22 de fevereiro de 2016

“SEM TERRAS” INVADEM SÍTIO DE PRESIDENTE DA CÂMARA DE CAICÓ

Poucos dias após serem retirados do terreno da EMPARN, em Caicó, o grupo ligado ao MST invadiu na manhã desta segunda-feira, (22), uma propriedade às margens da RN 288, entre Caicó e São José do Seridó.
 
 
 
Segundo informações, a terra invadida é de propriedade do vereador Nildson Dantas, atual presidente da Câmara Municipal de Caicó, que provavelmente já deve ter solicitado na justiça a reintegração de posse da área invadida.
 
Foto: Jair Sampaio.

ATENÇÃO! INFORMATIVO DA CASA DURVAL PAIVA DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER

Doação do Mês
 
A Casa Durval Paiva precisa de doações de materiais de limpeza para a manutenção de suas atividades e a devida higienização de suas instalações. Também precisa de fraldas descartáveis nos tamanhos M, G, GG e XG, para serem distribuídas entre os pacientes. Todo gesto solidário é bem-vindo.
 
Recanto Cultural
 
Mais uma edição do Projeto Recanto Cultural vai acontecer na Casa Durval Paiva, de 22/02 a 02/03, com exposição das obras do artista Fernando Moreno, que também realizará oficina de pintura com as crianças no dia 24/02. A exposição é aberta ao público.
  
Boas Práticas
 
Teve início neste mês a segunda etapa do Projeto Festejar, que capacita as mães e acompanhantes da Casa Durval Paiva na área da culinária. As aulas teóricas, ministradas pelo SENAC/RN, tem como foco as "Boas práticas de higiene e manipulação de alimentos". O projeto conta com patrocínio do Instituto Lojas Renner.
 
Visita Solidária Nordestão
 
Pacientes e acompanhantes assistidos pela Casa Durval Paiva receberam com satisfação, no dia 12/02, a visita do Sr. Manoel Etelvino, diretor-presidente do Grupo Nordestão, parceiro da Casa, que veio trazer solidariedade, presentes e materiais escolares arrecadados em campanhas nas lojas da rede.

“VERBA DESVIADA ERA DADA A RICARDO MOTA NA ASSEMBLEIA DO RN”, DIZ ADVOGADO

Parte do dinheiro desviado do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) era entregue ao deputado estadual Ricardo Motta (PROS) na Assembleia Legislativa, em um dos anexos da Assembleia e na casa do parlamentar. A informação foi repassada pelo advogado Fábio Hollanda, que defende o ex-diretor administrativo do Idema Gutson Johnson Giovany Reinaldo no processo da operação Candeeiro.
 
 
Gutson Reinaldo prestou depoimento na manhã desta segunda-feira (22) (Foto: Fred Carvalho/ G1)
 
A ação, deflagrada pelo Ministério Público em setembro de 2015, apura desvios de mais de R$ 19 milhões no órgão. Porém, segundo Clebson José Bezerril, ex-diretor financeiro do Idema e que também é réu no processo, o valor da fraude deve chegar a casa dos R$ 30 milhões.
 
"Meu cliente disse que por diversas vezes entregou dinheiro, em espécie, pessoalmente ao deputado Ricardo Motta. Esses repasses eram feitos na própria Assembleia Legislativa, em um anexo da Assembleia e até na casa do parlamentar. A testemunha disso é um ex-motorista de Gutson, que pode relatar que ele ía aos encontros com o deputado com uma mala com dinheiro e voltava sem ela. Além disso, colocamos à disposição da Justiça a quebra do sigilo telefônico de Gutson. Isso poderá mostrar a quantidade de vezes que meu cliente e o deputado se falaram nesse período das fraudes", falou Hollanda.
 
 
Em nota, Ricardo Motta negou as acusações de Gutson. "Venho a público manifestar meu repúdio diante de noticiário sobre declaração de ex-diretor do Idema citando de forma espúria e sem provas o meu nome. Nada do que foi dito é verdade. Nada, absolutamente, nada.Por isso, tomarei as medidas cabíveis para que este absurdo não fique impune. Não fui responsável por sua indicação, nomeação, tampouco pelos seus atos e jamais aceitarei a calúnia cometida contra a minha pessoa", diz a nota.
 
Fábio Hollanda voltou a afirmar que Gutson continua interessado em firmar um acordo de delação premiada com o Ministério Público. "O Gutson tem muitas provas tanto testemunhais como documentais que vão mostrar à sociedade do Rio Grande do Norte muito do que acontecia ou ainda acontece na Assembleia Legislativa e também no Poder Executivo estadual", frisou.
 
 
Deputado Ricardo Motta nega envolvimento com fraudes no Idema (Foto: Eduardo Maia/ALRN)
 
 
Gutson Reinaldo prestou depoimento ao juiz da 6ª vara Criminal de Natal, Guilherme Newton Pinto, na tarde desta segunda-feira (22). Ele iniciou o depoimento dizendo que está "preocupado". "Temo pela minha família. O que vou dizer aqui e o que ainda estou disposto a dizer envolve gente importante, influente no Rio Grande do Norte", ressaltou.
 
 
Durante o depoimento, Gutson confessou as fraudes e disse que parte do dinheiro desviado do Idema era repassado para Ricardo Motta. Segundo ele, 60% da verba fraudada ficava com o deputado, 20% com ele e os outros 20% eram rateados entre dois ou três dos réus do processo.
 
Fonte: G1/RN.

BANDIDO É MORTO E OUTRO FERIDO PELA POLÍCIA AO TENTAREM ASSALTAR LOTÉRICA NO INTERIOR DO RN

Em menos de 24hs a Casa Lotérica da cidade de Itajá quase foi assaltada pela segunda vez. Mas, a ação foi frustada pela policia militar. Duas pessoas foram baleadas sendo que uma delas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Já o outro saiu baleado e socorrido. Toda á ação aconteceu na tarde desta segunda-feira (22).




 
Segundo informações de um transeunte que estava na lotérica, é que os elementos chegaram, adentraram o estabelecimento e foram frustados pela policia que entrou em ação e baleou os dois. O de camiseta preta não resistiu aos ferimentos e já tombou morto no local. O outro ficou caído ao solo aguardando ser socorrido para o hospital regional de Assú.
 
 
 

A identificação dos elementos ainda não foram divulgadas pela policia militar que encontra-se no local isolando a área até a chegada de uma equipe do ITEP de Mossoró para recolher o corpo. O baleado vai ser transferido para a cidade de Mossoró. Não temos informações sobre o estado de saúde do mesmo.

Fonte: Assu Notícia.

IMAGEM DE NOSSA SENHORA APARECIDA, PADROEIRA DO BRASIL, CHEGA A EXTREMOZ

Em peregrinação pela região Nordeste, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil chegou a cidade de Extremoz neste domingo, 22, às 19h, em carreata que saiu da matriz de Ceará Mirim. Trazida pelo pároco de Ceará Mirim, padre Bianor, a imagem foi entregue ao pároco de Extremoz, padre João Pedro na Matriz de São Miguel Arcanjo, no Centro Antigo de Extremoz, onde foi rezado missa solene.
 
 
 
Nossas cidades estão acolhendo a imagem que homenageia a mãe de Jesus”, disse o padre Bianor no momento da entrega, defronte a Igreja. “Que o Espírito Santo ilumine a todos durante a vida”, completou o padre.
 
Nesta segunda-feira, 22, a imagem será levada para  a Praia de Pitangui  na terça-feira, 23, para a comunidade de São Sebastião. Na quarta-feira, 24, segue para Natal, iniciando a peregrinação pela Zona Norte.
 
História
 
De acordo com a enciclopédia Wikipédia “a aparição da imagem ocorreu na segunda quinzena de outubro de 1717, quando Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos, conde de Assumar e governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, estava de passagem pela cidade de Guaratinguetá, no vale do Paraíba, durante uma viagem até Vila Rica. O povo de Guaratinguetá decidiu fazer uma festa em homenagem à presença de Dom Pedro de Almeida e, apesar de não ser temporada de pesca, os pescadores lançaram seus barcos no Rio Paraíba com a intenção de oferecerem peixes ao conde. Os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso rezaram para a Virgem Maria e pediram a ajuda de Deus. Após várias tentativas infrutíferas, desceram o curso do rio até chegarem ao Porto Itaguaçu. Eles já estavam a desistir da pescaria quando João Alves jogou sua rede novamente, em vez de peixes, apanhou o corpo de uma imagem da Virgem Maria, sem a cabeça. Ao lançar a rede novamente, apanhou a cabeça da imagem, que foi envolvida em um lenço. Após terem recuperado as duas partes da imagem, a figura da Virgem Aparecida teria ficado tão pesada que eles não conseguiam mais movê-la. A partir daquele momento, os três pescadores apanharam tantos peixes que se viram forçados a retornar ao porto, uma vez que o volume da pesca ameaçava afundar as embarcações. Esta foi a primeira intercessão atribuída à santa".
 

BISPOS VISITARÃO OBRAS DE INTEGRAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

Um grupo de bispos, padres e pessoas ligadas às pastorais sociais, organizações da sociedade civil e representantes de universidades e do governo federal farão uma visita às obras do Eixo Norte do Projeto de Integração das Bacias do Rio São Francisco, de 29 de fevereiro a 3 de março. Participarão da caravana Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo de Natal; Dom Mariano Manzana, bispo de Mossoró; Dom Antônio Carlos, de Caicó; Dom Gabriel Marchesi, de Floresta (PE); Dom José Luiz, de Floresta (PE); Dom Magnus Lopes, de Salgueiro (PE); Dom Antônio Tourinho, bispo auxiliar de Recife (PE); e Mons. Agripino Ferreira, de Cajazeiras (PB). O grupo será acompanhado por técnicos do DNOCS e dos Ministérios da Integração Nacional, do Meio Ambiente e Reforma Agrária.
 
 
 
 
O ponto inicial da viagem será a Barragem Armando Ribeiro, no município de Assu (RN), às 7h30 da segunda-feira, 29. De lá, o grupo vai conhecer as obras da Barragem Oiticica, em Jucurutu, onde conversará com as famílias atingidas pela construção, na capela da comunidade Barra de Santana. À tarde, do mesmo dia, se deslocarão para Cazajeiras ( PB).
 
 
Na manhã da terça-feira, primeiro de março, a comitiva irá à Barragem  Engenheiro Avidos (conhecido como Boqueirão), no município de São José de Piranhas (PB), um dos reservatórios que receberá as águas do Velho Chico. Ainda, nessa manhã, conhecerão a Vila Produtiva Rural Cacaré. À tarde, seguirão para o estado do Ceará, onde farão uma visita ao Açude Jati e o Canal Eixo Norte, no município de Jati. Desse reservatório, construído para receber água do São Francisco, partirão os canais que levarão água para a Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Ainda, no Ceará, a caravana conhecerá algumas vilas produtivas.
               
No dia 2, seguirão para Salgueiro (PE). Lá, irão ao escritório do Ministério da Integração, onde conversarão com representantes da pasta sobre o Projeto da Integração das Bacias. Nesse mesmo dia, conhecerão a Estação de Bombeamento da água do Velho Chico, em Salgueiro. No final da tarde, irão ao Rio São Francisco, onde acontecerá uma celebração.
 
 
A viagem termina na manhã do dia 3, com uma missa, na Catedral, na cidade de Salgueiro, e um momento de diálogo com representantes da sociedade civil, órgãos públicos, envolvidos com o Projeto de Integração das Bacias e representantes do assentamento Baixa Verde (de Jati-CE) e de uma comunidade Quilombola, de Salgueiro (PE).

REVOLTADA COM HOMICÍDIO, POPULAÇÃO DESTRÓI CASA DE ACUSADO NO INTERIOR DO RN

Um homicídio foi registrado na noite deste domingo (21) na cidade de Sâo Gonçalo do Amarante e comoveu toda a cidade, por se tratar de uma pessoa muito querida pelos populares.
 
 


A vítima foi identificada como Romerito (Popola) conhecido nos campos de futebol, jogador do “Bola Mucha”, que sofreu várias cutiladas de faca e ainda foi socorrido mas chegou sem vida no na unidade hospitalar.

Testemunhas do crime, identificaram o assassino e repassaram as informações a Polícia Militar Local que realizou diligências, na tentativa de prender o acusado do crime, que segundo informações da populações, repassadas aos policiais os dois já tinham uma antiga rixa, que pode ter motivado o crime.

Nas diligências foram detidos dois dos suspeitos do crime e um terceiro infrator foi linchado pela população, que ainda demonstrando a revolta pela morte do respeitado morador da cidade, destruiu a residência de um dos acusados do crime.

Os detidos foram encaminhados a Delegacia para o registro da ocorrência e serão ouvidos pelo delegado de Plantão da Divisão de Homicídios, que deve autuar os culpados em flagrante.

Fonte e foto: Wendell Jefferson.
 
Do Blog Barra Pesada: Justiça com as próprias mãos é burrice, é ilegal, vil e covarde. Vivemos em um País regido por leis, e conforme as leis, acusados são julgados e, se culpados, sentenciados a pagar penas, e sofrer sanções. Um ato selvagem, imbecil e irresponsável!  Quem lincha um criminoso se torna criminoso também!

TRAFICANTE É MORTO DURANTE REBELIÃO EM PRESÍDIO NO INTERIOR DO RN

Um preso foi morto na tarde deste sábado, (20) durante uma rebelião na Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio, em Mossoró, cidade da região Oeste potiguar. Agentes penitenciários foram atacados a pedradas após o fim das visitas, logo após uma falta de energia. Disparos de munição não letal foram feitos para conter os detentos. A direção da unidade, no entanto, afirma que o preso não foi baleado. Damião Fernandes dos Santos, de 36 anos, cumpria pena por tráfico de drogas. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu a um ferimento no peito.
O detento foi atingido no peito por algum objeto perfurante, como a ponta de um ferro, por exemplo. Mas não foi uma bala. Foi feita uma perícia preliminar, que revela que no corpo do preso não foi encontrado sequer resíduo de pólvora. Como o ferimento não foi transfixante, ou seja, não atravessou de um lado para o outro do corpo, deveria ter algum vestígio dentro, mas não havia nada, nem estilhaço”, afirmou Alrivaneide Lourenço de Oliveira, diretora da penitenciária.
O laudo que vai revelar a causa da morte, no entanto, ainda não foi concluído. O corpo foi levado para Natal no domingo, (21)  para que a perícia seja finalizada”, acrescentou a diretora.
A Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio é a maior unidade prisional de Mossoró. Possui atualmente algo em torno de 570 presos, entre homens e mulheres que cumprem pena nos regimes fechado e semiaberto.

 

MAIS UMA TENTATIVA DE FUGA EM MASSA É REGISTRADA NESTE DOMINGO, (21) EM ALCAÇUZ

A Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, voltou a registrar mais uma fuga na noite deste domingo (21).
 


Segundo a Polícia Militar, um guariteiro percebeu quando um apenado tentava fugir do Pavilhão 1, entre as guaritas 8 e 9. Reforço foi solicitado e a fuga abortada. Porém, não se sabe se outros apenados conseguiram fugiram antes do guariteiro perceber a ação.

Na manhã desta segunda-feira (22) será feita uma contagem para confirmar se houve fuga e quantos teriam conseguido fugir.

FORRO DESABA DENTRO DE UNIDADE DE SAÚDE EM CIDADE DO OESTE POTIGUAR

Parte do teto da enfermaria da Unidade Mista de Saúde e Pronto Socorro de Governador Dix-Sept Rosado, cidade da região Oeste do Rio Grande do Norte, desabou na manhã deste domingo, (21). Ninguém se feriu, mas o local foi interditado para reparos.
 
Placas de gesso despencaram sobre os leitos, mas ninguém se feriu (Foto: Cedidas)
 
Segundo informações, uma idosa e três acompanhantes estavam no local no momento em que algumas placas do forro de gesso despencaram sobre vários leitos da enfermaria. Ninguém se feriu.
 
 
Apesar dos danos dentro da enfermaria, ninguém se feriu (Foto: Cedida)
A enfermaria foi interditada até que o reparo seja feito, mas a unidade de saúde continua funcionando normalmente.
 
 
 

PREFEITURA DE LAGOA NOVA ANUNCIA LEILÃO DE VEÍCULOS EM MARÇO

A Prefeitura de Lagoa Nova irá realizar um leilão no 3 de março janeiro, às 10h00, no palácio Serrano, sede do poder executivo lagoanovense. Os bens a serem leiloados são veículos inservíveis pertencente a administração municipal.
 
 
 
Segundo a prefeitura, os itens do leilão serão arrematados pelo maior lance oferecido, igual ou acima da avaliação. Para maiores informações, basta acessar o  LINK e conferir o edital.
 

PRF APREENDE MEIA TONELADA DE MACONHA NO NORTE DO RS

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de 500 kg de maconha na noite de domingo (21), na BR-386, em Seberi, no Norte do Rio Grande do Sul. De acordo com os policiais, o motorista tentou fugir ao receber o sinal de parada.
 
 
Droga apreendida pela polícia após a perseguição (Foto: PRF/Divulgação)
 
A polícia iniciou a perseguição e ao alcançar o veículo, a polícia percebeu que o motorista tinha abandonado o carro e fugido para um matagal.
 
Ao realizarem uma verificação dentro do veículo, os policiais perceberam que ali eram transportados diversos tabletes de maconha.
 
O veículo tinha placas de Londrina, no Paraná, que haviam sido clonadas.
 
 Foto: PRF/Divulgação.

MUNICÍPIO DE CAICÓ RECEBEU PALESTRA SOBRE ZIKA VÍRUS NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA, (19)

Como parte da mobilização nacional convocada pelo Governo Federal para combater o mosquito Aedes aegypti, ocorreu na última sexta-feira uma ação conjunta da Prefeitura de Caicó, por meio da Secretaria de Saúde, com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte Campus Caicó (UFRN), do IFRN Campus Caicó e da 10ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIRED).
 
 
 
 
Essa ação, que contou com a participação do Prefeito de Caicó, Roberto Germano, Secretária de Educação de Caicó, Socorro Mariz, do diretor-geral do Campus Caicó, Caubi Ferreira de Souza Júnior, além da UFRN e DIRED visou sensibilizar os alunos das escolas municipais e foi realizada no Centro Educacional José Augusto (CEJA).
 
A reunião foi coordenada por Sandra Kelly de Araújo representante do Ministério da Educação, que participou da palestra com orientações de combate ao Zika vírus. A palestra foi extensiva a alunos da rede estadual e privada, e a escolha de Caicó se aconteceu devido o fato do município ser prioritário, em nível de Estado, no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

OPOSIÇÃO DE OURO BRANCO DEFINIRÁ CANDIDATO ENTRE "ZÉ BRAÇO", "JÚNIOR NOGUEIRA" E EURINETE SANTOS

O sistema de oposição em Ouro Branco se reuniu neste sábado, (20) e mais uma vez discutiu a formação da sua chapa a prefeito. Os nomes dos vereadores "Júnior Nogueira" e Eurinete Santos e do ex-prefeito, "Zé Braço", irão para uma pesquisa e o melhor avaliado será o cabeça de chapa. A oposição está unida e vai apoiar qualquer nome que apareça mais forte para a disputa.
 

 
"Júnior Nogueira" é ligado politicamente ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza, que nos próximos dias deverá fazer uma opção partidária. Já Eurinete Santos é filiada ao PHS e segue hoje o deputado Souza Neto. O ex-prefeito "Zé Braço" (PSD),  também colocou seu nome para avaliação.


 
O ex-prefeito Nilton Medeiros, o vereador Rogério Lucena e o empresário Alan Medeiros também participaram da reunião e anunciaram que vão se filiar ao partido que Ezequiel ingressar.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...