1 de julho de 2016

PREFEITO DE NATAL, CARLOS EDUARDO, É DENUNCIADO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

O Ministério Público do Rio Grande do Norte entrou com uma ação de improbidade  administrativa contra o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT) pela nomeação do ex-deputado estadual Cláudio Porpino para o cargo de diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico (Arsban).
 
De acordo com a denúncia do Ministério Público, a nomeação de Cláudio Porpino para o cargo viola princípios da administração pública - como legalidade, eficiência e boa governança - uma vez que o ex-deputado não preenche os requisitos técnicos e legais exigidos.
 
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Prefeitura de Natal disse que ainda não foi notificada e que, quando isso acontecer, a Procuradoria Geral do Município vai analisar e responder ao processo.
 
Houve a utilização do cargo de diretor-presidente da Arsban unicamente para acomodação política de Cláudio Henrique Pessoa Porpino, aliado político próximo a vice-prefeita, Wilma de Faria, e desprezando os critérios técnicos exigidos não apenas pela legislação municipal, mas também pela complexidade que reclama a natureza do serviço público de saneamento básico”, diz um trecho da ação de improdidade.

Além da ação de improbidade contra o prefeito, o MP também ajuizou uma Ação Civil Pública cobrando a exoneração de Claudio Porpino da presidência da Arsban.
 
De acordo com o pedido do MP, Cláudio Porpino não preenche os requisitos técnicos e legais exigidos pela Lei Municipal que regula a agência. Apesar da experiência de Porpino como gestor, o MP alega que a formação acadêmica dele como odontólogo não se enquadra em nenhuma das áreas do conhecimento à atuação da Arsban.
 
Na ação, que tem pedido de liminar, o MPRN ainda requer que o poder público municipal nomeie para o cargo alguém que preencha os requisitos previstos em lei.
 
A nota do Ministério Público também ressalta que antes de ajuizar a Ação Civil Pública, o MP fez uma Recomendação ao prefeito para exoneração do diretor-presidente, nomeando em seu lugar alguém que preenchesse corretamente todos os requisitos. No entanto, nenhuma providência foi tomada.

JUSTIÇA DO RJ ACEITA DENÚNCIA CONTRA CAVENDISH, CACHOEIRA E OUTROS 21

A Justiça Federal do Rio aceitou a denúncia contra o bicheiro Carlos Cachoeira, o ex-presidente da Delta Fernando Cavendish, o empresário Adir Assad e outras 20 pessoas. Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, responsável pela Operação Saqueador junto com a Polícia Federal, eles são acusados desviar R$ 370 milhões de cofres públicos.
 
 
 
Eles são investigados pela operação Saqueador, deflagrada nesta quinta-feira (30). Quatro acusados foram presos. Há um mandado de prisão em aberto contra Cavendish, que está no exterior e é considerado foragido.
 
Segundo a assessoria de imprensa de Cavendish, ele está voltando para o país. Uma nota será divulgada ainda nesta sexta-feira.
 
Agentes do MPF e da PF do Rio foram às ruas em três estados para operação que foi batizada de Saqueador, que tinha o objetivo de combater a lavagem de dinheiro e o desvio de verbas em obras públicas.
 
A Polícia Federal chegou de madrugada aos endereços em três capitais. Um dos alvos, o empreiteiro Fernando Cavendish, dono da Construtora Delta, não estava em casa, no Rio de Janeiro. Ele mora de frente para o mar, na Avenida Delfim Moreira, no Leblon, um dos endereços mais caros do país.
 
Cavendish está fora do Brasil desde 22 de junho. Os agentes apreenderam um cofre no apartamento dele e documentos na sede da Delta, no Centro da cidade.
Em Goiânia, os policiais prenderam o bicheiro Carlinhos Cachoeira e o ex-diretor da Construtora Delta para a região Centro-Oeste, Cláudio Dias Abreu.
 
Em São Paulo, a operação buscava os chamados operadores financeiros do esquema. Marcelo José Abbud não foi encontrado de manhã, mas se entregou no fim da tarde, como mostram imagens exclusivas obtidas pelo Jornal Nacional.
 
Adir Assad estava em casa, até porque cumpre prisão domiciliar, com tornozeleira eletrônica, depois que foi condenado na Operação Lava Jato.
 
Fonte: G1.

COLISÃO ENTRE CARRO E CARROÇA DE BURRO ENTRE JARDIM DO SERIDÓ E OURO BRANCO DEIXA FERIDOS

Um acidente grave foi registrado nesta sexta-feira, (01), na RN que liga Jardim do Seridó a Ouro Branco, onde um veículo colidiu com uma carroça de burros, deixando dois feridos.
Segundo informações, “Silvano de Gogo” seguia na carroça de burro, carregado de lenha, quando na subida do alto próximo ao trevo Jardim do Seridó, foi barroado por trás por um corsa, que era dirigido por “Batista do Sombrio”.
Após bater na carroça, o carro capotou, e “Batista” ficou preso às ferragens, mas foi socorrido para o Hospital de Jardim do Seridó, e posteriormente transferido para Currais Novos, com suspeita de fratura na clavícula. Já “Silva de Gogo”, que segundo relatos, escapou por um milagre, sofreu escoriações, e um corte na cabeça, mas, felizmente já encontra-se casa.
Com o violento impacto, a carroça de burra ficou totalmente destruída, e infelizmente, a Burra, após ser examinada pelo veterinário, Dr. Paulo, teve que ser sacrificada.
Do Blog: Lamentável! Dois pais de famílias, trabalhadores, que se envolvem em um grave acidente, mas graças à Deus, ambos saíram vivos. Estimo as melhores!

FISCALIZAÇÃO É INTENSIFICADA NO RIO PIANCÓ-PIRANHAS-AÇU

Em parceria com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), a Agência Nacional de Águas intensificou esta semana a fiscalização na Bacia do Rio Piancó-Piranhas-Açu, como determina a Lei 9433/97, que em período de escassez de água, prioriza o consumo humano e dessedentação animal.
 
 

 
Até esta quinta-feira (30), o trabalho de fiscalização realizado no trecho de São Bento a Paulista, ambos os municípios paraibanos, vistoriou 22 usuários, com o resultado de quatro multas entregues no valor de 5 mil reais; duas bombas lacradas e três apreendidas; dois autos de interdição cautelar; 1 advertência; 1 multa aplicada e quatro embargos. Todos os autos, com notificação para remover as bombas encontradas no Rio, como também os sistemas de irrigação. A fiscalização continua por tempo indeterminado.

PF PRENDE DOLEIRO LIGADO A CUNHA E MIRA EMPRESA DO GRUPO DONO DA JBS

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (1º) a Operação Sépsis, uma nova etapa da Operação Lava Jato. Um dos alvos foi o doleiro Lúcio Bolonha Funaro, preso em São Paulo.
 
Segundo delatores da Lava Jato e a Procuradoria-Geral da República (PGR), Funaro é ligado ao presidente afastado da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ele deverá ser transferido para na segunda-feira (4) para Brasília, onde ficará detido na Superintendência da PF, à disposição dos investigadores.
  
Ao todo foram cumpridos na operação 19 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Distrito Federal.
 
 
 
Os mandados foram autorizados pelo ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da PGR.
 
O objetivo da operação é investigar um suposto esquema de pagamento de propina para liberação de recursos do Fundo de Investimentos do FGTS (FI-FGTS), administrado pela Caixa Econômica Federal.
 
A operação teve como base delações do ex-vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa Econômica Federal Fábio Cleto e de Nelson Mello, ex-diretor da empresa Hypermarcas.
 
De acordo com investigadores, Fabio Cleto informava os nomes das empresas que pediam financiamento com recursos do FGTS a Lúcio Funaro, que procurava as empresas e pedia propina para agilizar a liberação do dinheiro. Segundo os investigadores, a propina era dividida entre Funaro, Cleto e Cunha.
 
O presidente da Caixa, Gilberto Occhi, afirmou que o banco revisará todas as operações de empresas apontadas por Cleto na delação. Por meio de nota oficial, a Caixa informou que não houve prejuízo ao FI-FGTS.

NILDSON DANTAS COBROU AO GOVERNADOR AGILIDADE NA OBRA DA AUTORA PARA CAICÓ

O presidente da Câmara Municipal de Caicó, Nildson Dantas (PSD), esteve acompanhando a visita do governador do estado, Robinson Faria (PSD), ao município de Jardim de Piranhas nesta sexta-feira (1º).
 
 

 
Na oportunidade, Nildson cobrou ao chefe do Poder Executivo agilidade na construção da adutora de engate rápido na cidade de Caicó, considerada uma obra prioritária de combate a seca na região.

O projeto será financiado por meio de um repasse de R$ 44 milhões feito pelo Ministério da Integração, parte do Plano Emergencial de Segurança Hídrica. Segundo o presidente da Câmara, a efetivação da obra é “uma resposta para a crise no abastecimento diante de do crítico quadro de estiagem enfrentando”.

IRMÃO TENTA MATAR IRMÃO A FACADAS APÓS DISCUSSÃO EM CIDADE DO RN

O centro de Operações da Polícia Militar registrou na noite desta quinta feira, (30), uma ocorrência de tentativa de homicídio onde um irmão tentou matar outro a facadas em Mossoró no Rio Grande do Norte.
 
 
 
 
De acordo com as informações a ação criminosa ocorreu na Rua Aoem Menescal no Bairro Santo Antônio.Durante uma bebedeira houve uma discussão entre os dois irmãos que entraram em luta corporal,e Gilberto Geronimo Ferreira Aragão, de 37 anos de idade levou a pior levando várias cutiladas de faca peixeira.
 
Gilberto foi socorrido por populares para a Unidade de Pronto Atendimento do bairro Santo Antônio e em seguida transferido por uma ambulância do SAMU para o Hospital Tarcísio Maia.
 
Fonte: Mossoró noticias.

AVIÃO COM 10 PESSOAS QUE COMBATIA INCÊNDIO NA RÚSSIA DESAPARECE

 
 
Imagem de arquivo mostra avião tanque Il-76 durante exercícios  (Foto: Maxim Marmur / Arquivo / AP Photo)

"O avião estava apagando um incêndio no distrito de Kachugski (região de Irkutsk) e não se sabe onde se perdeu", disse uma fonte dos serviços de emergência à agência "Interfax".
 
O último contato por rádio com o avião aconteceu às 2h45 (hora local) e que próxima comunicação aconteceria 45 minutos depois, mas não chegou a ser realizada.
 
O IL-76 desapareceu quando realizava sua segunda missão do dia em uma área afetada por incêndios florestais.
 
O Ministério inicialmente informou que além dos cinco tripulantes, no avião desaparecido estavam outras cinco pessoas. No entanto, confirmou mais tarde que todos os ocupantes fazem parte da tripulação.
 
"Um total de oito aeronaves, seis delas do ministério, participam da busca do avião", disse um porta-voz da pasta.

GRUPO DA OPOSIÇÃO DE OURO BRANCO SE REÚNE PARA TRAÇAR METAS E ESTRATÉGIAS PARA CAMPANHA ELEITORAL

O grupo da oposição ourobranquense se reuniu nesta quinta-feira, (30), para traçar metas e discutir estratégias para a campanha que se avizinha. Vários pré-candidatos do sistema estiveram presentes na reunião.
 
 
 
A oposição ourobranquense está unida em torno da pré-candidatura a prefeita da professora, vereadora Eurinete Santos. A pré-candidata foi presidente da câmara municipal. No grupo também estão os ex-prefeitos, “Zé Braço”, e Nilton Medeiros.
Do Blog: Boa sorte à todos!

PARCERIA ENTRE GOVERNO E PREFEITURA GARANTE INAUGURAÇÃO DE ESCOLA EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU

A realidade da estrutura escolar mudou para dezenas de alunos da educação infantil e ensino fundamental 1 de São José de Mipibu. Nesta quinta-feira (30), a Escola Municipal Antônio Ferreira, situada na comunidade Quebra Fuzil, zona rural do município, foi entregue à população plenamente reformada, uma ação conjunta entre Governo e Prefeitura.
 


 
A verba para a construção da unidade foi oriunda de uma emenda de R$ 785 mil do então deputado estadual e agora vice-governador Fábio Dantas e da deputada estadual Cristiane Dantas , que será aplicada também para a reforma da escola Euza de Melo Palhano. Do total, os recursos do Governo do Estado perfazem R$ 292.500,00.
 
A escola Antônio Ferreira, que soma 132 alunos, tinha apenas duas salas, separadas por tapume e estrutura deficitária. Com a reforma, o número foi ampliado para oito salas de aulas e o prédio ganhou brinquedoteca, biblioteca, laboratório de informática, sala de gestão para professores e diretores, e reformas no pátio, cozinha e banheiros, que ganharam acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
 
 
 
O governador Robinson Faria andou pelas dependências da escola e conversou com pais, professores e alunos sobre a nova estrutura. “Nossa meta, e uma das bandeiras do nosso governo, é a educação. Estamos entregando hoje aqui uma estrutura bem montada, com equipamentos de ponta, uma escola que não se diferencia em nada do que encontramos nas outras unidades espalhadas pelo estado, inclusive em Natal. A nossa alegria é saber que os pais poderão contar com o nosso apoio para que as crianças se desenvolvam e trilhem um caminho brilhante”, disse.
 
 
Para Fábio Dantas, a escola é a tradução de um sonho para alunos, pais e professores. “A educação formal das crianças é o caminho certo para um futuro melhor. Mas não é só a reforma que garante isso. Tudo passa pela valorização dos profissionais que estão em sala de aula, e isso foi priorizado pelo governador Robinson Faria desde que assumiu o governo, uma das marcas da nossa campanha. A inauguração da escola é a garantia de uma estrutura ampla de qualidade para os estudos dos mais jovens, um sonho antigo de toda a comunidade”, disse.
 
A deputada estadual Cristiane Dantas declarou que a reforma cumpre uma importante etapa no ensino. “A educação é a base de tudo. O ensino é essencial para que os jovens alcancem seus sonhos. É muito gratificante ver que o nosso trabalho teve uma resposta positiva quando a gente vê a conclusão de uma obra como essa”.
 
A secretária-adjunta de Estado da Educação, Mônica Guimarães, destacou que a melhoria estrutural do prédio será traduzida na melhoria dos índices e indicadores preconizados nos planos municipal e estadual de educação.
 
O prefeito Arlindo Dantas lembrou que a inauguração da escola refletirá positivamente na comunidade. “A escola Antônio Ferreira foi construída em um bairro pobre, mas que tem todas as condições para continuar formando pessoas com grandes perspectivas de futuro. Essa foi a nossa ideia desde o início, e o governo do Estado entendeu nossa preocupação, liberando a emenda que estava represada desde 2015 e que foi destravada pela atual gestão”, finalizou.

ATENÇÃO! FIQUE POR DENTRO DAS BOAS NOTÍCIAS DA CASA DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER DURVAL PAIVA

McDia Feliz 2016
A Casa Durval Paiva em parceira com o Instituto Ronald McDonald promovem a Campanha McDia Feliz 2016 que vai acontecer no dia 27/08, também em Natal. Na compra dos tíquetes Big Mac você estará contribuindo com a causa e a renda será revertida para as crianças e adolescentes da instituição. Adquira os tíquetes na Durval Paiva (Rua Prof. Clementino Câmara, 234 – Barro Vermelho) ou pelo telefone 4006-1600.
 
 
 

Semana Solidária no Nordestão
Vem aí a Semana Solidária Nordestão Santa Catarina, de 04 a 09/07, na zona norte de Natal. A iniciativa proporcionará aos clientes e colaboradores da Rede de Supermercados o acesso às informações sobre a Casa Durval Paiva, diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e aos produtos produzidos pelas mães no Projeto Novo Rumo.

 

Projetos Aprovados
Os projetos Registro de Câncer (pesquisas estratégicas) e a Campanha do Diagnóstico Precoce (capacitação) da Casa Durval Paiva foram aprovados na carteira de projetos do Instituto Ronald McDonald 2016. Eles receberão recursos visando proporcionar melhor qualidade de vida para as crianças e adolescentes com câncer.
 

Viver Feliz
A Casa Durval Paiva dá início ao Projeto Viver Feliz, financiado pelo Comdica/Fia, que busca o desenvolvimento humano dos pacientes, através de recursos facilitadores como: música, artes visuais, inclusão digital, leitura e teatro, promovendo autonomia e a descoberta de novos talentos.

UM MORRE E 4 FICAM FERIDOS EM GRAVE ACIDENTE ENTRE AMBULÂNCIA E CAMINHONETE NO INTERIOR DA PB

Uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas, no início da tarde desta quinta-feira (30), em decorrência de um acidente BR-412 entre uma ambulância da cidade de Monteiro e uma camionete.
 
 


O acidente aconteceu próximo a entrada para o distrito de Malhada de Roça, no município de São João do Cariri, no Cariri paraibano. O Samu foi acionado e socorreu quatro vítimas para o Hospital de Serra Branca. Na unidade de saúde, uma delas veio a óbito. Outro homem teve traumatismo em pelo menos duas partes do corpo e foi transferido para Campina Grande. Eles estavam na camionete, que seria do município de Teixeira.

 
 

O motorista da ambulância e uma mulher, que estava no veículo, tiveram ferimentos, mas passam bem no Hospital de Serra Branca. Outro monteirense, também presente na ambulância, foi transferido direto para o hospital de Trauma de Campina Grande.

Fonte e fotos: Mais PB.

NORDESTINO EX-CORTADOR DE CANA SE FORMA EM MEDICINA

Um dos sete filhos do pedreiro José Lopes, de 63 anos, e da dona de casa Edileusa Maria, de 59, o agora médico Jonas Lopes trabalhou como cortador de cana até os 15 anos. Nascido em Palmares, Mata Sul de Pernambuco, Jonas morou até 2006 em Joaquim Nabuco. Hoje com 30 anos, o futuro cardiologista garante que,  "o que me move é o conhecimento e ajudar as pessoas".
 
Ele é o primeiro da família a ter curso superior, mas acredita que no futuro os irmãos irão seguir o mesmo caminho. "Agora eu só quero ajudar meus pais, dar orgulho a eles e aos meus irmãos e continuar exercendo meu amor pela medicina, distribuir esse amor para os meus pacientes. Também quero estudar, estudar e nunca parar", afirmou.
 
Jonas se tornou médico de fato e direito na quarta-feira, (30) - dia da colação de grau. Ele disse que não conseguiu segurar a emoção no momento em que foi homenageado pelos colegas.

O médico, que desde de criança ajudava a mãe a cortar cana, trabalhou na zona rural de Joaquim Nabuco dos 12 aos 15 anos. Foi também durante a infância que veio o sonho de cursar medicina. Desde pequeno Jonas gostava de ciências. Devido às dificuldades pelas quais a família passava, pensou em ser professor, porque - para ele - seria mais fácil. "Mas eu ficava admirando o trabalho de médico. Sempre tive a medicina no coração", falou.
 
 
Ex-cortador de cana com a prima na formatura dele em medicina pela UPE (Foto: Arquivo pessoal/Flaviana Maria)
 
O recém-formado também trabalhou dando aulas  de reforço, em casas de jogos e carregando frete na feira. .
 
Em 2007, Jonas começou a se preparar para o vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE), que oferecia vagas exclusivas para estudantes de escolas públicas.
 
Fonte: G1/Caruaru.

GOVERNADOR ENTREGA CHEQUES DO PROGRAMA MICROCRÉDITO E EQUIPAMENTOS DO COMPRA DIRETA EM JARDIM DE PIRANHAS, NESTA SEXTA-FEIRA (1º)

O Governador Robinson Faria fará, nesta sexta-feira (1º), a entrega de mais 52 cheques do programa Microcrédito. Desta vez, a beneficiada será a cidade de Jardim de Piranhas, onde o governador deixará também kits do programa Compra Direta. Na agenda prevista para o município, que está marcada para começar às 14h, o chefe do Executivo ainda participará da solenidade de inauguração da Unidade Básica de Saúde e da cerimônia de entrega de unidades habitacionais do “Minha Casa, Minha Vida”, além de uma visita à Delegacia da Polícia Civil.

O programa de Microcrédito irá injetar cerca de R$ 150 mil na economia local, através do financiamento a pequenos empreendedores. Recentemente, foram entregues outros 188 financiamentos na cidade, totalizando R$ 531 mil. No total, a previsão é de que até 2018, 20 mil empreendedores potiguares sejam beneficiados. A solenidade está prevista para as 15h, no Clube Atlético Piranhas.

No mesmo local, acontecerá mais uma entrega de itens para o Projeto de Apoio e Modernização das Centrais de Comercialização, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA - Compra Direta). Entre os equipamentos, estão uma balança de 30 kg, um kit de informática e um veículo, tipo caminhoneta leve (Saveiro). Ao todo, serão beneficiados 161 municípios em todo o Estado, com esta estruturação das centrais.

Na solenidade também será feita a entrega de 60 unidades habitacionais do programa federal “Minha Casa, Minha Vida”.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...