1 de março de 2016

DIRETOR DA MAIOR PENITENCIÁRIA DO RN LEVA PEDRADA NA CABEÇA

Foi socorrido para o hospital na manhã desta terça-feira (1º), com um ferimento causado por uma pedrada na cabeça, o diretor da Penitenciária Estadual de Alcaçuz. Ivo Freire foi atingido durante uma revista no pavilhão 2 da unidade. Um túnel foi encontrado. O presídio, o maior do Rio Grande do Norte, fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal.
 
 
Ivo Freire foi atendido no Pronto-Socorro Clovis Sarinho, em Natal. Com o sinal de positivo, ele mostra que está tudo bem apesar da agressão   (Foto: Durval Franco)
 
Ivo está consciente, mas ele vai pegar alguns pontos na cabeça”, disse um dos agentes que acompanhou o diretor até o Pronto-Socorro Clovis Sarinho, na capital do estado.
 
Agente penitenciário mostra algumas das pedras arremessadas pelos presos  (Foto: GOE)
Vice-diretor da unidade, o agente penitenciário Juciélio Barbosa contou que a pedrada aconteceu durante uma revista no pavilhão 2. "Mais uma vez quero deixar claro o trabalho dos valorosos agentes penitenciários. Arriscam suas vidas. Desde que a atual direção assumiu, muitos túneis foram descobertos. Isso deixa os apenados inquietos. Estamos fazendo tudo para evitar fugas. São constantes as descobertas de planos de fugas. Os parabéns vão para os agentes que estão na linha de frente. Ivo foi um exemplo de garra hoje", enalteceu.
 

Foi tudo muito rápido. Estávamos fazendo uma inspeção predial de rotina. De repente, os presos se rebelaram e começaram a arremessar pedras sobre os agentes. O diretor levou uma pedrada na cabeça, mas foi prontamente socorrido e encaminhado em uma de nossas viaturas para o hospital”, relatou Leonardo Alves, diretor do Grupo de Operações Especiais (GOE), unidade da Secretaria de Justiça e Cidadania responsável pelas intervenções no sistema prisional do estado.
 
Foto: Durval Franco. Fonte: G1/RN.
 

DUPLA DE JOVENS É PRESA COM DROGAS EM CIDADE DO SERIDÓ POTIGUAR

Por volta das 11 horas dessa terça-feira (01) Policiais Militares da cidade de Carnaúba dos Dantas apreenderam aproximadamente 100 gramas de crack e 150 gramas de cocaína pura que estavam com 02 jovens que trafegavam numa moto Honda CB 300 de placa NNW-4666/ Natal. Eles foram identificados como; PLINIO DE OLIVEIRA CAMPOS FILHO de 21 anos natural de Extremoz que trazia a droga para BISMACK ITALO DE SOUZA residente Carnaúba dos Dantas.

Os PM’s suspeitaram da dupla circulando pela cidade e resolveram fazer uma abordagem sendo encontrado dentro da mochila de ìtalo o entorpecente. A dupla foi conduzida para delegacia onde foram autuados em flagrante.

O destacamento de Carnaúba dos Dantas está sendo comandando pelo o experiente SGT PM Airton que tem intensificado o policiamento na cidade visando combater a criminalidade.

Fonte: Jota Junior. Montagem fotos: Paulinho Filho.

TOM CAVALCANTE É INTERNADO EM HOSPITAL DE SP COM GRIPE H1N1

O humorista Tom Cavalcante deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, nesta terça-feira (1º), com um quadro infeccioso provocado pelo vírus da gripe H1N1, confirmou em nota o hospital. Segundo o Sírio-Libanês, Cavalcante está internado, sendo medicado e deverá receber alta dentro dos próximos dias.
 
Além de Tom Cavalcante, a mulher, Patrícia, e a filha mais nova, Maria Cavalcante, foram internados também quadro de H1N1. De acordo com a filha mais velha do casal, Ivete Cavalcante, a previsão é de que a família recebe alta na quinta-feira (3). Ainda de acordo com Ivete, Tom e Patrícia Cavalcante suspeitam de que contraíram a doença em um cruzeiro no Caribe.
 
O H1N1 é um vírus que causa doença respiratória aguda e altamente contagiosa. Em 2009, a Organização Mundial da Saúde (OMS) chegou a emitir um alerta de pandemia, pela gravidade da situação. Só no Brasil, foram 50 mil casos e mais de duas mil pessoas morreram.

ATENÇÃO! FAMÍLIA PROCURA DOADOR DE MEDULA COMPATÍVEL PARA SALVAR VIDA DE CRIANÇA SERIDOENSE

A luta para salvar a vida Jhonatha Raphael Sabino já prossegue há sete anos. Curraisnovense, o garotinho que tem treze anos, desde cinco anos descobriu estar com leucemia, doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos) de origem, na maioria das vezes, não conhecida.  Filho único, Rafael tem encontrado muitas dificuldades ao longo do seu caminho. Portador da Síndrome de Down, o garotinho ainda não conseguiu encontrar no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) um doador compatível.
 
 
 
 
Os pais, Rejane Azevedo ao lado de Josinaldo Sabino, se dividem entre o trabalho e o leito do Hospital da Liga, Natal, onde Rafael faz o tratamento. “Em termos de medicação é tudo pelo SUS. Outras medicações a Casa Durval Paiva quem tem nos socorrido. Nossa maior dificuldade é encontrar um doador e eu estou rogando a Deus e ao povo para que nos ajude”, contou Rejane.
 
Para se tornar um doador é preciso procurar um hemocentro, ter entre 18 e 55 anos e doar 10 ml de sangue. Ajudas financeiras para o tratamento podem ser depositadas em nome de Jhonatha Raphael Dua, Agência: 100, Conta Poupança: 107508-8, Banco do Nordeste.

TRIBUNAL DE CONTAS DETERMINA AUDITORIA NAS DESPESAS COM PESSOAL DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) determinou, em sessão realizada nesta terça-feira (01), a realização de uma auditoria na Assembleia Legislativa do RN para apurar a legalidade dos atos de gestão relativos ao quadro funcional do órgão e as despesas de pessoal deles recorrentes. A auditoria deverá ser finalizada num prazo de 90 dias.

O processo foi relatado pelo conselheiro Gilberto Jales, (esquerda), cujo voto foi aprovado pelo Pleno da Corte de Contas, à exceção do conselheiro Renato Costa Dias, que alegou impedimento. No voto, o conselheiro acatou pedido do procurador-geral do Ministério Público de Contas em exercício, Thiago Guterres, (direita), que havia entrado na última quinta-feira (25) com uma representação requisitando a auditoria.

Segundo o voto, os indícios de comprometimento da boa gestão do erário são os seguintes: “desproporção dos cargos de provimento efetivo e os de livre nomeação e exoneração, que totalizam 379 e 2592 servidores, respectivamente, o que significa que para cada cargo efetivo existem hoje 07 cargos em comissão”; e o “crescimento exponencial dos cargos comissionados entre 2011 e 2016, com a criação de novos 1.756 cargos, que implica em elevação em 86% do seu quantitativo global de funcionários ativos”.

Além disso, o Tribunal de Contas, em levantamento anteriormente empreendido pela Diretoria de Despesa de Pessoal, identificou a “subsistência de 296 (duzentos e noventa e seis) casos potenciais de acumulação ilícita de cargos públicos” e “a existência de 08 (oito) servidores com idades acima do limite de 70 (setenta) anos de idade”. Esses dois pontos também serão levados em consideração na auditoria. 

A potencial gravidade dos pontos abordados, que uma vez confirmados denotam potencial lesão ao erário, enseja uma postura fiscalizatória deste Tribunal de Contas com maior grau de ingerência, com vistas a apurar a realidade do quadro funcional da Assembleia Legislativa e sua adequação aos parâmetros da legalidade, economicidade e eficiência”, disse o conselheiro.

EM ACARI É ASSIM, SAÚDE NADANDO EM DINHEIRO E POPULAÇÃO SOFRENDO SEM ELA

Essa conversa de falta de dinheiro para investir na saúde só serve para
ludibriar o povo e, acalentar” os “apaixonados políticos” de Acari, pois a realidade é outra muito diferente, e mesmo nadando em dinheiro, a saúde no município segue na UTI.
 
 
Conforme cópia de extrato bancário, o saldo da conta da saúde do município de Acari em 24 de fevereiro de 2016 era de quase 1 milhão de reais, mas, mesmo assim, a população encontra-se totalmente desassistida pela pasta.
Apesar de toda a “dinheirama”, os PSF's da cidade de Acari estão faltando tudo! Faltam medicamentos, materiais, e outros, sem contar que, para conseguir um simples exame, pacientes estão apelando para a justiça, pois, se depender da saúde do município, morre a mingua.
Por fim, resta saber quando a atual administração vai parar de “brincar” de governar, e começar gastar o dinheiro do povo em benefício do povo? Uma vergonha!
Do Blog: Eita “mudancinha” sem futuro foi essa para Acari!

NA LAVA JATO, HENRIQUE ALVES É ACUSADO DE RECEBER DOAÇÕES INDEVIDAS PARA CAMPANHA DO RN EM 2014

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a abertura de um terceiro inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar doações intermediadas por Eduardo Cunha feitas supostamente ao ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), quando ele concorreu ao cargo de governador do Rio Grande do Norte, em 2014.
 
Segundo os delatores da Carioca, Cunha teria pedido doação para sua campanha para deputado federal, mas, diante da impossibilidade apresentada pela empresa, o agora presidente da Câmara solicitou doação para Henrique Alves. A empresa teria repassado R$ 300 mil para a campanha de Henrique Alves de 2014 ao governo do Rio Grande do Norte, segundo os delatores.
 
A defesa de Henrique Eduardo Alves afirmou que todas as doações para a campanha ao governo do Rio Grande do Norte foram legais e estão disponíveis no Tribunal Superior Eleitoral. Segundo a defesa, o ministro está à disposição para esclarecimentos.
 
De acordo com a PGR, “além de solicitação de vantagem indevida [por parte de Cunha], [os fatos sobre Hernique Alves] podem constituir, conforme a verdadeira destinação dos recursos, indício de falsidade de prestação de contas à Justiça Eleitoral”.


EX-PREFEITO DE CIDADE DO RN É CONDENADO A MAIS DE 7 ANOS DE PRISÃO POR CORRUPÇÃO

Apontado pelo Ministério Público Federal (MPF) como intermediário do esquema de corrupção descoberto na Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap), o ex-prefeito de Macaíba Luiz Gonzaga Soares foi condenado a sete anos e seis meses de reclusão por corrupção passiva e crime de quadrilha. Os crimes teriam sido praticados entre 2004 e 2006.
 
Luiz Gonzaga, conhecido como Luizinho, é um dos condenados na operação 'Hígia', deflagrada pelo MPF em 2008. A operação identificou um esquema de desvio de verbas públicas para firmar e prorrogar contratos na área de limpeza hospitalar e locação de mão-de-obra. Entre os já condenados por esta operação estão a ex-governadora Wilma de Faria e o ex-deputado Lauro Maia, filho da ex-governadora.
 
De acordo com o MPF, o ex-prefeito tinha como função no esquema intermediar o contato entre os principais operadores do esquema, o advogado Anderson Miguel, assassinado em junho de 2011, e Jane Alves, então proprietários da empresa A&G. De acordo com os ex-proprietários da empresa, Luiz Gonzaga atuava como “emissário de Lauro Maia na arrecadação da propina”, paga para garantir a manutenção dos contratos com a secretaria.
 
Para o juiz federal Gustavo Henrique de Oliveira, autor da sentença, os áudios de interceptação telefônica registrando conversas de Anderson, Jane Alves e do próprio Luizinho, dentre outros, deixa evidente o papel de intermediação desempenhado pelo réu.
 
Ainda de acordo com o MPF, Jane Alves declarou que mensalmente, entre 2004 e 2006, eram entregues a Luizinho, geralmente na sede da A&G, R$ 25 mil, sendo que R$ 5 mil ficavam com ele e o restante era repassado o ex-deputado Lauro Maia.
 
A empresária chegou a conversar em três ocasiões com Lauro para tratar dos contratos com a Sesap, tendo sido Luiz Gonzaga o intermediador dos diálogos. Caso a empresa não pagasse 10% de propina, perderia as contratações ou sofreria atraso no recebimento dos recursos públicos.

TRAGÉDIA! COLISÃO ENTRE TREM E ÔNIBUS DEIXA MORTOS E FERIDOS NA PB

Pelo menos três pessoas morreram e muitas outras ficaram feridas após uma colisão entre um ônibus e um trem na passagem de nível de Várzea Nova, distrito de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, nesta segunda-feira (29), de acordo com informações divulgadas pelo Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop). Inicialmente, a polícia chegou a divulgar que seriam seis pessoas mortas, mas ao longo do socorro o número foi atualizado.
 
 
 
De acordo com boletim médico divulgado às 17h41 pelo Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, para onde os feridos estão sendo levados, o quadro clínico das oito pessoas que foram atendidas até as 17h15 era considerado grave.
Entre os feridos que foram identificados há um adolescente de 14 anos, dois jovens de 20 e 29 anos e uma pessoa idosa de 58 anos. Os demais ainda estão sem identificação. A unidade está operando em esquema especial com pelo menos 18 profissionais para atender os feridos.
A assessoria de imprensa da unidade informou por volta das 16h30 que entre 20 e 30 feridos estavam sendo levado para o local por equipes dos Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para a unidade. O Corpo de Bombeiros também está no local para socorrer as vítimas.
O acidente foi confirmado pela assessoria de imprensa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que explicou que informações preliminares dão conta de que o ônibus estaria parado na linha férrea e que o trem teria buzinado várias vezes para alertar que estava se aproximando, mas não teve sucesso.
Em nota, o órgão lamentou o acidente e informou que vai abrir sindicância para apurar os fatos. A nota também informa que relatos de testemunhas indicam que o acidente aconteceu por volta das 15h30 no sentido João Pessoa/Santa Rita.
Por conta do acidente, a prefeitura de Santa Rita decretou cinco dias de luto oficial na cidade.

CONCLUSÃO DA OBRA DA BARRAGEM DE OITICICA É PARA JULHO DE 2017, DIZ GOVERNO

A barragem de Oiticica, localizada no município de Jucurutu, deve ficar pronta em julho de 2017. A nova previsão foi repassada pelo titular da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Mairton França. Segundo ele, a data de conclusão da obra pode ser alterada se os valores repassados mensalmente pelo Ministério da Integração forem reajustados. Atualmente o ministério repassa R$ 6 milhões por mês para o estado tocar a obra.




"Desse valor, R$ 2 milhões são destinados ao pagamento de indenizações das famílias desapropriadas. Os outros R$ 4 milhões são para a execução das obras. O repasse é menor do que a obra necessita para manter o ritmo adequado. Se o Ministério da Integração conseguir aumentar o valor do repasse mensal a gente consegue manter essa data de conclusão, mas se esses repasses permanecerem teremos que rever o prazo", explicou Mairton.

Um balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) divulgado nesta segunda-feira (29) pelo Governo Federal informa que as obras da Barragem de Oiticica "estão em andamento e com 40% de execução". A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, por sua vez, afirma que as obras estão com 35% de execução, mesmo percentual de setembro de 2015.

Quando concluída, Oiticica beneficiará direta e indiretamente cerca de 500 mil pessoas em 17 cidades. Com capacidade para mais de meio milhão de metros cúbicos de água, será a terceira maior barragem do estado. O investimento também é considerável. Segundo o Ministério da Integração Nacional, a obra tem um valor global de R$ 311 milhões, dos quais R$ 292 milhões são provenientes de recursos federais e os outros R$ 19 milhões do governo estadual.

CÂMARA INVESTIGA CHEQUES SEM FUNDOS EMITIDOS POR PREFEITURA DE CIDADE DO RN

A Câmara de Vereadores do município de Galinhos descobriu, através de uma denúncia feita por uma moradora da cidade, que a prefeitura já emitiu 30 cheques sem fundos. Diante da denúncia, a casa legislativa resolveu instaurar uma Comissão Especial de Investigação.

A denúncia feita por Andreia Maria Chaves Pimentel chegou a Câmara de Vereadores com uma cópia anexada de um cheque devolvido por insuficiência de fundos.

O presidente da Câmara, vereador Afrânio Reis (PR), solicitou ao Banco do Brasil cópias de cheques da prefeitura devolvidos pelo mesmo motivo. A surpresa veio quando o banco informou que já eram 30 os cheques sem fundos emitidos pela administração municipal, assinados pela prefeita Josineide Cunha de Medeiros e o tesoureiro Ricardo Araújo.

Diante de um número tão elevado, a Câmara, após votação com 7 votos a favor e uma abstenção, resolveu não arquivar o caso, mas, sim, investigar os fatos. Para isso, foi instaurada uma Comissão Especial de Investigação, composta dos vereadores Alexandre Wendel de Lima Ribeiro (PMDB), Márcio André da Silva Vale (PSB) e Vanuelbe Lima da rocha (PTB), que em reunião na tarde da última sexta-feira (26), definiu seu presidente e já solicitou que a secretaria da Câmara redija ofício e encaminhe a prefeita para tomar ciência e no prazo estabelecido de dez dias apresentar defesa, conforme o estabelecido no inciso III  do artigo 5º do Decreto de Lei 201/67.
 
 
Os próximos dias prometem desdobramentos que poderão provocar mudanças no quadro político de Galinhos.

ASSALTANTES SÃO MORTOS A TIROS POR VIGILANTE DURANTE ASSALTO EM NOVA PARNAMIRIM NA NOITE DESTA SEGUNDA-FEIRA, (29) (Atenção! Imagens fortes)

Dois homens foram mortos na noite desta segunda-feira (29), quando tentavam assaltar uma padaria da Avenida Ayrton Senna, de Nova Parnamirim, na grande Natal.
 



Segundo informações, os dois teriam tentado assaltar uma padaria e uma mulher, quando um vigilante teria visualizado a ação e atirado contra eles várias vezes.

A Polícia Militar esteve no local e realizou o isolamento até a chegada dos peritos do ITEP e dos policiais da Divisão de Homicídios, para os procedimentos de perícia e a remoção dos corpos para a sede do instituto.

A polícia Civil ainda vai apurar o crime.


BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...