25 de outubro de 2016

“GORDO DA RODOVIÁRIA” SE LIVRA MAIS UMA VEZ DE SER JULGADO POR MORTE DE F. GOMES

Ainda não vai ser desta vez que o comerciante Lailson Lopes, mais conhecido como 'Gordo da Rodoviária', voltará ao banco dos réus. Acusado de ser um dos mentores do assassinato do radialista Francisco Gomes de Medeiros, o F. Gomes, morto a tiros no dia 18 de outubro de 2010 em Caicó, cidade da região Seridó potiguar, Lailson deveria ser novamente julgado na manhã desta quarta-feira (26), mas a defesa dele alegou que já havia sido intimada para participar de uma outra audiência, no mesmo dia e horário, e que não haveria tempo hábil para constituir um representante substituto. O pedido de adiamento foi aceito pelo juiz Luiz Cândido de Andrade Villaça, mas o magistrado ainda não definiu uma nova data. 
 
 
 
"Devemos marcar este novo júri ainda este ano, mas o julgamento só deverá acontecer em 2017, provavelmente ainda no primeiro semestre", disse Villaça.
 
 

O juiz explicou que Lailson Lopes vai enfrentar um novo júri popular porque ele já encarou o banco dos réus uma primeira vez. Aconteceu no dia 12 de abril de 2014. Na ocasião, o comerciante foi condenado a 14 anos de prisão. No entanto, o Ministério Público entendeu ter havido um erro no procedimento e requereu a anulação do júri. O magistrado acatou o recurso e decidiu por um novo julgamento.
 
 
 
Em razão da anulação do júri realizado em 2014, no dia 31 de março deste ano Villaça concedeu relaxamento de prisão e o comerciante foi solto. Desde então Lailson aguarda o novo júri em liberdade.
 
 
 
Embora solto, o comerciante deve comparecer à autoridade constituída sempre que intimado, não pode mudar de residência sem prévia permissão, não pode se ausentar por mais de 8 dias de sua residência sem comunicar o fato ao juiz e ainda deve comparecer diariamente à Penitenciária Estadual do Seridó, o Pereirão, para assinar livro de presença.
 
 
 
Do Blog: Parece que vamos ter que esperar pela justiça divina, pois as do homem tá difícil! Ele está tendo várias chances. Quantas o colega F. Gomes teve ou terá? Nenhuma!
 
 

PRESIDENTE ELEITO DO TJRN DESTACA QUE TRIBUNAL “FEZ O DEVER DE CASA”

Ao ser entrevistado, o presidente eleito do Tribunal de Justiça, desembargador Expedito Ferreira de Souza, disse nesta terça (25), que o Judiciário potiguar “fez o dever de casa” no aspecto financeiro durante a gestão atual.
 

Questionado sobre a proposta de repasse dos recursos do Judiciário ao Executivo para pagamento de pessoal, o presidente eleito disse que os recursos do Judiciário não são oriundos somente da Fonte 100 (Estado), mas de longos anos de economia. “O Tribunal fez o seu dever de casa”, enfatizou.
 

Mesmo assim, reconheceu a grave crise financeira por que passa o Rio Grande do Norte e lamentou a falta de apoio do Governo Federal para amenizá-la.

 
O desembargador, com 36 anos de Magistratura, afirmou que fará um trabalho de valorização dos juízes de primeiro grau e do servidor do TJRN, agradecendo a escolha unânime do Pleno.

 
Expedito Ferreira destacou que haverá uma transição tranquila com a atual administração e que fará um trabalho cada vez maior de aproximação do Judiciário com a sociedade.

INSS SUSPENDE APOSENTADORIA DE IDOSA CONSIDERADA MORTA

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu desde o mês de maio a aposentadoria de Maria de Lourdes Porfírio, de 88 anos, por suspeita de óbito. Familiares da aposentada tentam regularizar a situação e reaver o benefício para que ela possa manter a compra dos medicamentos que usa no tratamento da diabetes e da hipertensão arterial.
 
 


Segundo o INSS, o benefício foi suspenso porque o nome e os dados cadastrais da aposentada constam no Sistema de Informações de Óbitos do Ministério da Saúde. O instituto disse que o caso de Maria de Lourdes está sendo apurado e segue impedido de liberar o processo até que seja feita a confirmação dos dados do benefício pleiteado.
 
 
 

Familiares garantem que já compareceram dez vezes à agência do INSS no bairro de Nazaré, em Belém, para comprovar que a idosa continua viva, "Será que o INSS não está vendo isso, que ela tem 88 anos? Vão esperar o quê? Ela morrer? Eu acho que é brincar com o ser humano, é falta de respeito com o ser humano, porque ela trabalhou a vida inteira", diz a funcionária pública Rosa Costa, parente da idosa.
 
 


A família procurou a Polícia Civil para comprovar a situação da idosa e o órgão emitiu um parecer técnico confirmando a veracidade da identificação da idosa, contendo um laudo e a identificação digital de Lourdes, mas o pagamento ainda não foi liberado mesmo após apresentação dos documentos.
 
 


Para o advogado Cleans Bonfim, da comissão de direitos previdenciários da OAB-Pa, a suspensão do benefício foi indevida. "Não é a pessoa que deve provar, embora ela possa colaborar com o INSS para provar que está viva, é o órgão que tem que demonstrar claramente que ela não se encontra mais viva para receber o benefício", diz o especialista.
 
 


Bonfim explica ainda que o INSS é obrigado pagar os meses atrasados e a família da idosa pode acionar a justiça. "Procurar o sistema da Justiça Federal para poder ser restabelecido esse benefício dela", orienta o advogado.
 
 


Maria Lourdes aguarda o pagamento do benefício para poder visitar seu estado natal. "Eu quero que resolva o quanto antes, porque quero ir para o Ceará e não tenho nem dinheiro para levar. Estou velha, mas estou viva", diz a aposentada.
 
 
Fonte: G1/PA.

CARRO DE EMPRESÁRIO SERIDOENSE ROUBADO EM SETEMBRO É ENCONTRADO EM MATAGAL EM CIDADE DO SERIDÓ POTIGUAR

Nesta manhã de terça-feira, (25),  a polícia militar recebeu a informação que um veículo estava abandonado em meio ao matagal em um sítio da zona rural do município de São Fernando.
 
 
 
 
 
 
A polícia identificou  o veículo como sendo um Corola que tinha sido roubado da casa do empresário José brito no mês de setembro na cidade de Caicó. O veículo foi removido para a delegacia de polícia de Caicó, e após os procedimentos necessários, será devolvido ao seu proprietário.

DESAFIOS PARA O COMBATE A DESERTIFICAÇÃO SÃO DISCUTIDOS EM PARELHAS

A cidade de Parelhas sediou nesta manhã de terça-feira (25), o Encontro sobre Agroecologia no Semiárido. Realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o evento contou com as parcerias do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu, Associações Rurais, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ADESE, SEAPAC, INSA, IICA, FETARN, CBH-PPA, Prefeitura Municipal, CAPESA, Câmara Municipal, SAMAC, EMATER e outros.
 
 
 
 
 
 
O objetivo foi discutir as estratégias de difusão de boas práticas de convivência sustentável com a semiaridez, além do combate a desertificação junto a agricultores familiares, residentes na área suscetível à desertificação do Seridó.

AOS 72, MORRE CARLOS ALBERTO TORRES, O MAIOR DOS CAPITÃES DO FUTEBOL BRASILEIRO

Morreu na manhã desta terça-feira, aos 72 anos,  no Rio de Janeiro, vítima de enfarte fulminante, Carlos Alberto Torres, atualmente comentarista do SporTV. Nome e sobrenome de craque. O homem do tricampeonato mundial em 1970, que beijou e levantou a Taça Jules Rimet. O pai de Andrea e de Alexandre Torres, zagueiro que atuou no Fluminense e no Vasco. O Capita, como era carinhosamente chamado.
 
 
 
 

 
Casado três vezes - uma das esposas foi a atriz Terezinha Sodré -, o capitão do tri, que também foi vereador no Rio, de 1989 a 1993, pelo PDT, estava em casa jogando palavras cruzadas quando passou mal, na Barra da Tijuca. Ainda foi levado para o Hospital Riomar, onde chegou por volta das 11h (de Brasília) com parada cardiorrespiratória, mas as tentativas de reanimá-lo foram em vão. O detalhe é que Carlos Alberto tinha um irmão gêmeo, Carlos Roberto, falecido há um mês. O enterro será na manhã de quarta, no Cemitério de Irajá, na Zona Norte do Rio.
 

Nascido a 17 de julho de 1944, carioca do bairro da Vila da Penha, Carlos Alberto, seja como lateral-direito, onde começou na base do Fluminense, seja como zagueiro, sempre desfilou pelos gramados uma classe com a bola nos pés em que não ficava para trás nem para um astro do nível de Franz Beckenbauer. Santos, Botafogo, Flamengo e New York Cosmos tiveram em campo a sua classe. Era reverenciado no mundo todo pelo seu passado. Depois, como treinador, o Capita, como era carinhosamente chamado, teve como pontos altos a conquista do Campeonato Brasileiro de 1983, pelo Flamengo, da Copa Conmebol, em 1993, pelo Botafogo, e do Campeonato Carioca de 1984, pelo Fluminense.

SANTANENSE USA REDES SOCIAIS PARA RECLAMAR DAS PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS DO PREFEITO “DRIL”

Em forma de desabafo e repúdio, um santanense usou as redes sociais para tornar público sua decepção com o prefeito de Santana do Seridó, Adriano Gomes, “Dril”, e com seu “braço direito”, “Alê”, os quais teriam feito promessas de darem casa à um de seus irmãos, mas após a derrota nas urnas, a promessa não foi cumprida.
 
 
 

 
 
Além do não cumprimento da promessa da casa, o santanense também cobra o pagamento atrasado pelo trabalho prestado por seu irmão antes da campanha, que segundo o mesmo, ainda não foi pago.
 
Vale salientar que, ao tornar público as promessas do prefeito durante a campanha, fica provado que o mesmo cometeu crime eleitoral por “compra de votos”, mediante promessa de favorecimento com benefícios públicos, o que é proibido por lei.
 
Por fim, tudo isto mostra que, apesar das falcatruas durante a campanha, com promessas falsas, com o uso da máquina pública, a maioria dos santanenses não acreditaram no prefeito, e deram a resposta nas urnas.
 
Do Blog: Eu nunca me enganei com esse prefeito e sua turma!

HOMEM É ESPANCADO AO SER FLAGRADO ESTUPRANDO E AGREDINDO IDOSA DE 65 ANOS NO INTERIOR DO RN

Um homem foi preso nesta segunda-feira (24) após estuprar uma idosa de 65 anos na cidade de Parazinho, distante 116 Km de Natal. Espancado por populares, o suspeito foi levado para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, em Natal.
 
 
 
 
Segundo a PM, testemunhas relataram que o homem estuprou e agrediu a idosa. Ainda de acordo com os depoimentos, populares teriam percebido a movimentação e impediram que o homem continuasse com a violência. Na sequência, o suspeito foi espancado. Ele sofreu cortes profundos na cabeça.




Já a idosa, foi levada até um hospital na cidade de João Câmara, que fica vizinha a Parazinho. Após receber atendimento médico, foi conduzida ao Instituto Técnico de Perícia (Itep), em Natal, onde foi submetida a exame de corpo de delito e de conjunção carnal. Sem condições de caminhar, ela chegou ao prédio do Itep em uma cadeira de rodas.

CODINOME 'AMIGO' EM PLANILHA DA ODEBRECHT SE REFERE A LULA, DIZ PF

A Polícia Federal (PF) ligou os codinomes "amigo", "amigo de meu pai" e "amigo de EO" – que aparecem em planilhas de pagamentos ilícitos apreendidas durante a Operação Lava Jato – ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ainda de acordo com o delegado federal Filipe Pace, foram repassados R$ 8 milhões para "amigo".
 
 
 
A informação consta no indiciamento do ex-ministro Antonio Palocci, preso durante a 35ª fase da Operação Lava Jato. Palocci foi indiciado nesta segunda-feira (24) por corrupção passiva outras cinco pessoas também foram indiciadas. O ex-ministro é suspeito de receber propina para agir em favor da Odebrecht dentro do governo federal.
 
 
 
Conforme a PF, os pagamentos a Lula começaram no fim de 2012 e se estenderam ao longo de 2013. A PF ainda diz que os pagamentos foram coordenados por Marcelo Bahia Odebrechet, ex-presidente da Odebrecht, e por Antonio Palocci.
 
 
 
De acordo com o delegado Filipe Pace, o dinheiro saiu de uma conta corrente mantida pela Odebrecht para pagamento de vantagens indevidas.

 

"A análise aprofundada da planilha 'POSICAO - ITALIANO 22 out 2013 em 25 nov.xls', no entanto, revelou que os pagamentos no total de R$ 8.000.000,00 foram debitados do 'saldo' da 'conta-corrente da propina' que correspondia ao agente identificado pelo codinome de AMIGO", afirmou Pace.
  
 
 
Conforme o relatório da Polícia Federal, Marcelo Bahia Odebrecht usava os termos "Amigo de meu pai" e "Amigo de EO" para se referir a Lula.


Já outras pessoas, ao conversar com Marcelo Bahia Odebrecht, usavam os apelidos "Amigo de seu pai" e "Amigo de EO".
 
 
 
Segundo a PF, um dos benefícios indevidos concedidos pela Odebrecht, descritos nas planilhas, foi a aquisição de um terreno para a construção de uma nova sede do Instituto Lula.
 
 
 
Embora o prédio não tenha sido erguido, o terreno foi efetivamente adquirido, afirma a polícia.O Instituto Lula nega a acusação e diz que jamais teve outra sede ou recebeu qualquer terreno.

IDOSA DE 63 ANOOS É ENCONTRADA MORTA DENTRO DE CISTERNA EM CIDADE DA PB

O corpo de uma mulher foi encontrado com sinais de espancamento e possível estupro, na tarde desta segunda-feira (24), dentro de uma cisterna na Zona Rural do município de Queimadas, no Agreste paraibano, a 145 km de João Pessoa.
 
 
 

 
A Polícia Civil em Queimadas informou que a vítima,  D. Terezinha de 62 anos, foi encontrada sem roupas e já morta, por moradores da localidade, em um cisterna de um aterro sanitário, (foto). Acionada, a polícia foi ao local e constatou o crime.
Ainda segundo a polícia, o corpo tinha sinais de pancadas na região da cabeça e em outros locais. Por estar sem roupa e com possíveis ferimentos na região genital, a polícia também acredita que a mulher pode ter sido estuprada.
 
Uma equipe do Instituto de Polícia Científica (IPC) de Campina Grande foi até o local do crime para iniciar os procedimentos de perícia.
 

CONTINUAM ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA CONCURSO NACIONAL NOVOS POETAS; PRÊMIO POETIZE 2017

Estão abertas as inscrições para o Concurso Nacional Novos Poetas, Prêmio Poetize 2017. Cada  podem participar do concurso todos os brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 16 anos. da candidato pode inscrever-se com até dois poemas de sua autoria, com texto em língua portuguesa.
 
 
 
O tema é livre, assim como o gênero lírico escolhido. Serão 250 poemas classificados. A classificação dos poemas resultará no livro, Prêmio Poetize 2017. Antologia Poética. Concurso Literário e uma importante iniciativa de produção e distribuição cultural, lcançando o grande público, escolas e faculdades.
 
 
 
Inscrições gratuitas, de 05 de setembro a 05 de dezembro de 2016 pelo site: www.premiopoetize.com.br
 
 
 
 
 

ATAQUE EM ACADEMIA DE POLÍCIA DEIXA 62 MORTOS NO PAQUISTÃO

Familiares de vítima choram após ataque que deixou dezenas de mortos em Quetta, no Paquistão, nesta terça-feira (25) (Foto: Arshad Butt/ AP)
Pelo menos 62 pessoas morreram nesta terça-feira (25) e mais de 100 ficaram feridas no ataque contra um centro de treinamento da polícia na cidade de Quetta, no oeste do Paquistão. Nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque.

 No ataque morreram 59 pessoas da academia da polícia, além dos três terroristas, e outras 100 ficaram feridas.
 
 
 
 
O ataque começou quando um grupo de terroristas entrou nas instalações policiais pouco antes da meia-noite e começou um tiroteio com as forças de segurança que durou cerca de cinco horas.
 
 
 
Três terroristas levavam coletes com bombas e que dois deles ativaram os explosivos que carregavam.
 
 
Os terroristas pertenciam ao grupo insurgente sunita Lashkar-e-Jhangvi e que estavam em comunicação com o Afeganistão durante o ataque.
 
 
O Baluchistão é palco habitual de ataques de grupos separatistas, milícias islamitas e redes criminosas que atuam em todo o país.
 
 

GOVERNADOR RECEBE CARTA DOS SERVIDORES PEDINDO PACTUAÇÃO COM OS PODERES

O governador Robinson Faria recebeu do Fórum dos Servidores Públicos do Executivo uma carta que solicita a pactuação financeira entre os Poderes, para que o calendário de pagamento do Executivo seja regularizado. O documento, assinado por seis entidades sindicais, pede, entre ouras ações, que Robinson requeira ao Tribunal de Justiça, à Assembleia Legislativa, ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado a devolução de R$ 398 milhões referentes aos valores recebidos acima da inflação nos anos 2014 e 2015. A entrega aconteceu na tarde desta segunda-feira, 24, no auditório da Governadoria.
 
 
 
 
 
 
 
Gostaria de agradecer esta contribuição dos sindicatos. Vamos analisar este documento, que se mostra como uma saída inteligente. Aguardamos que os poderes, assim como vocês, sejam compreensivos com a situação financeira do Executivo”, afirmou Robinson, que já tem reunião marcada com os poderes para a próxima quarta-feira, 26. “Se eles forem compreensivos como vocês, nós teremos a solução”, completou.
 
 
 
 
Na elaboração do documento, o Fórum levou em consideração que o Rio Grande do Norte é o quarto estado do país com maior parte da Receita Orçamentária Líquida do Tesouro (ROLT) sendo destinada aos poderes. De acordo com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento, o Tribunal de Justiça Potiguar é o segundo do país em relação ao comprometimento da ROLT, engolindo 13,55% do total. Neste mesmo ranking, a Assembleia Legislativa do RN (5,05%) é a sexta e o Ministério Público (4,55%) o sétimo.
 
 
 
 
Observamos em nossos estudos que a transferência aos poderes teve um aumento de 90,3% no período que vai de 2010 até agosto deste ano, enquanto a receita corrente líquida subiu apenas 47,8% e a inflação acumulada foi de 53,2% no mesmo período”, explicou Pedro Lopes, presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais (Sindfern). Foi ele quem apresentou o conteúdo da carta aos secretários presentes e ao chefe do Executivo.
 
 
 
 
Ana Cláudia Gomes, presidente da Associação dos Delegados da Polícia Civil (Adepol), destacou a importância da união de forças no enfrentamento do problema. “O que nos interessa é encontrar uma solução. É uma crise de estado, então é fundamental que nós possamos dar as mãos para enfrentá-la. O que não pode é apenas os servidores do Executivo serem afetados como se fossem os culpados pelas crise”, destacou ela.
 
 
 
 
O Fórum reúne ainda os sindicatos dos Policiais Civis (Simpol), dos Servidores da Administração Direta (Sinsp-RN) e dos Servidores da Administração Indireta (Sinai), além da Associações dos Bombeiros Militares (ABM-RN). Do Executivo, estavam no encontro a chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, os secretários de Planejamento, Gustavo Nogueira, de Administração, Cristiano Feitosa, de Comunicação, Juliska Azevedo, o adjunto de Tributação, Fernando Amorim, o consultor geral do Estado, Alexandre Pinto Varela, e o procurador geral do Estado, Francisco Wilkie.

DOIS MORREM E UM FICA FERIDO EM TIROTEIO EM ESPETINHO NO RN


Um tiroteio deixou duas pessoas mortas e uma ferida no início da noite desta segunda-feira, (24), em Mossoró, tendo como vítimas fatais, Paloma Vitória Jerônimo, de 17 anos, e senhor José Carlos Justino, de 41 anos, dono do espetinho onde aconteceu o ataque.
 
 
Além dos mortos, Lucas Rafael Peregrino da Silva, 21 anos, companheiro de Paloma, (foto), com quem tem um filho de apenas 1 ano, também foi baleado várias vezes, e encontra-se hospitalizado.
O delegado de plantão esteve no local do crime e no hospital Tarcísio Maia colhendo informações para elucidar o crime. Ninguém foi preso até o momento.

ATENÇÃO! DESLIZAMENTOS COLOCAM EM RISCOS VIDAS EM “CORTE” NA BR 427 EM JARDIM DO SERIDÓ; VEJA VÍDEO

Desabamentos no “corte” da BR 227, na entrada da cidade de Jardim do Seridó, está colocando em risco a vida de pedestres, motorista e motoci...