10 de junho de 2016

MULHER É BALEADA DENTRO DE CARRO DURANTE ATENTADO NO RN

Mulher foi baleada na madrugada desta sexta-feira (10) (Foto: Divulgação/PM)

Uma mulher ainda não identificada foi baleada na madrugada desta sexta-feira (10) na Avenida Salgado Filho, na Zona Sul de Natal. De acordo com a Polícia Militar, a vítima estava dentro de um carro quando dois homens em uma motocicleta se aproximaram e atiraram.
 
Segundo a PM, o crime aconteceu por volta das 2h. Após ser baleada, a mulher foi socorrida ao Pronto-socorro Clóvis Sarinho e ainda não se sabe o estado de saúde dela. Os criminosos não foram encontrados.
 
 
Fonte: G1. Foto: Divulgação/PM.

REUNIÃO NO DETRAN DEFINE INTEGRAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL NA OPERAÇÃO LEI SECA

O chefe de Gabinete do Detran/RN, Antônio Henrique, recebeu nessa quinta-feira (09), o delegado geral de Polícia Civil do Rio Grande do Norte (Degepol), Stênio Pimentel, e os delegados Sheila Freitas e Lenivaldo Ferreira para discutir e planejar ações integradas com foco na Operação Lei Seca. A reunião discutiu estratégias iniciadas em encontro realizado ainda na segunda-feira (06) na Degepol, quando o diretor-geral do Detran, Marco Medeiros, visitou o gestor da Degepol para tratar de ações integradas e do fortalecimento da Lei Seca no Estado.
 
 
 
 
Na oportunidade, o subcoordenador da Operação Lei Seca, capitão Isaac Paiva, participou do planejamento que vai resultar na ampliação do aparato policial que vai atuar nas blitzen, visto que a Delegacia Móvel de Polícia Civil vai ficar disponível para ser utilizada na realização das operações. Nesse sentido, policiais civis vão agilizar os procedimentos referentes à produção dos boletins de ocorrências, possibilitando mais rapidez no processo, evitando o deslocamento dos agentes da Lei Seca e o aumento da demanda nas delegacias de plantão da capital.
 
O plano do diretor do Detran, Marco Medeiros, e do gestor da Degepol, Stênio Pimentel, é de que, já nas próximas ações da Lei Seca, a integração Detran, Polícia Civil e Polícia Militar esteja atuando diretamente nos pontos de blitzen deflagradas no Rio Grande do Norte.

CORPOS DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS VÍTIMAS DE ACIDENTE DE ÔNIBUS SÃO ENTERRADOS

Os corpos de onze das 18 vítimas do acidente com um ônibus de universitários na Rodovia Mogi-Bertioga (SP-98)  foram enterrados na manhã desta sexta-feira (10) em cemitérios de Boiçucanga, Barra do Una e Juquehy, em São Sebastião (SP). As cerimônias tiveram início por volta das 10h.
 
 
Corpos de nove vítimas de acidente são enterrados em São Sebastião (Foto: Filipe Rodrigues/ G1)
 
 
Também houve sepultamento de vítimas em São Paulo, Itaquaquecetuba e São Luiz do Paraitinga. Além disso, os corpos de Janaina Oliveira Pinto e Carolina Marreca Benetti foram encaminhados para cidades do Paraná e o de Aldo Sousa Carvalho para o Piauí. O corpo de Daniel Bertoldo será cremado.

Entre os feridos,
nove dos 20 estudantes levados para hospitais seguem internados. Daniel Silva Santos, de 18 anos, permanece no PS de São Sebastião. Gabriela Leite foi transferida para o Hospital de Municipal de São José de Campos e está na UTI em estavo grave, mas não corre risco de morte.
 
 
Vítimas de acidente na Mogi-Bertioga (Foto: Arte/ G1)
 
 
Em São Sebastião, centenas de pessoas acompanham os onze sepultamentos, marcados pela comoção de parentes e amigos das vítimas. Os enterros aconteceram em sequência, com menos de meia hora para cada cerimônia.
 
Fonte e foto: G1.

TURISMO E CULTURA POTIGUARES SERÃO DESTAQUES EM EVENTO NO PARANÁ

O Rio Grande do Norte será destaque na Feira de Turismo das Cataratas pelo segundo ano consecutivo. O evento acontece entre 15 e 17 de junho, no Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu. O Governo do RN estará representado pela Secretaria de Estado do Turismo e pela Empresa Potiguar de Promoção Turística, além de hoteleiros e artistas.
 
 
 
 
No segundo dia da Feira, a Emprotur promoverá a Noite da Cultura Potiguar. Será no espaço Marco das Américas, com capacidade para mil pessoas, entre agentes de viagem, operadores e imprensa especializada. O ator e cantor Isaque Galvão foi convidado a apresentar um recorte da cultura potiguar, com música, cordel e história, além de degustação de iguarias típicas e artesanato.
 
 
Investiremos nessa feira pelo segundo ano consecutivo sendo o único Estado com programação exclusiva para mostrar nosso turismo e nossa cultura. Uma noite potiguar paralela ao evento, em um amplo espaço aberto para quem se interessar em conhecer os potenciais dos nossos cinco pólos turísticos”, frisou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.
 
 
 
 
O estande do Estado potiguar será montado com recursos do RN Sustentável em local de destaque, com 24m2. A expectativa é de receber agentes e operadores sulistas de diversas cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, e do interior de São Paulo, além de caravanas vindas da Argentina e Paraguai, países fronteiriços.
 
Para a presidente da Emprotur, Aninha Costa, o público presente no evento é potencial emissor de turistas ao Rio Grande do Norte. “Esse mercado representa hoje mais de 25% do total do fluxo turístico no nosso Estado. Precisamos investir nesse mercado e esperamos ainda viabilizar voos fretados para a região ainda nesta média e alta temporada”, estimou.
 
 
 
 
A expectativa de Aninha Costa ganha contornos reais quando o governador Robinson Faria decretou há algumas semanas o fim das taxas de impostos para voos fretados nacionais – uma ação pioneira no Brasil que deve retomar os primeiros voos charters para o Estado potiguar já nos próximos meses.
 
 
O Festival de Turismo das Cataratas está em sua 11ª edição. É o maior evento fixo de Foz do Iguaçu e o segundo maior de turismo da região sul. Devido sua posição geográfica do Brasil, Argentina e Paraguai, possibilita a promoção de um encontro de negócios entre profissionais de turismo do Mercosul. Além do foco na geração de negócios, o Festival também busca o desenvolvimento sustentável e inovações tecnológicas.

JAPONÊS DA FEDERAL VAI CUMPRIR PENA EM CASA E COM TORNOZELEIRA ELETRÔNICA

O policial federal Newton Ishii, conhecido como o Japonês da Federal, colocou nesta sexta-feira (10) tornozeleira eletrônica por ter sido condenado a quatro anos, dois meses e 21 dias de prisão por facilitar a entrada de contrabando no país. A pena será cumprida no regime semiaberto harmonizado, ou seja, o agente ficará em casa com algumas restrições da Justiça – deverá estar em casa entre 23h e 5h durante a semana e está impedido de sair nos fins de semana.

Ishii continuará atuando na Polícia Federal em um cargo interno. Por enquanto, a Polícia Federal não especificou qual será a função.Conforme a decisão, o agente não poderá sair de Curitiba e Região Metropolitana sem a prévia autorização da Justiça.
  
 
A medida alternativa foi adotada, segundo a  juíza Luciani de Lourdes Tesserolli Maronezi, em virtude da falta de vagas no sistema penitenciário para o cumprimento do regime semiaberto tradicional.

Além disso, conforme a decisão, o réu é primário, não cometeu crime mediante violência ou ameaça grave e não possui outro fato que desabone a conduta do agente.

O monitoramento ocorrerá até 21/10/2016, quando deverá ser revisto o regime.
Quando Ishii foi condenado, em 2009, ele era aposentado e, portanto, a Justiça não fez nenhuma determinação relacionada a trabalho. Depois da condenação, o Tribunal de Contas da União (TCU) considerou a aposentadoria dele irregular por causa da contagem de tempo de serviço.
Newton Ishii foi preso na terça-feira (7). O mandado foi expedido pela Vara de Execução Penal da Justiça Federal, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, em virtude da Operação Sucuri, que descobriu envolvimento de agentes na entrada de contrabando no país pela fronteira.
 
Ao saber da decisão, Ishii se apresentou espontaneamente na Superintendência da Polícia Federal da capital paranaense. Na quarta-feira (8), ele foi levado para o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), da Polícia Civil.

TCE REALIZA EVENTO PARA ORIENTAR GESTORES EM FINAL DE MANDATO

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), através da Escola de Contas Professor Severino Lopes, irá realizar, nos próximos dias 13 e 14, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves, copm abertura a partir das 9h, o evento “Finalização de mandato e Novas Diretrizes do controle externo - TCE/RN”. 
 
O evento irá disponibilizar duas vagas para cada órgão ou entidade, sendo prefeitura, câmara municipal ou órgão da administração estadual. O público-alvo é formado  por prefeitos, presidentes de câmara, secretários de Estado e municípios e assessores técnicos responsáveis pelo preenchimento dos anexos do Sistema Integrado de Auditoria Informatizada (SIAI).
 
Entre os assuntos a serem abordados, estão as vedações e responsabilidades dos gestores municipais em final de mandato, a prestação de contas de governo em formato eletrônico e as ferramentas do novo portal do gestor, a ser disponibilizado pelo Tribunal de Contas. Com o novo portal, a prestação de contas de gestão e o preenchimento do Siai ganham novas funcionalidades.
 
O “Finalização de mandato e Novas Diretrizes do controle externo - TCE/RN” é uma parceria do Tribunal de Contas do Estado com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, Federação das Câmaras Municipais do RN e o Tribunal Regional Eleitoral.
 

DESGOVERNO! OURO BRANCO CAI 72 POSIÇÕES NO RANKING DE TRANSPARÊNCIA DO MPF

O Município de Ouro Branco regrediu de 31º para 103º lugar entre os 167 municípios do Rio Grande do Norte reavaliados pelo projeto Ranking Nacional da Transparência, patrocinado pela Câmara de Combate à Corrupção do MPF, caindo  72 posições. A nova classificação foi divulgada nesta quarta-feira, (08).   Com nota 3,90 o município baixou 1 ponto no seu escore de dezembro para cá, que era de 4,90 da 1ª avaliação. Se tivesse seguido o crescimento acompanhado do Projeto deveria está alcançando 6,40 pontos sem o ajuizamento de qualquer ação judicial. O resultado é bastante expressivo, principalmente levando-se em conta que traduz os interesses reais do governo municipal em prejudicar a transparência pública, preferindo enfrentar ações civis públicas futuras e esconder as contas da população.

 
De setembro a outubro de 2015, o Ministério Público Federal realizou a primeira avaliação dos portais da transparência e, em dezembro do mesmo ano, divulgou a classificação dos estados e municípios. Após o diagnóstico nacional, expediu recomendações àqueles entes federados que não cumpriram suas obrigações legais, com prazo de 120 dias para a adequação. Após esse prazo, foi realizada a nova avaliação nacional, envolvendo todas as unidades do MPF, no período de 11 de abril a 25 de maio. O resultado da nova classificação identificou que algumas irregularidades ainda persistem. Em relação a esses estados e municípios, foram propostas ações civis públicas.

 
O Município de Ouro Branco / RN já responde a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual baseado no inquérito civil n.º 06.2012.00003775-5 iniciado em agosto de 2012, com objetivo de perquirir a regularidade do funcionamento do Serviço de Informação ao Cidadão e do sítio oficial da rede mundial de computadores previstos no art. 9º e §2º do art. 8º da Lei n.º 12.527/2011 no Município de Ouro Branco/RN, e esse novo resultado colabora para piorar o risco da Prefeitura de Ouro Branco sofrer a suspensão dos repasses de recursos provenientes de convênios do Estado e da União por descumprimento de lei de transparência. Se isso acontecer, o prejuízo da população será grande!
 
 
Do Blog: Quem disse foi o MPF ! Viu?

FAMÍLIA BRITO RECEBE GOVERNADOR ROBINSON FARIA EM SUA RESIDÊNCIA EM JARDIM DO SERIDÓ

A família do ilustre Jardinense, Dr. Manoel de Medeiros Brito, pai do vereador, Dr. Gilberto Brito, recebeu em sua residência em Jardim do Seridó o governador do RN, Robinson Faria e toda sua comitiva, aos quais foi servido um delicioso almoço.
 
 
 

A visita do Governador à casa dos “Britos” aconteceu na tarde desta quinta-feira, (09), logo após a entrega dos cheques do microcrédito e de outras ações do governo do RN no ginásio de esportes de Jardim do Seridó.
 
 
 
 
Além de Robinson Faria, o deputado Gustavo Carvalho, secretários de governo e várias lideranças local, regional e estadual também estiveram presentas na oportunidade.

TJRN ANTECIPA 13º PARA O DIA 17 DE JUNHO E IRÁ LIBERAR R$ 20 MILHÕES

O Tribunal de Justiça do RN irá antecipar o pagamento da primeira parcela do 13º salário para a próxima sexta-feira, 17 de junho. A primeira parcela equivale a 40% do total e representa cerca de R$ 20 milhões circulando na economia potiguar. O anúncio foi feito pelo desembargador presidente Claudio Santos, na manhã de ontem (8), durante coletiva à imprensa para falar dos investimentos do Judiciário potiguar no montante de R$ 110 milhões para construção da nova sede.
 
Cláudio Santos destacou que o TJRN vem conseguindo pagar a sua folha de pessoal em dia, após a implantação das medidas de austeridade no Judiciário desde o início de sua gestão. O presidente ressaltou que o Tribunal ainda está adequando os seus gastos com pessoal aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal e que os recursos utilizados para investimentos são distintos e não podem ser utilizados com esses gastos.

COMERCIANTES JARDINENSES SE ENVOLVEM EM ACIDENTE COM VÍTIMA FALTA NO SERIDÓ POTIGUAR

Um grave acidente foi registrado na tarde desta quinta-feira (09) na BR-226, próximo a Currais Novos, envolvendo um Fiat Uno de placas OWE-0039 conduzido por um jovem identificado como Alex, residente em Currais Novos, e um Fiat Strada de placas MZH-9852 conduzido por José Roberto de Souza de 46 anos, popularmente conhecido por “Beto Sampaio”, residente em Jardim do Seridó.
 



Segundo informações, o motorista do carro da empresa HS móveis, Alex, ficou preso às ferragens, foi resgatado pelo Samu em seguida foi transferido para Natal, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Já a passageira que vinha no Uno foi corrida com várias escoriações e suspeita de fraturas. O motorista da Strada, “Beto Sampaio”, sofreu apenas escoriações leves. O passageiro da Strada, o jardinense “Antônio de Totonho”, também foi socorrido com suspeita de fraturas.
Segundo “Beto Sampaio”, ele seguia sentido Natal/Currais Novos quando o condutor do Uno tentou atravessar a via ocorrendo a colisão.
Do Blog: Lamentável! Nossos sentimentos aos familiares do falecido!

GOVERNADOR DECLARA APOIO A PRÉ-CANDIDATURA DE EURINETE À PREFEITA DE OURO BRANCO

Em sua visita ao Seridó, nesta quinta-feira, (09), o governador do RN, Robinson Faria, reafirmou seu apoio ao projeto político do grupo oposicionista de Ouro Branco, que tem como pré-candidata à prefeita, a vereadora Eurinete Santos.
 
 
 
Além da vereadora, ex-presidente da câmara, Eurinete Santos, os vereadores, "Júnior Nogueira", Rogério Lucena, e o ex-prefeito, “Zé Braço” estiveram presentes na visita do Governador ao Seridó.
Do Blog: Boa sorte!

BANDIDOS MORREM EM TROCA DE TIROS COM A POLÍCIA NO INTERIOR DO RN

Dois homens, ainda não identificados oficialmente, foram mortos nesta quinta-feira (09) durante um confronto armado com a Polícia Militar em Governador Dix-Sept Rosado, cidade da região Oeste potiguar. De acordo com a própria PM, a dupla era foragida da Justiça, além de ser suspeita de assaltos e homicídios na região.
 
 
Armas, munições e aparelhos celulares foram apreendidos na casa onde os suspeitos estavam (Foto: Divulgação/PM)
 
 
"Uma equipe nossa, juntamente com a Polícia Civil, foi até a casa em que os homens estavam e, no momento da abordagem, houve troca de tiros. Os dois homens foram baleados e socorridos, mas não resistiram. O delegado Erick Gomes, titular de Caraúbas, já estava investigando a dupla. Na casa, foram encontrados armas e drogas", disse o Capitão da PM, Inácio Brilhante.
 
Foto: Divulgação/PM.

ATENÇÃO! COMEÇAM AS MATRÍCULAS PARA APROVADOS NO SISU DO 2º SEMESTRE

Os aprovados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2016 devem se matricular nas instituições de ensino para qual foram convocados a partir desta sexta-feira (10). O prazo vai até a próxima terça-feira (14).
 
Os candidatos que não foram selecionados podem aderir à lista de espera até o dia 17 de junho. Os integrantes dessa lista que vierem a ser selecionados devem fazer a matrícula no dia 23 de junho. Para consultar o resultado do Sisu ou aderir à lista de espera o estudante precisa usar a senha e o número de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015.
  
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
 
Esta edição ofereceu, em 65 instituições, 56.422 vagas que foram disputadas por 871.358 inscritos. A inscrição podia ser feita somente pelos estudantes que participaram do Enem de 2015 e obtiveram nota na redação que não fosse zero.

SEGUNDO MPF, MULHER DE CUNHA USOU DINHEIRO PÚBLICO PARA COMPRAR SAPATOS E ROUPAS DE GRIFE

"Dinheiro público foi convertido em sapatos de luxo e roupas de grife", disse o procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF) da Operação Lava Jato. Segundo o MPF, Cláudia Cruz fez compras no exterior com recursos de contas na Suíça abastecidas com dinheiro de propina recebido pelo marido dela, o presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
 
 
Em nota à imprensa, o deputado Eduardo Cunha afirma que as contas de Cláudia no exterior estavam "dentro das normas da legislação brasileira", que foram declaradas às autoridades e que não foram abastecidas por recursos ilícitos.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...