3 de outubro de 2015

INCÊNDIO DE GRANDE PROPORÇÃO ASSUSTA MORADORES DE PARELHAS

Um incêndio em uma fábrica de querosene na tarde desta sexta-feira, (02), assustou a população de Parelhas, mas, felizmente, os danos foram só materiais.

02-fogo

O incêndio aconteceu próximo a saída para Equador, no Bairro Cruz do Monte em Parelhas. O Corpo de Bombeiros de Caicó foi acionado, e, com a ajuda de alguns populares, controlou o fogo.

CONVITE MISSA 30º DIA DO SANFONEIRO “CHICO DE MANÉ DE RITA”

Ainda muito costernados, os familiares do sanfoneiro, poeta e artesão, Francisco das Chagas Azevedo, “Chico de Mané de Rita”, convidam amigos, parentes e o povo em geral para juntos rezarem a missa de 30º dia de sua partida.

12072812_537957479686679_4632688901453148150_n

A missa será celebrada neste domingo, (04) às 7:00 hs na Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Jardim do Seridó. Certos do seu comparecimento, os familiares antecipadamente agradecem a todos.

STF AUTORIZA POLÍCIA FEDERAL A OUVIR LULA

imagesBGLDVGO9O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira (02) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros do governo dele sejam ouvidos em depoimento em um dos inquéritos da Operação Lava Jato.

O pedido para ouvir Lula foi formulado ao ministro pela Polícia Federal. O ex-presidente não é investigado no caso, mas será ouvido na condição de testemunha, como defende o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ou "informante", nas palavras do ministro.

O ministro não usou o termo “testemunha”, como Janot, para não qualificar a forma como o ex-presidente será ouvido. Em tese, num inquérito penal, uma pessoa depõe na condição de investigado (pela qual não tem compromisso de dizer a verdade) ou testemunha (em que se compromete a falar a verdade). A figura do informante só existe num processo de natureza civil e, nessa condição, também não há obrigação de dizer a verdade.

A assessoria do Instituto Lula informou que a decisão de Zavascki confirma que não há motivo para que ele seja investigado.

"A manifestação do ministro Teori Zavaski confirma o entendimento do Procurador Geral da República: o ex-presidente Lula não pode ser investigado nos inquéritos sobre a Petrobras, porque não há qualquer razão para isso. O ministro Teori vai além: Lula não pode nem mesmo ser ouvido como testemunha. O ex-presidente sempre esteve à disposição das autoridades da República para colaborar na busca da verdade e, se convidado, o fará como um dever de cidadania", diz o texto da nota.

O depoimento de Lula foi pedido no início de setembro pelo delegado da Polícia Federal Josélio Sousa no maior inquérito da Lava Jato no Supremo: o que tem atualmente 39 investigados e no qual se apura se houve a formação de uma organização criminosa na Petrobras para desvio de dinheiro público e pagamento de propina a políticos.

No pedido, o delegado apontou que o ex-presidente pode ter se beneficiado, obtendo vantagens para si, para o seu partido, o PT, ou mesmo para o seu governo, com a manutenção de uma base de apoio partidário sustentada às custas de negócios ilícitos na Petrobras.

Na semana passada, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, concordou com o pedido, ressaltando porém que não havia nada de objetivo até aquele momento que justificasse a inclusão de novos nomes na investigação. Isso, segundo o procurador, não impede que as pessoas sejam ouvidas como testemunhas.

"Para que a condição jurídica das referidas pessoas seja alterada – de testemunhas para investigados – é necessário que a autoridade policial aponte objetivamente o fato a ensejar a mudança do status, o que será oportunamente avaliado pelo titular da ação penal", diz Janot, que é quem comanda a investigação.

Embora Lula não tenha mais o chamado foro privilegiado – porque não é detentor de mandato –, o pedido da PF foi enviado ao STF porque o inquérito envolve políticos que só podem ser investigados pelo tribunal.

ABSURDO! “AMBULÂNCIA FANTASMA” ERA “ABASTECIDA” COMO SE ESTIVESSE EM FUNCIONAMENTO EM EQUADOR

É quase inacreditável, mas é pura verdade! Talvez a administração do então prefeito Vanildo Fernandes achava que jamais seria descoberto, mas agora a população de Equador ficará sabendo como e referida administração “cuidava” do dinheiro do povo.
 
Ambul
 
Como todos sabem na cidade, uma ambulância modelo Elba Weekend de placas MXO- 3299, encontrava-se parada durante o ano de 2012, mas, apesar de não ter nenhuma condição de circular, o veículo era usado como “Ambulância Fantasma” para justificar abastecimentos, ou seja, mesmo na sucata, o veículo “era abastecido” como se estivesse servindo ao povo.
 
Resta ao Ministério Público apurar e responsabilizar o ex-prefeito e sua equipe que eram ordenadores de despesas da saúde: Secretária, Diretor e Gestor do Fundo Municipal de Saúde, para responsabilizarem-se por esse ato de irresponsabilidade perante a administração municipal.
 
Do Blog: Isso é quase nada perto do que era feito com o dinheiro público em Equador.

CONFORME ESCUTAS TELEFÔNICAS, PMs DENUNCIADOS E PRESOS POR CORRUPÇÃO RECEBIAM ATÉ GALINHAS COMO PARAMENTO

O Ministério Público denunciou 14 pessoas nesta sexta-feira (2) após a operação Novos Rumos que investigou o envolvimento de policiais militares com o tráfico de drogas em Natal. A operação foi deflagrada na última terça-feira (29), ocasião em que 12 PMs foram presos. De acordo com o MP, as investigações apontaram o envolvimento de outros dois policiais militares que não foram presos na terça, mas também foram denunciados.

Em uma das interceptações, policiais denunciados fazem gozação sobre galinhas que foram recebidas como pagamento de propina para liberar homem flagrado com munições     (Foto: Reprodução/G1)

Os policiais militares foram denunciados por corrupção passiva, peculato-furto, receptação, prevaricação e violação de domicílio. Os crimes são previstos no Código Penal Militar.

De acordo com as investigações do Ministério Público, os policiais militares presos na operação 'Novos Rumos' receberam dinheiro, queijos e até galinhas para liberar suspeitos de cometer crimes e permitir o tráfico de drogas na região metropolitana de Natal. As descobertas foram feitas por meio de interceptações telefônicas e escutas instaladas dentro de um carro do 9º Batalhão da Polícia Militar. O conteúdo está transcrito no pedido de decretação de prisões preventivas, indisponibilidade de bens e afastamento de sigilo de dados fiscais feito Ministério Público à Justiça potiguar.

Um diálogo travado dentro do carro 294 do 9º Batalhão da Polícia Militar é usado pelo MP para ilustrar a série de crimes praticada pelos PMs. Na conversa, os policiais afirmam que "honestidade não vale nada" e questionam por que eles deveriam ser honestos "se os políticos não são". O mesmo carro, segundo o Ministério Público, foi usado para cometer os crimes de associação criminosa, tortura, corrupção passiva, receptação, furto, roubo e prevaricação entre 2014 e 2015.

Para o MP, as interceptações telefônicas e escutas revelam que o os crimes eram algo "rotineiro" para os policiais. Um dos casos mais emblemáticos aconteceu quando os PMs aceitaram duas galinhas e R$ 60 para liberar o suspeito de um crime. Aconteceu no dia 5 de maio deste ano, em uma abordagem de rotina em que os policiais encontram munição no carro de um homem não identificado em Parnamirim, na Grande Natal.

Depois de receberem as galinhas e o dinheiro, os PMs conversam. "Queres vender a tua? Para eu colocar lá no quintal para comer o mato", questiona um deles. O outro recusa a oferta: "Não! Vou ficar com ela! Vem Dias das Mães aí!".

TRAGÉDIA! DESLIZAMENTO DE TERRA DEIXA DEZENAS MORTOS E DESAPARECIDOS NA GUATEMALA

Um forte deslizamento de terra soterrou casas na Guatemala. Segundo a agência AFP, o desastre deixou 30 mortos, de acordo com os serviços de emergência que trabalham no local. Mais cedo, os serviços de emergência informaram que mais de 600 pessoas estão desaparecidas. Anteriormente, haviam sido informados 7 mortos, 25 feridos e 200 desaparecidos.


Criança é carregada no resgate de vítimas de um deslizamento de terra na Guatemala nesta sexta-feira (2) (Foto: AFP PHOTO / Johan ORDONEZ)

Chuvas fortes causaram o deslizamento de barro e pedras sobre cerca de 125 casas na quinta-feira (1) à noite em Santa Catarina Pinula, a poucos quilômetros da Cidade da Guatemala.

Segundo Alejandro Maldonado, titular da Coordenação Nacional para a Redução de Desastres (Conred), que é filho do presidente Alejandro Maldonado, o número de vítimas pode aumentar nas próximas horas.
 Equipes de resgate fazem busca por sobreviventes após um deslizamento de terra em Cambray, um bairro no subúrbio de Santa Catarina Pinula, a leste da Cidade da Guatemala. Uma colina desabou após fortes chuvas, enterrando várias casas  (Foto:  Moises Castillo/AP)

O último balanço da Conred indica que 34 pessoas foram resgatadas com vida e que 43 estão em um abrigo do governo.
Equipes de resgate estão buscando sobreviventes em meio aos escombros. Cerca de 50 pessoas que perderam suas casas foram levadas para abrigos. O desastre é um dos piores na história recente do país centro-americano.

"É muito difícil o trabalho de resgate devido ao terreno acidentado, praticamente é como uma montanha", disse à AFP Cecilio Chacaj, socorrista dos Bombeiros Municipais Departamentais, momentos antes de resgatar um homem com vida.
Moradores deixam área afetada por um deslizamento de terra em Santa Catarina Pinula, na periferia da Cidade da Guatemala. Segundo a imprensa local, seis corpos foram recuperados a partir de lama e cerca de 40 casas foram destruídas (Foto:  Josue Decavele/Reuters)

Vários familiares informaram que estão recebendo mensagens de texto de pessoas presas sob as casas.

O deslizamento surpreendeu a todos durante a noite nesta zona declarada de alto risco por estar próxima a um morro e a um rio.
As autoridades do país advertiram que a região enfrenta um desastre de “grandes proporções”, segundo a EFE.
"A situação é complexa porque, segundo os mapas do município, havia 68 residências na área, mas a informação que temos é que havia outra quantidade de casas informais nos morros afetadas pelo deslizamento", explicou o secretário executivo da Coordenadora Nacional para a Redução de Desastres (Conred), Alejandro Maldonado, a uma emissora local.
Segundo Maldonado, mais de 100 casas podem ter sido atingidas. Ele acrescenta que a prioridade é buscar pessoas debaixo dos escombros e evacuar as áreas de risco.

"Somos um belo país, mas também somos muito vulneráveis a este tipo de catástrofe", disse o presidente Maldonado, ao anunciar que a comunidade internacional já ofereceu ajuda para socorrer as pessoas atingidas.

BANCO DE LEITE DO HOSPITAL DO SERIDÓ PRECISA DE DOADORAS

O Banco de Leite Humano do Hospital do Seridó, em Caicó, está com o estoque baixo para atender a necessidade dos bebês internadas e recém nascidas. A redução do número de mães doadoras ocorre com o fim do período de amamentação e o cadastramento de novas doadoras é necessário para manter o estoque. Com esse objetivo, o Hospital faz nova campanha para destacar a importância da doação do leite materno para a saúde e recuperação das crianças internadas.

DSC_0789

As crianças precisam de leite materno. Atualmente trabalhamos somente com o leite necessário para atender a demanda dos bebês internados, sem grande reserva”, destaca Marilene Bezerra, integrante da junta interventora, ao informar que a campanha de doadoras é permanente para compor e manter um estoque seguro no Banco de Leite.

As mães interessadas em doar leite devem estar amamentando e ter leite em excesso. Basta entrar em contato com o hospital para realizar os procedimentos. A doação de leite não prejudicará o bebê e ajudará muito contra diarreia, infecções respiratórias, diabetes e alergias, além auxiliar no ganho peso e desenvolvimento da criança.

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...