14 de setembro de 2013

MORRE AOS 63 ANOS LUIZ GUSHIKEN, EX-MINISTRO E FUNDADOR DO PT

O ex-ministro e ex-deputado federal Luiz Gushiken, de 63 anos, morreu nesta sexta-feira (13) no hospital Sirio-Libanês, em São Paulo. Gushiken fazia tratamento contra um câncer no estômago desde 2002 e morreu em decorrência da doença, segundo a família. O velório está marcado para as 7h e o enterro para as 16h deste sábado (14) no Cemitério do Redentor, na capital paulista.

Gushiken foi ministro da Secretaria de Comunicação do governo Luiz Inácio Lula da Silva Lula. Ele exerceu três mandatos de deputado federal pelo PT (1987-1990, 1991-1994 e 1995-1999).

Durante o período de internação, recebeu no hospital visitas de integrantes do PT, entre os quais Lula, o presidente do partido, Rui Falcão, o senador Eduardo Suplicy, deputados e dirigentes sindicais.

Bancário, Gushiken foi fundador e dirigente do PT e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Exerceu a coordenação de campanhas presidenciais de Lula e, no ano passado, foi absolvido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por falta de provas, da acusação de crime de peculato no julgamento do mensalão. A absolvição de Gushiken foi pedida pelo então procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

O ex-ministro foi acusado de peculato (delito cometido por servidor contra a administração pública) após depoimento de Henrique Pizzolato, ex-diretor de marketing e Comunicação do Banco do Brasil, que disse ter agido a mando de Gushiken no esquema que teria desviado, entre 2003 e 2004, R$ 73,8 milhões do Fundo de Investimento da Companhia Brasileira de Meios de Pagamento (Visanet).

O dinheiro seria uma das fontes de recursos públicos do chamado "valerioduto", esquema pelo qual eram repassados recursos a parlamentares como pagamento pelo apoio político ao governo Lula em votações no Congresso, segundo o entendimento dos ministros do Supremo.

Gushiken sempre negou as acusações e, em sua defesa, sustentou que não eram da sua alçada os recursos do fundo da Visanet.

Depois de deixar a Secretaria de Comunicação, Gushiken passou a ocupar a chefia do Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE) da Presidência da República, de onde se demitiu em novembro de 2011.

Gushiken atuou na corrente Liberdade e Luta (Libelu), braço estudantil da Organização Socialista Internacionalista (OSI), de orientação trotskista. Devido à ascendência nipônica, era chamado de “China” por Lula.

Em nota, a família Gushiken confirmou a morte e lembrou os momentos mais importantes da carreira dele. Nascido em Oswaldo Cruz (SP), casado com Elisabeth e pai de três filhos (Guilherme, Artur e Helena), Gushiken cursou administração de empresas na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi funcionário do Banespa de 1970 a 1999 e presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo de 1984 a 1986.

Ele conheceu Lula quando ainda era secretário-geral do sindicato, na década de 70. Depois, foi presidente nacional do PT (1988 a 1990) e duas vezes coordenador da campanha de Lula a presidente (1989 e 1998).

OPERAÇÃO DAS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR PRENDE 5 PESSOAS EM ACARI

Nas últimas 48 horas a Polícia Militar com apoio da Polícia Civil cumpriram 03 mandados de prisão e prenderam outras duas pessoas em fragrante acusadas de furto.

SAM_1042

Primeiro os Policiais cumpriram os mandados de prisão contra as pessoas; ANTONIO ADELINO DE MELO FILHO de 36 anos, residente na Rua Des. Silvino Bezerra, Bairro Petrópolis, por pensão alimentícia (Já liberdo), SILVINO FAUSTINO DA COSTA de 42 anos, residente Rua Vicente de moura, Bairro Dinarte Mariz, também por pensão alimentícia (Continua detido), MARLUCE MARIA ALVES de 48 anos, residente rua Joaquim batista de Medeiros, Bairro Petrópolis, por execução da pena (Já em liberdade).

Foto0095Os presos em fragrante foram; JOSEMIR ETELVINO DOS SANTOS, “JOSA”, de 20 anos, residente na Rua do CSU, Bairro Petrópolis, na companhia de um menor de 14 anos (Também apreendido) ambos acusados de roubar uma motocicleta Honda de placas MZH-2086/Lagoa Nova, conduzido por uma pessoa que estava embriagada. Eles jogaram uma pedra que derrubou o condutor da moto e em seguida fugiram na motocicleta, mas foram perseguidos e presos pela PM.

Foto0093MARIA ALINE DOS SANTOS de 24 anos residente na rua na Rua do Meio, Bairro Marrocos, Acari, acusada de furto. O vizinho ligou para a Polícia e disse que Aline tinha entrado na sua casa na noite passada e roubado um celular, uma câmera digital, perfumes, um cofrinho de moedas e mantimentos. Ele descobriu guando uma pessoa logo cedo veio a ele e lhe devolveu a câmera digital que a acusada tinha penhorado por 15 reais. Que a acusada guando chegou no local negou tudo, mas após uma breve revista foi encontrado os perfumes e alguns outros objetos da vítima sendo presa em fragrante. Ela tem passagem pela policia por assassinato e tentativa de assassinato, além de varias outras denuncias de pequenos roubos mais nada oficiais.

Fonte e fotos: PMs de Acari e Currais Novos.

PREFEITA DE EQUADOR PARTICIPA DE EVENTO DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA EM NATAL

SAM_1136_copy_thumb[1]_thumb[1]A prefeita Noeide Sabino participou, na manhã de sexta-feira, dia 13, da palestra e oficina sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida,  promovida pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – Femurn, no Hotel Pirâmide, na Via Costeira, em Natal.


Segundo Noeide Sabino, foi uma oportunidade de conhecer as possibilidades do programa tanto para as zonas urbana e rural do município e lembrou que por várias vezes o deputado João Maia citou o déficit habitacional de Equador para os presentes na solenidade. "Quero agradecer ao deputado João Maia e parabenizo pela força aos municípios", ressaltou a prefeita. Ela lembrou ainda que sua equipe técnica da ECON  estará empenhada na elaboração de projetos para conseguir o máximo possível de casas do programa . “Já criamos a Coordenação de Habitação de Equador e teremos também o Conselho Municipal de Habitação”, informa. 

 
O objetivo maior do evento foi chamar a atenção e orientar prefeitos e secretários municipais sobre novas diretrizes do programa e as facilidades que são oferecidas para legalização de terras e construção ou compra da casa própria, ampliando assim a inclusão da população rural e urbana no programa.


Estiveram também presentes no evento, a governadora Rosalba Ciarlini; o presidente da Femurn, Benes Leocádio; o superintendente regional da Caixa Econômica Federal no Rio Grande do Norte, Roberto Sérgio Linhares; prefeitos e secretários municipais de todo o Estado.

ENCONTRO EM BRASÍLIA CONFIRMA INVESTIMENTOS NA ÁREA DA CRIANÇA E ADOLESCENTE PARA O RN

Reunião em Brasília Márcia Maia (1)Um encontro em favor do bem-estar da criança e adolescentes aconteceu nesta sexta-feira (13), em Brasília. A deputada estadual Márcia Maia (PSB-RN) se reuniu à Frente Parlamentar de Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescente e a secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Angélica Goulart.


O debate foi conduzido pela secretaria nacional e teve a assessoria de oito integrantes de sua equipe. Parlamentares de Goiás, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Roraima, Maranhão, Sergipe e Ceará. Questões como o sistema socioeducativo, combate à violação de direitos de crianças e adolescentes, com abuso e exploração sexual foram discutidos.

Na oportunidade, Márcia Maia fez uma breve apresentação sobre o projeto Copa Legal, iniciativa do mandato que aguarda aprovação na Assembleia Legislativa e que pretende estimular uma parceria dos estabelecimentos ligados ao turismo no RN e a rede de proteção de crianças e adolescentes contra a exploração sexual, em especial, durante a Copa do Mundo no estado.

Reunião em Brasília Márcia Maia (2)


"É uma iniciativa que estamos lutando para que seja implantada o quanto antes em nosso estado para que o projeto possa ganhar a capilaridade que nós esperamos e despertar ou mesmo reforçar nos parceiros do turismo a consciência social de que o combate ao turismo sexual passa por todas as esferas da atividade", explicou Márcia.


O projeto ganhou a simpatia dos demais parlamentares que demonstraram o interesse de conhecer de forma mais profunda a iniciativa para implantar em seus respectivos estados. Durante a reunião, também foi informado que um relatório sobre a crise no sistema socioeducativo, elaborado pelo Conanda após visita ao RN, será entregue a ministra da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, Maria do Rosário.


Além disso, a parlamentar ainda recebeu a confirmação da entrega nos próximos meses de mais 37 kits para os Conselhos Tutelares do estado – com automóvel, cinco computadores, impressora, refrigerador e bebedouro - e a instalação, através de investimento do Governo Federal, de um Conselho Tutelar-Modelo na Zona Oeste de Natal, para atender a demanda na Copa do Mundo de 2014.

Na oportunidade, Márcia aproveitou para pleitear uma segunda unidade para o estado, em local a ser definido. Os conselhos, apesar de virem para funcionar durante o mundial de futebol, permaneceram nas cidades após o evento.

A avaliação da nossa participação neste debate é extremamente positiva. A discussão do tema em meio a tantas pessoas preocupadas com a criança e o adolescente, além de inspiradora, é fundamental para que novas iniciativas cheguem para proteger o futuro da sociedade”, avaliou Márcia, presidente da Frente Parlamentar Estadual da Criança e do Adolescente.

PREFEITO DE CAICÓ NÃO ACREDITA QUE PRÓXIMO PRESIDENTE DA CÂMARA VÁ OBSTACULAR PROJETOS DE SUA ADMINISTRAÇÃO

1278336_563498027063398_96564327_nO Prefeito de Caicó, Roberto Germano, em entrevista na manhã desta sexta-feira (13/09) comentou sobre as eleições na Câmara Municipal de Vereadores de Caicó, que elegeu o edil Nildson Dantas para o biênio 2015/2016. Na opinião do gestor caicoense, um Presidente da oposição não dificultará na condução da administração a partir do próximo biênio.

A questão da eleição da Câmara quem deve decidir são os vereadores. Eu não me envolvi, apesar de algumas acharem que eu deveria, mas acho que executivo e legislativo são poderes independentes e harmônicos. Eu tenho certeza que não haverá dificuldades na administração, pois os 15 vereadores eleitos pelo povo querem o bem para Caicó”, disse Germano.

Ainda de acordo com ele, todos os projetos que são enviados para o Poder Legislativo interessam a população e os vereadores não vão deixar de aprovar. “Não vejo má índole nos vereadores em votar contra o povo de Caicó só por ser oposição. Tenho certeza que o Presidente Nildson Dantas não vai obstacular o crescimento da cidade de Caicó”, explicou.

Já com relação ao posicionamento do Vereador Mancuso, que mesmo sendo da base do Prefeito votou em um candidato da oposição, Germano afirma ser um ato da democracia. “Da mesma forma que em Janeiro o Vereador Lobão contou com o voto da oposição, agora a oposição conta com o voto da situação, no caso do Vereador Mancuso que faz parte da nossa base. Ele deve ter seus motivos e isso é da democracia. Nós temos que respeitar”, finalizou.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...