7 de março de 2013

AÇÃO SOCIAL DISTRIBUI CENTENAS DE CORDEIS SOBRE A LEI MARIA DA PENHA EM NATAL

Na véspera do dia em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a deputada estadual e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, Márcia Maia, promoveu uma ação diferente. Em meio ao corre-corre do Centro de Natal, a parlamentar distribuiu cordéis com informações sobre a Lei Maria da Penha a quem passava pelo cruzamento da Avenida Rio Branco e Rua João Pessoa.

Márcia Maia 2

A publicação distribuída na manhã desta quinta foi produzida por uma dupla de cordelistas do estado, especialmente para a data. De autoria de Josenira Fraga e Abaeté do Cordel, o texto trata de forma bem humorada, mas direta, sobre os vários tipos de violência às quais inúmeras mulheres pelo estado são submetidas e como elas podem agir para confrontar o problema. Além disso, a publicação traz ainda o número do Ligue 180, linha direta para denúncias de casos de violência contra a mulher.

Márcia Maia 3

"Temos trabalhado durante todo mandato, mas esta semana é especial por chamar a atenção da maioria das organizações e instituições para fortalecer ainda mais esse trabalho de muitos anos pelo fim da violência e pela igualdade de direitos. Vir as ruas é importante para esclarecer um pouco as pessoas sobre a Lei e mostrar que a luta deve deixar as paredes frias do Legislativo e ganhar o apoio da sociedade", afirmou Márcia Maia.


Quase mil exemplares foram entregues em pouco mais de uma hora da ação numa das áreas mais movimentadas da capital potiguar. Ao receber o cordel, as pessoas demonstravam apoio à ação, algumas delas inclusive, confidenciavam histórias de amigas e familiares vítimas de violência doméstica.


Professores, estudantes, assistentes sociais e líderes comunitários de Natal e do Interior fizeram questão de levar várias cópias para casa para distribuir em suas respectivas comunidades. Entre os vários entusiastas estava a estudante de serviço social, Vanessa Santos, de 30 anos.

Márcia Maia 

É uma alternativa simplificada para espalhar um conteúdo de extrema importância. É uma ação que fica como exemplo para o Poder Público em geral e os outros parlamentares do estado em promoverem ações que cheguem às pessoas”, elogiou. Erimagna Rocha, de 29 anos, também apoio a ação educativa e levou para casa várias cópias do material. “Sou das Rocas e conheço muitas mulheres que sofrem com isso. Agora vou levar esse cordel para cada uma delas ler e criarem coragem de denunciar. Dar um fim a esse sofrimento”, afirmou a operadora de caixa.

MAQUETE DA ARENA DAS DUNAS SERÁ EXPOSTA NO NATAL NORTE SHOPPING

A partir deste sábado, dia 9, os clientes do Natal Norte Shopping poderão conferir de perto os detalhes do projeto da Arena das Dunas, através de exposição de suas maquetes física e eletrônica, além de 12 totens com a cronologia da obra e todas as ações sociais realizadas pela OAS, também responsável pela obra da Arena.

Maquete Arena das dunas_Demis Roussos

Esta será a primeira exposição do projeto neste ano. Em 2012 a maquete esteve nos shoppings Midway Mall, Natal Shopping, na rodoviária de Natal e na Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No total, 95.061 pessoas visitaram a exposição.

Stand Arena das dunas_Demis Roussos

A maquete física tem 2,22 x 1,55 metros, 60 centímetros de altura e foi produzida em escala de 1/250, em São Paulo. O projeto ficará exposto na praça central do shopping até o dia 31 de março.

“O ERRO ACONTECEU, ESPERAMOS QUE NÃO VOLTE MAIS A ACONTECER”, DISSE DEDÉ DO CONSÓRCIO SOBRE VENENO VENCIDO

Toda “baboseira” proferida pelo vereador do prefeito, “Zé da Noite”, na tentativa inútil de defender a administração pública das acusações de várias irregularidades feitas pelo SINDAS/RN, ao usar veneno com sua validade vencida por mais de quatro meses, não convenceu nem mesmo o líder do prefeito na câmara, o vereador “Dedé do Consórcio”.

118_1651 copy

Parecendo sentir-se incomodado com as tentativas do colega de bancada em “tapar o sol com a peneira”, o líder dos “bacuraus” pediu uma parte, e disparou: “o erro aconteceu, e agora esperamos que não aconteça nunca mais”. (está gravado)

Divergindo totalmente com sua incansável tentativa de defender o prefeito, o edil, “Zé da Noite” foi favorável ao requerimento assinado pelos vereadores, Gilberto Brito e Iron Júnior, no qual o legislativo pede explicações ao chefe do executivo sobre as acusações feitas pelo SINDAS/RN.

Por fim, resta mais uma vez salientar que o edil deveria está de posse de um laudo técnico do fabricante do produto especificamente sobre o fato acontecido em Jardim do Seridó, e não um parecer técnico sem que nenhuma analise tenha sido feita no produto, comprovadamente vencido há mais de 4 meses.

Do Blog: Será que vão colocar um carro de som pelas ruas da cidade desmentindo “Dedé do consórcio”? De incompetentes e Babões tudo se pode esperar!

PIADA DO DIA, DESCOBRIMENTOS!

RISADADepois de se conhecerem em uma festa, o casal acorda no dia seguinte com ar apaixonado.
- Foi uma noite maravilhosa! - diz o rapaz. - aposto que você e veterinária!
- Como adivinhou? - pergunta ela surpresa.
- E que você soube cuidar bem do meu bichinho.
- E eu aposto que você e petista! - devolveu ela.
- Petista? - ele pergunta.
- Sim, quando estava por baixo ficava gritando o tempo todo e quando estava por cima, não sabia o que fazer.

TRÊS IRMÃOS E UMA ADOLESCENTE SÃO EXECUTADOS EM CIDADE DO RN

A execução de três irmãos e uma jovem menor de idade, supostamente grávida de dois meses, mudou a rotina tranquila da sede do município de Poço Branco e mostrou que todos estão vulneráveis a situação de insegurança que assola o país, o estado e o município. A madrugada desta quarta-feira (6) ainda começava quando um número desconhecido de bandidos invadiu a residência das vitimas, localizada na Rua João Ferreira da Cruz, próximo ao Alecrim Clube, e iniciou uma execução jamais vista naquela localidade.

Vitimados: João Emanoel (21), Márcio Varela (34), Ranchiel Henrique (18) e Larissa Roberta (17)

Nesta quarta-feira, as principais emissoras de TV do Estado estiveram em Poço Branco para cobrir o acontecimento policial e constataram que a grande quantidade de disparos acordou praticamente toda a população num raio de dois quilômetros do local do crime. Os jornalistas também apuraram o trivial: a ausência de testemunhas oculares do fato, a Lei do Silêncio imperando e que os executores se evadiram do local sem deixar pistas: mais uma vez.

Segundo informou ao Blog um policial que trabalhou no destacamento de polícia de Poço Branco, os irmãos tinham uma considerável ficha policial - principalmente queixas relacionadas à perturbação da ordem e envolvimento com entorpecentes. O policial ainda destacou que os irmãos sofreram uma tentativa de homicídio tempos atrás e que o mais jovem deles foi o autor do disparo que vitimou o cidadão Manoel Nazareno Gonçalo dos Santos, com um tiro no rosto, em 10/01/2009.

Ainda não existe uma explicação oficial para os quatro homicídios. Porém, ainda segundo o PM consultado pelo Blog, esse tipo de crime tem sido tão comum que há uma precipitação em afirmar ser “acerto de contas” ou disputa por territórios do tráfico de drogas, mas pode ter ocorrido até por motivos banais. O PM também relatou que investigações iniciais desse tipo de crime não avançam por causa do medo que impera nas famílias, vizinhos e em possíveis testemunhas.

No final da tarde desta quarta-feira, durante o velório/sepultamento das quatro vítimas, o clima de medo e tristeza dos familiares e amigos contrastou com um princípio de tumulto. Informações iniciais circularam em redes sociais dando conta de que tiros haviam sido disparados nas proximidades do cemitério local, possivelmente pelos autores da chacina que estavam a caça do quarto irmão das vítimas. A informação foi desmentida minutos depois quando se confirmou ser apenas uma brincadeira de muito mal gosto de alguns.

Fonte e fotos: Blog de Poço Branco.

“’MACARRÃO’ CONTRATOU ‘BOLA’ PARA MATAR ELIZA”, DIZ BRUNO EM DEPOIMENTO

O goleiro Bruno Fernandes de Souza disse nesta quarta-feira (6) que aceitou o fato de que Eliza Samudio havia sido assassinada a mando do amigo Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, sem tomar qualquer atitude e sem denunciar os envolvidos no crime. "Como mandante, dos fatos, não, eu nego. Mas de certa forma, me sinto culpado", afirmou o atleta. "Eu não sabia, eu não mandei, excelência, mas eu aceitei", disse à juíza Marixa Rodrigues.

O interrogatório do jogador começou por volta das 14h e terminou perto de 20h15 no Fórum de Contagem, em Minas Gerais, onde acontece o seu júri popular e o da ex-mulher, Dayanne Rodrigues. Ele respondeu a todas as perguntas feitas pela juíza e por seu advogado, além de pelo menos 30 questões formuladas pelos jurados. Bruno, no entanto, permaneceu calado ao ser questionado pela Promotoria e por Ércio Quaresma, advogado de policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola.

Perguntei para eles: 'poxa, cadê Eliza? Pelo amor de Deus, o que vocês fizeram com ela?' [...] Neste momento, Macarrão falou assim: 'eu resolvi o problema, o problema que tanto te atormentava'", Bruno sobre conversa com Macarrão e o primo em que teria sido informado da morte de Eliza.

O goleiro disse que Macarrão contou a ele que contratou Bola para matar Eliza. Foi a primeira vez que Bruno implicou Bola na morte da modelo, com quem o atleta teve um filho. Até então, o policial era citado como "Neném" por Jorge Luiz Rosa, primo do jogador que era menor de idade á época do crime, que disse à polícia ter presenciado a execução da jovem.

O advogado perguntou a Bruno se achava que, quando Macarrão se referiu a Neném, queria dizer Marcos Aparecido dos Santos. O goleiro respondeu que sim e falou que ficou sabendo por meio da imprensa que Bola tinha vários apelidos, como "Neném" e "Paulista". Ele disse que tem medo do policial.

PAUTA DE VOTAÇÃO DA CÂMARA É DEDICADA ÀS MULHERES

260213fabiofaria1A comemoração pelo dia internacional das mulheres, de março, já começou no Parlamento Brasileiro. Na Câmara dos Deputados, os projetos da pauta de votação foram indicados pela bancada feminina. O plenário aprovou, na terça-feira (05), uma proposta para melhorar o atendimento as vítimas de violência sexual. “O Congresso Nacional dá sua contribuição para que o país continue avançando na garantia dos direitos às mulheres brasileiras”,disse Fábio Faria.

O projeto que estava em análise na Casa desde 1999, determina que os hospitais prestem atendimento imediato às vítimas de violência e que tenham um corpo clínico adequado para dar suporte e diminuir os males físicos e psicológicos sofridos pela vítima. Além disso, os hospitais devem facilitar o acesso à prestação de queixa e fornecer materiais e informações úteis à identificação dos culpados.

Nesta quarta-feira (6), o Congresso realizou uma sessão em homenagem as mulheres. No encontro o prêmio Bertha Luz, criado pelo Senado, foi entregue a cinco mulheres com atuação de destaque nas áreas de saúde, educação, assistência social e direito.

ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS TEM ATÉ O DIA 15 DE MARÇO PARA CONCLUIR O CENSO ESCOLAR

untitledA Secretaria de Estado da Educação faz um alerta aos gestores de todas as escolas públicas e privadas do Rio Grande do Norte. Termina no dia 15 de março, o prazo para inserção dos dados da segunda etapa do Censo Escolar 2012, para apresentação da trajetória dos alunos durante o ano letivo. O trabalho é feito através do Educacenso, plataforma on-line que realiza o mapeamento de estatísticas sobre as redes de ensino do país.

Das 3.925 escolas públicas e privadas do Rio Grande do Norte, apenas 42% realizaram o censo até agora, embora essas unidades sejam responsáveis por 70% dos alunos potiguares. Segundo a coordenadora do Censo Escolar no Estado e responsável pelo setor de Estatística da SEEC, Senise Doriana, as escolas com o maior atraso no envio das informações são as municipais.

Doriana alerta que os novos gestores municipais e diretores devem realizar o censo dentro do prazo fixado para não correrem o risco de suas escolas serem penalizadas. “O não envio dessas informações ocasionará a desatualização dos dados dos alunos junto ao Ministério da Educação, a suspensão de verbas destinadas de acordo com a situação de cada escola e quebra no acompanhamento que as secretarias de Educação realizam.

Desde o dia 1º de fevereiro, todas as escolas do Rio Grande do Norte foram convocadas a apresentar os dados do acompanhamento, transferência e abandono dos estudantes durante o ano letivo de 2012. Essas informações importantes para a atualização do banco de dados da Educação no país, que serve para análise dos resultados obtidos pelos alunos que permaneceram matriculados e frequentando a escola durante o ano letivo, assim como das desistências e transferências.

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...