer todo continente”, concluiu.

VEREADORES VISITAM OBRA DE ADUTORA EMERGENCIAL EM ACARI

Preocupados com o colapso d’água que atinge a cidade, os vereadores da oposição de Acari, Leonardo Ferreira, “Leó”, presidente da Câmara, Nenilvan, Zuil Ribeiro e Chico Dias, estiveram visitando a obra da adutora emergencial que está sendo construída pela CAERN na zona rural do município.

IMG-20150826-WA0014

A visita foi uma forma de cobrar mais agilidade na obra, haja vista que o ‘Gargalheiras’ “agoniza” e a adutora de encaixe rápido que abastecerá Currais Novos e Acari ainda demora, a e por isso as alternativas precisa serem executados com urgência.

IMG-20150826-WA0015

Vinda de poços existentes na comunidade Boa Vista, mais precisamente na propriedade de Ailson Pereira, que por sinal está sendo um grande parceiro, a referida adutora pode minimizar emergencialmente o problema do abastecimento de água na cidade.

 IMG-20150826-WA0017

Do Blog: Tem que fazer logo mesmo, pois a população clama por providências. Parabéns senhores vereadores!

ARTISTA LANÇA FOTOLIVRO SOBRE A FIGURA DO VAQUEIRO POTIGUAR E GAÚCHO – (Veja Imagens)

Ao ganhar o XIV Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, um dos mais importantes do segmento, Pablo Pinheiro aprofundou a sua reflexão sobre um ícone brasileiro: o vaqueiro tradicional.

Rio Grandes - Pablo Pinheiro 03 

Por meio da linguagem fotográfica ele vem investigando a presença do vaqueiro em seu contexto rural desde 2010. A vivência do artista com a atividade pecuária centenária no Brasil começou na Caatinga e se estendeu à Pradaria onde mirou com a câmera do vaqueiro sertanejo do Rio Grande do Norte Pablo ao gaúcho do Rio Grande do Sul. A narrativa visual será revelada no fotolivro “RIO GRANDES”, resultado do projeto “Uma Tradição nos Rio Grandes - a imagem do Vaqueiro Contemporâneo em transição”, com edição de imagens de Rosely Nakagawa e distribuição gratuita pela internet. A ação envolve palestras em vários estados durante o mês de agosto (veja agenda abaixo).

A pesquisa de campo foi motivada por uma inquietação: em que medida o ritmo intenso da era da informação e da tecnologia interfere em uma tradição? Em seu processo criativo e produtivo Pablo desmistifica cenas projetadas no seu próprio imaginário. Em sua jornada tenta decifrar o tempo, o homem e o seu meio.

Rio Grandes - Pablo Pinheiro 08

"As pessoas ainda imaginam uma representação arcaica do vaqueiro. A estrutura visual do ambiente rural se mantêm, seja no sertão ou nos pampas, mas este homem e suas tradições estão em um período de transição. O acesso à informação é contínuo e se expande para além do meio rural e os desejos se transformam junto. Isso interfere na indumentária, no estilo de vida", comenta o fotógrafo.

Apesar da função do vaqueiro ser centenária, a atividade só foi reconhecida como profissão no Brasil em 2013. "A legislação trabalhista também promoveu um nova postura, garantindo voz e visibilidade ao vaqueiro nas suas relações de trabalho", reforça Pablo.

Para Rosely, responsável pela edição das imagens, a relevância do trabalho está na busca do autor pela essência do vaqueiro. “A visão cosmopolita do autor só acrescenta porque traz uma crítica importante na busca de quem é este vaqueiro e de como nasce esta cultura. Traz uma poética que será vista também por mais pessoas – que estão fora da visão regionalista”, comenta Rosely.

A convivência dos vaqueiros em seu próprio espaço geográfico vem ajudando o artista a refletir também sobre as suas raízes. Neto de nordestino, nascido em São Paulo e criado em Natal pelos pais paulistas e migrantes, o fotógrafo só conseguiu perceber sua brasilidade quando morou no Arizona, nos EUA, na adolescência. E lá descobriu a fotografia. Todo este percurso e pesquisa sobre o vaqueiro também faz parte da jornada em busca de sua identidade como artista.

Pablo Pinheiro, 38 anos, expôs o primeiro trabalho sobre os vaqueiros em 2011 – Fragmentos de uma tradição – quando realizou o trabalho no Coletivo Byreçá. Na ocasião recebeu o Prêmio Troféu Cultura como melhor exposição. Em 2012 foi contemplado pelo Programa de Cultura do BNB, com o projeto que levou esta exposição e oficinas de fotografia para a Paraíba e o Rio Grande do Norte. Com o prêmio Marc Ferrez, o fotógrafo dá continuidade ao projeto Uma tradição nos Rios Grandes: A imagem do vaqueiro contemporâneo em transição.

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...