15 de dezembro de 2020

PRIMEIRA HIDRELÉTRICA DO RN ENTRA EM FASE DE TESTE

A hidrelétrica Armando Ribeiro, localizada na barragem homônima do município Itajá, na Região de Assu, entrou em fase de testes após ser energizada pela Companhia Energética do RN (Cosern). Com capacidade para gerar 4,7 megawatts. Esta é a primeira usina hidrelétrica instalada no estado.


O coordenador de desenvolvimento energético Hugo Fonseca e a analista de dados Emília Casanova, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN (Sedec), estiveram presentes durante o procedimento, quando 25% da capacidade da Usina foi ativada.


Os representantes do estado foram acompanhados pelo engenheiro Nivaldo, responsável pela operação e manutenção do novo equipamento.


Segundo informações, a construtora e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) investiram R$ 15 milhões através de uma Parceria Público-Privada (PPP).

VIVALDO COSTA REPERCUTE DECLARAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE TESTES PARA IDENTIFICAR COVID

Em pronunciamento na sessão ordinária desta terça-feira (15), na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Vivaldo Costa (PSD) repercutiu entrevista de cientista na imprensa nacional sobre os tipos de exames mais adequados para testar a infecção pelo coronavírus. Vivaldo disse que, além de parlamentar, falava como médico.

 



“Falo para as pessoas que me escutam, que sabem do meu trabalho como médico há muitos anos”, disse Vivaldo, reiterando o que leu. “O teste rápido não tem a mesma eficiência”, afirmou o parlamentar, também ressaltando as explicações de cientistas sobre o uso com cuidados de academias de ginástica. “De preferência com portas e janelas abertas ou ao ar livre e com uso de máscara”, reafirmou Vivaldo.



 
O deputado, que por fazer parte do grupo de risco se mantém em casa, participando remotamente de todas as sessões da Assembleia, também repercutiu declarações científicas sobre o protocolo de intubação, hoje não mais realizado precocemente como ocorria em casos no início da pandemia. Também falou sobre o uso do medicamento Cloroquina, não atestado cientificamente para cura da Covid-19. O parlamentar fez um apelo para que as pessoas continuem se cuidando. “Não vamos arriscar a vida porque a vida é preciosa”, encerrou Vivaldo.


MUNICÍPIO DO RN AUTORIZA FESTAS PRIVADAS DE FIM DE ANO, MAS EXIGE EXAMES DE COVID-19

A prefeitura de São Miguel do Gostoso, no litoral Norte potiguar e um dos principais pontos turísticos do RN, liberou as festas privadas de fim de ano no município com mais de 50 pessoas. Nos eventos não gratuitos será necessária a apresentação de testes negativos de Covid-19 pelos participantes.



O decreto foi publicado na edição desta segunda-feira (14) do Diário Oficial do Município (DOM). No documento também foram suspensos "os eventos (shows, queima de fogos, entre outros) que possam gerar aglomeração patrocinados com recursos públicos".



O decreto é semelhante ao que foi publicado para a Praia de Pipa, no município de Tibau do Sul. As festas de fim de ano nas duas cidades estão entre as mais tradicionais do estado.



Os eventos gratuitos podem acontecer, segundo o decreto, "desde que patrocinados com recursos exclusivamente privados e obedecendo as recomendações dos órgãos de saúde".



Já as festas privadas e não gratuitas devem acontecer mediante alguns protocolos, como testar todos os colaboradores para identificação do coronavírus por RT-PCR; solicitar exame de RT-PCR, "com no máximo 72h de antecedência do evento, de todos os clientes".



Segundo o decreto, "a entrada só poderá ser permitida com o resultado do teste negativo para identificação do Sars-COV-2 (soronavírus)".

MORRE PAULINHO, VOCALISTA DO ROUPA NOVA

O cantor Paulo César Santos, o Paulinho, vocalista do Roupa Nova, morreu na noite desta segunda-feira (14), aos 68 anos. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Copa D'or, na Zona Sul do Rio, onde fazia tratamento para se recuperar de complicações da Covid-19.


A informação da morte foi confirmada pela assessoria de imprensa da banda e pela unidade de saúde. O hospital disse ainda que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...