29 de outubro de 2025

‘COMANDO VERMELHO’ FOI INSPIRADO PELA ESQUERDA EM PRESÍDIO DO RIO

O “Comando Vermelho”, que ontem (28) atacou as forças de segurança do Rio, gerando a morte de 60 pessoas, é certamente um dos legados mais relevantes das esquerdas para o Brasil de hoje. O “CV” foi criado no antigo presídio da Frei Caneca, na conivência de bandidos comuns com esquerdistas presos por assalto e sequestro. Aprendiz esperto, Bagulhão começou tudo. Sequestrador, assaltante e traficante, ele criou a “Falange Vermelha”, com lema lacrador e enganoso: “paz, justiça, liberdade”.

 

A esquerda articularia no presídio a aliança “política” de Bagulhão com outros dois facínoras, e a “Falange” deu lugar ao “Comando Vermelho”.

 

Outro bandidaço criador do “CV”, o “Professor”, fazia pose de intelectual, era quem escrevia petições em favor do crime. Até publicou um livro.

 

Adotaram noções de guerrilha e, como ensina a esquerda, com o tempo foram eliminando rivais e se infiltrando, por exemplo, no meio artístico.

RIO AMANHECE SEM VIAS OBSTRUÍDAS

A Prefeitura do Rio de Janeiro informou às 3h30 desta quarta-feira (29) que não havia mais vias obstruídas em decorrência de retaliações do Comando Vermelho (CV) à operação mais letal da história do estado, nesta terça (28).

 

“A última a ser liberada foi a Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, sentido Jacarepaguá, o que ocorreu às 2h45”, detalhou o Centro de Operações e Resiliência (COR).

 

Até a última atualização desta reportagem, a cidade permanecia no Estágio 2, de uma escala de 5. A mudança foi às 13h48 de terça.

 

O 2º nível indica que há risco de ocorrências de alto impacto com elevado potencial de agravamento. “Evite circular nas regiões impactadas pelas ocorrências policiais, permaneça em local seguro e mantenha-se informado”, recomendou o COR.

 

Foram mais de 12 horas de bloqueios orquestrados pelo tráfico. Criminosos usaram ônibus e outros veículos como barricadas em diversas vias do Rio, como forma de represália à operação policial. Segundo o Rio Ônibus, 71 coletivos foram tomados, e 204 linhas foram impactadas.