16 de dezembro de 2011

BOMBA! EMPRESA QUE TEVE DONO PRESO EM OPERAÇÃO Q.I. FOI RESPONSÁVEL PELA REALIZAÇÃO DO CONCURSO EM EQUADOR

Outro grande escândalo paira sobre a atual administração da cidade de Equador, já que o concurso que foi realizado no município foi feito por uma das empresas que estão sendo acusada pelo Ministério Público de fraudar concursos públicos, fraudar licitações, corrupção passiva e tráfico de influência, e que teve seus representantes presos em mega operação do MP/RN ontem, conforme matéria abaixo postada.


Segundo investigações do MP/RN a quadrilha fazia todos os esquemas fraudulentos em comum acordo com chefes de executivos e secretários entre outros funcionários de alto escalão dos municípios, fraudando os concursos públicos através de acordos ilícitos para o ingresso de pessoas no serviço público através do pagamento de “propina” e concessão de outros favores.


Vejam a forma que a quadrilha agia:


a) contato com Prefeitos ou Secretários, com oferta de elaboração de projetos de lei que determinem a criação de cargos públicos ou reformulação da estrutura administrativa;


b) contato posterior para elaboração de editais e demais atos da licitação, oportunidade em que é acertada a vitória da empresa CONCSEL na licitação em troca de aprovação de candidatos;


c) conluio com empresas “parceiras” para fraude aos procedimentos licitatórios;


d) acerto com municípios, através de funcionários do alto escalão, normalmente secretários de administração ou saúde, procuradores, prevendo o número de vagas destinadas a pessoas ligadas aos mesmos, sendo fornecida pelo município lista com o nome dos candidatos a serem aprovados;


e) acerto com clientes fixos e eventuais, vendendo vagas em troca de dinheiro e outros favores;


f) coleta de assinaturas dos candidatos em gabaritos preenchidos pela quadrilha
.


Pois bem, essa empresa Concsel, no qual concursos e seleções eram sistematicamente fraudados, com a venda de gabaritos e provas e alteração dos respectivos resultados, foiexatamente a empresa que realizou concurso público na cidade de Equador na administração do atual prefeito Vanildo Fernandes.

Do Blog: Será que Vanildo Fernandes não é mais um que fazia parte desse esquema fraudulento? Com a palavra o Ministério Público, pois agora todos os municípios que fizeram ou iriam fazer concursos com as empresas envolvidas no esquema são suspeitos.

Foto: Adriano Abreu.






Retrospectiva: PREFEITO DE JARDIM DO SERIDÓ DESCUMPRE LEI SANCIONADA POR ELE MESMO; É A CARA DE JOCIMAR DANTAS!

Matéria postada em: 18 DE MAIO DE 2010.


O atual prefeito de Jardim do Seridó, Jocimar Dantas, conseguiu se superar, e desta vez deixou de cumprir uma lei municipal sancionada por ele mesmo. A referida lei regulariza as pinturas dos prédios públicos da cidade, que no início da atual gestão foram transformados em verdadeiras bandeiras políticas partidária do PMDB, enquanto que na gestão passada todos os prédios públicos foram pintados de cores neutras.

Achando que poderia fazer o que desse na telha, o atual prefeito saiu mandando pintar tudo que encontrasse pela frente de verde, (cor representativa do PMDB local), mas foi barrado pelo ministério público, que ordenou que o mesmo pintasse todo novamente, desta vez com uma cor neutra, o do seu próprio bolso, porém o gestor público estrategicamente, para se livrar das determinações da Promotora enviou uma proposta de lei para a Câmara municipal, que foi aprovada pelos vereadores.

Conforme a lei aprovada pelos vereadores e sancionada por Jocimar Dantas, os prédios públicos só poderão serem pintados com cores neutras, e que as escolas e creches seriam pintadas no meio e no final do ano letivo passada, e que outros prédios públicos também deveriam receber pinturas conforme a lei, mas o prefeito descumpriu a lei e não respeitou os prazos, e o prédio do sobrado que foi transformado em uma aberração, continua sem ser pintado.



Querendo mostrar força, a atual gestão havia iniciado a pintura do sobrado, (conforme foto ao lado), que é um patrimônio público, e como houve a proibição por parte do ministério público de que os prédios fossem transformados em símbolos políticos partidários, e para não tirar a cor verde, o atual gestor aceitou que transformassem o sobrado em uma verdadeira aberração, parecendo muito mais um “Rasga Boca” (pirulito de várias cores), que um prédio público.

Como não se poderia esperar algo diferente, o prédio que deveria ser repintado até o dia 1º de maio, continua uma lastima, entristecendo o centro da cidade e ostentando a bandeira do desrespeito, da ditadura e da falta de compromisso que ora prevalece no município de Jardim do Seridó. Cadê o Ministério Público? Cadê o presidente da câmara que tanto defende as idéias desse prefeito? Também, como se pode esperar cumprimento de lei por alguém que nasceu, se criou, e vive nadando em dinheiro oriundo da contravenção! Com a palavra as autoridades competentes.



MEGA OPERAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DESARTICULA QUADRILHA QUE FRAUDAVA CONCURSOS PÚBLICOS

No dia de ontem, 15/12/2011, após quatro meses de investigação acerca de concursos realizados pelas empresas CONCSEL e SOLUÇÕES em municípios do interior do Estado, o Ministério Público do Rio Grande do Norte desencadeou a Operação “Q.I”, dando cumprimento a quatro mandados de prisão e nove mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo de Direito da Comarca de Martins, resultando na prisão de mais três pessoas em razão de flagrantes de crimes, totalizando sete pessoas presas.


A operação contou com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal, com diligências de buscas e prisões simultâneas nas cidades de Natal, Parnamirim, Martins, Mossoró e Severiano Melo, onde 19 Promotores de Justiça e mais de 120 policiais militares cumpriram as ordens judiciais.


A investigação iniciou-se na Comarca de Santa Cruz e posteriormente passou a ser conduzida pela Promotoria de Justiça de Martins juntamente com o Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECO), descortinando uma organização criminosa que atuou na realização de concursos públicos no interior do Estado e, notadamente, no município de Martins/RN no mês de outubro deste ano.


A quadrilha fraudava os concursos públicos através de acordos ilícitos para o ingresso de pessoas no serviço público através do pagamento de “propina” e concessão de outros favores. A investigação comprovou que o esquema comandado pelos sócios da empresa organizadora de concursos públicos CONCSEL, aprovam pessoas indicadas por integrantes dos Poderes Executivo e Legislativo dos municípios ou através do pagamento de valores direto pelo próprio candidato. Os candidatos assinavam gabaritos fraudados, preenchidos pela própria organização criminosa em momento posterior à realização das provas com a marcação de respostas corretas em número suficiente para a aprovação dos favorecidos.


O modus operandi da quadrilha instalada dentro da CONCSEL, empresa organizadora de concursos públicos pode assim ser resumido:


a) contato com Prefeitos ou Secretários, com oferta de elaboração de projetos de lei que determinem a criação de cargos públicos ou reformulação da estrutura administrativa;


b) contato posterior para elaboração de editais e demais atos da licitação, oportunidade em que é acertada a vitória da empresa CONCSEL na licitação em troca de aprovação de candidatos;


c) conluio com empresas “parceiras” para fraude aos procedimentos licitatórios;


d) acerto com municípios, através de funcionários do alto escalão, normalmente secretários de administração ou saúde, procuradores, prevendo o número de vagas destinadas a pessoas ligadas aos mesmos, sendo fornecida pelo município lista com o nome dos candidatos a serem aprovados;


e) acerto com clientes fixos e eventuais, vendendo vagas em troca de dinheiro e outros favores;


f) coleta de assinaturas dos candidatos em gabaritos preenchidos pela quadrilha;
No concurso público do município de Martins, realizado no último mês de outubro, vários candidatos foram aprovados em razão dessas fraudes.


Ressalte-se, desde já, que a investigação contra a empresa CONCSEL CONCURSOS E SELEÇAO DE PESSOAL LTDA EPP se deveu as suspeitas levantadas contra a SOLUÇÕES METODOS E SELEÇÃO DE PESSOAL LTDA ME, as quais possuem o mesmo quadro societário e que já fora alvo de investigações e ações anteriores, em razão da prática de fraude a licitações.


Além das fraudes nos concursos públicos, a quadrilha igualmente praticou outros delitos, como fraudes à licitação, corrupção passiva e tráfico de influência.
Após o cumprimento das mencionadas ordens judiciais, o Ministério Público Estadual analisará os documentos apreendidos e, em tempo hábil, oferecerá denúncia acerca dos fatos delituosos investigados.


Fonte: MP/RN.




BRINQUEDOTECA IDEALIZADA PARA ALA INFANTIL DO HMRM POR ALUNOS DA UVA É CONCLUÍDA

A magnífica ideal de montar uma “Brinquedoteca” na ala da enfermaria pediátrica do HMRM (Hospital e Maternidade Dr. Ruy Mariz) em Jardim do Seridó, parte de um estágio de um grupo de alunos da UVA, (Universidade Vale do Acaraú) já foi concluída, e já está disponível para todas as crianças que precisarem ficar internada na referida casa de saúde.






A execução do projeto teve o apoio e participação do incansável diretor do HMRM, Dr. Anesiano Ramos, e com a colaboração voluntária do comércio, empresas e de populares, que doaram brinquedos e dinheiro para a montagem da estrutura, brinquedos, decoração e demais detalhes do fabuloso projeto.


Com a conclusão da magnífica idéia de montar a “brinquedoteca”, o grupo de alunas não só cumpriram com as exigências do curso, como também estão oferecendo uma forma muito mais eficaz de amenizar o sofrimento de crianças que estarão precisando como nunca de carinho, atenção e muita alegria para superar suas enfermidades.


Quem ainda quiser doar qualquer brinquedo, pode entregar na loja “Bella Bijoux”, ou no próprio Hospital.


Do Blog: Quanto vale o sorriso de uma criança? Ainda mais quando essa criança encontra-se enferma!





AUXÍLIO RECLUSÃO QUE É DE QUASE 900 REAIS TEVE REAJUSTE MAIOR QUE O SALÁRIO MÍNIMO

No país das desigualdades, vem do próprio governo federal um dado escandaloso. O Ministério da Previdência vai pagar este ano R$ 30 milhões com o Auxílio Reclusão (o famigerado Bolsa Presidiário) a filhos de detento (a)s de regime fechado ou semi-aberto. São R$ 862,60 por família, valor reajustado em 15 de julho pela portaria 407. Um cidadão com ficha limpa, cadastrado no Bolsa Família, recebe entre R$ 32 e R$ 306 para a prole. O trabalhador, R$ 545 de salário mínimo. Desde 2003, a Bolsa Presidiário cresceu 55%. O salário, no mesmo período, teve 54,25% de reajuste real.






SENADORA SERIDOENSE GARANTE APOIO AOS PROJETOS NO PRIMEIRO ENCONTRO COM GOVERNADORA EM BRASÍLIA

Na primeira vez que esteve com a senadora Ivonete Dantas, desde que ela assumiu o cargo, a governadora Rosalba Ciarlini, recebeu, nesta quinta-feira, (15), a garantia de apoio aos projetos de interesse do Rio Grande do Norte que forem levados a Brasília. Ivonete disse que aproveitará os próximos quatro meses- tempo que vai permanecer no cargo substituindo o senador Garibaldi Alves que está de licença para tratamento de saúde- para trabalhar pelo desenvolvimento do Estado. “Não medirei esforços e a governadora sabe que pode contar com essa senadora”, afirmou, acreditando que apesar do pouco tempo, deixará marcas de trabalho no Senado da Republica.

A governadora afirmou não ter dúvidas que a nova senadora vai se somar aos outros parlamentares, fortalecendo o trabalho conjunto do governo e bancada federal. E embora essa união se traduza em ações para todo o Estado, Rosalba destaca que o Seridó vai ter um tratamento especial por ser a região da nova parlamentar, o que considera natural.

No primeiro encontro entre Rosalba e Ivonete, o pólo industrial do Seridó foi o principal assunto tratado. A governadora afirmou que dentro do programa de interiorização de indústrias, o Seridó vai ser contemplado tanto em Caicó quanto em outros municípios.

A senadora acompanhou a governadora na busca de mais recursos para a saúde junto ao Ministério da Saúde e terminaram o dia confiantes que o ministro Alexandre Padilha atenderá o pleito de liberação de recursos para o Hospital Alfredo Mesquita (Macaíba); Hospital Regional Tarcisio Maia - HRTM(Mossoró) e Hospital da Polícia (Natal), além de outros pedidos para melhorar a qualidade de atendimento aos pacientes da capital e interior.

O mandato conquistado em 2006 levou ao Senado políticos de três regiões do Estado: Rosalba (Oeste), Garibaldi ( Central) e Ivonete (Seridó). “Mas os três trabalham por todo o Estado”, observou a governadora.






OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...