30 de outubro de 2009

AVIÃO DA FAB É LOCALIZADO COM NOVE SOBREVIVENTES APÓS POUSAR EM RIO


O avião que havia desaparecido na região amazônica pousou em um rio, segundo a assessoria de comunicação da Força Aérea Brasileira (FAB). Estavam na aeronave 11 pessoas, incluindo quatro tripulantes e sete funcionários da Fundação Nacional da Saúde (Funasa).

A Funasa informou que nove pessoas sobreviveram. Elas passam bem. A FAB confirmou o número e informou que um funcionário da Funasa está preso nas ferragens, com indícios de óbito. Um militar está desaparecido.

A fundação divulgou os nomes da equipe que estava a bordo. São eles: os técnicos Diana Rodrigues Soares, João de Abreu Filho, Marcelo Nápoles de Melo, Maria das Dores Silva Carvalho, Maria das Graças Rodrigues Nobre e Marina de Almeida Lima, além da enfermeira Jositéia Vanessa de Almeida. Eles participavam de uma campanha de vacinação. Os militares são: 1° Tenente Carlos Wagner Ottone Veiga; 2° Tenente José Ananias da Silva Pereira; Suboficial Marcelo dos Santos Dias; e 1° Sargento Edmar Simões Lourenço.

Ainda de acordo com a FAB, a aeronave foi localizada por indígenas da tribo Matis, em meio à Floresta Amazônica, entre as aldeias Aurélio (da Tribo dos Matis) e Rio Novo (da Tribo dos Murugos), próximo ao Rio Ituí, afluente do Rio Javari.


PREFEITO MANDA MENSAGEM PARA AMIGOS NÃO VOTAR EM SUA ADMINISTRAÇÃO EM ENQUÊTE DE BLOG

O atual prefeito de Jardim do Seridó, Jocimar Dantas (PMDB), mais uma vez deixou transparecer sua preocupação única e exclusivamente com sua imagem, já que usa de sua influência até para interferir no resultado de uma simples enquête lançada por um blog que pesquisava qual seria a pior administração pública entre as cidades do Seridó Potiguar.

Em sua mensagem, Jocimar Dantas chega ao extremo de citar que a pesquisa tem o objetivo de difamar sua administração, e com total falta de ética, pede para que os seus amigos do orkut votem nas administrações das cidades de: Acari, Caicó, Cruzeta, Florânia e Tenente Laurentino. “Se você quiser pode votar em todas as cidades, menos em Jardim do Seridó”. Pede o prefeito! Mas não tem como votar em mais de um município, e cada computador só pode votar uma vez, o que isenta o blogueiro de manipulação nos resultados, o que deve ter preocupado o prefeito de Jardim do Seridó.


É lamentável que o gestor público de Jardim do Seridó, use todas as formas para fazer politicagem, pois se tem o nome de todos os municípios do Seridó, como é que o colega Eliel Bezerra estaria tentando difamar a administração de Jocimar Dantas, sem nem mesmo saber qual seria o resultado da enquête? Será que o prefeito já tinha a certeza de que sua administração seria escolhida como a pior?

A atual administração de Jardim do Seridó faz de todo para tentar mostrar o que não é verdade, pois esta semana o prefeito teve a coragem de dizer na emissora local que recebeu a “Praça da Saudade” totalmente destruída, quando na verdade a referida praça foi inaugurada e muito bem cuidada pela administração então prefeito Dr. Edimar Medeiros Dantas, além de dizer que depois de quatro anos o cemitério local estava sendo limpado, quando na verdade todos Jardinenses sabem que todos os anos o campo santo era limpo e pintado pelas administrações passadas.





AVIÃO DA FAB DESAPARECIDO ONTEM EMITIU SINAL DE EMERGÊNCIA


A Força Aérea Brasileira (FAB) informou na noite desta quinta-feira (29) que recebeu um sinal de emergência do avião desaparecido na região amazônica. A aeronave transportava 11 pessoas - quatro tripulantes e sete passageiros -, que estavam a serviço da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Segundo a FAB, o sinal foi emitido 58 minutos após a decolagem. A aeronave seguia de Cruzeiro do Sul (AC) para Tabatinga (AM).

Ainda de acordo com a Força Aérea Brasileira, com base nas últimas informações, foi possível estabelecer uma área para o início das buscas, que vão prosseguir durante a noite.

Neste momento, sete aeronaves da FAB e uma do Exército Brasileiro participam das buscas ou estão em deslocamento para a região: dois helicópteros H-60L BlackHawk, um helicóptero HM-3 Super Cougar (Exército), um KC-130 Hércules, um SC-95 Bandeirante, dois C-105 Amazonas e um R-99, dotada de sensor para varredura térmica, a exemplo do que ocorreu no caso do voo AF-447.

A enfermeira coordenadora da saúde indígena do Distrito de Alto Rio Juruá, Isna Silveira, informou que a equipe voltava para Tabatinga (AM) e pegaria um barco até Atalaia do Norte (AM), onde vivia.


A equipe da Funasa havia usado o município de Cruzeiro do Sul como base para a operação de vacinação realizada no Vale do Javari, também em Atalaia do Norte (AM). Segundo a enfermeira, a equipe chegava mais rápido ao local das aldeias partindo de Cruzeiro do Sul.

Eles saíram das aldeias e chegaram ontem aqui em Cruzeiro do Sul. Nós nos despedimos e eles voltaram para o Amazonas hoje de manhã. É terrível, porque criamos um vínculo. Estamos muito abalados”, afirmou Isna.

A enfermeira conta que a equipe é composta por dois homens e cinco mulheres, entre elas, uma gestante. Dois integrantes do grupo eram enfermeiros e os outros, técnicos em enfermagem.

A operação de vacinação teve início no dia 16 de outubro . O grupo seguia com helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) e era deixado em aldeias da região do Vale do Javari para aplicar as vacinas de rotina e também doses especiais. A cada três dias, a aeronave da FAB voltava às aldeias para resgatar o grupo e levar para outras comunidades.

O avião Cessna C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB) desapareceu na região da Amazônia, na manhã desta quinta-feira (29).

De acordo com o professor de aeronáutica Cláudio Roberto Scherer, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), o C-98 Caravan é usado para transporte, tanto na aviação civil quanto na militar.

"É uma aeronave de turbo-hélice pequena, usada para levar poucas pessoas em trajetos curtos", explica.

O comandante Renato Nascimento, ex-piloto da FAB e hoje na aviação civil, afirma que a aeronave "não tem muitos recursos". "É um aviãozinho pequeno, monomotor. O problema com o monomotor é que se o motor falha, você não tem outro", explica.

Fonte: g1


OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...